O que é preciso para se tornar um álbum inesquecível? Músicas marcantes? Um visual diferente? Uma sonoridade inovadora? Uma capa memorável? “Born This Way” reúne todas essas características e mais uma dezena de qualidades inigualáveis.

O terceiro álbum de estúdio de Lady Gaga, lançado em 23 de maio de 2011 completa nesta semana 10 anos de existência. Mas esse lançamento não foi algo comum. O álbum mudou a vida de centenas de fãs e admiradores pelo mundo todo, que receberam as mensagens e a força escondida por trás de cada letra composta por Gaga.

”Born This Way” com toda certeza foi um álbum escrito para nós, Little Monsters e merece ser sempre celebrado da melhor maneira possível. Hoje damos início a uma contagem regressiva especial até o próximo domingo, divida em seis partes que relembram momentos como a criação e produção do disco, lançamento de cada single e videoclipe, apresentações, a tão amada "Born This Way Ball", a criação da "Born This Way Foundation" e a mensagem por trás desse álbum tão importante.

"This is the Manifesto of Mother Monster..."


CRIAÇÃO

As gravações do álbum tiveram início em meados de 2010, tendo grande parte composta e gravada durante a “The Monster Ball Tour”, segunda turnê mundial da cantora.

Após o grande sucesso de seu primeiro disco ”The Fame”, e posteriormente o seu relançamento com o segundo disco / EP ”The Fame Monster”, uma grande expectativa foi gerada em volta do que Lady Gaga iria apresentar com seu novo trabalho.

Durante a segunda semana de março de 2010, a cantora tirou uma semana de folga para trabalhar em algumas músicas novas antes de retomar a turnê. Em 26 de de Março de 2010, ela confirmou no programa de rádio australiano ”The Kyle and Jackie O. Show” que havia começado a trabalhar em seu próximo álbum.

"Estou trabalhando nisso agora e já escrevi a essência dele, então estou viajando pelo mundo e fazendo algo realmente ótimo. É certamente meu melhor trabalho até agora."


Essa revelação deu a entender na época que algumas de suas canções anteriores, ainda não lançadas, poderiam ser apresentadas, ao invés de ter um álbum composto inteiramente de canções novas.

Quando questionado no Twitter sobre uma futura colaboração com Gaga, Fernando Garibay, produtor e compositor, disse que provavelmente aconteceria muito em breve. Ainda em março de 2010 nossa Mother Monster escreveu em um bate-papo on-line com fãs afirmando que já tinha escrito o primeiro single do álbum. Ela também mencionou que o título do terceiro álbum seria anunciado em breve, mas não queria estragar a surpresa. Gaga então foi vista indo para um estúdio de gravação em Sydney, Austrália com Garibay no mês seguinte. Ela também foi ao estúdio algumas vezes em seus dias de folga da turnê.

Em uma entrevista ao The Hollywood Reporter, em 31 de maio de 2011, Garibay falou sobre como foi gravar um álbum inteiro enquanto Gaga estava em turnê. O produtor também falou um pouco sobre o processo de segurança para que o material não vazasse na internet.

"Passos extremos (foram dados). Estávamos na estrada por um ano e dois meses, então houve muitas tentativas de invasão em nossas contas de e-mail, nossas contas no Twitter, nossas contas no Facebook, tudo ao nosso redor. Fomos alvos. Então, o que fizemos foi garantir que todos os nossos computadores estivessem off-line o tempo todo - nenhum de nossos computadores de trabalho estava on-line a qualquer momento e fomos muito cuidadosos sobre onde deixamos nossos discos rígidos e dispositivos de armazenamento."

"É injusto que um de seus esboços seja lançado quando é apenas um esboço. Fazer justiça é lançar uma obra de arte completa. Então, sob essas diretrizes, fomos muito cautelosos sobre como criamos esse álbum, como pudemos sacrificar a criatividade, e nós não sacrificamos a segurança, também... É engraçado porque, agora, estando fora da turnê, eu deveria me sentir mais leve porque eu estou acostumado a carregar todas as minhas coisas comigo. É como carregar uma carteira, ela se tornou uma parte de nós."

