O álbum

Data de lançamento: 21 de outubro de 2016
Posição máxima na Billboard 200: #1.
Produtores: Lady Gaga, Mark Ronson, BloopPop, Kevin Parker (do Tame Impala), Josh Homme, Beck, Giorgio Moroder e outros.

Joanne é o quinto álbum solo de estúdio de Lady Gaga, lançado dia 21 de outubro de 2016 e marca a volta da cantora após três anos sem lançamento de álbum solo.

O título do álbum, Joanne, foi revelado dia 15 de setembro de 2016, sendo uma homenagem a sua tia, que faleceu quando era jovem, vítima de lúpus. Gaga nunca chegou a conhecê-la, mas sempre diz sentir uma conexão muito forte com ela.

Antes de realizar cada show feito em sua carreira, desde o início, Gaga e sua equipe oram de mãos dadas e no final da oração, gritam "JOANNE!".

"Para mim, Joanne, nos termos mais simples, são as histórias clássicas de nossas vidas que nos ajudam a voltar para quem realmente somos, não importa o quão perdido estamos. Você sempre pode voltar para uma perda, ou sofrer uma perda recente, ou uma luta desafiadora em sua vida familiar ou sua infância. E quando você volta para aquele lugar, de alguma forma isso te leva de volta para onde você estava no começo. E para mim, é disso que esse álbum fala. Porque depois do The Fame Monster e dos álbuns seguintes, eu sentia que uma parte de mim estava se conectando num nível pessoal com o público e parte de mim estava se conectando num nível totalmente novo, um que eu desejava estabelecer com eles, uma espécie de nível fantástico e mágico. E agora, eu quero mais dessa conexão”. - Lady Gaga em entrevista concedida na edição de setembro da V Magazine em 2017.

No encarte do álbum The Fame (2008), a cantora escreveu um poema para sua tia Joanne:

UM POEMA PARA JOANNE

Por todas as palavras que você não pôde falar
eu prometo que as farei minhas,

Quem você queria casar, J,
Eu prometo que vou acha-lo

E quando o seu irmão procurar por mim
Eu prometo que irei,

Porque quando eu sinto que vou quebrar o seu coração,
isso torna o meu mais forte."

De acordo com Gaga, o álbum começou a ser escrito seis meses após o fim de sua última turnê, artRAVE. Gaga disse em entrevistas que Joanne é um álbum muito pessoal, o que se confirmou após seu lançamento.

"Joanne é Lady Gaga se você apagar toda a fama" - Lady Gaga em sua bio no Twitter, em 2016.

Desde antes do início da era, Lady Gaga já vinha dando indícios de como a mesma seria, tanto através de declarações em entrevistas ou até mesmo seu visual. Em geral, na era Joanne, Lady Gaga se despiu de todos os adereços no qual é conhecida a sua excentricidade. Em comparação com seus álbuns anteriores, Joanne é o mais clean e pessoal.

"Todas as músicas nesse álbum novo são completamente autobiográficas, eu me relaciono profundamente com todas elas", Lady Gaga em entrevista ao Elvis Duran.

"É sobre mim como a filha do meu pai e como a filha da minha mãe. Como a garota da cidade que está entrando em um novo território", Lady Gaga em entrevista a Beats1.

Após o lançamento do primeiro single, Perfect Illusion, e inúmeras entrevistas de rádio, o álbum começou a ser oficialmente promovido. A primeira performance de Perfect Illusion aconteceu de surpresa, no Moth Club, em Londres, no dia 09 de setembro de 2016 - mesmo dia de lançamento do single.

Capa

A capa do álbum - primeira imagem desta postagem - foi divulgada no mesmo dia do seu título - 15 de setembro de 2016 -, através das redes sociais da cantora.

Nela, Gaga usa um chapéu em tom rosa pastel da grife Gladys Tamez Millinery, intitulado Lady Joanne pela designer que o confeccionou e que possui forte inspiração nos anos 70. A capa de Joanne é bastante simples e minimalista comparada aos seus predecessores, ARTPOP e Born This Way.

Tracklist

Lady Gaga revelou a tracklist do álbum Joanne no dia 23 de setembro, através de sua conta no Instagram:

TRACKLIST - VERSÃO NORMAL

Diamond Heart
A-YO
Joanne
John Wayne
Dancin' In Circles
Perfect Illusion
Million Reasons
Sinner's Prayer
Come To Mama
Hey Girl
(feat. Florence Welch)
Angel Down

TRACKLIST - VERSÃO DELUXE

Diamond Heart
A-YO
Joanne
John Wayne
Dancin' In Circles
Perfect Illusion
Million Reasons
Sinner's Prayer
Come To Mama
Hey Girl
(feat. Florence Welch)
Angel Down
Grigio Girls
Just Another Day
Angel Down
(work tape)


TRACKLIST - VERSÃO JAPONESA

Diamond Heart
A-YO
Joanne
John Wayne
Dancin' In Circles
Perfect Illusion
Million Reasons
Sinner's Prayer
Come To Mama
Hey Girl
(feat. Florence Welch)
Angel Down
Grigio Girls
Just Another Day
Angel Down
(work tape)
Million Reasons (work tape)

Singles

Perfect Illusion

O primeiro single do álbum Joanne é Perfect Illusion, lançado dia 9 de setembro. Foi anunciado na manhã do dia 17 de agosto de 2016, através do Instagram oficial da cantora, pegando todos os fãs de surpresa.

