Recentemente, Lady Gaga lançou seu mais novo trabalho, “Chromatica”, que de acordo com a crítica especializada, é um retorno da Mother Monster às suas origens, na era “The Fame”.

"Paparazzi" é o primeiro clipe da cantora com um forte apelo às roupas, utilizando marcas conhecidas como Thierry Mugler, Dolce & Gabbana, Swarovski e Balmain.

Em entrevista à revista Nylon, a figurinista do videoclipe “Paparazzi”, Bea Åkerlund, esposa de Jonas Åkerlund, diretor do vídeo, comentou sobre os figurinos utilizados por Lady Gaga.

Ainda na entrevista, a estilista falou sobre como foi difícil para as marcas emprestarem suas roupas visto que na época Gaga ainda não era tão conhecida – ela tinha lançado os clipes de “Just Dance” e Poker Face.

Leia a entrevista completa traduzida:

AS HISTÓRIAS DA MODA POR TRÁS DO VIDEOCLIPE DE “PAPARAZZI”, DE LADY GAGA

Houve um tempo em que a estilista de Gaga teve que implorar por roupas.

A era 'Chromatica', de Lady Gaga, é um aceno de volta aos seus primeiros dias como uma popstar emergente avant-garde e complexa. Ela até voltou a colaborar com um de seus primeiros estilistas, Nicola Formichetti, para o novo álbum, que no final da década fazia parte de sua equipe criativa da Haus of Gaga e é o homem por trás de seu infame vestido de carne no MTV Video Music Awards de 2010. É dispensável dizer o que ela conquistou desde o lançamento de seu primeiro álbum no verão de 2008, mas vale a pena destacar, de toda forma: ela ganhou Grammys, um Globo de Ouro, foi nomeada para um Oscar, realizou feitos dramáticos no Met Gala e está no topo para se tornar uma das - senão já for - maiores estrelas pop de uma geração.

Com isso, é quase difícil compreender que houve um tempo em que os designers hesitavam em vestir Lady Gaga. Ou que seus elaborados videoclipes teatrais eram percebidos como incomuns, mas foi este o caso do vídeo de sete minutos de 'Paparazzi em junho de 2009, estrelado por um então desconhecido Alexander Skarsgård.

A estilista do vídeo e amiga de Gaga, B. Akerlund, foi a responsável pelo designer de peso dos figurinos. '*Paparazzi' marcou a primeira volta ao trabalho de Åkerlund, desde que ela deu a luz a gêmeos e, como ela se lembra, sua 'criatividade estava explodindo no momento em que estávamos gravando o vídeo'.

'Na verdade, tive que assistir novamente ao vídeo de 'Paparazzi' [antes desta entrevista] porque já faz tantos anos', diz Åkerlund, rindo. 'Acho que quando o vídeo fora lançado, naquele tempo, causou um grande impacto na música e no que os artistas estavam fazendo, assim como nela como uma artista'.

O vídeo foi um grande feito para Gaga na época, que era uma cantora relativamente desconhecida pelo mundo. Ela já havia lançado alguns singles antes, incluindo 'Just Dance' e 'Poker Face', mas ainda não estava em curso de se estabelecer como uma superestrela. Åkerlund enfrentou o desafio adicional de garantir figurinos e roupas dignas para Lady Gaga com designers que mal haviam ouvido falar dela.

'Quando eu preparei o vídeo, ninguém sabia realmente quem ela era. Então eu tive que convencer os designers a me emprestarem roupas. Foi engraçado porque, depois desse vídeo, o mundo inteiro a conheceu', diz Åkerlund. 'Lembro-me do espartilho Dolce & Gabbana que aparece no final, e eles disseram: 'Não, não temos certeza disso'. E eu fiquei tipo: 'Ah, vamos lá. Me faça apenas esse favor. Eu realmente preciso desse espartilho'. E anos depois, esse espartilho foi exibido no Louvre em Paris porque ela o usou'.

