Ao contrário do que muitos costumam destacar, ”ARTPOP” teve uma divulgação tão marcante quanto "Born This Way".

Lady Gaga conseguiu transmitir a essência da arte e do pop através de grandiosas apresentações, aparições e saídas de hotéis e de shows em diversas partes do mundo.

A sétima parte do nosso especial reúne as principais apresentações da nossa Mother Monster seguindo o cronograma de divulgação do álbum, perpassando por algumas parcerias assim como programas televisivos e festivais.

Hora de despertar o sentimento nostálgico e matar a saudade desses momentos. Preparados?

"Baby cause i just love the music, not the bling.
Music, not the bling."


DIVULGAÇÃO

Assim como os trabalhos anteriores, a divulgação de ”ARTPOP” recebeu um cronograma recheado, com uma ampla distribuição entre os meios de comunicação e parceiros. Apesar das mudanças repentinas em sua gestão, conforme documentos vazados em 2020, a cantora cumpriu toda a sua agenda de divulgação do álbum.


Dentre essas distribuições tivemos as parcerias de lançamentos de músicas em comerciais, como ”Do What U Want”, e a divulgação de capas de singles assim como a própria divulgação da capa do álbum.

Para o evento, Gaga fez parceria com a Clear Channel para exibir o evento em seus outdoors em 18 cidades de 12 países. Para aqueles que não puderam assistir ao evento pessoalmente, uma transmissão ao vivo da revelação em Nova Iorque na Times Square estava disponível no site oficial da cantora. O evento levou 20 dos 30 minutos planejados, com 3 atualizações sendo feitas antes que a capa completa fosse revelada.


Além da divulgação realizada pela própria equipe da cantora, fãs em todo o mundo também realizaram uma divulgação própria, o que potencializou a curiosidade pelo projeto.


APARIÇÕES

Cada saída de Lady Gaga, seja de seus hotéis para compromissos de divulgação, chegadas em países, idas para locais dos shows; todos esses momentos sempre foram transformados pela cantora como grandes eventos por sua criatividade e forma de usar esses momentos para transmitir a essência da Era.

Dentre tantos momentos incríveis, separamos algumas aparições de Lady Gaga na Era ARTPOP.


GAGADOLL

Gagadoll foi um projeto criado para replicar a imagem de Lady Gaga em formato humano, e em tamanho real criado pelo grupo criativo PARTY Inc. e da fabricante de bonecos Orient Industry.

O sistema de condução óssea da boneca permite ouvir as músicas e mensagens da cantora, instaladas internamente. Um total de apenas quatro Gagadolls foram criadas em 2013 para promoção de "ARTPOP" no Japão.

Em 14 de novembro de 2013, a Universal Music Japan publicou um trailer da produção e divulgação das bonecas. Na época não havia informações sobre o projeto. No dia seguinte um vídeo do making of foi disponibilizado.


Além dos vídeos, um site especial para divulgação do projeto foi disponibilizado pelo Yahoo! Japão do dia 26 de novembro a 8 de dezembro de 2013.

Gaga também participou de uma coletiva de imprensa para divulgação das bonecas no país, assim como uma apresentação musical ao lado das peças.


DOCUMENTÁRIO

No dia 25 de dezembro de 2012, Lady Gaga anunciou através de seu Twitter como presente de Natal, que um documentário sobre "ARTPOP" estava em processo de criação.

"Feliz Natal little monsters! Terry Richardson está fazendo um #LadyGagaMOVIE documentando minha vida, a criação do ARTPOP + vocês!


Apesar disso, as mudanças após a troca de gestão de Gaga em 2013 mudaram os rumos do projeto e toda a sua logística.


ARTPOP Pop Up: A Lady Gaga Gallery

A ARTPOP Pop Up: A Lady Gaga Gallery foi um projeto de duas lojas pop-up localizadas em Los Angeles e Nova Iorque com o intuito de divulgar o álbum "ARTPOP" de forma imersiva. As galerias foram abertas ao público em 11 de novembro de 2013, ficando abertas por apenas 2 dias.

Nas lojas foi possível ver as roupas, adereços, obras de arte, fotos relacionados a nova Era assim como objetos de trabalhos anteriores da cantora, além de instalações de vídeos e experiências interativas fornecidas pelo jogo Just Dance 2014, que incluiu a canção "Applause" em seu repertótio, e Beats By Dr..

Confira alguns vídeos da loja:


Clique aqui para relembrar as APRESENTAÇÕES realizadas durante a Era "ARTPOP".


Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

- As informações citadas foram retiradas no fórum Gagapedia / Acervo pessoal.

Tradução por Bruno, DavidLuis198, Deborah Sant' Anna, Klara Gomes e Laíza Coelho.

Arte da capa por Lucas Marques.