Garibay também explicou sobre como o processo de edição do álbum foi feito.

"Para cada música, tivemos em média cerca de 50 versões, porque ela era muito perfeccionista. Ela queria dar o melhor produto possível para seus fãs. Eu a compararia a trabalhar em cinco álbuns ao mesmo tempo. Foi muito trabalho, eu não dormi por um mês, apenas tirava uma soneca. E quando ela não estava feliz com nenhuma das versões e queria começar de novo, eu tinha que ser o único a fazê-lo. Isso aconteceu várias vezes - ele teve que passar por todas essas versões para evoluir para o produto final. Porque na cabeça dela, é como: ‘Quero ouvir a versão completa do rock, quero ouvir a versão completa de dança, quero ouvir a versão completa do techno, quero ouvir a versão completa do New Wave’. E uma vez que ela ouve e vê todas as cores com as quais está trabalhando, ela pode finalmente ajudar a pintar a imagem final. Que é assim que funciona. Você não pode chegar ao ponto final na cabeça dela sem desenhar cada pintura individual ou experimentar cada cor individual. Dessa forma, você sabe quais são as possibilidades."

Durante uma entrevista à MTV britânica, em março de 2010, Gaga afirmou que havia começado o desenvolvimento de um novo álbum e que já havia terminado de escrever o conceito principal.

"Sem dúvidas, este é o meu melhor trabalho até hoje. A mensagem, a melodia, a direção, o sentido. É uma libertação total."


Em 16 de julho, Fernando Garibay publicou em seu Twitter que estava com Gaga em um estúdio.

"E aconteceu. @ladygaga e eu acabamos de terminar uma gravação de proporções monstruosas."


Enquanto isso, o produtor e amigo RedOne, responsável por grandes sucessos dois dois primeiros discos, descreveu o novo trabalho da cantora como um "álbum da liberdade", já que seu empresário Troy Carter sentia que sua imagem pública começaria a mudar após o lançamento.

Além de Fernando Garibay e RedOne, ”Born This Way” contou com a produção de Clinton Sparks, Cheche Alara, DJ Snake, DJ White Shadow, Jeppe Laursen, e Robert John Lange.


Algumas semanas depois, em entrevista à edição de agosto da revista Rolling Stone, Gaga confirmou a conclusão das gravações do novo álbum.

"Acho que eu simplesmente vou mandar tatuar o nome do álbum no meu corpo e divulgar a foto. Já faz meses que estou trabalhando nele, e agora estou sentindo mesmo que está terminando. Veio muito rápido. Alguns artistas demoram anos; eu não. Escrevo música todos os anos. Quero muito tocar uma coisa para você. Desligue o gravador por um segundo. [O gravador é desligado, e ela canta a faixa-título do disco novo]. Esse refrão, tipo, veio para mim, juro, eu nem escrevi. Acho que Deus jogou no meu colo. E juro que agora, quando eu escrevo música, sinto uma urgência de proteger e cuidar dos meus fãs."

A primeira música presente no álbum a ser apresentada ao público foi ”Yoü and I”, no The White Tie and Tiara Ball, em 24 de junho de 2010, evento criado pelo cantor Elton John e seu esposo, David Furnish, para arrecadar fundos para a Elton John AIDS Foundation.

Quatro dias depois a canção foi adicionada à setlist da turnê ”The Monster Ball”, surpreendendo os fãs e gerando diversas especulações de que a música seria o primeiro single do álbum.

No programa The Today Show, no mês seguinte, Gaga apresentou a música pela primeira vez na TV, afirmando que o arranjo não era um indicativo do som do novo álbum e que iria soar bem diferente.


