“Applause”


O SINGLE:

”Applause” foi escrita e produzida por Lady Gaga e DJ White Shadow, junto com Nick Monson e Dino Zisis durante a ”Born This Way Ball Tour” em 2012. A canção foi a escolhida para abrir os trabalhos do álbum ”ARTPOP”, sendo lançada no dia 12 de agosto de 2013, após alguns trechos vazarem na internet.

As gravações da música aconteceram no Record Plant Studios, em Hollywood, e no Platinum Sound Recording Studio, em Nova Iorque. Dave Russell foi o responsável pela maior parte da mixagem da canção.

A produção focou em batidas constantes e sintetizadores em loop, semelhantes aos de ”Poker Face”. Uma batida em ritmo de palmas no refrão trouxe um toque com forte influência em músicas pop, além de ritmos como EDM, euforia glitchy k-pop -lite, vocais potentes e variações durante a ponte.


”Applause” fala sobre a adoração de seus fãs e "o que significa viver sua vida como uma tela", ao mesmo tempo que serve como "um beijo de despedida para os críticos". De acordo com Gaga, a letra da música destaca a diferença entre um artista e uma celebridade.

"Eu vivo para os aplausos, mas não vivo para a atenção da maneira que as pessoas simplesmente amam você porque você é famoso. Eu vivo para realmente me apresentar para as pessoas e depois aplaudi-las."


Em 24 de julho de 2013, a cantora compartilhou no LittleMonsters.com alguns esboços e ideias visuais. Na imagem publicada foi possível ver letras da canção (ligeiramente reformuladas).

"Documentei este álbum/aplicativo do projeto ARTPOP em uma série de notas e livros, com ideias visuais e esboços. Eu levo este livro para todos os lugares."


Quando questionado sobre a música, DJ White Shadow contou que a mesma foi escrita em 2012 e que Gaga estava com muitas dores durante o processo (mas não contou a ninguém). Ao ser questionada sobre a criação da música, ela confirmou que sentiu muitas dores nas últimas semanas da turnê e que, graças aos aplausos de seus fãs, conseguiu abafar a dor e encerrar o show.

Na época, a equipe ainda não sabia qual música seria o single principal do disco. Foi durante sua pausa em 2013, após a cirurgia, que eles revisitaram a música e a selecionaram como o carro chefe de ”ARTPOP”. DJWS também revelou que gravou gritos e ovações dos fãs durante uma das datas da ”Born This Way Ball Tour” e usou em parte da canção.

Gaga falou sobre a música pela primeira vez em novembro de 2012, através do LittleMonsters.com.

"Eu Vivo pelos APLAUSOS."


Em janeiro de 2013 uma pequena parte da letra também foi postada pela cantora. Na época as especulações de que o trecho fazia parte de uma nova canção seguiam fortes.


Em setembro daquele ano, após o lançamento da música, a cantora revelou através de tweets um pouco do significado por trás da música, enquanto pedia às pessoas que lembrassem a diferença entre "celebridades" e "artistas".

"'Applause' é uma música muito significativa para mim, porque aborda o que muitos pensam sobre 'celebridades' hoje, que 'fazemos' para chamar a atenção."


"Mas alguns de nós somos 'artistas' neste grupo chamado 'celebridade', e o que criamos não sobrevive a menos que haja um público para se lembrar."


"Então, posso precisar de sua atenção primeiro, para que eu possa cantar minha música para você. Mas é o 'Aplauso' depois disso, que me deixa saber se eu o diverti."


"O entretenimento faz as pessoas felizes, eu vivo pelos 'Aplausos', por saber que eu espalhei isso. Eu vivo para ouvir você torcer, apenas para fazer parte disso."


"Eu acredito no show business. O 'Aplauso' é o que gera aquela coisa que eu amo. Quando eu sei que te fiz feliz. Quando eu sei que foi bom."


Em uma entrevista exclusiva para a edição japonesa de ”ARTPOP”, quando perguntaram a Mother Monster por que ela escolheu "Applause" como primeiro single, ela respondeu:

”Eu nunca escolho meus singles, então na verdade não escolhi. Mas achei que foi uma ótima escolha como single principal porque o álbum é muito eclético e segue uma jornada, então era mais sobre qual era a primeira declaração que queríamos fazer e gostei da declaração que fez porque traz de volta alguns sentimentos muito antigos sobre o show business que eu sinto que estão muito ausentes agora. Essa ideia de que o performer vive para o aplauso ao invés de viver para a fama separado do palco. Eu não me importo com esse tipo de fama. Apenas tendo a atenção das pessoas o tempo todo, o que eu desejo é me apresentar ao vivo e fazer uma conexão com meus fãs e ouvi-los torcer porque estão felizes."


Sobre o significado da música e sobre a importância dos aplausos em sua carreira, ela explicou nos comentários faixa a faixa do álbum para a Sirius XM.

“Bem, esta é a última faixa do álbum. Essa [sempre] foi a última faixa, chamada 'Applause'. Quando eu estava em turnê e meu quadril estava quebrando, eu realmente não sabia o que estava acontecendo porque eu estava fumando muito, certificando-me de que não sentiria nada o dia todo [risos]. Uma vez que eu realmente percebi o que estava acontecendo, e percebi como estava me sentindo, antes de subir no palco, percebi que eram os aplausos dos fãs que realmente me faziam continuar, porque eu estaria pronta para subir no palco, e apenas chorar histericamente, como se não entendesse mesmo como eu estava me sentindo. Eu estava me sentindo muito tonta, tinha muita vertigem; eu tinha dor, mas tipo, foda-se se eu sei o que dói mais, porque estava em turnê há um ano. Então, tudo doía muito, mas eu não queria decepcioná-los. E eu simplesmente não podia cancelar, porque o pensamento de deixar 50.000 ou 30.000 ou 12.000 ou 8.000 crianças na arena partiu meu coração. Então, eu saía todas as noites e tocava e tocava e tocava até não conseguir mais andar uma noite, e foi isso. Percebi neste momento que vivo pelos aplausos, mas não vivo pela atenção; tipo, do jeito que as pessoas simplesmente amam você, porque, você sabe, você é 'famoso'. Eu vivo, realmente me apresentando para as pessoas; e elas aplaudindo porque, elas foram entretidas. E então, eu queria fazer uma música sobre entretenimento, e sobre o show business, e sobre o barulho do gongo, e os críticos, e como tudo isso entra e sai da sua vida conforme você se torna um artista cada vez maior, mas, em última análise, o que eu vivo é saber que fiz algo que o deixou realmente feliz, e fez você realmente ter uma experiência com o palco, com as luzes, um com o outro. Então, é assim que gosto de terminar o álbum.”


Gaga contou em uma entrevista para o programa On Air With Ryan Seacrest que a música quase ficou de fora do ”ARTPOP”.

”’[Applause] quase não entrou no álbum’ até que ela se encontrou com o chefe da Interscope Records, Jimmy Iovine, e tocou para ele 40 músicas durante uma reunião. ‘Tocamos Applause por último e Jimmy me disse: Bem, cada música que você tocou para mim foi melhor do que a anterior, então a última deve ser o primeiro single', disse ela.”


Em 30 de abril de 2021, durante a festa ARTPOP "no skips" no Scarlet Bar em Chicago, DJ White Shadow confirmou que ”Applause” originalmente não estaria no álbum.


Com um anúncio realizado no dia 28 de julho de 2013, Gaga postou uma foto com informações sobre o adiamento da pré-venda do disco para o dia 19 de agosto assim como o lançamento de seu novo single, "Applause", confirmando todas as especulações.

"Devido à expectativa do público, o ITUNES agora oferecerá uma pré-encomenda para o álbum/aplicativo ARTPOP em 19 de agosto, no mesmo dia em que você poderá comprar meu novo single 'Applause'"


As semanas seguiram com Gaga disponibilizando trechos da canção em suas redes sociais, assim como uma contagem regressiva para o lançamento.


