Lady Gaga se apresentou no show do intervalo do Super Bowl 51 no início de fevereiro deste ano. Além da apresentação de seus grandes hits, Gaga contou com uma estrutura grandiosa e tecnológica.

Pensando nisso, o site Et Now, especialista em tecnologia, montou uma matéria revelando detalhes de grande parte da estrutura que foi utilizada pela Mother Monster em Houston, Texas.

Abaixo, você confere a matéria traduzida:

"Dia 5 de Fevereiro em Houston, Texas foi o anfitrião do Super Bowl LI da NFL, disputado entre os Patriots e o Atlanta Falcons no NRG Stadium. Entretendo a multidão no esperado show de intervalo da Pepsi Zero Sugar estava Lady Gaga, cuja performance de alto calibre ganhou o respeito de milhões em um show espetacular de 13 minutos que foi visto por mais de 115 milhões de pessoas no mundo todo. O show foi outra colaboração dos designers Bruce Rodgers da Tribe Inc. e LeRoy Bennett do Seven Design Works, e o designer de iluminação Bob Barnhart do 22 Degrees.

Ayrton estava, mais uma vez, orgulhoso de ser parte desse show com 81 novos equipamentos do MagicDot-XT, 40 do MagicPanel-FX e um CosmoPix-R escolhido para decorar os maiores elementos cênicos do design de iluminação de Barnhart. Bennett e Rodgers tinham uma mensagem para transmitir através do design deles e, com o mundo assistindo, ajudou Lady Gaga a restaurar um senso de união e entregar uma performance que fosse tanto inspiradora quando determinada.

O simbolismo era abundante dentre os elementos cênicos, com semi-estrelas - que ainda brilhavam - ao redor do palco principal, duas torres altas como plano de fundo e um palco de piano em forma de um planeta iluminado, com um coração batendo em seu centro e feixes de luz ondulados alcançando a audiência. Com a justaposição de “This Land is your Land” de Woody Guthrie e “God Bless America” de Irving Berlin no topo do estádio em um plano de fundo de drones iluminados desenhando a bandeira americana no céu, a mensagem de humanidade estava clara para qualquer um que queria ver.

Estruturas do palco e cenário utilizados por Lady Gaga em sua apresentação no show do intervalo do Super Bowl 51
(Photos by ABCNews; Et Now and Getty Images)

“Nós apresentamos o design para Gaga, que tinha grandes ideias também, e ela gostou”, disse Bennett. “Ela é um dos poucos artistas que, uma vez que você os mostra uma ideia, a compreende e a possui”. A partir disso, Gaga decidiu seu setlist e o que fazer com cada número em diferentes partes do palco, e então trabalhou duro para garantir que cada aspecto da sua performance fosse perfeito, desde seu mergulho do teto do estádio, a 27 metros no ar, até pegar a bola enquanto pulava para fora do palco no final. “Ela trabalhou duro e nós queríamos garantir que nosso design combinasse com o nível dela de compromisso. Ela é tudo isso mesmo, usando todo o seu talento. Ela é uma ótima entertainer, mas mais que isso, um incrível ser humano - honesta, transparente, aconchegante e sincera, e nós queríamos mostrar isso também.

“Bennett escolheu não usar vídeo no show para que algo diferente tocasse a atenção na performance de Gaga. “Eu queria algo mais cru, que dissesse algo sobre Gaga. Então Bruce e eu viemos com a mesma ideia inspiracional - um palco estilo tabuleiro de damas com os riscos iluminados e emanando fumaça para adicionar outra dimensão do que seria tradicionalmente uma superfície plana.” Ladeado por estrelas caídas, o palco era composto por duas torres altas as quais possuíam iluminação cênica assim como uma aparição, em algum momento, em chamas. Cada torre era equipada com 20 de novos MagicPanel-FX de Ayrton, e pontos adicionais de equipamentos, colocados na fachada em um layout aleatório para ajudar com a aparência de toda a produção de design. As unidades MagicPanel-FX eram localizadas na base das torres e usadas para iluminar as torres.

Estrutura que foi acoplada ao palco com luzes.
(Photo by Et Now)

“Eu gosto do MagicPanel por causa das capacidades de brilho e zoom”, diz Barnhart. “Eu também queria fazer um contraste do ponto de equipamento que iria compartilhar o mesmo imóvel. O contraste na aparência do MagicPanel-FX, com o que pode fazer me deu uma ótima ferramenta de opções.” À parte das capacidades e movimento dos holofotes, Barnhart fez uso dos macros internos do MagicPanel-FX para criar gráficos de iluminação, ganhando tempo ao programar no curto período disponível.

Barnhart escolheu outro novo produto Ayrton, o MagicDot-XT, para criar uma segunda peça cênica, uma extravagante função do piano - uma das marcas de Lady Gaga - a qual nesse caso foi o formato de um globo. ‘’A ideia veio da própria Gaga que queria uma esfera que representasse o planeta, com uma variedade de holofotes emitindo luz para fora’’, explica Rodgers. ‘’Nós fizemos o formato com uma série de tubos inclinados agrupados com um conjunto de equipamentos MagicDot-XT especificados por Bob. Esse formato se mistura em uma grande escadaria e a combinação toda foi montada em um carrinho emoldurado para andar no campo’’. O globo, como as torres, foi fabricado por All Access Staging & Production.

Teclado redondo: uma das marcas de Lady Gaga.
(Photo by Fox TV)

Com o teclado de Gaga conectado no globo, Barnhart programou uma série de ondulações delicadas de luz através dos equipamentos MagicDot-XT, combinados com movimentos lentos e abrangentes para criar um ambiente emotivo durante a música Million Reasons. Um único Ayrton CosmoPix-R, esférico, foi colocado no centro do piano-globo assim como o coração pulsante de dentro, dando outra dimensão e aprofundamento para a estrutura e seu significado. ‘’Ao invés do piano ser um objeto inanimado, ele ganhou personalidade própria com alguma emoção anexada que alcançou o público,’’ diz Bennett, que também elogiou a equipe de coreografia de fãs da Gaga que carregaram as tochas de Glow Motion pelo campo para se conectar com a multidão. ‘’Foi o mais próximo que chegamos de um vídeo, mas sem a frieza que vem com o LED. A ideia era trazer um lado mais humanístico, orgânico, e trazer isso para a Terra.’’

Os novos equipamentos Ayrton atraíram a atenção de Bennett através da Morpheus Lights, o distribuidor exclusivo da Ayrton nos EUA, que trouxe uma demo privada do MagicDot-XT e o MagicPanel-FX para Bennett no início de Novembro. Ele imediatamente os destinou para o show de intervalo de Lady Gaga, e as unidades da demo foram entregues para Barnhart e o time cênico algumas semanas depois. Depois de ver suas capacidades, Barnhart escolheu o MagicPanel-FX e o MagicDot-XT especificamente para as peças cênicas da torre e o piano-globo. Eles foram fornecidos por PRG, o contratante de longa data de iluminação do evento.

Lady Gaga finalizando seu halftime show.
(Photo by Getty Images)

‘’Eu amo os produtos Ayrton: eles são extremamente inovadores, confiáveis, e sempre estão no topo da lista de coisas que eu coloco nos meus designs’’, diz Bennett. ‘’Bob fez um trabalho excelente colocando tudo junto, e eu estou feliz de dizer que todos eles se comportaram bem na noite.’’

A produção completa foi tão hábil e lindamente executada quanto a lendária pegada de bola da Gaga no final."


Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Tradução por Vanessa Braz de Queiroz

Revisão por Vinícius de Souza