Em 11 de agosto, enquanto conversava com Ryan Seacrest na “KIIS-FM”, Gaga afirmou que apesar de ter dito que já havia finalizado o álbum, não conseguia parar de escrever músicas novas e que já tinha material para mais dois discos. Ela disse que queria criar um álbum inovador com uma mensagem inovadora e que havia conseguido amigos para ajudar a produzi-lo.

No dia 18 de agosto de 2010, RedOne falou para a Billboard sobre o álbum:

“Vai ser chocante, chocante, chocante! Você nunca quer ir longe demais da sua marca - as pessoas amam você por um motivo. Mas ainda queremos dar-lhes algo como um chute, algo que os faça dizer: 'Meu Deus! Nós não esperávamos isso!’. Quando você ouviu ‘Bad Romance’ depois de ‘Poker Face’, foi como a melhor coisa que você já ouviu. Nós queremos esse tipo de reação. Eu acho que isso faz parte do meu trabalho e do seu trabalho - mantê-la em evolução”, disse o produtor.


Ainda em turnê, Gaga começou a dar pequenos spoilers dizendo trechos e frases que os fãs nem imaginavam quer seriam canções presentes no novo álbum. Em 30 de agosto de 2010, em uma de suas passagens em St. Paul, Minnesota com a “Monster Ball Tour”, a cantora apresentou uma canção inédita chamada ”Living On The Radio” em uma versão acústica. Ela disse que não sabia se a música entraria ou não em seu terceiro álbum, o que realmente não aconteceu.

"Direto da minha alma para vocês."


O NOME

No dia 12 de setembro, a MTV realizou mais uma grande edição do MTV Video Music Awards, premiação de grande relevância no mundo pop.

Lady Gaga se destacou na premiação do início ao fim. A cantora chegou ao white carpet vestindo uma produção completa do falecido estilista e amigo Alexander McQueen, acompanhada de 4 soldados do exército americano, expulsos por suas orientações sexuais devido a lei "Don't ask, don't tell", em forma de protesto.

E não parou por aí. Além de nos apresentar ao famoso Vestido de Carne, sendo também outra forma de protesto, nossa Mother Monster recebeu o Troféu de Vídeo do Ano por “Bad Romance", sendo a artista mais premiada da noite. Ela havia prometido que se vencesse revelaria o título do novo álbum. Ela então cantou um pequeno trecho do refrão de “Born This Way”, revelando ao mundo o nome do disco.

"Nunca pensei que pediria a Cher para segurar minha bolsa de carne. Muito obrigada. Eu estava tão nervosa esta noite, se decepcionaria meus fãs. Eu os amo muito. Obrigado a minha família, e a Troy, Vince e Jimmy Iovine. Eu prometi que se ganhasse hoje à noite, anunciaria o nome do meu novo álbum. Se chama 'Born This Way'".


Muitos se lembraram que Gaga já havia mencionado o nome algumas vezes, como na entrevista exclusiva para o SHOWstudio em 30 de maio de 2010. Na ocasião, em uma transmissão ao vivo, a cantora respondeu perguntas enviadas por admiradores e amigos. Uma delas foi enviada pelo diretor sueco Jonas Åkerlund.

”Alexander Fury: Como você chamaria o filme sobre sua vida? - Pergunta de Jonas Åkerlund, Sweden.

Lady Gaga: Born This Way.”


No dia 13 de setembro, enquanto estava no Aeroporto Internacional de Los Angeles, Gaga revelou uma tatuagem na coxa esquerda, feita em homenagem ao álbum: um unicórnio com o nome do álbum em volta de seu chifre.

O plano era realizar a tatuagem na véspera de Ano Novo de 2010, mas a cantora acabou fazendo a tatuagem no dia 6 de setembro de 2010 no estúdio "Bad News Becca" (Rebecca Roach).

Gaga já havia mencionado para o SHOWstudio que o unicórnio era sua criatura mítica favorita. Ela manteve a tatuagem parcialmente escondia durante seu show em Washington, revelando-a apenas no dia 13.


