O hair stylist de Lady Gaga, Frederic Aspiras, concedeu uma entrevista exclusiva para o site Layered Online falando sobre seu trabalho com a Mother Monster ao longo desses 12 anos.

Um trecho da entrevista viralizou, no qual Aspiras fala sobre novos trabalhos para 2021 e que Lady Gaga vai trabalhar no filme sobre a família Gucci. Logo, os Little Monsters entenderam que a cantora não divulgaria mais seu último álbum de estúdio, o Chromatica, o que não foi o que o estilista quis dizer com essa afirmação para o site.

Aspiras entrou em contato com o RDT Lady Gaga e disse que não insinuou "que Chromatica havia acabado, que a pergunta do entrevistador era sobre o que estava reservado para 2021. E como todos já sabem, estaremos fazendo o filme 'Gucci'", disse o estilista. "Esta era pra ser uma bela entrevista sobre minha carreira e uma homenagem especial à minha mãe, que faleceu há 6 meses", completou.

A entrevista completa e traduzida de Frederic para a Layered Online você pode conferir abaixo:

Conheça o homem por trás dos estilos de cabelo de Lady Gaga

Você é louco pela Gaga? O cabeleireiro e estilista de perucas dela, Frederic Aspiras, compartilha tudo sobre seu trabalho com a estrela.

Frederic Aspiras é o cabeleireiro e estilista de perucas de Lady Gaga há, surpreendentemente, 11 anos. O membro do icônico esquadrão criativo, 'The Haus Of Gaga', já teve o seu trabalho destacado em veículos como Harper’s Bazaar, Elle e Allure. Já foi indicado a múltiplos Emmys e recebeu o prêmio Guild por seu trabalho em "American Horror Story: Hotel". Em uma entrevista exclusiva com Amanda, editora do Layered Online, ele falou sobre como conheceu Gaga pela primeira vez; as estilizações de cabelo dele favoritas e como ele garante a ela o seu tratamento capilar semanal utilizando os produtos da Joico.

Vamos começar do início - por que cabelos?

Fui apresentado à indústria do cabelo quando eu tinha 13 anos, pela minha mãe, que era cabeleireira. Eu fui realmente abençoado por ter uma mãe que me permitiu viver livremente; ela me inspirou a buscar caminhos em mim mesmo e permitiu que eu fosse realmente quem eu sou. Ela via como eu interagia com os clientes dela diariamente, conversando com as pessoas e ajudando-as a se sentirem melhor, e como fazer isso era algo que me tocava. Comecei a fazer trabalhos como freelance em San Francisco, até que me mudei para Los Angeles, para tentar uma carreira no entretenimento. Com a experiência como ator, eu entendi o processo criativo de personagens, uma história que é composta pelo cabelo, maquiagem ou pelo guarda-roupa. [A questão] é entender a história da pessoa, seja esta uma celebridade, uma estrela pop ou uma dona de casa com filhos. Não há limitações quando você começa a pensar assim. Não há livro que ensine isso.

Você trabalha exclusivamente com Lady Gaga há 11 anos. Considerando a sua trajetória, deve ter parecido que as estrelas se alinharam quando vocês se conheceram...

De fato, é isso mesmo que sinto. Nós dois estávamos em momentos em que ninguém fazia o que fazíamos, ao criar uma história. Não sei como nós não matamos um ao outro, mas, felizmente, não matamos! Eu gosto muito do processo de criar algo com ela. E isso é algo que um artista sonha, porque você tem total liberdade para criar algo que está em sua mente, mas através da criação de outra pessoa. E isso também é assustador, você receber essa liberdade, sabe? É uma faca de dois gumes! Parecia que estava me preparando para alguém [como ela] durante toda a minha carreira.

Como começou todo o trabalho com a Gaga?

Eu estava trabalhando com Paris Hilton, viajando pelo mundo e nós tínhamos um relacionamento muito forte, mas então pensei: 'certo, o que mais vou fazer?'. Eu estava deitado na cama quando recebi uma ligação do meu agente perguntando se eu queria trabalhar com uma nova artista chamada Lady Gaga, que faria uma turnê por dois meses. Eu fiquei tipo: 'quem é Lady Gaga?'. No dia seguinte, estava passando [na TV] o VMAs, da MTV, e ela estava lá no palco sangrando! E eu fiquei pensando: 'uau, ela me lembra o Bowie'. Não havia nada como aquilo na televisão, nem no mundo, naquela época. Nada que fosse avant-garde, ou desafiador, ou que tivesse um enredo, ou que fosse de fato teatral. Eu senti a faísca e pensei: 'oh, meu Deus, eu tenho que entregar algo maravilhoso!'