No fim de julho nossa Mother Monster revelou no Twitter que a capa do single seria revelada mais tarde naquele mesmo dia através do site pelo Woman's Wear Daily.

"A capa do novo single 'Applause' chega hoje à noite no site @womensweardaily para capa 2moro nas bancas. Fotografia Inez+Vinoodh -GAGA"


"Arte para o single 'Applause' em HQ Fotografia Inez + Vinoodh"



A foto foi capturada por Inez e Vinoodh como parte do videoclipe da canção, dirigido pela dupla. A fotografia mostra o rosto de Gaga pintando com um estilo ”Pierrot”, a maquiagem artisticamente borrada e seu cabelo coberto por uma touca preta. A imagem tem uma moldura branca com uma linha preta e os textos escritos à mão por Inez ou Vinoodh.

Após a liberação da capa, alguns fãs resgataram uma foto postada pela ex-maquiadora da cantora, Tara Savelo, no dia 23 de julho de 2013, na qual Gaga pintava uma tela sendo possível ler a nome ”Applause”, e pedaços da imagem da capa do single.

"If only fame had an IV, baby I could bare, being away from you, I found the vein, put it in here."


Infelizmente, nos dias 10 e 11 de agosto trechos de ”Applause” começaram a vazar na internet, obrigando nossa Mother Monster a antecipar o lançamento para o dia 12.

"UMA EMERGÊNCIA DA MÚSICA POP ESTÁ EM ANDAMENTO 911"


"EMERGÊNCIA DA MÚSICA POP #0DIASatéAPPLAUSE MEU NOVO SINGLE SAI HOJE. 911 ESPALHE ESSA MENSAGEM"


No mesmo dia, em um traje gótico e com uma pintura facial semelhante à capa do novo single a cantora iniciou sua agenda de divulgação em vários eventos promocionais.


Um vídeo chamado Lady Gaga Is Over, sobre como os críticos consideravam que ela estava "acabada" e "fracassada", foi divulgado no mesmo dia, anunciando "Applause" e seu lançamento.


Algumas semanas depois um Little Monster questionou a cantora sobre o significado do vídeo.

"Fã: O que levou você e a Haus a fazer o vídeo Lady Gaga Is Over?

"Gaga: eu queria dizer isso antes de todo mundo. eu sabia que eles iriam. ARTPOP é sobre se rebelar contra as coisas que acorrentam a música pop"


No dia 13, a cantora publicou um gif da capa do single em suas redes sociais. Rapidamente os rumores começaram a circular, com muitos acreditando que a imagem era uma captura do videoclipe da canção.


No dia 17, durante uma entrevista por telefone na estação de rádio 101.9fm The MIX, a cantora foi questionada sobre o vazamento da música:

"Bem, quero dizer, não foi ótimo porque meio que estragou todo o nosso plano, você sabe, nós tínhamos um plano maravilhoso para a música e para o Good Morning America. Havia muitas coisas maravilhosas que tínhamos planejado para acontecer tudo de uma vez. Assim, mais pessoas saberiam que 'Applause' estava disponível naquele dia. Mas, você sabe, você sabe, essa merda aconteceu. Então, tinha que sair. Tinha que sair. E estou muito feliz em ver como 'Applause' foi feita de maneira maravilhosa, porque todo mundo adora duvidar de você quando você está no topo há muito tempo e eles querem ver você falhar, mas 'Applause' realmente está funcionando. Então, está indo, está a caminho de se tornar um dos meus maiores sucessos de rádio de todos os tempos. É o meu terceiro maior debut de rádio depois de 'Bad Romance' e 'Poker Face'."


Na mesma entrevista, Lady Gaga apreciou que os apresentadores de rádio gostaram de "Applause".

"Isso realmente significa muito para mim porque, sabe, aquela música, sabe, quando as pessoas falavam mal da música porque não fazia sucesso número um imediatamente. Você sabe, não se trata de como a música realmente soa. Isso é apenas como um concurso de fofoca. Você sabe, o que eu faço é gravar discos. Eu faço discos e faço música e me preocupo em fazer boas músicas e isso é tudo que me importa."


