Em contagem regressiva para o lançamento de Chromatica, que chega na próxima sexta-feira (29), são grandes as expectativas do público para o sexto disco de Lady Gaga. Mas os trabalhos anteriores da cantora já compõem um poderoso legado para a música pop.

Na manhã desta quarta (27), em publicação online, a revista Entertainment Weekly elegeu a melhor música de cada álbum da Mother Mother.

Na matéria, o site não colocou “Cheek To Cheek”, álbum em parceria entre Lady Gaga e Tony Bennett lançado em 2014, e incluiu a trilha sonora do filme Nasce uma Estrela.

Confira a tradução completa:

A melhor música de cada álbum de Lady Gaga

Nosso caso de amor com a música de Lady Gaga tem sido nada além de um romance ruim. Estamos a poucos dias do lançamento do sexto álbum de estúdio de Lady Gaga, Chromatica, que será lançado em 29 de maio. Ela está à beira da glória e, para comemorar essa ocasião importante, lançamos um acalorado debate aqui no EW. Fizemos uma pergunta muito difícil aos funcionários: Qual música é a melhor de todos os álbuns do Lady Gaga? Por ter apenas gravações cover, excluímos Cheek to Cheek, mas optamos por incluir a trilha sonora de A Star Is Born, dado o papel fundamental de Gaga na composição e gravação. Todo mundo tem um milhão de razões por trás de seus favoritos, mas no final, apenas seis poderiam ser a rainha do Baile Monster.

The Fame: Paparazzi

“Just Dance ”e“ Poker Face ”podem ter sido os dois primeiros singles de Lady Gaga, e as faixas que a fizeram uma estrela, mas essa visão distorcida da devoção ao perseguidor foi de longe o favorito da equipe da EW. Enquanto grande parte de The Fame são sólidas faixas de dança que provam que Gaga nasceu para ser uma estrela pop, "Paparazzi" é a faixa que realmente aponta para sua capacidade de interrogar a fama e o amor de maneira atraente e provocativa. Provou que, embora Gaga estivesse sempre disposta a fazer você dançar, ela também não tinha medo de ir além e explorar os caprichos do amor, sexualidade, fama e muito mais em suas composições. Nós somos os maiores fãs dessa música, vamos segui-la até que ela nos ame.

The Fame Monster: Bad Romance

Poderia haver outra escolha? "Telephone" tem a força de um videoclipe icônico, mas a partir do momento em que "Bad Romance" foi lançada, Gaga ra-ra-ah-ah-ah-ah entrou em nossos corações. É uma batida de dança combinada com letras que ultrapassam fronteiras, definindo muito do que o mundo associa a Lady Gaga como artista, enquanto ironicamente também aponta para a vida amorosa de Gaga. Ele ganhou dois Grammys, consagrando-o firmemente como um clássico de todos os tempos da carreira de Gaga. Além disso, a música a firmou em uma sensibilidade surrealista, pulsante e provocadora que ainda define sua arte hoje. Nunca haverá um tempo em que não queremos tanto, esse romance ruim.

Born This Way – You And I

Parece impossível escolher uma faixa deste álbum com suas riquezas, incluindo "Born This Way", "Judas", "Edge of Glory" e "Marry the Night". Mas a equipe da EW optou pela primeira grande faixa que acena para as raízes de compositora e pianista de Gaga. Ainda há uma sugestão do glam rock que ela tanto ama aqui, particularmente no solo de guitarra de Brian May, do Queen, mas é uma música mais despojada do que os pop bops que dominaram seu início de carreira. Tornou-se um clássico robusto em seus shows ao vivo, uma chance de fazer do piano e de sua voz profundamente poderosa que nós amamos tanto quanto seus distintos movimentos de dança e ousadia pop. Há apenas algo (algo) nessa música.

ARTPOP – Applause

Lady Gaga vive pelo aplauso, e nós vivemos pela maneira que essa música nos faz sentir. ARTPOP impulsiona as sensibilidades pop de Gaga ao limite, infundindo sua marca pop-rock com EDM pesado e influências techno. O álbum todo faz isso, mas “Applause” em particular oferece um retorno ao som eletropop que fez a carreira de Gaga decolar. Nós amamos a dualidade dessa faixa, seu desejo de medir as linhas entre a arte a cultura pop, enquanto também celebra o amor puro de Gaga pela performance e, bem, pelo aplauso. A letra não fica muito mais clara do que “I live for the applause, applause, applause," e nós amamos o quão descaradamente Gaga ama se apresentar e a adrenalina que ela recebe dos aplausos. Sendo assim, aplausos de pé para Lady Gaga e essa faixa do ARTPOP.

Joanne – Million Reasons

Apesar de Gaga ser a rainha das faixas glam pop dance, ela é igualmente adepta de uma balada básica. Na sua totalidade, Joanne oferece aos ouvintes uma versão mais suave e discreta da estrela frequentemente agitada. “Million Reasons” é talvez a reflexão mais pura disso, com seu tom suplicante e melancólico e sua ênfase na própria espiritualidade de Gaga na letra: “Eu me curvo para rezar.” Mostra a beleza assustadora da voz de Gaga de maneira inédita. Com sua performance de “Sound of Music” no Oscar, Gaga começou a transição para uma nova imagem, ela optou pela autenticidade e isso alcançou seu auge na meditação de “Million Reasons” sobre autoconhecimento e anseio. Nós temos cem milhões de motivos para amar essa música, mas só precisamos de uma para colocá-la em nossa lista.

Nasce Uma Estrela – Always Remember Us This Way

Há uma faixa para cada tipo de humor em Nasce Uma Estrela e a devoção da equipe da EW a elas é tão variada e bonita quanto a própria trilha sonora. “Shallow” pode parecer uma escolha óbvia, dado o fato de que venceu o Oscar de Melhor Música, mas escolhemos outra balada de Ally, “Always Remember Us This Way.” Frases como “Aquele céu do Arizona queimando em seus olhos,” “Está enterrado em minha alma como o Ouro da Califórnia,” e “Amantes na noite/Poetas tentando escrever,” tornam a música um poema em seu próprio direito, sugestivo e elegíaco. A balada no piano é uma demonstração da voz poderosa de Gaga, enquanto se move dos sussurros das frases iniciais - suave e invocando amor como uma oração - até o heroico refrão. Enquanto “Shallow” é uma montanha russa de descoberta romântica e desejo, essa música é uma expressão de amor fervorosa. “Shallow” pode até ter rendido um Oscar para Gaga, mas sempre iremos nos lembrar desse jeito do filme e da ascensão de Gaga como uma verdadeira estrela do cinema.

Enquanto o novo trabalho de Lady Gaga, "Chromatica",não chega, saiba como ajudar "Rain on Me" no desempenho da Hot 100 clicando aqui.

E você, concorda com esta lista? Compartilha com a gente quais são as suas faixas favoritas dos trabalhos da nossa Mother Monster!

Fonte

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Tradução por Vinicius Romadel e Vanessa Braz de Queiroz