A canção tem produção de Lady Gaga, Mark Ronson, BloodPop e Kevin Parker (do Tame Impala).

A música alcançou o topo de 66 países nas primeiras 24 horas no iTunes.

O videoclipe de Perfect Illusion foi lançado dia 20 de setembro de 2016 e teve co-direção de Ruth Hogben e Andrea Gelardin.

A-YO

A canção A-YO estava planejada para ser o segundo single do álbum, sendo substituída por Million Reasons devido a popularidade desta.

Million Reasons

A canção Million Reasons é o segundo single do quinto álbum da cantora e foi lançada em 5 de outubro de 2016. A música conta com o backing vocal de Hillary Lindsey, que também foi uma das produtoras e compositoras da canção.

O single foi o maior sucesso comercial de Joanne, alcançando a #4 posição no Billboard Hot 100 e permanecendo por 20 semanas no chart.

O videoclipe de Million Reasons conta com Lady Gaga, Ryan Hunter Phillips e Brandon Maxwell na sua direção e é uma continuação do videoclipe de Perfect Illusion.

John Wayne

Embora não tenha sido um single da era Joanne, John Wayne ganhou um videoclipe e marcou o capítulo final da trilogia dos vídeos lançados por Lady Gaga nesta era.

O videoclipe foi lançado dia 8 de fevereiro, alguns dias depois do Super Bowl, com exclusividade na Apple Music.

Divulgação

Dive Bar Tour

Para divulgar o álbum Joanne, Lady Gaga, em parceria com a empresa de bebidas Bud Light, lançaram uma turnê intimista com três datas em bares dos Estados Unidos. As cidades escolhidas foram Nashville (5 de outubro), Nova Iorque (20 de outubro) e Los Angeles (27 de outubro). Haveria uma última data em Las Vegas, mas foi cancelada por conta dos ensaios para a Joanne World Tour.

Em cada show nesses bares, Lady Gaga acrescentava uma música nova do álbum Joanne na setlist, que foi o único presente em todas as apresentações.

Os shows foram transmitidos ao vivo para o público através das páginas no Facebook tanto de Lady Gaga quando da Bud Light.

Logo no primeiro show, pudemos ouvir pela primeira vez a música Sinner's Prayer e, ao vivo, Million Reasons que posteriormente ocupou o lugar de segundo single oficial da era Joanne.

"Eu simplesmente gosto de tocar nos bares, e eu tenho que te dizer: o tempo todo, penso em como eu comecei na minha carreira, e eu só estava tocando nos bares no centro de Nova Iorque - e você sente falta disso, sabe? É uma conexão maravilhosa e íntima que você consegue fazer com o público, e é tudo, sabe, com amizade e amor e união. É incrível", disse Lady Gaga para a Billboard.

Outras apresentações

No dia 22 de outubro de 2016, a cantora cantou A-YO e Million Reasons no "Saturday Night Live". No dia 25 de outubro, apresentou A-YO no "Late Late Show With James Corden", além de participar do quadro "Carpool Karaoke" - episódio que ganhou um Emmy.

No American Music Awards 2016, Lady Gaga fez uma intimista performance de Million Reasons.

E, durante a véspera do dia final das eleições americanas para a campanha presidencial de Hillary Clinton, cantou Come to Mama e Angel Down, utilizando um look clássico de Michael Jackson.

Em novembro de 2016, a cantora apresentou-se no desfile da grife Victoria's Secret Fashion Show, ocasião na qual cantou quatro músicas de Joanne.

A cantora também fez uma performance de seu single, Million Reasons, no Royal Variety Show 2016, na Inglaterra.

Após desistência de Beyoncé devido à sua gravidez, foi anunciado que Gaga seria a headline do Coachella 2017. A apresentação contou com uma ampla setlist com canções de todas suas eras, além de seus principais singles e a música que estava mantendo em segredo, The Cure.

No Grammy Awards de 2018, Lady Gaga apresentou Joanne e Million Reasons ao lado de Mark Ronson em uma emocionante performance que contou apenas com voz, piano e violão. Na edição do evento em questão, duas músicas do quinto álbum da cantora foram indicadas - ambas não saíram vitoriosas.

