Na madrugada de segunda-feira (15), Lady Gaga surpreendeu e encantou a todos em uma inesquecível homenagem ao "Camaleão do Rock", David Bowie, no 58th Grammy Awards, um dos maiores eventos de premiação do meio musical.

David, falecido em janeiro deste ano, é a maior fonte de inspiração e devoção de Gaga, que declarou diversas vezes estar honrada em ser escolhida para prestar-lhe tributo.

A revista Telegraph, do Reino Unido, teceu elogios à apresentação e contou em detalhes a preparação e execução da homenagem emocionante e tecnológica preparada pela Mother Monster, que roubou a cena do Grammy.

Confira a matéria:

'O mundo te ama, David' Lady Gaga fez uma homenagem a David Bowie no Grammy 2016 como só ela poderia; com uma performance de alta moda dos maiores sucessos dele e que quebrou a internet. A cantora começou sua homenagem a Bowie no tapete vermelho, pegando emprestados a sombra azul e cabelo de fogo, marcas registradas que ele fez ficarem famosas, e usando um vestido-casaco com ombreiras por Marc Jacobs, que era uma referência a capa do álbum Aladdin Sane de ambos Ziggy Stardust e Bowie, a qual ela tatuou em seu corpo durante o fim de semana. O design de Marc Jacobs foi feito sob medida para Gaga, mas teve inspiração da coleção Primavera 2016 do próprio designer, que contou fortemente com casacos azuis adornados. Tweet do Marc Jacobs: "O esboço do look de red carpet de Lady Gaga customizado por Marc Jacobs para o Grammy 2016". Gaga postou um vídeo no Instagram dela mesma com lágrimas nos olhos enquanto ganhava sua maquiagem de Bowie antes do Grammy Awards 2016. Mas foi seu tributo musical ao cara mais importante que deixou o público emocionado. Gaga passou por 10 hits do ícone que eram dos anos 70 e início dos anos 80, incluindo Space Oddity, Changes, Fame, Let's Dance e Heroes. Ela conseguiu capturar os sons altamente variados e definidores de uma era que Bowie continuou produzindo até sua morte mês passado. A performance de Gaga foi um híbrido de sua própria marca cenográfica — os movimentos de dança com o 'Paws up' dos Little Monsters e expressões faciais com olhos arregalados — e aquilo que Bowie fez ser sua característica. Embora ela tenha permitido que a verdadeira força de seus vocais brilhassem no encerramento de Heroes, ela passou o resto de seu show imitando o sotaque britânico da falecida estrela, que fez parecer o tom da voz de Bowie em Space Oddity, Suffragette City, Fashion e Rebel Rebel.

O palco estava cheio de dançarinos e músicos ajudando Gaga a passar de forma perfeita, mesmo que caoticamente, por 10 hits em seis minutos. Nile Rodgers do Chic juntou-se à Gaga para tocar os riffs agudos da guitarra que são imediatamente reconhecíveis em Let's Dance. Rodgers havia dirigido a performance "multi-sensorial" e ficou por perto enquanto atingia o auge em Heroes, talvez a canção de Bowie que maior reflete o sentimento por trás da arte de Gaga. Gaga disse que homenagear Bowie seria provavelmente a coisa mais desafiadora que ela fez na carreira porque ele a influenciou muito e ajudou a formar sua identidade. "Quando eu tinha 19 anos, comecei a viver minha vida como ele. Comecei a consumir arte, moda, história da arte e uma combinação dessas coisas, técnica de performance... E eu só andava com pessoas que eram artistas e era assim que ele era e eu aprendi isso dele", disse ela. "O que eu estou tentando dizer é que há pessoas que amam David Bowie, e há os fãs de David Bowie, e há as crianças de Bowie, que vivem como ele... E eu não posso expressar pra você, eu não sei quem eu seria se eu não tivesse [ele como] uma figura na minha vida. Eu não sei qual seria minha identidade." Isso sendo Lady Gaga homenageando um dos maiores inovadores da moda do mundo da música, ela dispôs de algumas épicas trocas de roupa, cortesia de Marc Jacobs, junto com a música. O designer de Nova York criou um traje incrustado em branca que não teria parecido deslocado em um vídeo de Bowie e a maquiadora de Gaga, Sarah Nicole Tanno, utilizou produtos da Sephora para recriar o raio que Bowie tornou seu sinônimo. O visual foi pensado. Gaga fez seu estilista, Brandon Maxwell, voar para Los Angeles apenas um dia antes de seu show na Semana de Moda de Nova York e fotos no Instagram mostram ele ajustando a roupa dela enquanto ela praticava sua homenagem a Bowie nos bastidores antes de caminhar no tapete vermelho. Gaga e Bowie - dois profissionais até o fim.

Fonte

Tradução por Adrielle Machado

Revisão por Marcos Vinícius