Um dos momentos mais esperados das grandes premiações são os looks que as grandes celebridades do entretenimento escolhem para passar deslumbrantes pelos red carpets.

Na noite deste domingo (30) foi ao ar mais uma edição do Video Music Awards (VMA) e mesmo com as adaptações necessárias de distânciamento devido a pandemia do Covid-19, tivemos grandes momentos fashion apresentados e claro, nossa Mother Monster foi o grande destaque da noite.

A famosa revista de moda Vogue publicou hoje (31) uma matéria descrevendo cada momento fashion apresentado por Lady Gaga durante a premiação e conversou com Nicola Formichetti, diretor de moda da cantora, que revelou alguns detalhes sobre a concepção dos looks.

Confira a tradução completa abaixo:

Como Lady Gaga conseguiu vestir 9 look épicos no VMA?

Quando Lady Gaga quer criar um momento fashion, você sabe que será espetacular. Na noite passada no MTV Video Music Awards, a lenda do pop saiu vitoriosa com 5 estatuetas de astronauta e uma performance emocionante de “Rain on Me” com Ariana Grande, e ela fez isso no verdadeiro estilo Gaga. Com nove looks diferentes espalhados pela noite, Gaga ofereceu a dose de moda da noite e um lembrete oportuno de que usar máscara não tem que ser incômodo. Enquanto ela alternava pelo vestido de esmeralda maior que a vida feito por Christopher John Roger, o catsuit de Valentino Couture, e o látex à lá dominatrix de Vex Clothing, ela fez tudo isso usando máscaras personalizadas que tinham tudo a ver com seu legado de estilo ousado. Detalhadas com lantejoulas, borracha e até presas, eles adicionaram interesse visual para roupas que já são repletas de enfeites elaborados. Se a premiação te levou de volta para os dias de The Fame e o início sem limites da estrela, isso foi proposital, de acordo com o estilista e diretor de moda de Gaga, Nicola Formichetti. “Foi quase um estudo sobre Gaga,” compartilhou Formichetti pelo celular em Los Angeles. “Obviamente os looks para o tapete vermelho e os discursos eram muito mais sofisticados, e a performance foi inspirada nos anos 80, punk rock, Gaga. Nós queríamos mostrar o espectro completo de Gaga, porque ela não é apenas uma coisa, e é isso que amo sobre quem ela é. Ela pode cantar, dançar, tocar piano, ser elegante, vanguardista, ou usar moda de rua, então queríamos mostrar tudo isso.”

Múltiplas encarnações de Gaga estavam expostas, unidas pelo uso consistente de máscaras. Cada look era complementado por uma máscara que ou combinava perfeitamente (a focinheira cor de chiclete de Cecilio Designs se misturou a um minivestido Iris van Herpen colorido como o arco-íris) ou intensificava o fator estranho (a máscara de Lance Victor Moore de pele de pônei adicionou um toque steampunk ao vestido da grande dama de Christopher John Roger). Tirando as máscaras, ela tem usado por toda a sua carreira— pense, a versão de renda branca de Phillip Treacy que ela usou no Brit Awards de 2010 ou o número à lá O Fantasma da Ópera que ela usou na sua estreia no VMA em 2009 — aqueles escolhidos para o VMA simbolizam a pandemia do coronavírus. Utilizando o acessório para fazer uma declaração sobre saúde e bem estar era parte do plano desde o início. “Gaga queria que essa ideia de usar máscara e estar distanciado socialmente estivesse no primeiro plano, como uma grande mensagem,” diz Formichetti. “Não precisa ser uma coisa entediante e sufocante; é divertido para nós. Temos feito isso e queremos continuar fazendo porque é a coisa certa para os dias atuais.”

O elemento da performance do evento permitiu que Formichetti e sua equipe pensasse fora da caixa quando se tratava de máscaras. Para cantar “Rain on Me” através de uma máscara já é uma proeza e tanto, e a letra da música era iluminada por uma máscara digital que exibia as palavras em rosa neon. “Tinha um sensor para que toda vez que ela falasse [ou cantasse] ele compreenderia sua voz e mudaria para projetar o que ela estava cantando,” explica Formichetti. “Queríamos fazer algo que seria legal mesmo se não estivéssemos na situação da COVID.