Apesar dos entraves, Åkerlund conseguiu até mesmo peças raras e protegidas dos acervos de Thierry Mugler. Gaga acabou vestindo a peça robótica metálica da coleção de primavera de 1991 do estilista francês, com um conjunto de muletas deslumbrantes, depois que sua personagem é jogada de uma varanda pelo namorado.

'Lembro-me do momento em que a caixa chegou, e veio com um cadeado e uma chave, e como isso foi emocionante. Naquela época as pessoas não estavam realmente vasculhando os acervos', observa Åkerlund. 'Sinto que esse vídeo foi um grande ponto de virada para trazer de volta os acervos da Mugler'.

O conhecimento enciclopédico da moda de Åkerlund foi bem utilizado. Antes de qualquer acessório, ela tinha em mente as peças que sabia que queria usar. Era apenas uma questão de descobrir como eles funcionariam melhor.

'Eu soube imediatamente quais peças eram emocionantes para mim. Tudo, desde as peças de Jeremy Scott até a do designer chamado Boudicca Couture, que é a peça branca em que ela está dançando, e esses foram alguns dos meus estilistas e peças favoritos que já conheci', diz ela. 'Eu meio que adaptei tudo para trabalhar com o conceito do vídeo e combinar com os dançarinos. É realmente uma mistura de moda e figurino'.

O lançamento de 'Paparazzi' e seu vídeo acompanhante se tornou um dos favoritos entre os fãs de Lady Gaga, os Little Monsters, que utilizaram do Tumblr e do DeviantArt para expor suas próprias criações e interpretações dos momentos de moda em destaque do vídeo. Mesmo os looks que não chegaram ao corte final do vídeo ainda são vistos por alguns fãs como peças icônicas de Gaga, particularmente a que ela está em um maiô de conchas do mar, criado por Jeremy Scott, enquanto monta um cavalo pintado.

'É engraçado porque eu meio que baseio o sucesso do meu projeto com base na arte dos fãs e no que as pessoas atraem e acham divertido. Tudo, desde o cavalo, naquele maiô icônico de Jeremy Scott até o robô Mugler', diz Akerlund.

Akerlund, junto com o seu marido Jonas, que dirigiu o vídeo, foram capazes de incorporar algumas de suas raízes suecas no vídeo. O amigo Skarsgård, então um ator pouco conhecido, estrelou como o namorado assassino de Gaga, e a estilista ajudou Gaga com suas falas suecas no início do vídeo.

'Naquela época, 11 anos atrás, tínhamos mais a atenção das pessoas e tínhamos mais fome de conteúdo. Já hoje estamos saturados de conteúdo, tipo: 'ah, eu já vi isso. O que vem a seguir?'', ela diz. 'O engraçado é que usamos Alexander Skarsgård, um amigo nosso, que na época não era um grande ator do jeito que ele é hoje. Esse foi um de seus primeiros trabalhos em Hollywood. Até colocamos a Gaga para falar sueco. Eu ficava tentando ensiná-la a pronunciar corretamente'.

Embora 'Paparazzi' não tenha sido o primeiro videoclipe de Gaga, foi o primeiro que a estabeleceu como um ícone da moda. Jeremy Scott estava no set durante as filmagens com Åkerlund, até fazer uma roupa de última hora com filmes antigos .

'A recepção foi enorme. Eu senti que era a primeira vez que o mundo inteiro estava falando sobre isso. Como: 'Oh, quem é essa nova artista? Você já viu este vídeo?' Eu trabalhei com muitos e grandes projetos em minha carreira, mas sinto que o vídeo de 'Paparazzi' foi um ponto de ruptura na moda, porque sempre estive em algum lugar entre estilista, figurinista e ativista de moda'. diz Åkerlund. 'É sempre bom trabalhar em algo que as pessoas possam apreciar porque meu trabalho vem com muito esforço, sangue, suor e lágrimas'.

Você pode conferir a publicação original em inglês aqui.

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Tradução por Gustavo C. B. Kolliner

Revisão por Vinícius de Souza