Neste ano de 2021 celebra-se uma década de lançamento do álbum “Born This Way” e, para comemorar os 10 anos deste trabalho Lady Gaga anunciou o relançamento do disco, intitulado “Born This Way The Tenth Anniversary”, contendo, além das 14 canções originais, mais 6 faixas reimaginadas por artistas representantes das causas LGBTQIA+.

A edição especial completa será lançada no próximo dia 18 deste mês em nova embalagem, mas algumas das canções reinterpretadas já foram liberadas.

A primeira foi a versão de “Judas” pela rapper Big Freedia.

Em continuação ao projeto de divulgação dos artistas presentes no relançamento, Lady Gaga lançou a segunda faixa reimaginada de uma de suas músicas, que ficou por conta de Orville Peck, cantor canadense de country, que interpretou a versão “Country Road de "Born This Way".

Abaixo, você conhece um pouco mais sobre o artista.

Orville Peck é um artista de country canadense, abertamente gay, que tem ganhado bastante notoriedade no cenário musical, especialmente por seu ativismo pela comunidade LGBTQIA+ num estilo musical ainda conservador na América do Norte.

Em seus clipes e músicas, Peck mobiliza elementos da cultura pop e do punk, também estilos com os quais o artista teve contato e afinidade em sua formação pessoal e musical, sendo um elemento de ligação entre ele e Lady Gaga: a íntima relação desde muito cedo com a música e a teatralidade nas vestimentas.

Em 2019 o cantor foi capa da revista Gay Times:

O verdadeiro nome e identidade de Orville ainda são desconhecidos do público, pois o cantor adota em seu estilo o uso de uma máscara franjada e, mesmo sob questionamento, não revela elementos de sua vida pessoal.

Em fala à Billboard, o artista diz que não se esconde por trás da máscara, pelo contrário, que a peça na verdade permite que ele possa se expor mais.

Orville fez seu debut e ficou conhecido com seu primeiro trabalho, o álbum “Pony”, lançado em março de 2019.

Em suas músicas, percebe-se a “tensão entre o tradicionalismo nostálgico da música country e o instinto de fora para a inovação”.

Segundo o próprio cantor, em entrevista ao site canadense Toronto Star, ele é fã e reverencia o tradicional nos gêneros musicais, todavia é contrário ao aprisionamento do artista, cuja voz deve ser seu guia. Subversão é uma das principais características do estilo de Peck.

Em seus clipes, nota-se elementos pop e uma produção estilística muito bem elaboradas, seja nas roupas do cantor, na diversificação e customização dos cenários, além das constantes presenças de figurantes cujo estilo representa uma quebra dos padrões normativos de e do gênero, caros à cultura country de base branca-hétero.

Em suas redes sociais, Orville Peck demonstra sua admiração por drag queens, tanto que segundo o site norte-americano de moda e beleza, Buro, são artistas drags que fazem as aberturas dos shows de Orville, os quais frequentemente recebem a desejada etiqueta “SOLD OUT” [esgotado]. Tamanha admiração resultou em um curta-metragem de Peck, com o clipe “Quee of the Rodeo”.

"Eu tenho um respeito por drag queens como pessoas e quanto ao trabalho e dedicação que isso envolve, às vezes com pouco retorno", disse.

São vozes como as de Oliver e Big Freddia que a música precisa ao defenderem causas humanitárias e afirmarem à indústria a diversidade artística que há, em gêneros musicais, estilos e vozes a serem ouvidas, proposta esta que o “Born This Way” possibilitou a uma parcela da geração das primeira e segunda décadas deste século e certamente continuará por muitas outras.

Conheça os outros artistas envolvidos no projeto de lançamento da versão “Born This Way Reimagined


BIG FREEDIA


Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram