O ano era 2010 e todos aguardavam ansiosos pela aparição de Lady Gaga na 27ª edição do Video Music Awards.

Usando um belíssimo modelo criado pelo falecido estilista e amigo Alexander McQueen, a cantora chegou ao red carpet da premiação realizando um protesto, acompanhada de quatro soldados do exército americano, expulsos por suas orientações sexuais devido a lei "Don't ask, don't tell".

Será que Lady Gaga imaginava que aquela noite lhe renderia tantas emoções? Nós, mais do que isso, não sabíamos que além de ver nossa Mother Monster ser a artista mais premiada da noite, que ela nos daria um dos momentos mais icônicos da premiação, como também do mundo da moda. Ao receber o grande prêmio de "Vídeo do Ano", com "Bad Romance", Lady Gaga subiu ao palco do VMAs usando um vestido totalmente feito de carne.

Uma década depois, em comemoração a este ato marcante da cultura pop proporcionado por Gaga, o site HuffPost publicou na manhã deste sábado (12) uma matéria especial reunindo 15 fatos e curiosidades sobre o polêmico vestido.

Confira a tradução completa da matéria:

"10 Anos do Vestido de Carne de Lady Gaga: 15 Coisas Que Você Nunca Soube Sobre a Roupa Icônica

A cantora de Chromatica usou sua roupa mais ousada até então no tapete vermelho do VMA em 2010

No momento que ela pisou no tapete vermelho do VMA, em 2010, Lady Gaga já era uma das pessoas mais conhecidas do planeta, famosa por suas performances de tirar o fôlego, entrevistas polêmicas e músicas que mudaram o jogo do pop.

Outro motivo para Gaga estar quase permanentemente em todas as manchetes durante aquela época eram suas escolhas fashion extravagantes, e o VMA daquele ano viu ela usar o que foi provavelmente sua roupa mais icônica até então... O vestido de carne.

Já se passaram 10 anos desde que Gaga usou o vestido famoso e entrou para a história do pop como uma das roupas mais conhecidas de todos os tempos.

Mas quanto realmente sabemos sobre o conjunto controverso que fez o mundo inteiro falar sobre?

Para celebrar o aniversário de 10 anos do vestido de carne de Gaga, aqui estão 15 fatos sobre sua história e criação, bem como seu legado...

1. O vestido foi criado por Franc Fernandez, que também trabalhou com Scissor Sisters e Beyoncé

Antes do vestido de carne dominar o mundo, o maior feito de Franc havia sido a criação de uma das roupas mais famosas do vídeo de Bad Romance de Gaga – vídeo o qual ela venceu o Vídeo do Ano, em 2010.


2. Sério, o quanto do vestido era realmente feito de carne?

Tudo. O vestido, a bolsa e até mesmo a pequena boina de Gaga eram todos feitos de carne argentina, comprada do açougueiro de Franc Fernandez (que originalmente veio da Argentina) em Los Angeles.


3. Por causa do material, não havia tempo para experimentar, então a primeira vez que Gaga colocou o vestido foi no VMA

Franc contou ao HuffPost pouco depois do VMA: “Não tivemos oportunidade de experimentar. A única vez que ela o vestiu foi no VMA. Somente quando vi o vestido na tela que percebi que seria grande.”

Na verdade, Gaga não chegou no evento usando o vestido de carne, ela o vestiu durante a cerimônia.


4. A intenção de Gaga por trás do vestido de carne era fazer uma declaração política

O vestido de carne tinha um objetivo, era um protesto de Gaga contra a política militar dos EUA sobre sexualidade “Don’t Ask, Don’t Tell”, que ainda vigorava em 2010. Antes de mudar para o vestido de carne, a cantora andou pelo tapete vermelho acompanhada de veteranos gays.

Mais tarde ela disse a Ellen DeGeneres: “Se nós não defendermos o que acreditamos e se não lutarmos por nossos direitos... em breve teremos tantos direitos quanto carne em nossos ossos.”


5. O vestido de carne recebeu muita atenção das celebridades que participaram do VMA daquele ano

Gaga recebeu seu prêmio de Vídeo do Ano de Cher, mencionando no palco: “Nunca imaginei que pediria a Cher para segurar minha bolsa de carne”.

Temos que dizer, somos grandes fãs dessa foto icônica de Gaga com um Drake ainda em ascensão, na plateia também.

Ver essa foto no Instagram

happy birthday @champagnepapi

Uma publicação compartilhada por Lady Gaga (@ladygaga) em


6. O VMA de 2010 foi uma grande noite para os Little Monsters – e não só por causa do vestido de carne

A Gaga não só roubou a cena no tapete vermelho, como também levou para casa oito prêmios na noite, por seus vídeos de Bad Romance e Telephone, incluindo o maior prêmio da cerimônia, Vídeo do Ano.