Em outubro de 2010 uma demo da canção ”Nothing On (But the Radio)” chegou a internet causando um grande alvoroço. A canção foi produzida durante as sessões do álbum, o que fez com que as pessoas criassem uma concepção do que viria a ser a sonoridade de ”Born This Way”. Porém a canção não foi incluída na versão final do disco.


Gaga anunciou em 26 de Novembro de 2010, durante as apresentações da “Monster Ball Tour” em Gdansk, Polónia, que o disco poderia ter até vinte faixas, e prometeu que seria o álbum da década.

Por volta de novembro e dezembro, a cantora começou a surgir com um visual diferente em suas aparições. Cabelos loiros mesclados com rosa claro, olhos bem marcados e delineados e um estilo mais punk.


CAPA E TRACKLIST

À meia-noite da véspera de Ano Novo de 2010, Gaga divulgou a primeira foto da nova Era em seu Twitter. Ela também disse que o álbum estava previsto para ser lançado em 23 de maio de 2011, e o primeiro single, em 13 de fevereiro.


No primeiro mês de 2011, uma entrevista exclusiva para o programa 60 Minutes revelou que a cantora ainda estava em estúdio realizando ajustes e gravando faixas quando o programa foi gravado. Em determinado momento o apresentador Anderson Cooper visitou um dos estudios da cantora, que estava com alguns produtores como DJ White Shadow e Fernando Garibay. Ao fim ela mostrou um pequeno trecho da faixa título e carro chefe do álbum.


Após o lançamento de ”Born This Way” como o primeiro single do álbum, em 11 de fevereiro de 2011, dando assim oficialmente início a nova era, Gaga foi uma das presenças mais marcantes da 53ª edição do Grammy Awards no dia 13 de fevereiro.

Além de concorrer nas categorias de "Melhor Álbum Vocal Pop", "Melhor Performance Vocal Pop Feminina" e "Best Short Form Music Video" a cantora apresentou o novo visual da era, e mais ainda, chocou por chegar no red carpet dentro de um ovo semitransparente carregado por atores e dançarinos. Todos se espantaram com o visual bastante estranho, muito similar ao apresentado pela cantora na capa oficial do primeiro single.

Todos usavam as mesmas próteses em seus rostos simulando pequenos chifres, além da parte das bochechas e ombros, sem sobrancelhas e trajando roupas de látex amareladas.

Além de sua presença e a vitória de 3 prêmios, Gaga realizou a primeira apresentação ao vivo de "Born This Way" com coreografias, figurinos e uma pequena apresentação no piano.

"P*ta merda! Muito obrigada, do fundo do meu coração, a todos os meus fãs, a todos os 'monsters' assistindo. Obrigado ao meu pai, minha mãe, minha linda irmã Natali. Eu te amo. A Vincent e Troy por me apoiarem, por ser o melhor empresário e o parceiro A&R mais incrível que uma garota poderia ter. Obrigada Jimmy Iovine. Muito obrigada a Doug Maurice e Lucius. Obrigada a toda a equipe da Interscope. Eu tive esse sonho, quando eu era muito jovem, que eu poderia ser quem eu quisesse, e não importa o que eu visse para mim, eu faria isso, não importa quem não acreditasse em mim. Muito obrigada. E obrigada, eu preciso dizer obrigada esta noite para Whitney Houston. Eu queria agradecer a Whitney porque quando escrevi 'Born This Way', imaginei que ela estava cantando porque eu não estava segura o suficiente em mim mesma para imaginar que era uma superstar. Então Whitney, eu imaginei que você estava cantando 'Born This Way' quando eu escrevi. Obrigada."


No dia seguinte, um novo pôster com uma foto em preto e branco surgiu nas ruas de São Francisco, com a cantora usando as mesmas próteses nas bochechas e na testa, com a palavra "GAGA" em vermelho, e a data de lançamento do álbum logo abaixo - "5 † 23 † 11".