O single físico da canção foi disponibilizado com 2 faixas, incluindo a versão do álbum junto da versão instrumental.


Além disso, diversas versões remixadas também foram disponibilizadas como forma de divulgação da canção. Uma das mais conhecidas foi a versão do DJ White Shadow.


Em uma versão concept demo, vazada na internet alguns anos atrás, é possível ver os estágios iniciais da canção. O registro foi feito em uma gravação por celular:

No áudio é possível ver como o instrumental possuía sintetizadores mais fortes e batidas eletrônicas mais evidentes, assim como um "break dance".

Alguns anos depois do lançamento oficial da música, algumas demos, assim como seus stems simplificados, também acabaram vazando na internet. Uma das versões demo possui pequenos trechos da letra diferentes da versão final, assim como detalhes no instrumental.


”Applause” recebeu críticas bastante favoráveis dos críticos musicais, que destacaram o refrão cativante, batidas “pop chiclete” que traziam de volta uma sonoridade evoluída de seu álbum de estreia, ”The Fame”.

Apesar do que muitos dizem, a música alcançou sucesso comercial em vários países, estreando na sexta posição na Billboard Hot 100 em sua segunda semana de lançamento e a terceira posição no Digital Songs.

Em sua segunda semana no Hot 100, a música subiu para o número quatro, ficando entre os dez primeiros por 14 semanas consecutivas. Em fevereiro de 2018, a música vendeu 2,7 milhões de cópias nos Estados Unidos, e foi certificada 4x platina pela Recording Industry Association of America (RIAA).

O single também vendeu mais de 10 mil cópias em poucas horas no Reino Unido, estreando e alcançando a posição cinco no UK Singles Chart, sendo o single de maior sucesso desde "Born This Way", até então. "Applause" foi certificado como Ouro e Platina em outros grandes mercados internacionais, incluindo Itália, Nova Zelândia, Canadá, Japão e Suécia. O single foi certificado como Ouro e Platina em outros grandes mercados internacionais, incluindo Itália, Nova Zelândia, Canadá, Japão e Suécia.


Devido à proximidade do vazamento do single com ”Roar” da cantora Katy Perry, uma grande rivalidade feminina foi criada em volta das duas artistas. Apesar disso, na época, Gaga chegou a interagir com Katy sobre ambos os singles terem sido vazados, assim como a importância de valorizarem suas músicas e não os charts.


O VIDEOCLIPE:

O videoclipe de "Applause" foi dirigido pela dupla de fotógrafos de moda Inez e Vinoodh, parceiros de trabalhos anteriores e também responsáveis pelas imagens promocionais da nova Era.

As gravações foram realizadas no estúdio da Paramount Pictures em Hollywood, em dois sets diferentes ao longo de três dias.

Em um tweet, a cantora resumiu um dos conceitos do vídeo:

"Um VídeoMusical onde Preto&Branco e Cor batalham em uma disputa por seus Aplausos! - GAGA"


Gaga foi inspirada pelo cinema mudo e pelos primeiros filmes de terror e explicou que o conceito por trás do vídeo é o de sua paixão por mudança de forma e transformação. Ela o descreveu como "Iconografia em movimento, como mágica".

A ilustradora Jo Ratcliffe contou a AnOther Magazine, em uma entrevista publicada em 19 de agosto de 2013, um pouco sobre a ideia do clipe assim como as gravações.

"Quanto tempo durou a filmagem?

Eles filmaram durante três dias na Paramount em Los Angeles em dois grandes estúdios. Também nunca tinha visto um camarim assim – era uma escala épica, tudo muito lindo. A cena do túnel de laser foi incrível – é tão bom ver essas coisas acontecendo diante de seus olhos. Acho que isso tende a se perder com os vídeos hoje em dia – você pode facilmente presumir que esses momentos foram um efeito de pós-produção. Foi emocionante e incrivelmente inspirador ouvir a música explodir no estúdio e ver todo esse trabalho criativo acontecendo na sua frente.

Quais foram as ideias por trás do vídeo?

