O ano de 2020 foi super difícil para todos. Estamos sobrevivendo a uma pandemia, reclusos em nossas casas e com o contato social mínimo. Mas tivemos uma grande alegria!!! Nossa Mother Monster nos presenteou com um dos, se não o melhor, álbum da carreira (isso é uma opinião minha tá?). "Chromatica" veio cheio de hinos, nos nutriu de esperança e aliviou um pouco a barra que foi imposta pelo micróbio maldito que nem merece ser nomeado aqui. Se tem álbum novo na parada, então queremos CDs, vinis, singles... queremos tudo que nós colecionadores gostamos de comprar. E mal sabíamos que a Gaga lançaria todo o material em K7 também. Maravilha!

Lá em fevereiro, no comecinho da pandemia, Lady Gaga lançou seu primeiro single: "Stupid Love". Nele já podíamos ver como seria mais ou menos a estética e qual seria o conceito de "Chromatica". Nessa coluna, vamos falar dos lançamentos no formato de mídias. Mas é óbvio que vocês acompanharam os diversos produtos que foram vendidos pelo Gaga Shop: camisetas, calças, bonés, canecas, peças íntimas (teve até jockstrap) etc.

O single "Stupid Love" foi lançado nos formatos CD, picture disc 7" e K7. Acho que todo colecionador sonhava com esse momento... ter fitas K7 da Lady Gaga.

CD

No formato cardboard, o CD apresenta duas faixas:

  1. "Stupid Love" - 3:13
  2. "Stupid Love" (instrumental) - 3:13

PICTURE DISC 7"

Envolvido por um plástico transparente, o vinil apresenta o símbolo rosa da tribo Kindness Punk, tribo que Lady Gaga faz parte. Do outro lado, está a arte presente no videoclipe com as informações técnicas da faixa. O picture disc apresenta as mesmas faixas do CD single.

K7

Primeira fita K7 lançada por Lady Gaga. Ela vem dentro de uma caixinha de papel cartão e apresenta no verso a letra da música.

Em maio, uma semana antes do lançamento do álbum, Lady Gaga nos presenteou com o single "Rain On Me". Em parceria com Ariana Grande, a faixa foi um esquenta para "Chromatica". Lembrando que o álbum foi adiado devido à pandemia. A data inicial de lançamento seria 10 de abril.

"Rain On Me" foi lançado nas mesmas mídias que o single anterior, mas teve um formato a mais: um vinil de 7" amarelo. Lindo!

CD

Também no formato cardboard, o CD apresenta duas faixas:

  1. "Rain On Me" - 3:02
  2. "Rain On Me" (instrumental) - 3:05

PICTURE DISC 7"

Apresentando as mesmas duas faixas do CD single, sendo uma de cada lado, o vinil possui o símbolo na cor roxa e uma imagem da Lady Gaga abraçada com Ariana Grande, imagem essa retirada do videoclipe de "Rain On Me".

K7

A fita é branca e vem dentro de uma caixinha de papel cartão que possui a capa do single.

VINIL 7"

Único vinil da "Era Chromatica" que vem numa luva tradiconal de LP. A mídia é amarela transparente.

No dia 29 de maio, o tão aguardado sexto álbum da Mother Monster chega até nós. "Chromatica" foi lançado, de modo geral, em dois formatos de CD (standard e deluxe), em três formatos de vinil (transparente, milky clear e picture disc de 12") e em quatro K7s (mint green, pink, transparent green e lime green). Coça os bolsos menines que ainda tem as versões limitadas.

CD

A versão standard na caixinha de acrílico (jewel case) possui 16 faixas, enquanto o encarte da versão deluxe é no formato de livreto, possui capa dura (digibook) e apresenta 3 faixas bônus.

STANDARD

DELUXE

A loja Target lançou uma versão especial na caixinha de acrílico mas possui a tracklist da versão deluxe, ou seja, 19 faixas.

Vários países lançam suas versões com pequenos detalhes que as diferenciam uma das outras, mas as edições japonesas merecem atenção pois elas apresentam o OBI, que é a marca registrada das mídias lançadas lá e a versão standard de Chromatica tem 17 faixas e a versão deluxe possui 20 faixas.

STANDARD - JAPÃO

DELUXE - JAPÃO

A versão de Taiwan é bastante desejada pelos colecionadores também, pois ela vem numa slipcase. Não tenho esse item ainda na minha coleção, mas estou colocando fotos que foram gentilmente cedidas pelo @ladygagaxcollection que é um grande colecionador. Aproveita e segue o instagram dele. É perfeito!!!

Aqui no Brasil, foram lançadas as duas versões do álbum. As diferenças das outras versões são o adesivo, que é verde mais escuro, quase preto, e o código de tiragem que é exclusivo daqui.

VINIL

"Chromatica" foi lançado em diversas versões de vinil de 12". Todos apresentam a mesma tracklist, vêm dentro de um plástico transparente (nenhum possui uma luva de papel como de costume) e o que diferencia um do outro é a cor do disco.

TRANSPARENT

MILKY CLEAR

PICTURE DISC 12"

A loja Urban Outfitters lançou a sua edição especial de "Chromatica". O vinil possui a cor cinza. Foi divulgado como um item exclusivo de lá, mas o vinil pode ser encontrado também na FNAC.

K7

Ao todo foram 5 versões: mint green, pink, transparent green, lime green (vendido exclusivamente pela loja de UK) e transparent (versão exclusiva da Urban Outfitters). Todos apresentam as mesmas faixas. Existem duas capas para as K7, ambas as fotos retiradas do shoot do álbum.

MINT GREEN

PINK

TRANSPARENT GREEN

LIME GREEN - UK

TRANSPARENT - URBAN OUTFITTERS

Quando todos pensavam que nada mais seria lançado, chega a Gaga e BOOM!... Veio o Chromatica Limited Box Set Edition. O box possui duas versões (Europa e Japão) e contém vários itens: versão do álbum deluxe com 22 faixas, pôster com a capa do álbum, 8 postcards e tatuagens temporárias. A versão japonesa, como sempre, apresenta alguns itens bônus, como um DVD com 20 minutos de entrevista, 4 videoclipes (Stupid Love, Rain On Me, 911 e o lyric video de Sour Candy) e 2 episódios do Gagavision. Como nós brasileiros somos praticamente os últimos a receber nossos itens, as imagens abaixo também são do @ladygagaxcollection. <3

Esses itens fazem parte da minha coleção que você pode acompanhar pelo Instagram @monstercollection.