Durante as últimas semanas, os Estados Unidos têm experienciado algo perto de uma guerra civil. Na última segunda-feira, dia 25 de maio, George Floyd, um homem afro-americano, foi assassinado por Derek Chauvin, um policial branco, na cidade de Mineápolis, no estado de Minnesota.

Uma pessoa que passava na calçada e filmou o ocorrido divulgou o vídeo na internet, o que gerou uma enorme revolta por parte de toda a população estadunidense.

Uma onda de protestos e violência gratuita começou a tomar conta das ruas de inúmeras cidades do país, e a situação só vem se estendendo com o passar dos dias.

Assim como outros artistas, Lady Gaga se pronunciou sobre o atual estado de seu país, pela primeira vez, ao adiar a sua listening party do "Chromatica", que aconteceria neste sábado, dia 30. Hoje, Gaga divulgou em suas redes sociais uma carta aberta na qual repudia o racismo, assim como expressa sua infelicidade e indignação com o presidente estadunidense Donald Trump.

Confira abaixo a carta de Gaga, traduzida na íntegra:

"Eu tenho várias coisas para falar sobre isso, mas a primeira coisa que quero dizer é que eu tenho medo de falar qualquer coisa que vá incentivar mais raiva, embora esse seja exatamente o sentimento justificado. Eu não desejo contribuir com mais violência, eu desejo contribuir com uma solução. Eu estou indignada com a morte de George Floyd assim como a de diversas vidas negras ao longo de centenas de anos que foram levadas de nós como um resultado de um racismo sistêmico e do sistema corrupto que o suporta.

As vozes da comunidade negra têm sido silenciadas por tempo demais, e este silêncio tem se provado mortal a cada vez. E não importa o que eles fazem para protestar, eles ainda são recebidos sem compaixão pelos líderes que os deviam proteger. Todos os dias, as pessoas na América são racistas, é um fato.

Agora é uma hora crítica para que todas as comunidades apoiem a comunidade negra para que possamos acabar com algo que é tão errado, pela graça de Deus ou qualquer criador que você acredita ou não.

Nós sabemos já há bastante tempo que o presidente Trump falhou. Ele tem o cargo mais importante do mundo, e mesmo assim não oferece nada além de ignorância e preconceito enquanto vidas negras continuam sendo levadas. Nós já sabíamos que ele era um tolo, e um racista, desde que ele foi eleito. Ele está encorajando um sistema que já é enraizado no racismo, e em atividades racistas, e nós todos podemos ver o que está acontecendo.

É hora de uma mudança.

Eu imploro às pessoas para que falem gentilmente uma com a outra, falem com paixão, inspiração, e lutem pela importância desse problema até que o sistema que nos mantêm doentes morra, ao invés das pessoas que amamos.

Nós DEVEMOS mostrar o nosso amor pela comunidade negra. Como uma mulher branca, e privilegiada, eu faço um juramento que irei exercer isso. Nós, como uma comunidade privilegiada, não temos feito o suficiente na luta contra o racismo e pelas pessoas que estão sendo mortas por ele.

Isto não é justiça. Esta é uma tragédia épica que define o nosso país e o tem definido há bastante tempo. Eu estou triste. Eu estou com raiva. E usarei as palavras que eu consiga achar para tentar comunicar o que precisa ser mudado da forma mais efetiva e sem violência que for possível para mim.

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Revisão por Vinícius de Souza