No dia 5 de fevereiro foi anunciada a Joanne World Tour, que começou no Canadá no dia 1 de agosto de 2017 sendo interrompida em 1º de fevereiro na Inglaterra, devido às dores causadas pela fibromialgia, doença crônica que acomete a cantora.

Super Bowl

No final de 2016 começaram a rolar alguns rumores de que Lady Gaga havia sido sondada para fazer o intervalo da 51ª edição do Super Bowl e que estaria em negociação com a NFL (National Football League). Em setembro do mesmo ano, Lady Gaga confirmou pelas suas redes sociais que sim, ela faria a apresentação no Super Bowl de 2017, que aconteceria no próximo dia 5 de fevereiro em Houston, Texas.

Lady Gaga foi a primeira artista em sete anos a apresentar-se sozinha no evento. A sua performance no evento bateu o recorde do Super Bowl mais assistido da história. Ela cantou os seus grandes hits e celebrou sua carreira inteira. No dia seguinte, a turnê Joanne World Tour foi anunciada com datas em vários países, inclusive no Brasil.

Documentário Gaga: Five Foot Two

Em setembro de 2017, Lady Gaga lançou o documentário Gaga: Five Foot Two pela Netflix. O filme é dirigido por Chris Moukarbel e mostra os bastidores de sua vida durante a produção do álbum Joanne, filmagens de American Horror Story: Roanoke e sua preparação para o Super Bowl. Foi neste documentário que Lady Gaga revelou sofrer de fibromialgia.

O documentário Gaga: Five Foot Two ganhou o prêmio de Melhor Filme no NME Awards, Melhor Edição e Melhor Música (Filme & Vídeo) no Webby Awards e Melhor Documentário no MTV Movie & TV Awards

Joanne World Tour

Anunciada após a apresentação de Lady Gaga no intervalo do Super Bowl 2017, a quinta turnê da cantora, Joanne World Tour, começou dia 1 de agosto de 2017 em Vancouver, no Canadá.

Lady Gaga falou sobre a tour para o podcast da Billboard, em julho de 2017:

"Vai ser muito divertido e eu estou muito ansiosa, o palco foi desenhado e está sendo feito. Nós estamos construindo a história do show desde o Super Bowl, e estamos começando a definir onde queremos coreografia, que músicas eu gostaria de tocar no piano, e a iluminação é uma coisa grande esse ano. O palco é diferente de tudo que eu já fiz antes", contou.

O palco

O grandioso palco da Joanne World Tour foi feito em colaboração da TAIT Inc. com os designers Robert 'Hydro' Mullin e LeRoy Bennett. A arena da turnê contou o palco principal que poderia configurar-se de diversas maneiras - como plano, cruzado, diagonal, elevado ou formato de escadaria -, dois palcos satélites e três plataformas voadoras que poderiam tanto exibir vídeos quanto servir de pontes.

"A ideia com os palcos era ser capaz de levá-la na sua jornada através das pontes que apareciam e possibilitavam que ela ficasse mais próxima do público. Eu queria que a plateia entrasse na arena e não entendesse o que iria acontecer - você realmente não vê como é o palco completo antes do show começar - o cenário aparece e se desenvolve durante o show. Tudo que você vê é um palco preto plano e três palcos menores no palco da arena. A ideia era levá-la na sua jornada, além de remodelar o local", declarou LeRoy Bennett para a Projection, Lighting and Staging News.

Tracklist

A tracklist montada por Lady Gaga para a turnê teve músicas de todos os seus álbuns.

Diamond Heart
A-YO
Poker Face
Perfect Illusion
John Wayne
Scheiße
Alejandro
Just Dance
LoveGame
Telephone
Applause
Come to Mama
The Edge of Glory
Born This Way
Bloody Mary
Dancin' In Circles
Paparazzi
Angel Down Joanne
Bad Romance
The Cure
Million Reasons

Shows

A turnê passou pela América do Norte e Europa, contabilizando 49 shows no total. O arrecadamento total da turnê foi de 94,9 milhões de dólares.

O show que Lady Gaga faria no Rio de Janeiro, no Rock In Rio, dia 15 de setembro, foi cancelado por conta de dores crônicas sofrida pela cantora causadas por conta da fibromialgia.

Na época, Gaga tweetou pedindo desculpas ao Brasil:

"Brasil, eu estou arrasada por não estar bem o suficiente para ir ao Rock In Rio. Eu faria qualquer coisa por vocês mas eu preciso cuidar do meu corpo agora. Eu peço sua compreensão, e prometo que vou voltar e me apresentar para vocês em breve. Me desculpem, e eu amo muito vocês", postou a cantora em seu Instagram, na véspera de sua apresentação.

Outros 10 shows na Europa foram cancelados devido a sua condição de saúde, fazendo a turnê ser encurtada e terminar antes do previsto.

Experiência de um fã brasileiro num dos shows