Há 60 anos, o cineasta italiano Federico Fellini estreava o seu aclamado longa-metragem “La Dolce Vita”. A comédia apresenta a vida do jornalista Marcello Rubini, que escreve para uma revista de fofocas sobre a alta-sociedade e famosos da Roma dos anos 60. Nesta revista também trabalha um fotógrafo que costuma perseguir as celebridades e tirar fotos comprometedoras delas: o Paparazzo. A popularização do personagem foi tanta, que os fotógrafos que se especializaram na captura do cotidiano e intimidade dos famosos, passaram a ser chamados de Paparazzi (plural de Paparazzo, em italiano).

Quase exatos 50 anos depois da estreia do filme de Fellini, Lady Gaga lançaria, no dia 6 de julho de 2009, a música denominada “Paparazzi”, que traz referências a essa classe de fotógrafos. A faixa é o terceiro e último single de seu álbum de estreia, “The Fame” e narra, em sua letra, um amor obsessivo, perseguidor, como um paparazzi. Mas “Paparazzi” não é exatamente sobre os profissionais da imprensa em si, como Gaga explica a seguir, ao ser questionada sobre sua canção favorita do “The Fame” e seu significado:

Em uma outra entrevista a um veículo de imprensa australiano, Gaga explicou detalhadamente os possíveis outros significados da música, ao ser perguntada se a canção era uma crítica, tributo ou exaltação da classe dos paparazzi e do papel destes na cultura pop.

“Eu estava refletindo sobre isso [a perseguição de celebridades] estar se transformando em um problema constante, então o que seria mais importante de ser escrever sobre se não acerca da parte mais imensa da cultura da mídia? Os paparazzi. O que quero dizer com isso? O que o ato de escrever essa música realmente fará? Tomei uma decisão consciente de escrever sobre os paparazzi - pensei sobre a arte performática e o dadaísmo; e como Paris Hilton e sua irmã; Lindsay Lohan e Nicole Richie são artistas que chocam de suas maneiras. Elas não estão necessariamente fazendo artes plásticas - algo que colocam nos museus - mas é uma forma de arte. É isso o que essa música está tentando dizer. [...] Ao mesmo tempo, a letra é muito confusa. Diz: "Sou sua maior fã. Vou segui-lo até que você me ame, paparazzi. Não há outra superestrela, você sabe que eu serei, o seu papa-paparazzi". A questão é que eu vou te perseguir porque sou uma celebridade, mas também, como paparazzi, vou te perseguir se você é a estrela. É muito distorcido. Quando você tem o amor, quando você tem a fama, quando você tem os dois - são todos esses problemas em uma canção. É a minha música favorita no álbum. [...] Bem, eu estou tão feliz que há algumas interpretações diferentes, essa foi a ideia. A música é sobre algumas coisas diferentes - é sobre minhas lutas, "quero fama ou quero amor?" É também sobre convencer os paparazzi a se apaixonarem por mim. É sobre a prostituição da mídia. [...] É uma música de amor pela as câmeras, mas também é uma música de amor sobre fama ou amor - você pode ter os dois ou apenas um?

— Lady Gaga
(2009)

O embate entre o amor, a fama e a arte citado por Gaga, é percebido para além da letra da canção. Paradoxalmente, “Paparazzi” é resultado direto desses conflitos. A canção foi produzida e co-escrita com Rob Fusari, que alega ter se relacionado com Gaga no começo de sua carreira, enquanto ela criava o seu álbum de estreia, “The Fame”. Não obstante, em entrevista para a Rolling Stone em 2009, Gaga cita um baterista de uma banda de metal chamado Lüke como sendo a inspiração para “Paparazzi” e outras canções do álbum – uma homenagem ao “amor da minha vida [...] sou sua fã, estou pronta para pegar uma câmera e fotografá-lo”, ela diz.

FONTE: INSTAGRAM/REPRODUÇÃO

Gaga e Fusari começaram a trabalhar juntos no começo de 2006, mas “Paparazzi” viria a surgir apenas no fim daquele ano, em New Jersey. A primeira demo completa de “Paparazzi” é tida como uma raridade e, na internet, é conhecido apenas um trecho que fora tocado durante uma palestra ministrada por Rob, na qual ele explicou que a primeira coisa a ser criada de “Paparazzi” foi o refrão - uma parte escrita por ele, e outra parte escrita por Gaga. Ouça o trecho dessa demo de concepção a seguir:

Em 2007, RedOne se juntou a eles na produção do álbum e produziu uma versão de sugestão para “Paparazzi”, que você pode ouvir abaixo:

A versão final de “Paparazzi” foi gravada no estúdio “150 Studios”, em Parsippany, New Jersey. Gaga ficou responsável por escrever grande parte da letra, tocar o piano e sintetizador, além de, claro, fazer os vocais principais e os vocais de apoio. Calvin Gaines e Rob Fusari fizeram a engenharia, programação e gravação de som. Robert Orton mixou o áudio e Gene Grimaldi realizou a masterização da música em seu estúdio em Los Angeles.

