Nos Estados Unidos, a lei permite que os cidadãos tenham direito ao porte de arma para proteção dos mesmos. Para muitas pessoas, isso facilita a violência e ataques, como o ocorrido em Orlando.
Dentre os que acreditam nessa afirmação, está Lady Gaga que já se declarou contra a lei do porte de armas e agora assinou uma carta aberta para que o Congresso norte-americano possa dificultar o acesso, devido ao crescimento da violência.
A campanha Stop Gun Violence Now (Parem Agora a Violência por Armas), foi assinada pela popstar e ativista, e também por artistas como Katy Perry, Kesha, Christina Aguilera, Barbra Streisand, Tony Bennett, Sia, entre outros.
"A música tem celebrado a comunidade desde sempre, nas pistas de dança ou nas casas de show. Mas nessa vida, afirmando o que sabemos, como em tantas outras experiências diárias, ir à escola, igreja ou ao trabalho, tem sido ameaçador por conta da violência através das armas nesse país.
A única coisa que se conecta à recente tragédia, em Orlando, é a facilidade para pessoas perigosas terem uma arma em suas mãos.
Nós chamamos o Congresso para fazer mais, para prevenir a violência por armas que matam mais de 90 americanos todos os dias e ferem centenas. Inclui-se: verificação de antecedentes criminais por cada arma vendida, e impedir que suspeitos de terrorismo comprem armas.
A Billboard e os que assinam essa carta imploram a vocês - pessoas eleitas para nos representar - para fechar as brechas mortais que colocam a vida de tantos fãs de música, e de todos nós, em risco."
A carta é encerrada com a assinatura de todos os artistas envolvidos na causa.
Revisão por Kathy Vanessa