“Venus”


O SINGLE:

”Venus” é uma canção gravada e produzida por Lady Gaga, DJ White Shadow, Madeon, Nick Monson e Sun Ra. Foi a última faixa a ser finalizada para o álbum ”ARTPOP” e originalmente planejada como segundo single do álbum.

Inspirada em ”O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli, a canção é uma das faixas que carrega um dos principais conceitos do disco. Em 19 de setembro de 2013, Gaga postou uma foto em estúdio finalizando os vocais para a música.

”hora do estúdio! o nascimento ao vivo de Vênus !!”


Um dos principais destaques da faixa foi o trabalho com o produtor francês Madeon. O produtor deu detalhes sobre a colaboração em uma entrevista para o MTV News:

”Sempre quis trabalhar com artistas pop e minha número 1 da lista era Lady Gaga. Então, quando tive a oportunidade de fazer isso, fiquei muito emocionado".


Apesar de pequenas contribuições dos produtores na faixa, Gaga produziu a canção inteiramente sozinha. Entre as inspirações estão: Vênus, a deusa romana do amor, o planeta homônimo, e a relação sexual.

"Então, essa música é sobre fé, mas também é sobre encontrar fé em outros lugares, no além, e minha experiência com o amor é algo que me levou muito tempo para encontrar. Então é realmente psicodélico e realmente leva você em uma jornada [...] Eu meio que tive muita inspiração diferente dessa gravação futurística com final dos anos 70 e jazz e esse groove profundo realmente muito pegajoso [...] Essa música é realmente sobre sexo, mas é sobre sexo da maneira mais mitológica."


Ela falou sobre o significado da música nos comentários faixa a faixa de "ARTPOP" para a Sirius XM.

"'Venus' é a primeira música que eu fiz e que eu mesma produzi. Eu trabalhei um pouco nisso com Madeon, ele fez algumas coproduções, mas é assim mesmo: minha gravação. E essa música é um híbrido de algumas coisas diferentes. Uma dessas coisas é Vênus, a deusa do amor, como conhecemos na mitologia romana e grega; e então, é também sobre os planetas. Então, essa música é sobre fé, mas também é sobre encontrar fé em outros lugares – no além – e, minha experiência com o amor é algo que eu levei muito tempo para encontrar. Então, é realmente psicodélico e realmente leva você a uma jornada, e eu sampleei Sun-Ra, ‘Rocket Number Nine’, que mais tarde foi refeita por um grupo francês, Zombie Zombie. Então eu meio que peguei isso, muita inspiração diferente do tipo de disco futurista que se encontra no final dos anos 70 e jazz e esse tipo de groove profundo pegajoso, e passei muito tempo trabalhando nessa linha de baixo, fazendo exatamente o que eu queria que fosse."


A produção de Madeon para ”ARTPOP” foi diferente de seus trabalhos pessoais, mas o permitiu levar o clima da faixa de uma balada para um hino, mas ainda mantendo os aspectos sentimentais e inspiradores dela.

Entre viagens da ”Born This Way Ball Tour” e após um pequeno hiato devido a lesão no quadril, Gaga pôde trabalhar na faixa ao lado de Dave Russell, Bill Malina e Ghazi Hourani no Record Plant Studios, além de outras locações durante o período de produção.

A música inclui uma sample da dupla francesa de electropop Zombie Zombie, cover da música "Rocket Number 9" do músico de jazz Sun Ra, de seu álbum de estúdio, ”Interstellar Low Ways” (1966).


Já a construção da faixa possui influência da faixa não lançada de Madeon, intitulada ”Ubelkeit”


”Venus” tem fortes influências do synth-pop, dance-pop e glam rock em uma brilhante junção de elementos dançantes. Os vocais de Gaga se assemelham aos de David Bowie em sua persona Ziggy Stardust, com diversas camadas vocais nas quais a cantora dá um show de interpretação vocal. São aproximadamente 12 nuances.

Os stems da canção vazaram na internet tempo depois do lançamento de "ARTPOP", assim como os instrumentais do álbum.


Uma demo da canção também chegou à internet em 2017, com os vocais mais graves e com pequenas diferenças na letra, dentre elas a ausência da ponte antes do último refrão.

Um pequeno trecho acapella, descartado de uma das demos da música, também vazou na internet.


A letra de "Venus" traz diversos elementos culturais e artísticos assim como o espaço, nomeando os planetas do Sistema Solar, com referências à contraparte mítica do planeta, Afrodite, a deusa grega do amor.

A música foi anunciada como segundo single por meio de sua conta no Twitter no dia 10 de outubro. Gaga pediu para que os fãs tentassem adivinhar qual seria a canção escolhida.

"Preparados para saberem qual/quando será o próximo single? Coloque em tendência a sua previsão de música e quando você acertar eu vou anunciar! #ARTPOP"


"Para desbloquear meu anúncio, vocês devem trabalhar juntos. Boa sorte. 911 EMERGÊNCIA DE MÚSICA POP ISTO NÃO É UMA SIMULAÇÃO #OperaçãoTrend2ºSingle"


"ME DESCULPE. #GYPSY está incorreta. POR FAVOR TENTE NOVAMENTE."

