"Born This Way" teve uma forte e marcante divulgação. Gaga conseguiu levar e transmitir a mensagem presente no disco consagrando a Era como uma das mais bem divulgadas de sua carreira.

A quarta parte do nosso especial reúne as principais apresentações de Lady Gaga durante os quase dois anos de divulgação do álbum, perpassando por algumas parcerias assim como programas televisivos e festivais.

Hora de despertar o sentimento nostálgico e matar a saudade desses momentos. Preparados?

"'Cause i'll be dancing in the flames tonight"


DIVULGAÇÃO

A divulgação de "Born This Way" teve uma ampla distribuição entre os meios de comunicação e parcerias.

Alguns comerciais de TV foram distribuídos para promover os singles e o disco.


Cartazes e banners foram espalhados em diversas cidades pelo mundo como Tóquio, Nova Iorque, Londres. Ocupando outdoors, metrôs, fachadas de lojas e muros espalhados pelas cidades, fotos do ensaio e do álbum anunciavam sua estreia para o dia 23 de maio de 2011.


GAGAVILLE

Uma das parcerias marcantes da era foi o lançamento do GagaVille. Lady Gaga e Zynga, os criadores do jogo, se uniram para fazer um espaço semelhante ao jogo FarmVille para a estreia de ”Born This Way".

Dos dias 17 a 19 de maio, três músicas do disco foram disponibilizadas com exclusividade ao jogador que terminasse a tarefa que lhe foi concedida. Os ingressos VIP ficavam disponíveis para uso até o dia 23 de maio, quando o disco foi lançado.

Além das três canções, outras músicas foram disponibilizadas com exclusividade sendo elas "Government Hooker", "Americano", "Scheiße", "Bad Kids", "Yoü and I" e "Born This Way (Jost & Naaf Remix)". Isso fez com que o álbum vazasse na internet dias antes do lançamento, mas não impactou em nada no seu desempenho.


LITTLEMONSTERS.COM

Outra grande forma de divulgação que acabou ganhando um espaço maior foi a criação da plataforma / rede social littlemonsters.com.

A comunidade foi criada pela Blackplane, uma empresa co-fundada pelo ex empresário da cantora, Troy Carter .

Em maio de 2011, uma página de lançamento foi criada pedindo às pessoas para entrarem com suas contas do Facebook. As primeiras 1.000 pessoas, junto com alguns influencers selecionados, receberam os primeiros 1.000 convites para o site no lançamento da versão beta em fevereiro de 2012. O acesso geral ocorreu em julho do mesmo ano.

Em 2013, a plataforma atingiu 1 milhão de usuários. Gaga aparecia constantemente na plataforma, postando fotos exclusivas, notícias, e chegava até a interagir nos chats do site. Desde julho de 2015, apenas seus tweets continuam sendo postados automaticamente em seu perfil.


APRESENTAÇÕES

O início das divulgações em programas televisivos, festivais e afins começou com a primeira apresentação da cantora no Grammy Awards em 13 de fevereiro com a apresentação do primeiro single, "Born This Way".


Na primeira participação da era no programa The Ellen Degeneres Show, Gaga apresentou "Judas" no dia 28 de abril.


Em sua participação no The Oprah Winfrey Show no dia 05 de maio, Gaga apresentou uma versão acústica de "Born This Way" e a canção "Yoü and I".


Lady Gaga se apresentou no Le Grand Journal Cannes no dia 11 de maio com "Judas".


Dois dias depois, no dia 13 de maio, ela foi uma das atrações do programa The Graham Norton Show apresentando "Judas" e "Born This Way".


No dia 15 de maio Gaga foi uma das atrações principais do BBC Radio 1’s Big Weekend Festival. A cantora chocou ao iniciar o show saindo de um caixão utilizando uma barriga falsa simulando uma gravidez. Além de apresentar os singles já lançados na época, a canora apresentou uma versão jazz de "Americano" e um cover da canção "Orange Colored Sky", de Nat King Cole. As versões disponibilizadas na internet não possuem o ínicio do show.