As ideias foram todas do resumo original de Inez e Vinoodh, mas tentamos muitas coisas. Todos faziam questão de forçar um pouco, estávamos referenciando o Segundo de Chomon e os velhos filmes mudos pintados da época. Os filmes foram uma inspiração tanto para o método quanto para o visual, mantendo-o o mais real possível.”


No dia 17 de julho de 2013, Inez publicou uma foto sua e de Vinoodh em um set de gravações. Os boatos então começaram por conta dos anúncios de que os mesmos estavam envolvidos em grande parte do projeto ”ARTPOP”.


Posteriormente, no dia 26, uma imagem da filmagem do videoclipe de "Applause" foi divulgada.


O anúncio do clipe foi feito junto ao do lançamento do single, para dia 19 de agosto. Apesar do vazamento da canção e de a mesma ter sido disponibilizada 7 dias antes, a data de lançamento do clipe foi mantida.

Já em agosto, no dia 8, a cantora postou uma foto do set de gravações ao lado dos diretores do vídeo.

”Mal posso esperar para vocês verem o vídeo 'Applause' 19.8, dirigido por meus queridos amigos @inezandvinoodh !!”


No dia 16 nossa Mother Monster falou sobre o lançamento do videoclipe através de suas redes sociais, publicando um banner com uma imagem inédita do clipe.

"APPLAUSE ESTREIA SEGUNDA-FEIRA 19.8 Junte-se a nós às 8h de segunda-feira na 44th+Broadway para assistir ao VÍDEO OFICIAL nas telas da TimesSquare. Assista na TV no Good Morning America ou online no VEVO. Um filme em preto+branco, colorido e pintado à mão. Dirigido pelos fotógrafos holandeses Inez+Vinoodh."


Três dias depois, como havia sido anunciado, Lady Gaga concedeu uma entrevista ao vivo no programa matinal de destaque da emissora norte-americana ABC, o Good Morning America. O videoclipe de "Applause" estreou logo após e foi transmitido simultaneamente na Times Square, uma das mais importantes e avenidas de destaque do mundo, além de um ponto turístico do país.

Confira a entrevista completa e legendada:

Parte 1

Parte 2

Confira o lançamento do videoclipe na Times Square:


Inez e Vinoodh explicaram em entrevista para a MTV em 19 de agosto que o vídeo simbolizava a “ideia de que ela passa por essa luta para voltar ao palco, que fica naquela passarela de laser rosa. E ela está meio que arrastando aquela perna como um troféu e voltando ao palco totalmente realizada, uma nova pessoa completa"

Gaga falou sobre sua intensidade nas gravações durante uma entrevista para a estação de rádio Z100 New York.


Já na entrevista exclusiva incluída na edição japonesa de ”ARTPOP” a cantora contou sobre o conceito por trás do vídeo de ”Applause”.

”[...] E todo o conceito do vídeo é que eu sou esse tipo de figura clássica, toda de preto, eu realmente não queria usar nenhuma peruca. Não sei porque parecia que estava me definindo de uma certa maneira particular que eu não queria mais ser definida. Então, sou eu como uma performer meio que atuando desesperadamente para ser clássica e simples, e ser mínimo naquele momento. Estou implorando por simplicidade. E então, enquanto isso está acontecendo, uma série de todas as minhas inspirações em uma série de todos os tipos de movimentos em minha carreira até agora. Eles estão fazendo truques de mágica ao meu redor e são meio lo-fi. E todo o conceito é que estaríamos dispostos a fazer qualquer coisa por aplausos, para fazer você feliz, para entretê-lo. E então, no final, estou andando na passarela, e este figurino do arquivo [John] Galliano, estou chorando segurando meu, meu membro quebrado com um buquê de flores saindo do quadril e, eu estou dizendo: sinto sua falta, sinto sua falta, queria poder estar com você. Eu vivo para este momento. Obrigada por ainda estar aqui.”


A ”Haus of Gaga” decidiu trabalhar em vários looks diferentes para o vídeo, cada um representando diferentes facetas de Gaga como artista. Os trajes usados ​​no vídeo incluíam designs de Gareth Pugh, John Galliano, sua irmã Natali Germanotta, assim como roupas criadas pela própria ”Haus”.

