Lady Gaga e outros grandes nomes da indústria musical assinaram uma carta em prol dos direitos das pessoas LGBTQIA+, repudiando a discriminação e desigualdade com base na orientação sexual e identidade de gênero nos Estados Unidos (EUA), tendo em vista ainda a prevalência de leis discriminatórias com pessoas transgêneros.

O texto pontua a exclusão da juventude trans dos esportes e ressalta o compromisso dos artistas para com a comunidade LGBTQIA+ e a garantia de direitos humanos básicos, convidando a todos para um evento em apoio à aprovação da legislação Equality Act, que está em processo de votação no EUA.

Leia a tradução completa da carta:

CARTA DOS ARTISTAS EM APOIO À LEI DE IGUALDADE

A COMUNIDADE CRIATIVA SE JUNTA NESTA DECLARAÇÃO PARA SE POSICIONAR CONTRA A LEGISLAÇÃO ANTI-LGBTQ E PARA DEFENDER A IGUALDADE.

A música tem sido usada há muito tempo como uma forma de defesa e auto-expressão, para inspirar mudanças sociais. Desde o Movimento dos Direitos Civis até os dias atuais, a música uniu e inspirou as pessoas a agirem.

Como músicos e artistas, acreditamos firmemente que todas as pessoas devem ser bem-vindas e celebradas em suas verdadeiras, autênticas personalidades.

Agora, mais do que nunca, é vital defender os direitos LGBTQ. Mais de 30 estados em todo o país introduziram legislação voltada contra jovens trans e pelo menos 5 estados transformaram a legislação em lei, retirando o acesso aos cuidados de saúde de afirmação de gênero e proibindo-os de participar de esportes. Jovens transgêneros e não-conformistas já estão sujeitos a assédio e bullying, e experimentam as taxas mais altas de rejeição familiar, falta de moradia e problemas de saúde mental. Essas leis e legislações discriminatórias enviam uma mensagem aos jovens trans dizendo-lhes que não são bem-vindos em suas próprias comunidades.

TIRAR DIREITOS HUMANOS BÁSICOS É DESUMANO - TODAS AS JUVENTUDES, ESPECIALMENTE A JUVENTUDE TRANS DEVERIAM SER PROTEGIDAS E TER OPORTUNIDADES DE SUCEDER.

Este ano, o Congresso reintroduziu o HR 5, conhecido como Lei da Igualdade [Equality Act]. A Lei da Igualdade alteraria a Lei dos Direitos Civis de 1964 [Civil Rights Act] para prevenir explicitamente a discriminação com base na orientação sexual e identidade de gênero - ela protegeria os jovens trans e a comunidade LGBTQ da discriminação no emprego, habitação, educação, programas financiados pelo governo federal e muito mais. Também expandiria as proteções para mulheres, pessoas de cor e pessoas de fé. Da forma como está hoje, 52% da comunidade LGBTQ vive em estados sem proteção explícita contra a discriminação.

COMO ARTISTAS, NOS COMPROMETEMOS A FAZER TUDO AO NOSSO ALCANCE PARA GARANTIR QUE NOSSOS FÃS, EQUIPE E COLEGAS ARTISTAS SE SINTAM SEGUROS E BEM-VINDOS AONDE QUER QUE VÃO.

Acreditamos que a aprovação da Lei da Igualdade é uma parte essencial na proteção dos jovens trans e de todas as pessoas LGBTQ, fornecendo proteção total às comunidades mais marginalizadas contra a discriminação. E acreditamos que cada um de nós precisa fazer a sua parte para que isso aconteça. Portanto, em 24 de junho, daremos início à semana de ação nacional da Lei da Igualdade com um evento de transmissão ao vivo aberto a todos! Junte-se a nós e aos nossos artistas em uma noite extraordinária de ação para apoiar os direitos LGBTQ.

ASSINADO,

O texto original em inglês você pode ler aqui

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram

Tradução por Klara Gomes

Revisão por Eliza Pildervasser