Retornando ao programa Saturday Night Live no dia 21 de maio para as promoções finais antes do lançamento do álbum, Gaga apresentou "The Edge of Glory" em uma versão acústica, "Judas", e "Born This Way" simulando um parto.


No dia 25 de maio, após o lançamento do disco Gaga foi a atração do programa American Idol apresentando "The Edge of Glory" com um final surpreendente.


O Good Morning America Summer Concert Series recebeu Lady Gaga no dia 27 de maio. A cantora iniciou o show descendo em uma tirolesa, servindo figurinos memoráveis, chifres e até mesmo um piano-unicórnio.


Em 03 de junho, na sua primeira apresentação no Germany’s Next Top Model, reality show alemão baseado na Next Top Model de Tyra Banks, Gaga cantou um pequeno trecho de "Scheiße" além de simular uma decapitação durante a apresentação de "The Edge of Glory".


Nossa Mother Monster se apresentou no dia 11 de junho no Europride, evento europeu que celebra o orgulho LGBTQIA+ cantando "Born This Way" e "The Edge of Glory".


Com um keytar coberto por "perucas" e uma introdução prolongada de "The Edge of Glory", Gaga se apresentou no The X Factor France no dia 14 de junho. A cantora também apresentou "Judas" na ocasião.


Retornando ao Le Grand Jounal no dia 15 de junho, foi a vez de Gaga apresentar "The Edge of Glory".


Em 17 de junho Gaga participou de forma especial no programa The Paul O’Grady Show Special Live. A apresentação ficou marcada pelo momento em que a cantora apresentou "Hair" simulando estar careca e colocando uma peruca no decorrer da performance.


Em seu retorno a premiação MuchMusic Video Awards em 19 de junho, Gaga apresentou "The Edge of Glory" em um cenário semelhante ao do videoclipe, e finalizou a premiação com "Born This Way", saindo de um casulo, com pelos azuis nas axilas e partes intimas, terminando em um recipiente com seus dançarinos, envoltos por uma gosma.


Viajando para o Japão, Lady Gaga participou do MTV Video Music Aid Japan no dia 25 de junho. Além de se apresentar com o primeiro e terceiro singles de "Born This Way" a cantora apresentou as pulseiras que ela e a "Haus Of Gaga" criaram para arrecadar dinheiro para ajudar as vítimas do terremoto que arrasou o país.


Ainda no Japão Gaga se reuniu aos membros do grupo SMAP no programa SMAP X SMAP no dia 29 de junho, realizando uma apresentação marcante, tendo temática oriental, além de um piano em formato de um grande "Paws Up".

A apresentação foi disponibilizada como conteúdo extra na versão especial USB do álbum, o "Born This Way Limited Edition USB Drive".


Saindo do Japão e retornando a França, nossa Mother Monster participou do programa Taratata no dia 02 de julho cantando "Born This Way", "The Edge of Glory" e uma versão acústica de "Hair", que contou com alguns trechos em francês além de uma grande peruca azul esverdeada presa em uma versão compacta da Torre Eiffel.


Em sua passagem pelo Japão, a cantora deixou gravada sua participação no programa Music Lovers que foi ao ar no dia 10 de julho. A participação rendeu a apresentação dos três primeiros singles do álbm.


Passando pela Austrália, Gaga se apresentou no A Current Affair Australia e nARQ Nightclub em Sidney, no dia 11 de julho.


No dia 13 de julho Gaga realizou um show especial em Sidney para promoção do disco. Chamado de Gaga Live no Sydney Monster Hall o show exclusivo foi dirigido por Gaga e posteriormente teve a maior parte disponibilizada no canal oficial da cantora no YouTube.

"Telephone", "Alejandro" e "Yoü and I" não foram disponibilizadas oficialmente. Assim como a apresentação no programa SMAP X SMAP, o show disponibilizado como conteúdo extra na versão especial USB do álbum, o "Born This Way Limited Edition USB Drive".


A participação de Lady Gaga no programa Howard Stern Show aconteceu no dia 18 de julho na qual, além de apresentar "The Edge of Glory" e "Judas", a cantora mostrou diversos áudios gravados em seu Blackberry de demos do álbum.

Gaga concedeu uma entrevista para a 97,1 AMP Radio no dia 26 de julho. Além de uma conversa sobre a carreira e seu novo álbum, a cantora apresentou a um pequeno trecho de "The Edge of Glory" e a canção "Yoü and I", ambas em suas versões acústicas.

No mesmo dia, nossa Mother Monster participou de uma entrevista na JoJo on the Radio KIIS FM na qual também apresentou as mesmas canções.


no dia 28 de julho Gaga realizou uma participação em dois programas de grande audiência : So You Think You Can Dance (no qual a mesma fez parte da banca de jurados, chegando a se emocionar com algumas apresentações) e no Jimmy Kimmel Live!. Em ambos os programas a cantora apresentou seus dois singles, "The Edge of Glory" e "Yoü and I", tendo ainda no segundo apresentações de Judas", "Hair" e "Born This Way".


Retornando ao programa The View no dia primeiro de agosto, Lady Gaga apresentou as canções "Yoü and I" e "The Edge of Glory". Após o programa a música subiu mais de 100 posições no iTunes. Durante a participação no porgrama, a cantora falou sobre a morte de Amy Winehouse.

"Só acho que a coisa mais infeliz sobre tudo isso é a maneira como a mídia fala coisas como 'aqui podemos aprender com a morte de Amy'. Acho que Amy não precisava aprender nenhuma lição. Achei que a lição era para o mundo ser mais gentil com o superstar. Todo mundo era tão duro com ela e tudo o que eu sabia sobre ela era que ela era a mulher mais adorável, agradável e gentil."


Ainda em agosto, no dia 28, Lady Gaga retornou ao palco do MTV Video Music Awards. A espera era que a cantora superasse sua aparição do ano anterior, com o vestido de carne. E assim foi feito. Gaga apareceu caracterizada como o alter ego Jo Calderone, abrindo a premiação, apresentando "Yoü and I" com o Brian Newman e entregando o Michael Jackson Video Vanguard Award para a cantora Britney Spears.

Além da apresentação, no início do mês uma propaganda com Gaga apresentando Yoü and I" em uma versão jazz foi veiculada em trechos pela MTV. A versão completa chegou posteriormente na internet.


No mês de setembro Gaga não realizou nenhuma apresentação televisiva, tendo apenas sua participação no iHeartRadio Music Festival no dia 29 de setembro. Chamado pela cantora de "Surrogate Monster Ball", o show contou com a participação do cantor Sting, ex membro da banda The Police. Na ocasião, nossa Mother Monster homenageou o Little Monster Jamey Rodemeyer, que tirou a própria vida devido ao bullying e preconceito.

"Bullying is for losers!"

Além de conter referências da "Monster Ball Tour", o show apresentou alguns previews de elementos que vieram na "Born This Way Ball".


Em outubro Gaga realizou três apresentações marcantes:

A primeira apresentação foi realizada no dia 8 de outubro durante o programa * Friday Night with Jonathan Ross* com a canção "Yoü and I". Lady Gaga chegou na atração com uma ovelha chamada Kevin além de uma temática "celeiro", parecida com a apresentada no videoclipe da canção apresentada.


A segunda aconteceu durante o Clinton Foundation A Decade of Difference. A Fundação criada pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton reuniu artistas no dia 15 de outubro comemorando o aniversário de dez anos e seu 65º aniversário no show.

Gaga apresentou um "Happy Birthday" e "Bad Romance" ao estilo Marilyn Monroe, adaptando a letra para "Bill Romance".


Já a terceira ocorreu durante a final do primeiro Grande Prêmio da Índia de Fórmula 1, no F1 Rocks After Party India em 30 de outubro. Nossa Mother Monster apresentou 6 canções e chamou bastante atenção por usar um microfone que lembrava um vibrador.


Sendo uma das mais premiadas da noite, Lady Gaga foi uma das atrações do MTV Europe Music Awards que aconteceu no dia 06 de novembro. Ela apresentou "Marry The Night" pela primeira vez como promoção para o último single do disco.