No mesmo dia, nossa Mother Monster foi convidada do talk show The Tonight Show with Jay Leno onde falou mais sobre o desenvolvimento do álbum:


Após o lançamento do primeiro single e a inclusão do mesmo na setlist da “Monster Ball Tour”, que já se aproximava de suas últimas apresentações, Gaga continuou dando spoilers de novos trechos e músicas durante os shows. Para a gravação de seu primeiro dvd, “Lady Gaga Presents: The Monster Ball Tour at Madison Square Garden”, a cantora citou diversas músicas, além de cantar um trechinho de uma nova canção ”Marry The Night” e ”Born This Way” nos bastidores e durante o show.


Já em março, nossa Mother Monster foi uma das grandes atrações do desfile Anatomy of Change de Thierry Mugler 2011 da grande casa de criações do estilista Thierry Mugler. Ao lado de seu amigo e diretor de moda Nicola Formichetti, Gaga desfilou ao som de alguns remixes de duas músicas inéditas, sendo elas ”Government Hooker” e ”Scheiße”.


Um mês antes do lançamento oficial do ábum, Gaga ainda estava indo ao estúdio para finalizar algumas canções do disco. Por volta da segunda semana do mês de abril, ela se encontrou em Manhattan com Clarence Clemons, famosos produtor e membro proeminente da E Street Band, para finalizar três canções do disco: "Highway Unicorn (Road to Love)", "The Edge of Glory" e "Hair".


No dia 2 de maio a cantora revelou através de seu perfil no Twitter as tão esperadas capa e lista das músicas presentes em ”Born This Way".

As fotos revelavam na versão standard do disco, nossa Mother Monster fundida em uma motocicleta, com apenas os dizeres ”Born This Way” em uma fonte cromada na parte superior. Já a edição especial, um close da cabeça de Gaga com seu nome junto ao do álbum, escrito no canto superior esquerdo. As fotos usadas na capa e contra capa foram tiradas em uma sessão realizada no dia 14 de dezembro de 2010 pelo famoso fotógrafo e diretor britânico Nick Knight, responsável por diversos trabalhos com a cantora, dentre eles as interludes da ”Monster Ball Tour”.

{{GALLERY}}

Na semana passada, no dia de maio de 2021, um vídeo contendo cenas inéditas dos bastidores do photoshoot promocional do álbum além algumas cenas do videoclipe de "Born This Way" vazou na internet.

A ex maquiadora e amiga de Gaga, Tara Savelo compartilhou em seu Twitter alguns detalhes sobre o vazamento deste vídeo. Ela negou que a filmagem seja uma versão alternativa do videoclipe, pois a mesma foi dirigida por LaurieAnn Gibson, ex coreógrafa da cantora. A versão vazada foi uma edição realizada pela produção do vídeo sem pretensão de lançamento. Ainda de acordo com Tara quem quer que tenha lançado, o fez sem a aprovação de Gaga.


No Gagavision nº 42, durante uma reunião da "Haus Of Gaga", Lady Gaga explicou sobre a edição especial do álbum não possuir a palavra ”deluxe”, muito comum em edições especiais com músicas extras. No site da Amazon, esta edição do álbum está listada como "Extended Edition". Gaga a chamou de "Special Edition", mas o nome oficial lançado é “Bonus Track Version”.

Assista ao momento em que Gaga fala a respeito (a partir de 1 minuto e 47 segundos):

Os episódios 41, 42, 43 e 44 da webserie foram todos dedicados ao lançamento do álbum, contendo dicas, informações e instrumentais não finalizados das canções.

Do dia 23 de maio a 21 de junho de 2011, o SHOWstudio lançou um pôster de 30 peças, uma por dia, da capa colorida da versão standard do álbum, chamado "Smoke & Mirrors".


Parceria de lançamento Born This Way: Gagaville

GagaVille foi uma extensão do jogo do Facebook, FarmVille. Lady Gaga e Zynga, os criadores do jogo, se uniram para fazer um espaço semelhante para a estreia de ”Born This Way” chamado de GagaVille.

