Sendo o segundo single do álbum Joanne, quinto álbum de estúdio de Lady Gaga, “Million Reasons” foi escrita por Hillary Lindsey, Mark Ronson e a cantora, contando com uma equipe de produção composta por Ronson, Gaga e BloodPop. Representando um dos “carro-chefes” do último trabalho da cantora, a canção surgiu em uma conversa entre Gaga e Lindsey, com as duas refletindo sobre os homens que já influenciaram em grandes proporções a vida de Lady Gaga.
6 de outubro de 2016 é marcado por ser o dia em que "Million Reasons" foi lançada como single promocional do quinto álbum da carreira de Lady Gaga. Entretanto, devido a seu sucesso comercial, a canção passou a ser, na época, juntamente ao lead single "Perfect Illusion", mais um dos singles do álbum Joanne.
Em seu quinto álbum de estúdio, Lady Gaga mostra a seus fãs uma outra faceta pessoal e de seu próprio trabalho dentro da indústria musical. Liricamente, Joanne apresenta faixas com influências dos gêneros soft rock e dance-pop, dando sempre destaque às habilidades vocais da cantora. Por outro lado, o álbum aborda o tema familiar e das emoções da artista, focando principalmente na atmosfera da morte de sua tia, Joanne Stefani Germanotta, tendo profunda influência no álbum.
A faixa é uma música pop com influências do gênero country, assim como outras músicas do álbum Joanne. Sua principal temática é a análise da junção entre desgosto e esperança durante um relacionamento amoroso, fazendo referências, durante o refrão, à religiosidade de Gaga. Com uma mensagem positiva, mesmo que de maneira simplória e, de certo modo, melancólica, comercialmente foi um sucesso: a canção recebeu uma indicação para Melhor Performance Pop na premiação do Grammy de 2018, além de ter alcançado o top 10 das paradas na Eslováquia, Estados Unidos, Venezuela, Hungria e Suíça.
Lançamento e Composição
A faixa “Perfect Illusion” foi lançada em 9 de setembro de 2016 como o primeiro single do álbum Joanne. Após seu lançamento, Lady Gaga anunciou a Dive Bar Tour, uma pequena turnê de shows promocionais de Gaga, em que a mesma se apresentou em três estabelecimentos famosos nos Estados Unidos, cantando os principais sucessos de seu quinto álbum em apresentações fechadas e com número reduzido de pessoas, além de performances simples. Essa série de três shows buscaram, além de representar a aura intimista e pessoal de seu próximo trabalho, a divulgação de Joanne. A campanha foi patrocinada pela Bud Light e estreou em 5 de outubro de 2016. Simultaneamente, uma transmissão ao vivo do evento foi transmitida na página oficial da Bud Light no Facebook. Foi divulgado, em 2 de outubro, que durante o primeiro show da Dive Bar Tour, uma nova música, intitulada "Million Reasons", seria lançada, além de "Perfect Illusion".
Durante a Dive Bar Tour, Gaga recorda que ela e a musicista Hillary Lindsey, sentadas e conversando com um violão e um piano, começaram a conversar sobre os homens em suas vidas, incluindo pais e namorados. Perguntando por que eles lhes dariam milhões de razões para deixá-los, afirmaram que tudo o que elas queriam era terem uma "razão para ficar". Grande parte do sucesso na garantia de um bom country do álbum Joanne se deve a Lindsey, grande colaboradora do disco, a qual, antes de trabalhar com Gaga, teve experiências na produção de canções do gênero. Lindsey lembrou que as experiências e histórias pessoais de Gaga resultaram em muitas ideias para as músicas do álbum.
De acordo com Lindsey, “Million Reasons” foi escolhida para ser uma das faixas de seu trabalho em conjunto em uma de suas conversas com a cantora, cuja composição foi simples, com Gaga usando uma velha máquina de escrever.
Em 6 de outubro de 2016, a canção foi disponibilizada para download digital como single promocional para aqueles que encomendaram Joanne através do iTunes. Entretanto, devido ao seu sucesso comercial, a música foi escolhida para ser o segundo single do álbum. Em 8 de novembro do mesmo ano, foi lançada nas estações de rádio norte-americanas.
Gaga co-escreveu e co-produziu "Million Reasons" ao lado de Mark Ronson, enquanto que Hillary Lindsey e BloodPop auxiliaram na composição e produção, respectivamente. A faixa foi gravada e mixada no Shangri-La e no Gypsy Palace Studios, na Califórnia, e também no Electric Lady Studios, em Nova York, por Joshua Blair, Joe Visciano e Brandon Bost. BloodPop ficou responsável pela instrumentação adicional: inclusão de instrumentos como os teclados, além da faixa de ritmos.
De acordo com Emily Mackay, da NME, "Million Reasons" representa o potencial e sucesso de Lady Gaga ao lidar com baladas tradicionais. Stephen L. Betts, da revista Rolling Stone, caracterizou a faixa como uma música pop com apelo ao gênero country, a comparando à faixa "Daddy Lessons", da cantora Beyoncé.
Musical e tecnicamente sendo analisada, "Million Reasons" está escrita no tom de Dó maior, com seu ritmo girando em torno de 64 batidas por minuto, e é acompanhada por piano e guitarra. Os vocais de Gaga vão do G3 ao E5 na música. Durante o refrão da faixa, Gaga canta "você está me dando um milhão de razões para deixar você ir. Você está me dando um milhão de razões para sair do show".
"Embora a música pareça extremamente carregada de tristeza, confusão e mágoa, sua mensagem principal me parece ser bastante positiva". – Amy Roberts.