O vídeo em si tem uma fotografia em cores e em preto e branco, com cenas artísticas e complexas, assim como takes mais simplistas.

Gaga certificou-se de que cada detalhe estava perfeito e participou das edições finais. DJ White Shadow, que acompanhou a cantora durante as edições do vídeo, contou um pouco do processo.

"Assisti a todo o processo de edição. Fui para Nova York com ela [Gaga] e fiquei dois dias em uma sala enquanto ela corrigia as cores e analisava o vídeo quadro a quadro. Ela é uma parte tão complexa de tudo que se move, que é tudo uma parte da mesma visão. [...] Ela gosta muito de garantir que tudo tenha seu lugar. O vídeo é realmente divertido e emocionante e ela fica incrível nele. [...] É Lady Gaga! É um vídeo de Lady Gaga! É um bom vídeo. É muito divertido."


O CONCEITO E A HISTÓRIA:

Para o MTV News em setembro de 2013, Inez contou detalhes sobre o vídeo:

"Ela fará qualquer coisa neste vídeo para deixar seu público feliz e inspirá-lo".

A diretora contou por telefone, horas após a estreia, detalhando que ela e Vinoodh foram inspirados por filmes mudos e filmes de terror antigos:

"Queríamos trazê-la de volta a um elemento muito básico [...] Havia todos esses tipos de, digamos, truques lá, mas a grande ideia era realmente fazer com que ela simbolizasse esse momento da fratura do quadril. É por isso que ela está segurando a perna direita como um troféu e essa ideia de que não importa o que aconteça, ela vai voltar ao palco."


Inez contou que nas cenas iniciais, e focadas em Gaga em um cômodo escuro sob um colchonete foi originalmente concebida para “ser uma pequena vinheta no vídeo que iria olhar para trás em um tempo passado em sua vida, quando ela tinha acabado de sair da escola e morava no Lower East Side e sonhava com o que quer que fosse. E isso está lá para representar. Ela costumava ter esse tipo de cabelo quando tinha 18, 19 anos, então dissemos que esse era o momento passado. Quando começamos a filmar, foi tão bom que dissemos ‘Vamos fazer a música inteira neste colchão e fazer a coreografia deitada’. E ela se apresentou tão incrivelmente que parecia um sentimento tão real e cru. Tornou-se o fio condutor de todo o vídeo. Isso é o real e o resto são os sonhos que ela teve”.


Em dado momento do vídeo há um desfile de moda, ideia fixa que Gaga teve desde o início.

“Ela sempre teve na cabeça que queria fazer um desfile de moda, onde estaria voando em vez de caminhar. Ela sempre foi incrivelmente inspirada pela moda e sua energia, então parecia extremamente certo ter essa parte de sua vida representada”.


Outro grande detalhe importante do vídeo é a pintura de Botticelli, ”O Nascimento de Vênus” e a figura de Afrodite, a Deusa do Amor.

"Fomos extremamente inspirados pela pintura para aquele visual em que Gaga aparece em um biquíni de concha, seus cachos caindo em cascata sobre os ombros. Também fomos inspirados por ter a ideia de que ela passa por essa luta para voltar ao palco, que fica naquela torre de laser rosa. E ela está meio que arrastando aquela perna como um troféu e voltando ao palco como um uma nova pessoa totalmente realizada e completa e é por isso que o Botticelli veio à mente".


Um outro grande momento para os Little Monsters e que surpreendeu a todos foi a cena em que a cantora aparece com sua cabeça no corpo de um cisne negro. Diferente do que circulava, a ideia não foi inspirada no filme de Darren Aronofsky, mas sim no fascínio de Gaga por ovos.

"Ela sempre teve a referência do ovo em seu trabalho e, como esse vídeo é sobre um renascimento e no final há a referência de Botticelli, nós dissemos: 'OK, um ovo... um ovo com pelos e o que sai de um ovo de pelos?' Em nossas mentes, um cisne negro com o rosto dela".

