O JAZZ E LADY GAGA: "desde os 13 anos"

Desde jovem a versatilidade da jovem Stefani já se personificava, tanto que, a entrada de Lady Gaga na música do jazz aconteceu anos antes de "Cheek to Cheek": desde os 13 anos de idade, como a própria cantora já havia manifestado em publicações nas redes sociais e entrevistas.

Ver essa foto no Instagram

Did u know I'm been singing jazz since I was 13?

Uma publicação compartilhada por Lady Gaga (@ladygaga) em

Em entrevista, ao ser perguntada sobre como se daria com o estilo da música jazz, visto que a cantora estava fortemente inserida no pop, Gaga respondeu:

Jazz é um pouco mais confortável para mim do que música pop, do que R&B. Eu canto jazz desde que eu tinha 13 anos de idade, que é tipo meu segredo que Tony descobriu. Então, isso é quase tão fácil pra mim quanto qualquer outra coisa.

Mas em 2011 a relação da cantora com o tal estilo musical se profissionalizou ainda mais, pois participou do álbum “Duets II”, de seu parceiro de trabalho e grande amigo Tony Bennett, na faixa “The Lady Is A Tramp”. O álbum também conta com outros grandes nomes da música, como Mariah Carey, Aretha Franklin e a saudosa Amy Winehouse.

Abaixo, você confere a capa oficial da faixa::

Originalmente, “The Lady Is A Tramp” é uma composição de Richard Rodgers e Lorenz Hart - nomes estes que inclusive aparecem na letra “I follow Rogers and Heart” - para o musical da BroadwayBabes In Arms”, de 1937 e no filme de mesmo título, em 1939, que teve Judy Garland no elenco. E com o passar do tempo a canção já foi interpretada diversas vezes por grandes artistas, como Ella Fitzgerald, Frank Sinatra (separados em parceria) e por Tony Bennett e Lady Gaga (separados em parceria).

GAGA IS A TRAMP: “Ela é boa como Ella Fitzgerald”

De acordo com publicação da conceituada revista Rolling Stones, Bennett se interessou por Gaga ao ouvi-la performar, mais cedo naquele ano de 2011, na noite do dia 9 de maio – mesmo dia em que The Edge Of Glory” fora anunciado single - no centro de convenções Jacob K. Javits, em Nova York, com a música “Orange Colored Sky”, de Nat King Cole, no evento beneficente Robin Hood Foundation Annual Gala.

Ainda neste evento, além da faixa de jazz, a cantora também se apresentou com “Born This Way”, “Bad Romance”, “Speechless”, “You and I”, “Alejandro”, “Judas” e “Americano”. Com a participação da artista, o evento conseguiu arrecadar mais de 47 milhões de dólares em doações. Infelizmente, não existem gravações profissionais do evento, mas é possível conferir alguns vídeos feitos por quem presenciou o concerto. As gravações amadoras para as performances podem ser encontradas mais abaixo, em EXTRAS.

Mas foi a apresentação da música “Orange Colored Sky” que fez Tony Bennett se interessar e convidar Lady Gaga para gravar com ele. A partir deste encontro, nasceu uma grande amizade e parceria. Ao ser notificada da presença do artista, Gaga disse:

Ele me ouvindo cantar aquela música, e ele pediu pra me conhecer. Eu disse: Oh, meu deus, Tony Bennet está aqui. E eu estava tão nervosa. Ajeitei meu cabelo, e minha mãe estava ajeitando a maquiagem dela. Fomos encontrar ele, e ele disse: “Você quer fazer um álbum de jazz comigo?” Eu disse: Sim, claro que quero. E nós nos tornamos rápidos amigos e o somos desde então.

Assista à apresentação abaixo:

As gravações tanto da música como do videoclipe aconteceram no final de julho, durante o verão norte-americano, em Nova York. Fontes relataram que Gaga bebeu whiskey o dia inteiro pois estava nervosa por colaborar com um dos ícones da música jazz:

Todas as garotas precisam ficar bêbadas quando saem com você? Você é um sonho”

Ainda em 2011, Tony Bennett concedeu entrevista à revista Rolling Stones, e algumas das perguntas foram a respeito de sua nova amiga, a cantora Lady Gaga. Confira o que disse o cantor a respeito da intérprete de “Born This Way”:

Como foi trabalhar com Lady Gaga em The Lady Is A Tramp?

Ela veio tão preparada e tão informada sobre o que fazer. Ela é tão boa quanto Ella Fitzgerald ou qualquer um que você queira nomear. E isso sem ela dançar e as suas filosofias sobre quebrar mitos que são incorretos e situações sociais. Ela é muito forte. Sei que parece estranho, mas ela poderia se tornar o Picasso da América se eles a deixassem fazer apenas o que ela tem de fazer. Ela é muito, muito talentosa.

E se veste afiada

Sim, ela é um pouco exagerada, mas, no entanto, ela é também uma ótima cantora. Ela é ótima ao piano e ela dança maravilhosamente. Ela tem tudo.

Para outro grande jornal, o The Guardian, em setembro daquele ano, Tony Bennett falou de como foi bem recebido pela Mother Monster:

Ela foi tão calorosa e amigável e doce. Eu disse: adoraria gravar com você. E ela respondeu: “Qualquer coisa que você quiser, eu farei”. Eu fiquei emocionado com a reação dela, porque ela é tão requisitada, então eu não sabia qual seria a resposta dela... Algumas pessoas estão em turnê e não podem se compromissar, então você nunca sabe.

Ao ser lançada, a faixa de jazz da dupla Lady Gaga e Tony Bennett alcançou, em quesito de charts:

1ª posição no Jazz Digital Songs nos Estados Unidos; e
33 na Hot 100 no Japão.

Quanto à streaming, na plataforma de música Spotify, é a segunda faixa mais ouvida do álbum “Duets II”:

1 - “Body and Suol” com Amy Winehouse: 57.646.920
2 - “The Lady Is A Tram” com Lady Gaga: 12.379. 226

Em publicação no site, a MTV disse que Lady Gaga desempenhou seu papel em “The Lady Is A Tram” com perfeição. Outras publicações pontuara que Bennett* fez um ótimo trabalho, mas **Lady Gaga deu um toque extra, transformando uma boa performance, em ótima.

VÍDEO: “Sometimes I go to Coney Island”

As gravações do clipe ocorreram num estilo behind the scenes, em um estúdio, mostrando Lady Gaga e Tony Bennett descontraídos, especialmente Gaga, brincando com o cantor. Em duas horas de gravação, foram realizadas seis tomadas.

O ambiente divertido do vídeo fica por conta da interação dos artistas, marcada pelas danças e especialmente pelos sorrisos estampados nos rostos, indicando a felicidade – como expresso mais acima – de ambos por estarem trabalhando juntos. Danças, risos, brincadeiras e beijos permeiam os 3 minutos e 19 segundos de vídeo.

No clipe, contrapondo o adjetivo título da canção (“tramp”, traduzido literalmente em português como “vagabunda”), Gaga está mais Lady que nunca, usando um vestido preto de renda da coleção outono/inverno de 2011 do estilista Tom Ford:

Durante as gravações do clipe, a fotógrafa Kelsey Bennett, que é neta de Tony Bennett, fez um pequeno ensaio, e as fotos desse photoshoot você confere abaixo:

A Very Gaga Thanksgiving: a próxima Picasso

Em 24 de novembro de 2011 Lady Gaga participou do especial da ABC de ação de graças, - um feriado muito importante na cultura norte-americana – do qual foi a produtora executiva, o A Very Gaga Thanksgiving.

Logo de início, a primeira performance ficou por conta justamente da recente colaboração do jazz de Gaga: “The Lady Is A Tramp”, juntamente de Tony Bennett, e assim como no videoclipe, a cantora usou um vestido de gala, desta vez do estilista Hubert de Givenchy. A apresentação foi anunciada pelo trompetista Brian Newman.

Abaixo, você confere o show completo:

A Very Gaga Thanksgiving from bloodypatricia on Vimeo.

Finalizando a primeira música, Bennett fala sobre Gaga:

Eu vejo em Lady Gaga um toque de gênio teatral. Ela é muito criativa e produtiva e eu acho que com o passar do tempo ela pode ser tornar a Picasso da América.

Cheek To Cheek e apresentações

Os rumores de uma futura possível colaboração entre Gaga e Tony Bennett se concretizaram no álbum “Cheek To Cheek”, lançado em 23 de setembro de 2014, 3 anos após “The Lady Is A Tramp”.

Com o lançamento do álbum, a colaboração de 2011 fora adicionada na versão deluxe como uma faixa bônus.

Durante a turnê do álbum, “The Lady Is A Tramp” foi apresentada:

A partir de 4:04:

Abaixo, você também pode conferir outros momentos em que “The Lady Is A Tramp” foi performada:

EXTRAS

Em 3 de agosto de 2011, 4 dias após a gravação do clipe, Bennett completou 85 anos, e também se tornou o artista com maior idade a alcançar o topo da Billboard 200 com seu “Duets II”. Em comemoração, Lady Gaga, com a mesma roupa do videoclipe, gravou um vídeo cantando parabéns para seu mais recente amigo, veja:

Confira as performances de Lady Gaga para o Robin Hood Foundation Annual Gala, em 2011. Visto não ter tido gravações profissionais, os vídeos abaixo possuem baixa qualidade, de som e de imagem. Mas ainda assim não tiram o espetáculo que é uma apresentação de nossa Mother Monster:

Bad Romance

Vídeo alternativo 1:

Vídeo alternativo 2:

Vídeo alternativo 3:

Speechless

You and I

Orange Colored Sky

Judas

Born This Way” e “Bad Romance

Americano

Ainda no Robin Hood Foundation Annual Gala uma das espectadoras do evento gravou alguns momentos da apresentação de Lady Gaga, inclusive o início, pelo qual é possível perceber a excitação do público com a performance da artista:

Confira:

Clicando aqui você também pode conferir algumas fotos profissionais tiradas no evento.

Você curte nossa Mother Monster no jazz? Curtiria um Cheek to Cheek 2.0? E das faixas de jaz das quais ela foi intérprete, qual a sua favorita? Compartilha com a gente!

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.