Aquela turnê de dois meses em teatros se transformou na turnê 'Monster Ball', de três anos! Nós viajamos ao redor do mundo tipo umas três vezes, foi uma loucura. De repente, eu estava vivendo como um nômade, sempre mudando de lugares, éramos como ciganos na estrada. Foi algo novo para nós; lá estava eu ​​com alguém que tinha apenas 22 anos e era uma famosa nova e eu estava enfrentando umas mudanças na minha vida também. Nós dois estávamos em um processo de transição e dávamos apoio um para o outro, de forma pessoal e profissional.

Você é um membro importante da 'Haus Of Gaga', a equipe criativa por trás da artista. Como é essa experiência?

Com o passar dos anos, conforme encontramos todos os membros-chave, nós viramos uma família que viaja junto. Todos nós compartilhamos a mesma paixão. Antes de cada trabalho, enchemos um ambiente com as mentes criativas que conduzem cada departamento – o guarda-roupa dela, coreografia, maquiagem, unhas, cabelo – e idealizamos uma visão geral. Tudo decorre a partir das ideias dela, que ela deseja ver concretizadas. É muito interessante, porque se tem uma Gaga estrela do pop, uma Gaga atriz, filantropa e uma ativista. Temos que criar imagens que sejam sinônimas ou que combinem com cada um desses mundos. Não faria sentido você ligar a TV e ver a Gaga cantando para o Joe Biden em um vestido de carne, entende o que quero dizer?

Qual é o penteado favorito que você já criou para ela?

Você pode me perguntar quais são as minhas declarações de impostos! Isso é muito difícil! Normalmente o que me faz gostar de algo é quando ela mais gosta, não porque pareça bonita, mas porque a faz se sentir bonita. Ela se sentiu tão bonita no Grammy, usando aquele vestido Celine by Hedi Slimane e ela tinha um cabelo muito casual, muito natural. Ela se sentiu tão feliz e livre e para mim isso foi mais importante do que tentar superar o último trabalho ou tentar se manter atualizado com as tendências.

Outro favorito foi o look para a estreia em Los Angeles de 'Nasce Uma Estrela'. Ela parecia uma estrela no céu. Ela estava usando aquele vestido de capa feita de prata líquida sobre rendas. Foi uma grande inspiração, pintei o cabelo dela com um tom cromado. Ela se sentiu confiante e real.

Qual look, estilo ou cor foi mais difícil de criar?

Meu maior medo é ver cabelos danificados pelo processo. É com isso que me preocupo antes de dormir à noite, penso: 'Ah, tenho que pintar o cabelo dela amanhã de manhã e eles não podem cair', porque para o Oscar nós tingimos o cabelo dela na noite anterior. As pessoas fazem isso semanas antes! Temos usado o JOICO para fazer o cabelo dela crescer. Um incidente aconteceu depois de filmar 'Nasce Uma Estrela'. Ela havia pintado o cabelo de castanho escuro para o filme com outro colorista, e o processo de removê-lo fez seu cabelo quebrar. Eu queria produtos para ajudar a reparar cabelos danificados e descoloridos.

Quando você pinta tanto o cabelo - nós fizemos o espectro - ele precisa de ajuda para voltar a ter saúde. Existe um produto maravilhoso chamado Defy Damage Protective Masque que eu peço que ela use uma vez por semana. Antes da modelagem térmica, usamos a Escudo de Proteção Contra Danos Defy. Juntos, eles protegem o cabelo dela e, se você continuar utilizando, poderá ter um cabelo longo platinado.

Você se preocupa em ficar sem ideias?

Não! Não quero ser atrevido, mas há tanta inspiração no mundo e a razão pela qual não perdemos a inspiração é porque não seguimos tendências. Por exemplo, para o álbum 'Chromatica' de Gaga, visitamos algumas de suas cores antigas porque havia uma sensação de quase um círculo completo. Se você ouvir o álbum, é sobre a história dela, sua mensagem de superação de problemas de saúde mental, e também para mim, representa minha jornada como cabeleireiro.

Então isso levanta a questão: o que vem a seguir? Qual é o próximo grande projeto?

Em termos de trabalho, temos o filme 'Gucci' chegando. Isso vai ser divertido de novo, mais trabalho de personagem. Fizemos um lançamento maravilhoso para o 'Chromatica' e estávamos no modo de ícone pop; agora estamos de volta ao cinema e estou muito animado para começar o projeto. Estou animado para trabalhar de novo, estávamos isolados. Foi muito difícil trabalhar remotamente, mas fizemos o nosso melhor. Mas quem sabe o que vai acontecer? Estou esperançoso.

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Fonte

Tradução por Vinicius Romadel e Gustavo Kolliner

Revisão por Daniel Alberico