Depois de ser premiada por Vídeo do Ano, ela anunciou que seu próximo álbum se chamaria Born This Way, e apresentou uma pequena – mas ainda assim ligeiramente desajeitada– acapella da faixa título durante seu discurso de aceitação.


7. Sim, o vestido cheirava um pouco

“Gaga disse que tinha um cheiro bom,” o designer disse a MTV. “Tinha um cheiro doce.”

Desagradável.

Ele adicionou: “Não ficou de fora por mais de cinco horas. E não é uma carne pesada.”


8. O vestido também tinha seu próprio método inusitado de transporte para mantê-lo fresco

“Eu tinha um pequeno cooler que eu o carregava,” Franc Fernandez disse depois. “É seu próprio caixão pequeno.”

Franc disse depois do VMA: “Enquanto estava sendo feito era refrigerado [trabalhado] e então refrigerado [novamente]. Levou um tempo de dois dias. Talvez três com o fornecimento e conseguindo os materiais e tudo.”


9. Gaga saiu do VMA para uma entrevista com Ellen DeGeneres, ainda usando o vestido de carne

Essa foi apenas a segunda vez que Gaga usou o vestido de carne, algo que Ellen – uma vegana devota – não guardou segredo do seu desconforto.

No final da entrevista, Ellen presenteou sua convidada com um biquíni feito de vegetais, algo que curiosamente, nunca vimos Gaga usar.


10. E surpreendentemente, os ativistas dos direitos dos animais de Peta estavam menos impressionados ainda com o vestido de carne

Eles disseram: “Na sua linha de negócios, Lady Gaga tem dificuldade em ser “extravagante”, e usar um vestido feito de cortes de vacas mortas é ofensivo o bastante para comentar, mas alguém deveria sussurrar em seu ouvido que há mais pessoas incomodadas com o matadouro do que impressionadas – e isso significa que muitos jovens não irão comprar seus álbuns se ela continuar assim.

“Carne é a gordura em decomposição de um animal abusado que não queria morrer, e depois de estar debaixo dos holofotes da TV, iria feder como a podridão que é e provavelmente estaria cheio de vermes – não é muito atrativo, de verdade.”


11. Apesar da reação de Peta, outros estavam mais impressionados com o vestido de carne

A revista Time chamou o vestido de carne de melhor declaração de moda do ano, enquanto uma enquete de um site de moda do Reino Unido o chamou de roupa mais icônica do ano, superando o vestido de noivado de Kate Middleton.


12. O vestido de carne não foi a primeira vez que Gaga usou carne

Dias antes de desfilar pelo tapete vermelho do VMA, Gaga revelou a foto da capa de seu ensaio para a Vogue japonesa, onde ela foi vista usando um biquíni feito de carne.


13. E ela revisitou o artigo na Born This Way Ball Tour

Apesar de ela geralmente não repetir roupa, Gaga fez referência ao vestido de carne na sua turnê mundial subsequente, em apoio ao seu álbum Born This Way.

Desta vez, no entanto, sua roupa era feita de tecido que foi feito para parecer carne, o que imagino que tenha sido muito mais fácil do que carregar um monte de carne ao redor do mundo com ela.


14. A pergunta é, onde está o vestido de carne agora?

Bem, está no Rock And Roll Hall Of Fame, onde foi adicionado à exibição Mulheres Que Arrasam: Visão, Paixão, Poder, um ano depois de ter sido usado no tapete vermelho.

Parece um pouco diferente de quando foi fotografado pela primeira vez, no entanto.

O Rock And Roll Hall Of Fame pagou a um empalhador $6000 (£4690) para preservar o vestido... apesar de ter sido pintado para parecer mais com carne do que o que parece agora... carne seca.


15. E como você supera o maior momento fashion da sua carreira?

Um ano depois do vestido de carne, Gaga voltou ao VMA, onde ela foi indicada para quatro prêmios, depois do sucesso de Born This Way.

Desta vez, no entanto, ela utilizou uma abordagem diferente com sua moda, desfilando pelo tapete vermelho como seu alter-ego, Jo Calderone. Jo havia sido visto pela primeira vez em um ensaio da Vogue japonesa (publicado no mesmo mês de seu biquíni de carne) e Gaga ficou no personagem a noite toda, incluindo quando ela presenteou Britney Spears com seu prêmio Video Vanguard.

Gaga – ou deveríamos dizer Jo? – abriu a cerimônia com uma performance de Yoü And I acompanhada de Brian May na guitarra.


Diferente do que foi dito na matéria, atualmente o vestido se encontra na "Haus Of Gaga Las Vegas", junto a demais peças utilizadas por Lady Gaga durante vários momentos de sua carreira.

Memorável, não mesmo?! Agora conta pra gente, qual foi sua reação ao ver nossa Mother Monster usando o vestido?

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Fonte

Tradução por Vanessa Braz de Queiroz