Certamente um dos elementos mais cativantes do próximo filme estrelado por Lady Gaga, “House of Gucci (Casa Gucci), são as roupas utilizadas pela artista no longa-metragem, no qual Gaga estará no papel principal de Patrizia Reggiani.

Para falar sobre o assunto, a figurinista principal do filme, Janty Yates, foi entrevistada para o mais recente episódio Good Morning Vogue, da renomada revista de moda.

A estilista responsável pelos looks de Casa Gucci voltou a falar sobre o tema em episódio lançado no Instagram dedicado à moda do The New York Times, com a apresentadora Elizabeth Paton.

No episódio, Yates comentou sobre o processo de criação dos figurinos, o envolvimento de Gaga na escolha das roupas e alguns de seus momentos favoritos da cantora no filme.

Confira algumas das falas da estilista:

Janty Yates sobre vestir a “House Of Gucci”

Lady Gaga como Patrizia Reggiani e Vincent Riotta como Fernando Reggiani em “House of Gucci.”

Quanto tempo levou para preparar e produzir os figurinos para esse filme?

Nós iniciamos com seis semanas de pesquisa e desenvolvimento durante o isolamento social e então a produção em Setembro, antes dos seis meses passados em Roma gravando e fazendo o filme no começo desse ano. O filme passa por um período de 20 anos onde a moda mudou dramaticamente – de 1975 a 1995 – então precisamos ter uma variedade real nos figurinos, além do mais, tudo tinha que ser feito para a L.G. [O apelido que a Srª. Yates deu à Lady Gaga], Adam Driver e outros atores como Jared Leto. Naturalmente eu me concentrei nas estrelas, mas era um elenco de mais ou menos 80 pessoas no total, e eu também aluguei todos os figurinos para as multidões e figurantes. Eu fui completamente responsável por tudo isso. A bola estava comigo .

Você teve que acessar o arquivo da Gucci em Florença?

Sim, em outubro do ano passado, o que foi maravilhoso. Nós pegamos várias roupas e fizemos elas serem enviadas à Los Angeles para tirarmos as medidas pelo Zoom com L.G. enquanto estávamos na Europa. Várias das peças couberam nela como uma luva. Dois destaques foram um estupendo terninho coberto pelo logotipo da Gucci, e também uma blusa com o logotipo da Gucci e uma saia de couro marrom, que ela usa no filme quando a personagem dela, Patrizia Reggiani, está no jogo de sua filha e recebe os papeis do divórcio.

Mas nós pesquisamos looks de todo lugar e em todos os lugares. Nós também usamos os maiores revendedores de peças vintage e achamos itens e acessórios no eBay e na Etsy. Nós entramos no arquivo pessoal de moda da própria L.G., recebemos doações de casas de moda como Alaïa e Valentino e também tivemos um alfaiate com cinco costureiras à espera para fazer looks para a L.G.

Nos diga um pouco mais sobre o estilo da mulher interpretada por Gaga?

Nós não queríamos que ela fosse um tipo Joan Collins de “Dynasty” – o que estávamos buscando era mais no estilo de Gina Lollobrigida. Sabendo da inclinação de L.G. pelos extremos, eu estava um pouco nervosa no começo. Mas L.G. disse que o que realmente queria era se vestir como a sua mãe italiana se vestia nesta época, então tomamos isso como um ponto inicial. As joias foram muito importantes, por exemplo: nós usamos dois colares em camada aqui, quatro braceletes ali, nós usamos toneladas de acessórios.

L.G. teve 54 dias de gravações com 54 looks diferentes. E nós não repetimos um só item, nem mesmo um brinco

O quão envolvida no processo esteve a Lady Gaga?

Extremamente envolvida, até porque ela é praticamente um manequim e fica maravilhosa em tudo. Ela estava altamente focada em como a sua personagem poderia parecer em um momento particular, e tinha opiniões bem fortes em aspectos como cabelo e maquiagem. Eu criava as seleções iniciais, e ela selecionava a partir delas.

E é claro, os paparazzi estavam lá toda manhã, à postos para cada gravação. Eles sabiam o que ela estaria usando para certa cena, na maior parte das vezes, antes mesmos que nós colocássemos o filme nas câmeras. Mas as pessoas estão muito animadas sobre esse filme, e no fim, nós decidimos que isso não era algo ruim.

E sobre o guarda-roupa do Sr. Driver? Bem, quase tudo que o Adam vestiu precisou ser confeccionado. Seus ternos, camisas, blazers, calças, casacos de cashmere com golas de veludo. Inicialmente nós tivemos algumas peças feitas por um alfaiate maravilhoso em Savile Row, que agora mora em Nova Iorque, e que eu usei antes para vestir o Denzel Washington no filme “American Gangster” [“O Gangster” no Brasil]. Mas infelizmente, ele ficou doente no meio do processo, e foi quando a marca masculina Italiana Zegna entrou no processo.

Então quantos figurinos foram produzidos no total?

Bem, nós provavelmente fizemos entre 75 e 100 para a L.G. Então eu tive algo como 50 ternos, jaquetas e casacos preparados. Eu sei que eu fiz 45 camisas para o Adam porque usamos dublês, então mais umas 15 ou 16. O que dá 75 camisas. Al Pacino recebeu 14 ternos. E então a Zegna chegou e fez mais trajes. Oito ou 10 ternos foram criados para o Jared Leto – infelizmente não chegamos a usar todos. Então duas ou três roupas para a mãe da noiva. Meu deus, eu não sei. Provavelmente 300, algo assim juntando tudo. Atualmente, eles estão todos alojados num deposito fora de Roma.

Você tem um look favorito?

Eu acho que o meu favorito foi o vestido de casamento porque foi um trabalho feito com tanto amor. Toda aquela renda foi aplicada à mão pelo meu cortador, Dominic Young. Nós ficamos um pouco receosos porque a L.G. disse, “Bem, nós não devíamos ter o vestido original como uma opção também?”, então isso foi feito. Porém nós olhamos ele de dia e faltava algo. Mas sinceramente, eu amei tudo o que fizemos para esse filme. Foi uma grande alegria fazer parte dele.

Fonte

Casa Gucci será lançado em dois (2) meses, com data marcada para o dia 25 de novembro aqui no Brasil, e terá Lady Gaga no papel principal, como Patrizia Reggiani, juntamente de Adam Driver, que dará vida a Maurizio Gucci.

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, e Twitter.

Tradução por DavidLuis198