A TAIT Towers, empresa responsável pela criação do palco da Joanne World Tour, nova turnê de Lady Gaga, publicou informações exclusivas sobre o funcionamento do palco e da tecnologia usada nele.

Abaixo, leia na íntegra:

"A estética maravilhosa da Joanne World Tour, de Lady Gaga, deu a muitas pessoas arrepios quando o set e o palco, construído pela TAIT, dominavam a arena inteira. O layout consistiu de um palco principal bem dinâmico e cinético, três pontes flutuantes que também funcionavam como projeções, dois palcos satélites e um segundo palco integrado de LED.

É de cair o queixo o enorme palco principal de 25 metros de largura, moldado com três plataformas automatizadas, usadas para apoiar adereços cênicos e equipamentos de palco, em adição de cinco plataformas onduladas rodeadas de painéis de LED. As plataformas transformam o palco em diferentes aspectos durante todo o show.

Três das cinco plataformas onduladas possuem 5 metros de largura e ficam uma do lado da outra no palco. Em paralelo a elas, existem duas outras plataformas de 15 metros. Quando se movem juntas, todas elas aparecem como uma plataforma enorme que se transforma em cinco configurações diferentes: plano, elevado, cruzamento, diagonal e escadaria. A plataforma também se move independentemente do maior, formando movimentos diferentes: plano, elevado, escadaria e zig zag.

"De primeira, o palco da Gaga parecia como a plataforma estática de sempre. Mas depois, duas peças menores se levantaram para formar duas plataformas adicionais. Depois disso, o palco se transformou em todo tipo de configuração louca: degraus, diagonais, e um lugar para aterrissar uma ponte que desceu do teto. Sim, há uma ponte que estava ocupada sendo um monitor de vídeo e casulo de cores quando não estava sendo usada como uma passarela para passar de um palco para o outro. O suficiente para dizer: o palco do show é impressionante". Carly Mallembaum, USA TODAY.

TAIT desenhou e manufaturou três casulos de luz infláveis que ficam 18 metros acima da plateia e um painel com projeções de vídeo. Quando não está sendo usado em modo de painel, cada projeção de vídeo desce 15 metros abaixo do casulo de luz e se converte em uma ponte de 15 metros de comprimento, dando a Lady Gaga e seus dançarinos uma passarela para viajar do palco principal aos palcos satélites e ao multidimensional palco de LED do outro lado da arena.

Adicionalmente, TAIT customizou o piano recortado em formato de coração para combinar com o palco secundário de estética em neon, eles o decoraram com 44 lasers que possuem feixes de luz de cores vibrantes e refletem toda a arena, com cada som de tecla que ela toca. A concha do piano é construída de acrílico de 3 centímetros, além de uma mistura de espelho e um painel dicroico e policarbonato, o que amplia seu show cintilante de laser.

TAIT Navigator, proprietário do software de automação, foi responsável por incitar e operar todo o palco e elementos flutuantes que foram oferecidos pela TAIT".

Esta mesma empresa já desenvolveu palco para outros grandes artistas, como: The Rolling Stones, Beyoncé, Taylor Swift e Madonna.

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Tradução por Vanessa Braz de Queiroz

Revisão por Kathy Vanessa

Imagens: Reprodução/divulgação