Dos dias 17 a 19 de maio, três músicas do disco foram disponibilizadas com exclusividade ao jogador que terminasse a tarefa que lhe foi concedida. Os ingressos VIP ficavam disponíveis para uso até o dia 23 de maio, quando o disco foi lançado.

Gaga e Owen Van Natta, vice-presidente executiva de negócios da Zynga falaram sobre a parceria:

“Quero comemorar e compartilhar Born This Way com meus little monsters de uma forma especial que nunca foi feita antes... Zynga criou um lugar mágico em FarmVille onde meus fãs podem vir tocar e ser os primeiros a ouvir o álbum."

“Estamos focados em criar novas maneiras interessantes de entreter e surpreender nossos jogadores. Nossa parceria com Lady Gaga oferece muitas experiências novas: acesso exclusivo à música no jogo, um concurso para dispositivos móveis, um álbum gratuito com compras de cartão de jogo da Zynga e itens virtuais de edição limitada em dez jogos da Zynga. Queremos agradecer a Lady Gaga por trabalhar conosco nesta grande surpresa.”


Standard Version:

  1. "Marry the Night"

  2. "Born This Way"

  3. "Government Hooker”

  4. "Judas"

  5. "Americano”

  6. "Hair"

  7. "Scheiße"

  8. "Bloody Mary"

  9. "Bad Kids"

  10. "Highway Unicorn (Road to Love)"

  11. "Heavy Metal Lover"

  12. "Electric Chapel"

  13. "Yoü and I"

  14. "The Edge of Glory"

“Born This Way (Jost & Naaf Remix)” está disponível como faixa 15, um bônus internacional para alguns países como o Brasil.

No Japão, "Born This Way (LLG vs. GLG Radio Remix)” foi adicionado como faixa 16.

Na América do Norte, “Judas (Thomas Gold Remix)” estava disponível apenas para pessoas que comprassem o álbum através da iTunes Store antes de 29 de maio de 2011 e foi distribuído por meio de um código enviado por e-mail até 2 de junho.

Na Índia, a faixa 15 e 16 inclui "Born This Way Salim-Sulaiman ‘Bollywood’ Remix” e ”Shock Culture ‘UK Desi Hits!’ Remix”.


Bonus Track Version:

Disc Nº 001:

  1. "Marry the Night"

  2. "Born This Way"

  3. "Government Hooker”

  4. "Judas"

  5. "Americano”

  6. "Hair"

  7. "Scheiße"

  8. "Bloody Mary"

  9. "Black Jesus † Amen Fashion"

  10. "Bad Kids"

  11. "Fashion of His Love"

  12. "Highway Unicorn (Road to Love)"

  13. "Heavy Metal Lover"

  14. "Electric Chapel"

  15. "The Queen"

  16. "Yoü and I"

  17. "The Edge of Glory"

Disc Nº 002:

  1. "Born This Way (Country Road Version)"

  2. "Judas (DJ White Shadow Remix)"

  3. "Marry the Night (Zedd Remix)"

  4. "Scheiße (DJ White Shadow Mugler)"

  5. "Fashion of His Love (Fernando Garibay Remix)"

“Born This Way (Jost & Naaf Remix)” está disponível como faixa 15, um bônus internacional para alguns países como o Brasil.

No Japão, "Born This Way (LLG vs. GLG Radio Remix)” foi adicionado como faixa 7 no Disc Nº 002.

Na América do Norte, “Judas (Thomas Gold Remix)” estava disponível apenas para pessoas que comprassem o álbum através da iTunes Store antes de 29 de maio de 2011 e foi distribuído por meio de um código enviado por e-mail até 2 de junho.

Na Índia, as faixas 6 e 7 no Disc Nº 002 incluem "Born This Way Salim-Sulaiman ‘Bollywood’ Remix” e ”Shock Culture ‘UK Desi Hits!’ Remix”.

Outro detalhe que tornou essa versão especial foi que, em algumas tiragens, a cruz de “Black Jesus † Amen Fashion” acabou ficando torta. Essas versões se tornaram, de certa forma, uma “raridade” entre os fãs.


