O álbum "Chromatica", de Lady Gaga, conseguiu marcar o ano de 2020 apesar de todas as adversidades e isso fica claro quando olhamos as listas de retrospectivas anuais dos principais veículos da imprensa citando a importância deste trabalho de Gaga neste ano.

Reafirmando isso, o site especializado em crítica musical, Consequence of Sound, publicou um especial, nesta quinta-feira (03), em que aponta os trabalhos que mais marcaram positivamente o ano de 2020, na edição anual de seu "Top 50 Songs" e Lady Gaga aparece duas vezes, com os dois primeiros singles do seu sexto álbum de estúdio, "Rain On Me" e "Stupid Love".

Confira:

Top 50 das canções de 2020

Estas são as músicas que nos deram amor num ano em que realmente precisávamos ser amados.

Muitos artistas, [neste ano] entregaram canções e performances que nos fizeram perceber que nenhum de nós está sofrendo sozinho nestes tempos difíceis, seja a Charli XCX lançando um álbum de "canções de quarentena", a Phoebe Bridgers se apresentando em uma banheira de madrugada ou o Neil Young andando em volta de uma fogueira. Artistas como Run the Jewels, Public Enemy e Beyoncé deram voz às nossas inquietações e ajudaram a colocar um propósito em nossos passos enquanto protestávamos nas ruas. Músicas esperançosas de artistas pop como Lady Gaga e BTS nos lembraram que é totalmente humano dançar, sorrir e jogar nossos cabelos mesmo após as perdas e durante o processo de luto. O falecido John Prine até nos presenteou com uma última música antes de morrer - uma que de alguma forma nos torna gratos pela vida, apesar da dor e da falta de sentido da devastação deste ano.

39. Lady Gaga e Ariana Grande –“Rain on Me”

Soa como: um batismo em uma balada

Letra-chave: “Eu preferia estar seca, mas pelo menos estou viva”

O porquê de ser importante: “Stupid Love” pode até ser a melhor música do "Chromatica", de Lady Gaga, mas “Rain on Me” é o hino definitivo, do álbum, para 2020. Gaga e Ariana Grande, ambas ainda lutando contra seus próprios traumas profundos, nos lembram que sempre há uma saída. Que, neste exato momento, quer acreditemos ou não, eventualmente nos encontraremos do outro lado do pesadelo. E até lá? Soluçando, vamos jogar esses traumas no chão, em nossos minúsculos apartamentos, com as lágrimas salgadas ardendo em nossas feridas abertas. Mas vamos nos confortar com o quinto pão de banana que acabaremos de assar e no fato de ainda estarmos aqui, seguindo em frente nestes nove. Longos. Meses. De uma quarentena. Ninguém nunca disse que o processo de cura seria bonito. (Observações: O quão incrível será quando a pandemia acabar e nós pudermos, finalmente, dançar ao som desse hino house-pop em um ambiente adequado, tipo uma balada? Eu fico arrepiado só de pensar nisso.) –Lake Schatz

06. Lady Gaga - “Stupid Love”

Soa como: exatamente o que queríamos da Lady Gaga há muito, muito tempo

Letra-chave: “Eu não preciso de um motivo/ Nem peço desculpas, eu quero seu amor estúpido”

O porquê de ser importante: “Stupid Love” é a música que você quer ouvir na pista de dança do casamento do seu amigo; é a música que você toca com as janelas do carro abertas, no caminho para casa voltando do trabalho; é a música que você ouve na academia enquanto está se aquecendo através de um exercício horrível qualquer que você esteja fazendo. É uma música pop perfeita que, em um mundo normal, talvez estaríamos saturados de tanto ouvir tocar no rádio, mas em quarentena, se torna símbolo de algo que todos queríamos: dançar com os nossos amigos. –Annie Black

Você pode conhecer a seleção de músicas completa da Consequence of Sound, em inglês, clicando aqui.

Anteriormente, o site já havia escolhido o "Chromatica" como um dos melhores álbuns de 2020, você pode ler a publicação traduzida clicando aqui.

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.