Há 4 anos, dia 19 de setembro de 2014, o álbum colaborativo de Tony Bennett e Lady Gaga era lançado, juntamente com uma proposta artística e musical totalmente diferente do que vinha propondo Gaga em seus trabalhos, álbuns e colaborações até então.
Uma coletânea de standards americanos, além de conquistar um Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional, "Cheek to Cheek" estreou em #1 na Billboard 200 nos Estados Unidos, com cerca de 131.000 cópias vendidas em sua semana de lançamento. Em sua discografia, Lady Gaga viu o gênero jazz a tornar a primeira artista feminina na década atual a ter três álbuns número um. Além dos Estados Unidos, o álbum também conseguiu o “top dez” na Austrália, Canadá, Reino Unido, Japão e Grécia.
Mesmo sendo um álbum muitas vezes negligenciado pelos fãs, incluindo os brasileiros, por conta de representar um distanciamento de Lady Gaga de seus gêneros musicais tradicionais de atuação (pop, dance e eletrônico), a Era Cheek to Cheek é marcada por representar a grande versatilidade musical da cantora e a conquista de outros públicos, além de proporcionar a seus fãs performances grandiosas e emocionantes e vocais que provam todo o talento e potencial de Gaga.

O antes de Cheek to Cheek
Desde pequena, o gênero jazz sempre se fez presente na vida de Gaga, tanto em seus estudos no campo da prática musical quanto em seus primeiros contatos com grandes nomes do cenário musical norte-americano.
"Eu venho cantando jazz desde que era uma criança e realmente queria mostrar o lado autêntico do gênero" - Lady Gaga.
Gaga conheceu pessoalmente Tony Bennett em 2011, em Nova Iorque, após a regravação do clássico "Orange Colored Sky" durante uma festa da entidade filantrópica Robin Hood Foundation. A música foi regravada pela cantora para o EP A Very Gaga Holiday lançado no mesmo ano. Desde então, já houve o interesse de Bennett em trabalhar com Lady Gaga: a mesma foi convidada por Bennett para gravarem "The Lady is a Tramp", do álbum lançado em 2011 pelo cantor. Já em 2012, Tony Bennett confirmou, para a revista Rolling Stone, que Gaga tinha interesse em gravar junto a ele um álbum de jazz, e que já contava com alguns nomes de compositores conhecidos que participariam de um suposto futuro projeto.
Em janeiro de 2013, Gaga, após sua performance com Bennett no final do baile inaugural da segunda posse presidencial de Barack Obama na presidência dos Estados Unidos, utilizou de sua conta oficial no Twitter para anunciar o álbum de maneira definitiva, postando uma foto junto a Bennett, além de revelar o título do álbum.
Confira o que dizia o tweet:
"E aqui eu e meu querido parceiro, eu simplesmente mal posso esperar para o nosso álbum juntos, ele é meu querido!"
Em setembro do mesmo ano, Tony Bennett explicou que, para a composição do álbum, grandes sucessos do jazz seriam retratados com uma grande banda e grandes artistas em sua parte de composição e rearranjo artístico. Em entrevista ao jornal Chicago Tribune, sua principal intenção de gravar o álbum com Gaga foi introduzir o jazz padrão para um público mais jovem, fora do alcançe que o jazz em seus tempos áureos se propõe a se expandir nos dias atuais, acreditando que as faixas tinham um "apelo universal e de qualidade atemporal".
Foi acertado que o trabalho contaria com músicas solo, paralelamente aos duetos, para cada um dos dois artistas, mesmo que Gaga tenha vindo a público esclarecer que o álbum contaria somente com músicas padrões, isto é, canções com grande história no jazz e importância no cenário musical dentro ou fora dos Estados Unidos. Nesse sentido, as faixas foram escolhidas tanto por Bennett quanto por Gaga, incluindo os sucessos "Anything Goes", "Sophisticated Lady", "Lush Life", a faixa que dá nome ao álbum, "Cheek to Cheek", e dentre outros sucessos.
"Fizemos um álbum de clássicos do jazz, mas com um toque moderno" - Lady Gaga sobre "Cheek to Cheek".
Em entrevista ao jornal francês "La Presse", Tony Bennett afirmou:
"Eu não entendo porque Gaga é uma artista de música contemporânea! Ela canta grandes standards com tanta emoção. O álbum vai surpreender as pessoas com a qualidade da voz dela ao cantar canções de sucesso. Nós cantamos um dueto novamente no álbum, mas também muitas canções separadamente. Com este álbum, eu acho que ela vai se tornar maior do que Elvis Presley! Claro que nós gravamos o álbum em Nova Iorque e, como diz o ditado, "se você pode fazer isso em Nova Iorque, você pode fazer isso em qualquer lugar".