Além das versões principais, a versão USB de edição limitada e uma edição de colecionador foram disponibilizadas, assim como ocorreu com os álbuns anteriores, ”The Fame” e ”The Fame Monster”.

Limited Edition USB Drive:

Uma unidade USB especial com um total de 2 GB, sendo um pouco menos de 1 GB usados para o conteúdo. A versão incluía 22 músicas, 3 videoclipes ("Born This Way", “Judas” e “The Edge of Glory"), 4 episódios da webserie Gagavision (de 41 a 44) e uma galeria de fotos com os photoshoots de Mariano Vivanco e Nick Knight. Um conteúdo especial estava disponível on-line para os proprietários do drive USB. O conteúdo continha a apresentação ”Lady Gaga x SMAP” e o show “Sydney Monster Hall”.


Uma edição especial do álbum foi lançada em vinil na América do Norte.

Limited Collector’s Edition:

O conjunto possuía uma caixa de vinil de 12 polegadas contendo 9 discos com as 17 faixas da versão especial, tendo uma música em cada lado exceto o último (Gaga gravou uma mensagem especial no vinil). Cada canção recebeu sua própria capa, realizadas com o photoshoot do álbum. As únicas com capas diferentes foram “Marry The Night”, “Born This Way” e “Judas”. Além dos discos, um pôster, um cartão de identificação com foto personalizada do Little Monster e um número único dando acesso a ofertas especiais, e um download do álbum completavam o box. A loja no site oficial da cantora vendeu um pacote exclusivo, incluindo o Box Set com uma camiseta “Born This Way”.

Você pode conferir mais detalhes sobre esta versão na nossa coluna especial Monster Collection.


Born This Way - The Remix

No dia 21 de novembro de 2011, Gaga lançou oficialmente uma compilação de remixes de canções do álbum "Born This Way".

Com a capa revelando uma foto inédita do photoshoot principal da Era, o disco reuniu 14 faixas sendo elas remixes já lançados juntamente com os singles além de algumas versões remixadas de canções como "Electric Chapel", "Americano" e "Black Jesus † Amen Fashion".

"Born This Way" (Zedd Remix)
"Judas" (Goldfrapp Remix)
"The Edge of Glory" (Foster The People Remix)
"Yoü and I" (Wild Beasts Remix)
"Marry the Night" (The Weeknd & Illangelo Remix)
"Black Jesus † Amen Fashion" (Michael Woods Remix)
"Bloody Mary" (The Horrors Remix)
"Scheiße" (Guéna LG)
"Americano" (Gregori Klosman Remix)
"Electric Chapel" (Two Door Cinema Club Remix)
"Yoü and I" (Metronomy Remix)
"Judas" (Hurts Remix)
"Born This Way" (Twin Shadow Remix)
"The Edge of Glory" (Sultan & Ned Shepard Remix)


Born This Way – The Collection:

“Born This Way – The Collection” foi uma versão composta por três digipaks de papelão contendo o álbum “Born This Way”, o DVD “Lady Gaga Presents: The Monster Ball Tour at Madison Square Garden” e o ”Born This Way - The Remix”. Cada um dos conteúdos teve seu respectivo livreto sem nenhum texto na capa. O box apresentava como capa uma foto exclusiva da sessão de fotos do álbum por Nick Knight e uma etiqueta de aviso Parental Advisory devido a algumas músicas e falas no DVD serem explícitas.


INFLUÊNCIAS E TEMAS

Em termos de composição musical, "Born This Way" reúne um grande número de gêneros musicais, como ópera, heavy metal, rock and roll, europop, eletro-industrial, disco, e house, além de apresentar uma variedade de instrumentos.

Por exemplo, um órgão pode ser ouvido quando Gaga fecha "Born This Way", ou o coro vocal masculino inspirado no canto gregoriano é uma característica proeminente em "Bloody Mary", um ritmo “mariachi” em "Americano", e guitarras elétricas em "Bad Kids". As canções "Hair" e "The Edge of Glory" são distinguíveis do resto do álbum com o saxofone de Clarence.