LETRA(PT/BR): "PAPARAZZI" - LADY GAGA

Nós somos o público
Nós estamos che-chegando
Com o flash ligado, é verdade
Preciso dessa foto sua
É tão mágico
Seríamos tão fantásticos, oh

Couro e jeans
Glamour de garagem
Não tenho certeza do que isso significa
Mas essa foto nossa não tem preço
Estou pronta para aqueles flashs
Porque você sabe, amor, que eu

Eu sou sua maior fã
Vou te seguir até você me amar
Papa, Paparazzi
Amor, não há outra superestrela
Você sabe que eu serei
Sua Papa, Paparazzi

Prometo que serei gentil
Mas não vou parar até aquele garoto ser meu
Amor, você será famoso,
perseguirei você até que me ame
Papa, Paparazzi

Serei sua garota
Nos bastidores do seu show
Cordas de veludo e guitarras
Sim, pois você é meu rockstar
Entre os cenários
Delineador e cigarros

Sombra queimada
Amarelado, dançamos e retornamos
Meus cílios estão secos
As lágrimas roxas que eu choro
Isto não tem preço
Te amar é tão gostoso
Porque você sabe, amor, que eu

Eu sou sua maior fã
Vou te seguir até você me amar
Papa, Paparazzi
Amor, não há outra superestrela
Você sabe que eu serei
Sua Papa, Paparazzi

Prometo que serei gentil
Mas não vou parar até aquele garoto ser meu
Amor, você será famoso,
perseguirei você até que me ame
Papa, Paparazzi


Bom de verdade, dançamos no estúdio
Palmas, palmas para aquela merda tocando no rádio
Não pare por ninguém
Somos de plástico, mas ainda nos divertimos

Eu sou sua maior fã
Vou te seguir até você me amar
Papa, Paparazzi
Amor, não há outra superestrela
Você sabe que eu serei
Sua Papa, Paparazzi

Prometo que serei gentil
Mas não vou parar até aquele garoto ser meu
Amor, você será famoso,
perseguirei você até que me ame
Papa, Paparazzi

"Paparazzi" é classificada como uma canção dance-pop/techo-pop de tempo Allegro moderato (115 BPM), composta em escala Dó menor (C minor), com tonalidade no refrão de Lá bemol maior (A♭ major). A extensão vocal de Gaga na canção varia da nota mais baixa G3 à mais alta E♭5. Os versos entre refrão seguem a progressão de acorde Cm–A♭–Cm e, no refrão a progressão de A♭–E♭–Fm–D♭.

“Paparazzi” marca o fim da Era ‘The Fame’: a canção foi lançada como terceiro e último single oficial no Reino Unido, Itália e Irlanda; como quarto e último nos Estados Unidos e no Canadá - no dia 6 de julho de 2009 neste conjunto de países - e como o quinto e final digital single na Austrália, França, Alemanha e Nova Zelândia em 10 de julho de 2009.

A foto de capa do single foi clicada pelo fotógrafo ítalo-americano Meeno Peluce, no set de gravação do videoclipe de “Paparazzi”, e a arte gráfica feita pela mexicana Irene Silva. Ambos são responsáveis por quase todo o conhecido visual gráfico da era ‘The Fame’.

Algumas semanas após o lançamento do single digital, foram lançadas as versões físicas, denominadas “Paparazzi The Remixes”, na Alemanha, Austrália, Estados Unidos, França, Itália e no Reino Unido. As versões físicas de cada país possuem designers diferentes para as suas artcovers, bem como uma seleção de remixes diferenciada entre si. Entretanto a versão digital desse lançamento é um compilado de todos os remixes oficiais disponíveis. Foi lançado no Reino Unido uma versão do single em vinil de 7 polegadas.

A estreia de “Paparazzi” nos Charts oficiais começou de forma tímida e logo alavancou. Nos Estados Unidos, a canção debutou em #74 na Billboard Hot 100 e alcançou o maior peak, de #6, dois meses após o seu lançamento, no dia 8 de outubro de 2009. Pode parecer pouco comparado ao sucesso atual de Gaga na indústria, porém foi exatamente essa conquista de “Paparazzi” que fez Gaga, com apenas um ano de carreira, se juntar a Beyoncé, Christina Aguilera e Fergie como as únicas mulheres a terem ao menos quatro músicas de seus álbuns de estreia no top 10 da Hot 100 ("Just Dance," "Poker Face" e "LoveGame" são os outros três singles). A canção também atingiu o #1 no chart Billboard’s Pop e deu a Gaga o recorde de primeira artista, em 17 anos desde a criação deste chart, a ter quatro músicas de um álbum de estreia no topo. Além de inúmeras outras conquistas, é estimado que “Paparazzi” tenha vendido 3,6 milhões de cópias apenas nos EUA e, aproximadamente, ~6 milhões mundialmente (considerando os principais mercados e com dados disponibilizados até 2018).