Outro item obrigatório? Mostrar um pouco do talento exposto nas passarelas do outono de 2020. Nos últimos meses, a ausência dos tradicionais tapetes vermelhos resultou em poucas oportunidades para os designers exibirem seus artigos e ganhar a atenção global que vem de celebridades vestindo seu trabalho. Dentre nomes grandes como Valentino, Formichetti e Gaga se certificaram de incluir pequenos designers de Nova Iorque. O anoraque prateado de Area com o vestido bufante foram uma homenagem atrevida à estatueta de astronauta, por exemplo. “Estamos obcecados com a MTV dos anos 80 e 90,” diz Formichetti. “Toda a ideia de Chromatica é o passado e o futuro combinados, então nós queríamos aproveitar o passado enquanto olhamos para frente. O Astronauta foi uma coisa tão icônica, então queríamos fazer uma homenagem.” Já pensando no VMA em fevereiro, Formichetti se apaixonou com a coleção 2020 de outono de John Rogers. “A silhueta era muito elegante, mas também muito forte,” ele diz. “Estávamos quase chorando quando ela apareceu e foi ótimo apoiar Christopher nesse momento.”

Alta costura personalizada também desempenhou seu papel na animação da noite com peças únicas de Iris van Herpen e Valentino de Pierpaolo Piccioli. A coleção volumosa de alta costura de outono de 2020 de Pierpaolo serviu de ponto de partida para outra roupa da era espacial. “Nós amamos Pierpaolo, e quando vimos sua última coleção de alta costura, ficamos tipo ‘isso ficaria incrível no VMA,” diz Formichetti. “Combina com o tema e a vibe retrô-futurista, que é muito Chromatica.” O capricho escultural de Van Herpen junto desse clima através de uma impressão única de um arco-íris criado para a ocasião. “É difícil descrever as roupas da Iris porque, para mim, é mais do que moda,” diz Formichetti. “Cada look é quase uma peça de arte. Nós combinamos aquele vestido com a máscara de gás rosa em homenagem à antiga Gaga, e foi incrível.”

A sensação de nostalgia foi carregada pela crescente da noite: o Tricon Award de Gaga, celebrando seu status de ameaça tripla e carreira revolucionária. Para receber a honra recentemente inventada, ela usou uma capa prata personalizada feita por Candace Cuoco e uma coroa de aço feita por Lance Victor Moore, condizente com a Rainha de Chromatica. “Nós queríamos criar algo grande, porque era um prêmio por suas conquistas e era muito importante para nós,” diz Formichetti sobre o look de metal líquido. “Ela usou a capa e a máscara e você quase tinha que manter distância, porque poderia te cortar. É uma máscara bem perigosa, mas perfeita para distanciamento social.”

Gaga finalizou a noite voltando para o básico, no entanto. Em short jeans curto e uma camiseta Chromatica x MTV limitada que estará disponível em breve para os little monsters do mundo inteiro, ela celebrou suas vitórias. Em um evento onde qualquer coisa serve em termos de moda, a mudança descontraída pareceu uma volta para os looks mais discretos usados durante os antigos Video Music Awards, as mesmas cerimônias que Formichetti e Gaga assistiram quando eram crianças. “Esta noite, eu realmente senti que estávamos oferecendo o que a MTV costumava representar,” ele diz. “Aquela animação da cultura pop. Nesse momento louco, eu acho que você quer passar uma mensagem positiva de que você não tem que ficar apenas preso em casa. Podemos ser fortes e fazer isso juntos.”


Assista aos momentos em que Lady Gaga recebe os principais prêmios da noite do VMA 2020 aqui.

Confira também a apresentação na íntegra:

Em meio a todos esses looks incríves, conseguiu escolher apenas um favorito? Qual você mais gostou?

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Fonte

Tradução por Vanessa Braz de Queiroz