Processo de gravação e lançamento
"Cheek to Cheek" foi lançado pela primeira vez na Austrália e na Alemanha em 19 de setembro de 2014. A capa oficial do álbum foi divulgada por Gaga em agosto de 2014. Sua fotografia e idealização artística ficou sob a supervisão do fotógrafo Steven Klein, além da produção da capa do single "Anything Goes". O visual de Gaga, com sua peruca de volumosos cachos negros na imagem, foi comparado pela jornalista Kirthana Ramisetti à personagem da cantora Cher na comédia romântica americana "Moonstruck", de 1987.

Além da capa, a lista completa de faixas também foi revelada juntamente à imagem oficial do álbum. A edição padronizada é composta por 11 faixas, estando a edição de luxo consistindo em 15 canções. Junto às edições standard e deluxe nos formatos em CD e digital, havia lançamentos exclusivos para o Home Shopping Network (HSN) e a Target. Além disso, a loja virtual da Amazon comercializou uma edição de vinil do álbum. Em outubro de 2014, foi anunciado o lançamento de um box nos meses seguintes que incluiria itens de edição limitada, como fotos pessoais e partituras com o autógrafo do próprio Tony Bennett.
Quanto às composições, de acordo com Gaga, Bennett queria que ela cantasse diferentes músicas. Ela afirmou que ficou nervosa ao longo das gravações com Bennett.
"Eu apenas queria que ele me ouvisse com uma autêntica voz do jazz e que eu estudei isso. Se ele puder ouvir, estou bem. Se ele não puder, eu não tenho uma voz autêntica do jazz" - Lady Gaga.
Também de acordo com Gaga, sua grande inspiração vocal em "Cheek to Cheek" foi a cantora britânica Amy Winehouse, que faleceu em julho de 2011.
"Eu pensei nela em quase todos os dias quando no estúdio. Eu queria que ela ainda estivesse viva. Ela era jazz em sua essência" - Lady Gaga.
As canções foram gravadas com uma banda ao vivo e, durante o processo de gravação, Gaga perguntou se tapetes poderiam ser colocados no chão do estúdio, cogitando uma possível sessão fotográfica no local ou até mesmo uma gravação para uma filmagem que poderia vir a ser divulgada oficialmente.
No álbum, Lady Gaga tem como canções de performance solo os clássicos "Lush Life", "Bang Bang (My Baby Shot Me Down)" e "Ev'ry Time We Say Goodbye", enquanto Bennett canta sozinho as canções "Don't Wait Too Long" e "Sophisticated Lady". Gaga relembra que cantou "Lush Life" no coral de sua escola quando estudante. Entretanto, admite que somente anos depois veio a entender o significado real e a verdadeira interpretação lírica da canção, que trata sobre mágoa e arrependimento.
A canção de abertura do álbum, "Antyhing Goes", foi primeiramente gravada por Bennett para seu álbum colaborativo com Count Basie e sua orquestra, Strike Up the Band, em 1959. Desde muito cedo em contato com o jazz, Gaga conheceu a música com treze anos de idade, a encarando como uma faixa divertida, com um "estilo poderoso e realmente sensual, e é apenas por isso que nos divertimos cantando-a".
Uma das propostas do álbum, além de reviver grandes clássicos do jazz, é os dar outras interpretações líricas. Por exemplo, a versão de "Anything Goes" em "Cheek to Cheek" é interpretada pelo intercalar entre as vozes de Gaga e Bennett. As sílabas são pronunciadas fortemente por Gaga, complementando os vocais e o jazz característico de Bennett. Outro grande exemplo dessa proposta artística é a interpretação de "I Can't Give You Anything But Love", que foi originalmente escrita em 1928 por Jimmy McHugh e Dorothy Fielde para o musical da Broadway "Blackbirds of 1928". A versão de Gaga e Bennet inicia-se ao som de um chimbau e um órgão elétrico. Gaga inclui entre os versos cantados por Bennett tipos de comentários como "puxa, eu gostaria de vê-lo elegante, Tony", e Bennett incluí, aos versos de Gaga, ditos como "pulseiras de diamante não funcionam, não vendem, Gaga".