Em várias entrevistas, nossa Mother Monster expressou que foi inspirada principalmente por Madonna, Whitney Houston e Bruce Springsteen dentre outras influências musicais para o álbum como Prince, Iron Maiden, Kiss, Queen, TLC, Pat Benatar e En Vogue.

O álbum contém principalmente canções de dança de ritmo moderado, descritas como "melodias de estilo e hinos com batidas de dança realmente violentas”.

Nas próprias palavras de Gaga, o álbum é:

"Muito mais vocal do que o que eu sempre fui capaz de fazer. É mais eletrônico, mas eu me casei com um vocal muito teatral. É como uma peça gigante de teatro musical-opus."

O álbum inclui também fortes referências a várias figuras religiosas do Cristianismo como Judas Iscariotes, Maria Madalena e Jesus de Nazaré. Várias canções do álbum fazem referência à sexualidade e ao feminismo, incluindo também individualismo, igualdade e liberdade.

Esses foram temas importantes para a consolidação do disco entre os fãs, pois quebrou grandes estigmas e questões internas de diversas pessoas pelo mundo. Não é á toa que logo no início do encarte, assim como em diversas entrevistas e citações, Gaga deixou claro que ”Born This Way” foi feito especialmente para seus fãs, Little Monsters.

DESEMPENHO E CRÍTICAS

Considerado um dos álbuns mais esperados de 2011, foi recebido pela crítica especializada com opiniões, em sua maioria, positivas, elogios aos vocais e aos estilos musicais variados do álbum. Porém, o uso repetitivo de temas religiosos provocaram reações negativas de grupos religiosos de diversos países, incluindo o Líbano, onde o álbum foi temporariamente banido.

Apesar desses conflitos, o disco liderou as paradas musicais em mais de 23 países. Em 1º de junho de 2011, ”Born This Way” se tornou o álbum mais vendido do mundo. Com 288.000 cópias vendidas em seu primeiro dia e 1.108.000 em sua primeira semana nos Estados Unidos. Vendeu mais de 1 milhão de cópias fora do país. O álbum também estreou no primeiro lugar na Austrália, Áustria, Brasil, Dinamarca, França, Alemanha, Índia, Irlanda, Japão, Nova Zelândia, Noruega, Coréia do Sul, Suécia, Suíça e Taiwan.

O Metacritic, site americano que reúne críticas de álbuns, filmes, programas de televisão, entre outros, reúne um valor numérico de cada crítica computando uma nota média final, que é atribuída ao item avaliado. Com base em 34 comentários, ”Born This Way” recebeu uma média de pontuação de 71, o que significa "opiniões geralmente favoráveis".

O álbum rapidamente foi um grande sucesso no mundo todo, vendendo, até ao fim de 2011, mais de 5.773.100 cópias, além de ter se tornado também um dos álbuns com melhor desempenho em mais de trinta países e alcançando a posição máxima #1 na Bilboard 200 em sua primeira semana. Na última atualização mundial de vendas, o álbum contava com 7 milhões de cópias. O disco também recebeu certificações em mais de 27 países.

Em meio a diversas críticas, tanto positivas quanto negativas, e diversos prêmios recebidos ”Born This Way” continua sendo um dos álbuns mais promissores e importantes da carreira da Lady Gaga, sendo eleito, no fim do ano passado pela revista britânica NME, um dos 100 Melhores Álbuns da Década, e pela renomada revista norte-americana PAPER Magazine, um dos 10 principais álbuns da década.


Amanhã, na nossa segunda parte e contagem regressiva para o tão esperado aniversário de ”Born This Way”, falaremos sobre a promoção de cada single assim como seus tão incríveis e memoráveis videoclipes.

This Album is for Ü


Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

- As informações citadas foram retiradas no fórum Gagapedia / Acervo pessoal.