Em contagem regressiva para o lançamento do álbum comemorativo dos 10 anos de "Born This Way", intitulado “Born This Way Reimagined”, Lady Gaga lançou, de surpresa, mais um single reimaginado na madrugada desta terça-feira (22). Trata-se da canção "The Edge Of Glory", interpretada por Olly Alexander, vocalista da banda Years & Years.


Oliver Alexander Thornton é ator, cantor e compositor britânico de 30 anos, conhecido por liderar a banda de electropop Years & Years.

Iniciando sua carreira primeiramente como ator, Olly realizou diversos testes para séries e filmes, estrelando alguns dos mais famosos como a série de drama Skins, em 2013, e também Penny Dreadful, em 2014.

Apaixonado não só por atuar, mas também por música, Olly formou a banda Years & Years em 2010, tentando por diversas vezes adentrar no mundo pop.

O primeiro álbum da banda, intitulado "Communion", trouxe a canção de maior sucesso da banda, o single "King", que recebeu elogios, primeiro lugar no UK Singles Chart e destaque para a voz de Olly, bastante comentada por seu tom único e melódico.


Olly se destacou ainda mais não só por seu talento, mas principalmente por sua forma irreverente e sincera de se expressar, seja em sua música, na forma de se vestir quebrando as barreiras da masculinidade padronizada com um senso de moda glam, como também em suas experiências. Assumidamente gay, o cantor começou a utilizar sua voz para tratar de diversos assuntos como os direitos LGBTQIA+, saúde mental e homofobia.

O cantor utilizou seu espaço na música e levou sexualidade e religião para o segundo álbum de sua banda. ”Palo Santo” rendeu comparações positivas a cantores renomados como David Bowie e Björk.

Canções como "Sanctify", "All for You" e "If You're Over Me” abordam nitidamente as experiências mais fortes de Olly como um homem gay, demonstrando sua honestidade emocional mais profunda, diferente do primeiro álbum, onde ele revelou que tentou colocar pronomes que não deixassem tais questões nítidas, por medo de como o público reagiria.


Em diversas entrevistas e ensaios ousados, o cantor sempre deixou claro sua defesa e apoio à comunidade LGBTQIA+, algo que ele sentiu ganhar força de acordo com que se sentia mais seguro consigo mesmo e em sua carreira. Em um ensaio realizado em 2018 para a renomada revista Paper Magazine, Olly criticou gravadoras e pessoas do meio musical que apoiam artistas gays apenas por conveniência.

"Não estaríamos onde estamos hoje sem todos os artistas gays que vieram antes de nós e quebraram tantas barreiras. Mas as barreiras não desapareceram. Particularmente para os membros menos privilegiados da comunidade queer. Há essa questão da homofobia que existe em tudo, incluindo a indústria da música. Gravadoras e pessoas em posições de poder falam da boca para fora para apoiar artistas LGBTQ. E isso é ótimo. Mas quando veremos um artista gay realmente prosperar e ter sucesso? Vendendo shows, atingindo o número um. Acho que isso aconteceu com Sam Smith, mas acho que pela minha experiência pessoal, a quantidade de comentários como 'Oh, isso é muito gay' ou 'Isso vai desligar algumas pessoas' é um problema real. Eu hesitaria em dizer: Sim, estou projetando essa admirável nova fronteira da música queer para infiltrar as massas com minha agenda gay. Mas é isso que eu quero fazer e sempre foi um dos meus objetivos. Agora parece o momento certo."


Apoiando diversas causas como o sexo seguro, exames de HIV e iniciativas de combate ao bullying, Olly também compartilhou por diversas vezes suas lutas contra a depressão, automutilação, transtornos alimentares e ansiedade a partir dos 13 anos. Isso reverberou em seu apoio contínuo a eventos de caridade, casas de apoio à comunidade LGBTQIA+ e instituições que combatem a prevenção do suicídio.

Tais questões foram abordadas no documentário lançado em fevereiro deste ano pelo canal Real Stories, intitulado ”Olly Alexander: Growing Up Gay | LGBT+ Community And Mental Health | Real Stories."

Abaixo você pode assistir ao documentário completo:


Em junho de 2020, em homenagem ao 50º aniversário da primeira parada do Orgulho LGBTQIA+ , o jornal Queerty nomeou Olly como um dos 50 heróis "liderando a nação em direção à igualdade, aceitação e dignidade para todas as pessoas”.

Em novembro ele recebeu o prêmio de “Celebridade LGBT do Ano” no British LGBT Awards.


Recentemente,Olly realizou uma participação na série de drama da HBO Max, "It's a Sin", que retrata a vida gay na década de 1980 e início de 1990.

A participação rendeu uma regravação da canção "It's A Sin", clássico da dupla Pet Shop Boys, e contou com a participação do cantor Elton John.

O artista iniciou também os lançamentos para o terceiro álbum do Years & Years com o single de estreia "Starstruck", que além de sua versão solo, recebeu um remix especial com a cantora Kylie Minogue


Olly é uma das vozes escolhidas para fazer parte do álbum ”Born This Way Reimagined” que tem seu lançamento para a próxima sexta-feira (25). Uma escolha perfeita para interpretar ”The Edge Of Glroy” como também para representar a comunidade LGBTQIA+ da melhor maneira possível.

E você, já conhecia Olly e a banda Years & Years? O que você achou da versão de "The Edge Of Glory" reimaginada? Conta pra gente nos comentários!

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Fonte

Revisão por Eliza Pildervasser