É inegável que a “The Monster Ball Tour” é uma das turnês mais memoráveis, não só da carreira de Lady Gaga, mas também da música pop. Esta foi a segunda turnê de Gaga e tinha como objetivo promover o álbum de estúdio “The Fame Monster”.

Anunciada oficialmente em 15 de outubro de 2009, depois do cancelamento da turnê conjunta com rapper Kanye West, intitulada "Fame Kills", a “The Monster Ball Tour” teve início em 27 de novembro de 2009 e durou até 6 de maio de 2011.

E foi com a “The Monster Ball Tour” que Lady Gaga gravou o primeiro DVD da carreira, “Lady Gaga Presents: The Monster Ball Tour at Madison Square Garden”, produzido pela HBO. Os registros da produção, feitos para o "HBO Special", ocorreram nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2011, no Madison Square Garden, em Nova Iorque, cidade natal da Mother Monster.

A direção ficou por conta de Laurieann Gibson, ex-coreógrafa e diretora criativa da Haus of Gaga, e contou com a participação de Nick Knight, fotógrafo de moda britânico e fundador e diretor do SHOWstudio.

O especial foi anunciado pela própria Lady Gaga, em 14 de fevereiro de 2011, durante participação no The Tonight Show com Jay Leno.

Nos meses seguintes, a HBO divulgou alguns trechos da produção para promover a divulgação.

Além das filmagens nos dois shows, no dia 21, Lady Gaga realizou a gravação da intro, na qual a cantora aparece andando pelas ruas de Nova Iorque, comprando um café e encontrando duas grandes amigas, Lady Starlight e Darian Darling, além de Breedlove e seu atual coreógrafo, Richie Jackson.

Nas imagens, é possível perceber a emoção de Gaga ao falar sobre finalmente se apresentar no Madison Square Garden. Em meio às lágrimas, a Mother Monster remove a maquiagem para se preparar para o show enquanto fala sobre suas inseguranças, em sempre ser forte para seus fãs e sobre às vezes sentir-se como uma "perdedora". Logo em seguida, em outro corte do vídeo, ela aparece cantando os primeiros versos da música "Marry The Night" enquanto se prepara para subir ao palco.

Com duração de duas horas, o especial “Lady Gaga Presents: The Monster Ball Tour at Madison Square Garden” foi transmitido pela primeira vez no canal da HBO em 7 de maio de 2011, um dia após o último show de Gaga com a “The Monster Ball Tour”. Posteriormente, foi lançado em DVD (sendo o primeiro da carreira de Lady Gaga) e Blu-ray, em 21 de novembro de 2011.

Foto de Josh Olins

Poster de divulgação do especial

DVD - Versão Explícita

DVD - Versão Clean

Blu-Ray

CURIOSIDADES

Alguns detalhes e curiosidades sobre o especial:

• Todos as interludes foram cortadas na versão final, exceto algumas filmagens curtas de "Jumping Film", "Twister Film" e "Antler Film".

• Apesar de ter sido apresentada por completo, "Dance in the Dark" teve o início da gravação cortada e começa após o primeiro refrão.

• Alguns versos de "So Happy I Could Die" foram cortados.

• Os dançarinos Victor Rojas e Ian McKenzie substituíram Posh! The Prince, (personagem interpretado por um antigo amigo de Gaga, Ronique Veira) durante os diálogos realizados no show.

• Além de Liza Minnelli, outras celebridades estavam presentes nos dois dias de concerto. Dentre elas o cantor e ex-Beatle Paul McCartney, que aparece dançando nas filmagens durante a interlude "Antler Film".

É ou não é uma das melhores turnês da indústria musical?

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.