No dia 10 de novembro a cantora se apresentou em outra premiação com a canção. O BAMBI Awards reuniu diversos artistas e figuras da mídia. Gaga se apresentou em um piano mesclado com um carro disposto no palco além de entregar um dos grandes prêmios da noite para o falecido estilista Karl Lagerfeld.


Três dias depois, foi a vez de Marry The Night" ser apresentada no The X Factor UK com uma performance retratando uma decaptiação de Lady Gaga.


Marcando seu sucesso realizado ao longo de 2011, Lady Gaga foi uma das convidadas de honra do evento beneficente BBC Children In Need Rocks Manchester no dia 17 de novembro, apresentando as canções "Born This Way", "The Edge of Glory" e "Marry The Night".


No dia 20 de novembro Gaga retornou ao Alan Carr: Chatty Man para divulgar "Marry The Night" em uma versão acústica, dessa vez se apresentando em um look cor de rosa com um laço gigante na cabeça.


Fechando o M~es de novembro, o The 54th Grammy Nominations Concert foi exibido no dia 30, recebendo Lady Gaga para abrir e fechar o show com apresentações de "Marry the Night" e um dueto de "Yoü and I" com a dupla de música country Sugarland".

Na ocasião nossa Mother Monster recebeu a indicação de álbum do ano para "Born This Way", mas infelizmente não venceu a categoria na edição apresentada em fevereiro de 2012.


No dia 17 de deezembro Lady Gaga retornou ao programa The Ellen DeGeneres Show apresentando "Marry The Night". A cantora surpreendeu a todos por aparecer utilizando no início da apresentação as sapatilhas de 45 cm usadas no clipe.


No dia 23, a cantora foi atração do program,a Music Station Japan Super Live tendo apresetações das músicas "Born This Way" e "Marry The Night".

Infelizmente não encontramos nenhum vídeo das apresentações.


Encerrando o ano de 2011 de forma grandiosa, Lady Gaga teve sua apresentação no The 62nd NHK Kouhaku Uta Gassen exibida no dia 31 de dezembro com as apresentações de "Yoü and I" e "Born This Way".

Infelizmente não encontramos nenhum vídeo de "Yoü and I".


E fechando os últimos minutos daquele ano, nossa "Mother Monster foi a atração do Dick Clark’s New Year’s Rockin’ Eve, porgrama exibido todos os anos durante a véspera de ano novo.

Gaga apresentou um medley com as canções "Marry the Night", "Born This Way" e "Heavy Metal Lover" (sendo esta a primeira e única apresentação televisiva da música).

O evento proporcionou um momento bastante engraçado no qual Gaga não conseguia ouvir o apresentador devido a altura das músicas, respondendo algumas perguntas as cegas.

"Ryan: Você consegue descrever o que está vestindo?

Gaga: Ah... é Versace, eu não sei! [risos]"

A cantora também apertou o botão de contagem regressiva com o prefeito Michael Bloomberg dando as boas-vindas a 2012.


Em mais de 50 apresentações durante o ano de 2011, Lady Gaga apresentou de forma impecável conceitos criados para dar vida a "Era Born This Way". E de fato conseguiu deixar alguns desses tantos momentos marcados na memória e em registros que, para nossa grande sorte, podemos visitar e matar a saudade quando quisermos!

Com o início de 2012, a cantora encerrou as divulgações nos programas de TV pelo mundo se preparando para uma nova etapa de promoção do álbum, dessa vez com a "Born This Way Ball". E é sobre ela que nos falaremos amanhã, na quinta parte do ESPECIAL 10 ANOS DE BORN THIS WAY.

Relembre as partes anteriores do nosso especial:

ESPECIAL 10 ANOS DE BORN THIS WAY:
Criação e Lançamento

ESPECIAL 10 ANOS DE BORN THIS WAY:
Singles e Videoclipes

ESPECIAL 10 ANOS DE BORN THIS WAY:
Músicas


This Album is for Ü


Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

- As informações citadas foram retiradas no fórum Gagapedia / Gaga Media Archives / Acervo pessoal.