Amy Roberts, da revista Bustle, teorizou que, como a maioria das músicas de Joanne, "Million Reasons" tem subtendida em suas letras, principalmente na frase "sair do show", a representação tanto do desgosto romântico quanto da fé religiosa de Gaga.
Vídeoclipe
Dirigido por Ruth Hogben e Andrea Gelardin, também corpo de direção do videoclipe de “Perfect Illusion”, foi lançado em 14 de dezembro de 2016 na MTV, seguido de um lançamento mundial para a Vevo. Sendo a continuação do videoclipe de “Perfect Illusion”, lead single de Joanne, o mesmo se inicia com Lady Gaga deitada no chão do deserto durante o pôr do sol a partir do final do videoclipe que faz sequência. Levada para uma filmagem após ser auxiliada por sua equipe, que a dá suporte após seu acesso de fúria e histeria que é representado pela faixa “Perfect Illusion”, a cantora se prepara para cantar a canção, percebendo uma pequena caixa com um laço sobre a mesa. O vídeo, em seguida, tem suas filmagens sendo intercaladas por diversos flashbacks, representados principalmente com a cantora cantando em um estúdio branco enquanto toca guitarra, sendo resgatada por sua equipe no deserto e sentada, sozinha, rompendo em lágrimas. Ao final do videoclipe, Gaga abre a suposta caixa, revelando seu conteúdo: uma nota dizendo "te amo, sis".
Shannon Carlin, da revista Bustle, exaltou o lado emocional do videoclipe, acrescentando que o mesmo força os fãs da cantora a experimentarem um lado pessoal da mesma ainda não explorado. Carlin faz uma comparação com o vídeo do single "Beautiful", de 2002, da cantora Christina Aguilera, que teve efeitos emocionais semelhantes ao videoclipe de “Million Reasons”.
“Como Aguilera, Gaga está dando uma noção de quem ela é ao mundo, despojando-se de seus primeiros anos e dando aos fãs algo cru”. – Shannon Carlin.
Ian David Monroe, crítico musical, achou o vídeo um "forte contraste" com o de "Perfect Illusion". Ele notou que não retrata uma "narrativa de amor tradicional", focada na equipe de Gaga. Em sua opinião, o mesmo teoriza que, com a revelação de Gaga na época de que sofria de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) em uma carta aberta, as cenas retratadas no videoclipe, principalmente os flashbacks, faziam sentido.
Ainda em sua linha de raciocínio, Monroe afirma que o vídeo de “Perfect Illusion” retratara Gaga em seu início de carreira e em seus desafios no encarar de sua fratura no quadril, enquanto que, com o clipe de "Million Reasons", sua equipe a ajuda em sua recomposição e elaboração de Joanne. Brian Joseph, da revista Spin, considerou o retrato de Gaga no videoclipe como "emocionalmente transparente", acrescentando que o vídeo se alinha com a vulnerabilidade emocional que percorre seu quinto álbum.
Críticas e Primeiras impressões
A Billboard classificou "Million Reasons" no número 35 em sua lista de 100 Melhores Canções Pop de 2016. Além disso, a canção recebeu uma indicação na categoria de Melhor Performance Pop Popular no 60º Grammy Awards. As contribuições de Hillary Lindsey na composição por inteiro do álbum Joanne foram percebidas e aclamadas pela crítica.
Cady Lang, escrevendo para a revista Time, apreciou a qualidade tocante da canção, que a descreveu como devastadora. A Mojica classificou "Million Reasons" no número seis em sua lista das melhores músicas do álbum Joanne, aclamando sua letra, ditas como tocantes.
Os programadores de estações de rádios dos Estados Unidos comentaram que a essência tradicional da faixa era adequada para as plataformas radiofônicas norte-americanas, sendo a música um sucesso dentro desse meio.
Nesse sentido, no Brasil, “Million Reasons” estava presente na trilha sonora na telenovela brasileira “Rock Story”, da Rede Globo.
A qualidade da gravação do videoclipe da canção, assim como elogios a sua esfera pop-country, foi levantada pela crítica. A ideia de um videoclipe melancólico, emocional e intimamente tocante ser a continuação (e contraposição) de um outro extremamente histérico, expansivo e explosivo foi elogiada.
Após o anúncio original como o primeiro single promocional de Joanne, "Million Reasons" entrou em várias paradas. Nos Estados Unidos, estreou no número 76 na Billboard Hot 100, tornando-se a 24ª na carreira de Gaga e a segunda do álbum. Mais tarde, alcançou o número 57 no Hot 100. Sua crescente para ser considerada um grande sucesso da cantora foi auxiliada pelas vendas de 15.000 downloads digitais.
Após a apresentação de Gaga no desfile da Victoria's Secret em 2016, "Million Reasons" alcançou o número 52 na Hot 100. Além disso, após a apresentação de Gaga no intervalo da final do Super Bowl, "Million Reasons" reentrou no Hot 100, ocupando o número quatro, igualando o recorde estabelecido por "Control Myself" de Jennifer Lopez pela maior re-entrada na história dos charts.
"Million Reasons" tornou-se o 14º top 10 de Gaga no país, sendo seu primeiro single a alcançar esse ranking desde "Applause", em 2013. Foi também o quinto número um na parada da Digital Songs desde a canção "Born This Way", que ocupou a primeira posição em 2011. "Million Reasons" estreou na parada da Radio Songs no número 36 com 32 milhões de impressões de audiência. A música também foi certificada como uma canção classe Platinum pela Associação da Indústria Fonográfica da América (RIAA), vendendo 1,1 milhão de cópias digitais nos Estados Unidos, em fevereiro de 2018.
Assista as principais performances ao vivo da canção:
Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.
Revisão por Kathy Vanessa