Em junho de 2014, Gaga deu início à divulgação do disco com diversas aparições públicas com e sem a participação de Bennett. Em seu Instagram, Gaga publicou uma foto em que apresentava sua nova tatuagem, agora um trompete de Miles Davis, anunciando seu envolvimento com o novo álbum. Na legenda da postagem, ela escreveu: "é a hora do jazz, mundo".
Foram diversas as ações para a divulgação do disco, ao longo de todo o ano de 2014. A cantora apresentou-se com Bennett no Festival Internacional de Jazz em Montreal, Canadá, e estrelou um comercial para a companhia varejista H&M, a qual contou com trechos de "I Can't Give You Anything But Love". Na festa promocional da edição de 2014 da conhecida Semana de Moda de Nova Iorque, Gaga se apresentou com "Ev'ry Time We Say Goodbye". Além disso, entre 13 e 14 de setembro de 2014, a rede televisiva HSN transmitiu um especial intitulado "Tony Bennett & Lady Gaga: Cheek to Cheek", apresentando cenas dos bastidores da produção do disco ao grande público, bem como filmagens exclusivas do processo de gravação do álbum colaborativo entre Gaga e Bennett.
Três canções de Cheek to Cheek foram usadas pela ESPN durante os comerciais da competição de tênis Tennis US Open. Além disso, algo ainda mais próximo a seus fãs, Gaga, ao longo da turnê "ArtRave: The Artpop Ball", incluiu na tracklist de algumas apresentações a música "Bang Bang (My Baby Shot Me Down)". Em relação à apresentação em grandes eventos, Lady Gaga e Tony Bennett se apresentaram no Grammy Awards de 2015.
Cheek to Cheek Tour
Estreando nas vésperas do réveillon de 2014, a turnê de "Cheek to Cheek" teve seu primeiro show no Casino Cosmopolitano, em Las Vegas. De acordo com Bennett, Gaga estava cansada de tocar em grandes locais, querendo que a turnê do álbum se desse em locais menores por pelo menos três ou quatro dias, ou por três a seis semanas. Havia as opções das apresentações ao vivo serem feitas em salas de música acústicas e teatros ao ar livre, estando ambos os artistas acostumados a trabalharem com esses ambientes. Quanto aos ingressos, os comentários gerais da imprensa norte-americana eram de que sua demanda foi alta, tendo um preço de entrada acima da média, com datas adicionais sendo programadas no itinerário por conta da enorme procura do público.
Recepção e Desempenho
"Cheek to Cheek" estreou em primeiro lugar na Billboard 200, com 131.000 cópias vendidas em sua semana de estreia, sendo este o terceiro álbum de Gaga a alcançar o #1 na lista em sua estreia, a dando o título de artista feminina na década de 2010 a ter três álbuns em #1. Bennett também fez história com a estreia de "Cheek to Cheek": tornou-se o mais antigo artista a ter um álbum #1 em sua divulgação. A colaboração também liderou as listas de álbuns de gênero jazz e tradicionais.
Até fevereiro de 2018, foram vendidos mais de 760.000 cópias nos Estados Unidos, além de contarem com a certificação ouro da Recording Industry Association of America (RIAA).
A crítica especializada, em geral, aprovou o trabalho feito na colaboração entre Tony Bennett e Lady Gaga. Diversos foram os aspectos positivos levantados pela crítica, incluindo elogios à proposta artística do álbum e seu formato estilístico, retratando clássicos do passado em novos formatos e dinâmicas instrumentais. Nesse sentido, os vocais dos cantores foram elogiados, bem como suas atuações mútuas nas faixas do álbum, ditas como harmoniosas e nada conflitantes, mas convergentes.
Faixas
A versão deluxe do álbum "Cheek to Cheek", com 44 minutos de reprodução, conta com 15 faixas, que se alternam nas vozes de Lady Gaga, Tony Bennett ou ambos.
- "Anything Goes"
- "Cheek to Cheek"
- "Don't Wait Too Long" (solo de Tony Bennett)
- "I Can't Give You Anything But Love"
- "Nature Boy"
- "Goody Goody"
- "Ev'ry Time We Say Goodbye" (solo de Lady Gaga)
- "Firefly"
- "I Won't Dance"
- "They All Laughed"
- "Lush Life" (solo de Lady Gaga)
- "Sophisticated Lady" (solo de Tony Bennett)
- "Let's Face The Music And Dance"
- "But Beautiful"
- "It Don't Mean A Thing (If It Ain't Got That Swing)"
Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.
Revisão por Kathy Vanessa