A primeira performance de “Paparazzi” da qual se tem registro, ocorreu em uma das primeiras promoções de Lady Gaga, como uma artista estreante, no terraço de um hotel em Miami onde estava acontecendo a Conferência de Música de Inverno (‘Winter Music Conference’), em 27 de março de 2008. Assista a seguir um trecho dessa apresentação:

A penúltima apresentação promocional de “Paparazzi”, é considerada como um grande marco na carreira de Gaga. Na noite do dia 13 de setembro de 2009, além de receber o prêmio “VMA: Best New Artist”, Lady Gaga cantaria, ao vivo, a canção “Paparazzi”, caminhando pelo palco do evento enquanto simulava um sangramento na região abdominal e, logo em seguida, se penduraria encenando um suicídio – chocando todos que estavam presentes e também os telespectadores do MTV Video Music Awards 2009. Gaga, posteriormente, disse que a inspiração para a performance veio dos autorretratos de Frida Kahlo, assim como a morte da Princesa Diana e a fascinação da mídia por mortes de celebridades. Relembre o momento:

Para ilustrar o fechamento da era ‘The Fame’, Lady Gaga escolheu criar um curta-metragem. O vídeo oficial de “Paparazzi” tem a duração de 7 minutos e 12 segundos que, nas palavras de Gaga, possui

[...]“Uma real, genuína e poderosa mensagem sobre a desejo desesperado de fama, assim como também, a fascinação pela morte e sufrágio de celebridades e o quê isso casa na vida dos jovens. O vídeo explora a ideias, de formas exageradas, sobre as situações que as pessoas se envolvem para obterem fama - mais especificamente utilizando da pornografia e assassinato. Estes são os maiores temas dentro do vídeo.

— Lady Gaga
(2009)

O roteiro do curta-metragem foi escrito por Gaga e Jonas Åkerlund, que também dirigiu as filmagens do videoclipe, que aconteceram entre os dias 13 e 14 de abril de 2009.

A esposa do diretor, Bea Åkerlund ficou responsável pela coordenação estética e de moda do vídeo. Neste ano, Bea concedeu uma entrevista para a revista Nylon, contando detalhes sobre os bastidores e sobre o seu trabalho no curta-metragem, em comemoração aos 11 anos de lançamento do vídeoclipe.

O estreia do vídeo ocorreu antes da data esperada (antes mesmo, até, de a canção ser anunciada como single oficial), e isso por conta de um velho conhecido dos trabalhos de Gaga: vazamento! O cronograma era de que o curta-metragem seria lançado no dia 4 de junho de 2009, no Reino Unido e Irlanda através do canal de TV Channel 4. Mas, no dia 28 de maio de 2009, já era possível encontrar o vídeo disponibilizado completo, ilegalmente, na internet. O que fez Gaga ir até o Twitter e dizer:

“Parem de vazar a p#rra dos meus vídeos”

Com o imprevisto, Gaga lançou oficialmente o vídeo às 22hs no site do Perez Hilton do mesmo dia de vazamento e, a versão explícita estrearia, conforme o cronograma, à meia noite do dia 5 de julho.

O curta-metragem de “Paparazzi”, portanto, conta com três versões: a oficial (7:12min de duração), a diretor’s cut, que é explícita (7:38min de duração) e a versão de rádio (7:47min de duração).

Em 2010, Gaga lançou a continuação da narrativa do vídeoclipe de “Paparazzi”, um outro curta-metragem que ilustra a canção “Telephone”, segundo single do “The Fame Monster”, do qual mostra sua chegada na prisão após matar seu parceiro, em "Paparazzi".

A canção “Paparazzi” é, sem dúvida, um dos pontos mais altos na carreira de Lady Gaga. O lançamento deste single, juntamente com o seu vídeo, é causa direta do impulsionamento de Gaga para o patamar artístico do qual ela se encontra atualmente. Além disso, “Paparazzi” é responsável pelo nascimento de muitos Little Monsters (como eu, autor deste texto, rs), que se apaixonaram pela singularidade presente na arte e voz de Gaga.

Há 11 anos, ecoava nas rádios do mundo a voz de uma ítalo-americana entre sintetizadores, narrando sua guerra entre o amor e a fama - e a cultura pop, doravante, nunca mais foi a mesma. Onde você ouviu pela primeira vez esta canção? Comente.

FELIZ ANIVERSÁRIO, PAPARAZZI!

© Photos by Meeno Peluce/ Haus of GaGa

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.