O site de entretenimento The Daily Beast publicou uma matéria na última terça-feira (10), destacando o aniversário de 5 anos do lançamento de "Nasce Uma Estrela" assim como uma música em particular.

Trata-se de "Why Did You Do That?", canção presente na trilha sonora longa e interpretada por Lady Gaga como Ally Maine, e que marca a virada da personagem para sua carreira pop.

Apesar de ser considerada como uma música "cult", a canção se tornou uma das favoritas do público geral.

Scarlett Harris, jornalista do site, conversou com DJ White Shadow e Nilan Jr., produtores da canção, e a compositora Diane Warren sobre o conceito da canção.

Confira a tradução completa da matéria:

"'Why Did You Do That': A Música Pop ‘Ruim’ de Lady Gaga em ‘Nasce Uma Estrela’ Completa 5 Anos

'Por que você chega perto de mim com uma bunda dessas?' Falamos com Diane Warren e os produtores sobre essa letra – e a infame música de uma 'vendida', 'Why Did You Do That?'

Nasce Uma Estrela, o remake de um remake de um remake dirigido por Bradley Cooper e estrelando Lady Gaga como uma novata no mundo pop e Cooper como seu grisalho mentor e marido estreou a cinco anos atrás nesse mesmo mês. O lead single de sua trilha sonora, 'Shallow', recebeu seus louros, chegando a ganhar o Oscar para Melhor Canção Original e dois Grammys. Até 'I’ll Never Love Again', a balada de encerramento – alerta de spoilers para um filme de 5 anos atrás – que a personagem de Gaga, Ally, performa depois do suicídio de Jackson Maine, interpretado por Cooper, ganhou um Grammy para Melhor Canção Escrita para Mídia Visual. Mas é 'Why Did You Do That?', o single da estreia no pop de Ally que segue sendo a música “cult” mais subestimada do filme.

A música foi escrita por Gaga e a prolífica compositora Diane Warren 'meio que uma semana' depois da cerimônia do Academy Awards de 2016, diz Warren, onde as duas foram indicadas por sua balada, 'Til It Happens To You', escrita para o documentário sobre estupros em campus de universidade, The Hunting Ground. Naquele momento, Nasce Uma Estrela não era nada mais que uma estrela nos olhos de Cooper, então, a música não foi originalmente feita para o filme em que Gaga iria eventualmente estrelar. Avançando dois anos e meio, e a música aparece no filme no momento em que Ally “se vende”, quando ela larga as baladas cheias de emoção que escreveu e performou com Maine em favor de uma carreira pop mainstream repleta de letras sobre perder a cabeça com a bela bunda de um homem.

'Essa é a frase que ele cita quando Ally está numa banheira e ele diz, -Sério? Por que você chega perto de mim com uma bunda dessas?!- e eu fico tipo, -Culpada!- Fui eu que fiz ela se vender,' diz Warren, rindo pelo telefone de sua casa em Los Angeles no quinto aniversário da canção.

Muito foi discutido sobre a música pop 'ruim', mas Warren, assim como os produtores Paul Blair, também conhecido como DJ White Shadow, e Mark Nilan Jr. (Nick Monson também recebe créditos), insistem que nunca foi seu propósito fazer uma [música ruim], os últimos dois falando isso palavra por palavra.

'Eu nunca tentei [fazer] uma música vendida, que não fosse algo legal em toda minha vida!' Exclamou Nilan Jr. Ele cresceu em torno dos criadores da Motown em Detroit, onde Blair também passou parte de sua infância, mas os dois não se conheceriam até anos depois num retiro internacional de compositores, onde festas foram a prioridade, e nem uma música sequer foi escrita. 'Mas eu pude conhecer Mark e acabamos ganhando um Grammy juntos,' diz Blair, então não foi uma total perda de tempo.

'O que é uma música pop ruim?' pondera Blair. Ele tem sido um colaborador de longa data para Gaga, desde sua Monster Ball Tour. 'Ninguém tem a intenção de escrever uma música pop ruim, ou uma música ruim em geral. Eu não acho que -Party In The U.S.A.- da Miley Cyrus seja uma obra genial da escrita criativa, mas é uma grande música pop. Eu acho [que -Why Did You Do That?-] é uma música divertida que alguém que se considera um compositor sério, como Jackson Maine no filme, torceria o nariz por causa de seu assunto – porque ele nunca escreveria algo assim. É uma música idiota para mim? Não. É uma música idiota para a Diane Warren? Não. É uma música idiota para você? Não. Mas é uma música idiota para o Jackson Maine? Absolutamente. Provavelmente, qualquer música com a palavra -bunda- seria uma música idiota [para ele]'.

'Definitivamente não é uma frase que as pessoas presumiriam que viria de mim', diz Warren, acrescentando que nada na música é algo que as pessoas presumiriam que veio dela. Para começar, foi uma das únicas vezes em que ela escreveu uma música com outra pessoa, com Gaga pressionando Warren para '[sair] da minha zona de conforto'.

É também uma das únicas vezes em que ela 'escreveu para acompanhar', com o 'germe musical' fornecido por Nilan Jr. já 'preparado' das jam sessions nas semanas anteriores ao telefonema de Blair para entrar no estúdio. Ele estava a caminho da Home Depot para fazer 'coisas gerais de homem/pai no sábado', diz ele, acrescentando: 'Não fui à Home Depot naquele dia'. Mantendo esse tema, Blair compara 'Why Did You Do That?' a uma 'música de ferro-velho', não de uma forma depreciativa, mas cujas partes ficam paradas por um tempo até que tenham oportunidade de serem usadas.

'É inteligente ter um punhado de ótimas faixas no bolso de trás, para que quando você entrar nas sessões você esteja pronto quando eles disserem, toque alguma coisa para mim', diz ele. E esse algo foi o 'instrumento que soa como kalimba' que pode ser ouvido pela primeira vez quando a música começa. 'Eu toquei alguns, mas [Gaga] disse, volte para o primeiro, e ela instantaneamente começou a cantarolar a melodia do refrão. Isso meio que saiu dela.'

'Em uma hora aquela música estava completa', continua Nilan Jr. 'Normalmente os melhores são aqueles que acontecem de forma rápida e espontânea assim. Quando você começa a pensar muito sobre isso, você perde o brilho.'

Por seu dinheiro, Warren – que não se lembra de Blair ou Nilan Jr. estarem na sala enquanto ela e Gaga escreviam, mas acrescenta: 'Eu estava muito chapada! Talvez eles tenham vindo mais tarde' - geralmente leva mais tempo para escrever as músicas que ela mesma escreve, uma estratégia que a serviu bem, com nove músicas em primeiro lugar e 32 músicas no top 10 nas paradas da Billboard ao longo de sua carreira.

Ela afirma que 'Why Did You Do That?' deveria ter sido lançada como single e pode ter uma popularidade renovada, como sua música de Paloma Faith de 2014, 'Only Love Can Hurt Like This', que se tornou viral no TikTok, ou 'Bloody Mary' de Blair e Gaga de Born This Way de 2011, que explodiu no ano passado depois de ser apresentada [na série televisiva] Wandinha. '[-Why Did You Do That?-] ainda não teve seu debut, mas talvez em algum momento ela o faça', diz Blair."


O que você acha de "Why Did You Do That?". Conta pra gente nos comentários!

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Fonte