Em recente entrevista para a conceituada revista de moda VOGUE, publicada na última sexta-feira, 29, data de lançamento do novo álbum de Lady Gaga, "Chromatica", Nicola Formichetti, estilista da cantora, falou sobre seus novos trabalhos com ela.

Na entrevista, o profissional falou sobre o estilo que Lady Gaga vem adotando para sua nova Era. Além disso, o mesmo também explicou um pouco mais, sendo mais específico, sobre o figurino usado para a foto da capa do álbum e também detalhes de alguns figurinos de "Rain On Me".

Leia a entrevista completa traduzida:

Nicola Formichetti sobre a criação do novo Alter-Ego Fashion de Lady Gaga

Parece presciente que Lady Gaga iria criar um mundo abstrato apelidado 'Chromatica' para servir como o nome e a fonte de vida de seu sexto álbum de estúdio, que foi lançado cedo esta manhã. De fato, a musicista estava considerando esse idílio, uma crua e cerebral paisagem populada pelo o que ela chama de 'kindness punks' na qual ondas sonoras e paletas de cores se misturam de forma que 'ninguém é maior que o outro' — bem antes da COVID-19 nos atingir (A data original do lançamento do 'Chromatica' estava agendada para 10 de Abril). Essa é a forma como Gaga lida com o estrelato no pop, no seu melhor. Ela torna o momento divino, e também sabe como se agregar no momento. Quem não iria querer se isolar numa festa dance, livre de vírus em alguma bolha caleidoscópica, bem agora? Para cumprir essa missão, Gaga também entende que o comprometimento deve ser resoluto, e, depois da música, a moda é o elemento mais importante na construção de seu mundo. Com 'Chromatica', ela aparece vestida numa mistura estética de punk rock, de vanguarda, e a alta costura está, acima de tudo, belamente estranha. Em outras palavras: um conjunto de ideias da Gaga clássica, com uma visão de 2020. Nicola Formichetti, um estilista e diretor fashion de Gaga, diz que esse look retrógrado-recente é o resultado de um design calculado.

"'Chromatica' não é utopia ou distopia. É como Gaga vê o mundo. É muito, muito otimista, mas é realista na sua mensagem, e ela fala sobre muitas coisas profundamente pessoais. Então tem esse jogo entre luz e escuridão. Nós precisávamos de algo que não fosse do passado — na verdade, nós queríamos envolver o passado — para mostrar Gaga no seu caminho em direção à cura", Formichetti diz de Los Angeles, pelo telefone. A cantora tem sido cândida sobre suas experiências com abuso sexual, a questão da saúde mental, dor crônica, transtorno do estresse pós-traumático, e mais. ''Chromatica' é sobre como ela faz as coisas terem sentido'.

Formichetti começou a trabalhar com Gaga em 2009. Ele é o cara por trás do 'vestido de carne', a chegada embriônica no tapete vermelho do Grammys em 2011, e da moda brilhante no vídeo para 'Bad Romance' de 2009. (Dirigido por Francis Lawrence, o video tem cerca de 1 bilhão e 200 milhões de visualizações no YouTube). Formichetti passou pela Mugler, então Diesel e se reuniu com Gaga em 2018 para sua residência em Las Vegas. O trabalho nos visuais de 'Chromatica' começaram no último ano.

"A combinação", diz Formichetti, é vista do começo, a arte do álbum. Tirada por Norbert Schoerner — um fotógrafo Alemão que fotografou as campanhas da Padra nos anos de 1990 — a capa retrata Gaga presa a um escudo/símbolo de metal; o rabisco é chamado de 'seno', e representa a elasticidade do som. Mas é o que ela está vestindo que é mais intrigante: num pé, uma violenta bota com um salto de faca-espada, criado por Cecilio Castrillo Martinez. No outro pé, um sapato com um chifre animal semi-ritualístico, criado por Gasoline Glamour. Seu figurino consiste em garras soldadas de Gary Fay, cintos de couro, revestimento de metal armado, cabelos rosa-gelo e até um pseudo-colar feito de tentáculos de polvo. É uma montagem das roupas estranhas que originalmente ajudaram a consolidar a fama de Gaga.

"[A capa] é quase um quadro de diferentes partes da jornada dela através de sua vida", diz Formichetti. "Como ela sempre se transformou em diferentes personagens, estabelecendo esses 'códigos' de Gaga. Punk rock. Vanguarda. Alien. O estilo de Norbert é muito voyeurístico, quase mais cinematográfico por natureza, o que funcionou bem nisso. E, você notará, ela não pode se mover. Ela está conectada com esse estilo. Mas isso não é uma coisa ruim. É tanto sobre onde ela começou e o quão longe ela chegou."

O que é aparentemente novo é que Gaga e Formichetti adicionaram um nível de plausibilidade ao não-convencional, talvez um aceno de cabeça para os modestos dias de Joanne, ou seu personagem Ally em Nasce Uma Estrela', que não usa maquiagem. Mas, diz Formichetti, tem mais a ver com o atual e bem aprendido senso de confiança de Gaga: A Mother Monster ainda é o mesmo fenômeno próteo, mas ela amadureceu.

Ele aponta para o vídeo de Rain On Me, um dos dois singles que Gaga lançou antes do lançamento do álbum (Stupid Love sendo o outro). "No começo do vídeo, ela está usando aqueles saltos agulha pontudos realmente altos", ele diz. "No final, ela está usando botas plataforma. Essa silhueta é importante. Ainda é ela, parece interessante, mas é uma evolução dos saltos altos, que são mais impressionantes e mais agressivos, para algo mais apoiado. Talvez seja um pouco mais confiável. É uma vibe diferente, que ambos amamos". Se os fãs estão se perguntando, as botas são de uma marca chamada Demonia. (Formichetti também menciona Ariana Grande, que participa da faixa, e seu vestido lilás — ele foi projetado por Zana Bane).

"Gaga queria dominar as raízes de seu passado [no pop]", continua Formichetti. "E nós também queríamos mostrar aquilo através da moda. Antes, nós costumávamos meio que a esconder. Gaga era esse mistério, com as perucas, os óculos de sol, a maquiagem. Ela era um enigma. Nós ainda temos aquele elemento, claro, mas ela está muito mais forte, e você pode realmente ver mais dela em tudo. Você começa vendo mais de seu rosto, de sua pele."

Quando a produção for permitida continuar, Formichetti suspeita que a estética narrativa estabelecida de Chromatica continue. Por exemplo, tem uma música muito aguardada no álbum chamada "Sour Candy", que tem participação do grupo BLACKPINK. Um vídeo não foi filmado.

Formichetti ri. "Somos todos punks aqui, então todo nós queremos ir contra as regras sempre que pudermos. Mas é legal ter um parâmetro com o qual possamos jogar. Há muitas partes nisso que ainda não exploramos. Sim, Chromatica é grande."

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Tradução por Alexander Junior

Revisão por Vinícius de Souza

Fonte