”Também fomos inspirados por ter a ideia de que ela passa por essa luta para voltar ao palco, que fica naquela torre de laser rosa. E ela está meio que arrastando aquela perna como um troféu e voltando ao palco como um uma nova pessoa totalmente realizada e completa e é por isso que o Botticelli veio à mente".


Outros detalhes interessantes do vídeo focam em Gaga presa em uma gaiola, sendo exibida para flashes enquanto ela demonstra estar fora de si. Uma clara crítica de como os artistas são tratados pela mídia como animais enjaulados.


O videoclipe também apresenta momentos de ilusões, permeando entre a realidade e o que não é real, algo comum do entretenimento, como a mágica, os palhaços, os desfiles, a dança e o teatro.


O vídeo termina de maneira simbólica, com Gaga fazendo gestos com as mãos representando as letras da palavra ”ARTPOP”.

Assista ao clipe de "Applause":


LYRIC VIDEO:

Seis dias antes do lançamento do videoclipe, Gaga postou em suas redes sociais que estaria na boate Micky's naquele dia, para gravar um lyric video para "Applause".

"Eu definitivamente NÃO estarei no Mickys hoje à noite, e definitivamente NÃO esperarei que você esteja lá no meu lyric video. #APPLAUSE"


"ESTOU FALANDO SÉRIO MONSTERS DE L.A., NÃO É COMO SE EU ESTIVESSE ESPERANDO QUE VOCÊ ESTEJA LÁ COM SUA MAQUIAGEM DE APPLAUSE PRONTO PARA DANÇAR PARA MIM E ASSISTIR DRAGS"


No dia seguinte a cantora revelou que lançaria o vídeo no dia 15 de agosto e que era um filme da "Haus of Gaga". Bobby Campbell contou que a produção foi realizada pela própria Gaga.

O lyric video, que era uma tendencia do mercado na época, foi o primeiro da carreira da cantora. Um vídeo dos bastidores também foi disponibilizado.

A produção contou com a participação de diversos Little Monsters e Drag Queens famosas, dentre elas ex-participantes do reality show RuPaul's Drag Race, como Shangela, Courtney Act, Willan, Raven e Morgan McMichaels.


Assista ao vídeo:

Assista também ao making of do vídeo:


No dia 17 de outubro de 2013, durante uma entrevista por telefone na estação de rádio 99.7 NOW, Lady Gaga foi questionada sobre as gravações do vídeo.

"Então, eu queria fazer um vídeo com a letra dessa música. E eu pensei 'Vamos ver!', porque muitos de nossos amigos, uh, são drag lá. Conheço muitas garotas lá. Então, nós pensamos, 'Vamos surpreender as garotas e veremos se elas querem filmar alguma coisa.' Elas disseram, você sabe, 'Se você tocasse 'Applause' eu não ficaria desapontada.' [...] Então, elas tinham uma rotina planejada para fazer isso, mas eu realmente não contei tudo a eles e, logo antes de sair, disse que gravaria um lyric video. [...] Bem, eu mesma filmei, eu filmei com a minha câmera. [...] E acho que muita gente não conhece ou vê essa forma de arte por trás disso. E é realmente, tipo, é toda uma forma de arte e quando eu estava, você sabe, pensando em ‘Applause’ e quando eu estava filmando e eu realmente tive calafrios porque eles disseram para mim mesmo, você sabe-- Essa música é tão apropriada para este momento e para este clube, esta ideia de viver para os aplausos porque, sabe, isto é uma coisa tão perdida na nossa sociedade. Todo mundo pensa 'Oh, você tem que lançar a música para ter sucesso ao invés de lançar a música para os aplausos, só para as pessoas aplaudirem.' Não é para mim, não é sobre ganhar dinheiro. É sobre fazer as pessoas felizes, fazer coisas que as pessoas amam.”


Clique aqui para ler sobre o próximo single, "Venus".

Para retornar ao post principal clique aqui.

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

- Algumas das informações citadas foram retiradas no fórum Gagapedia / Acervo pessoal.