"ME DESCULPE. MANiCURE e DONATELLA também estão incorretas. POR FAVOR TENTE NOVAMENTE."


"VOCÊ ESTÁ CERTO."


"ESTA NOITE ANUNCIAREMOS O NASCIMENTO DE..."


"2º SINGLE #VENUS Lançamento Mundial 27 OUT. 2013. Desça suas discoballs. #TAKEMETOYOURPLANET #TAKEMETOYOURLEADER #TAKEMETOYOURVENUS"


: "de onde você tirou a imagem da Seashell Girl?"

Gaga "o nascimento de vênus"


Nos dias que se seguiram até o lançamento de "Venus", Gaga começou a postar trechos da canção em suas redes sociais.




"72 horas até o lançamento de #DoWhatUWant com R Kelly. 7 dias até o TrechodeVenus. 9 dias até o lançamento de #Venus. Desperte o universo ARTPOP está chegando!"


"#VENUSLetras. Obrigada pelo lindo esboço @dibumonster. O parabenizamos por sua criatividade e celebramos o seu talento."



Com o lançamento original marcado para 27 de outubro, Gaga afirmou posteriormente que a data de lançamento havia sido adiada dois dias, para 25 de outubro. No entanto, em 22 de outubro de 2013, ”Do What U Want” substituiu a canção como segundo single oficial devido ao seu grande sucesso e desempenho de vendas.

"Não se preocupem, monsters! Ainda estamos programados para lançar #Venus nesta segunda-feira com um trecho na sexta-feira! E AINDA terá seu próprio vídeo."


"No entanto, estamos impressionados com a resposta mundial + entusiasmo por DO WHAT U WANT com R KELLY e estamos felizes em anunciá-la como segundo single!"


No dia 23 de outubro a cantora compartilhou mais um trecho de "Venus".


No dia 25, a primeira prévia oficial da música foi disponibilizada no YouTube. A recepção e expectativas ficaram ainda mais altas.

"AQUI está um trecho DE 'VENUS' produzida por Lady Gaga: http://www.youtube.com/watch?v=jPC3nboKuOc"


No dia seguinte Gaga revelou um segundo trecho de "Venus" depois de pedir aos Little Monsters que fizessem uma promessa de espalhar amor com "ARTPOP".

"Vou lançar outro trecho de 'VENUS' se e SOMENTE se os monsters fizerem uma promessa e #TrendIt para o mundo. #EuJuroEspalharAmorComARTPOP"


"#EuJuroEspalharAmorComARTPOP ESTA é a comunidade que construímos juntos em todo o mundo. Vamos ser conhecidos como ativistas do amor. HORA DE UM TRECHO"


"Escrevi 4 ganchos [trechos cativantes/chiclete] em Venus. O trecho é dos dois primeiros antes do verdadeiro refrão. A ascensão antes do orgasmo. #PareÓdioDigital"


"@samraawr você vai conseguir o refrão AMANHÃ!!!!!!!! DEIXE O ORGASMO PARA O FINAL aproveite as preliminares"


"O trecho será twittado por meu querido amigo monster Brandon @TheHookerInMe. Um verdadeiro guerreiro do amor, que cuida de @emmac_94 todos os dias"


"#2ºtrechodeVENUS Produzida por Lady Gaga http://www.youtube.com/watch?v=c8WT2xvr29o

PareÓdioDigital #ADeusaEstáVindo"


No dia 25 de outubro nossa Mother Monster surgiu na saída de um hotel em Berlin trajando roupas volumosas e compridas na cor branca, além de uma peruca loira bem cheia e maquiagem carregada de pó branco e lentes que deixavam seus olhos maiores.

A cantora então se dirigiu para as ruínas do Muro de Berlin onde realizou uma performance silenciosa com movimentos corporais lentos e os braços levantados.


No dia seguinte, já em Londres, a cantora apareceu de surpresa na boate G-A-Y Nightclub com o mesmo look do dia anterior e assim apresentou "Venus" pela primeira vez, com uma performance pra lá de inusitada.


Após duas prévias, "Venus" foi disponibilizada para streaming no dia 27 de outubro através da Vevo e foi liberada para compra no dia seguinte.

"7 horas e 39 minutos até #VenusNAVevo. A próxima experiência de música #VENUS lançada no iTunes às 00h01, horário local, 28 de outubro. #TAKEMETOYOURPLANET"


"AQUI ESTÁ! Áudio COMPLETO EM HQ de 'VENUS' produzida por Lady Gaga! <3 http://vevo.ly/YYGx9C Disponível hoje à noite! iTunes às 00h01, hora local, 28 de outubro"


No mesmo dia, nossa Mother Monster se apresentou com a canção no programa The XFactor UK. Além de ”Venus” a cantora também se apresentou com ”Do What U Want”.


”Eu me diverti muito esta noite! Espero que você tenha sentido nosso amor!! RT @RICHYSQUIRREL: #VENUS chegou! #xfactoruk"


Antes do lançamento, Gaga revelou três capas especiais para o single no dia 25 de outubro, fotografadas por Steven Klein com quem ela já havia trabalhado em outros projetos.

"A arte da capa de 'Applause' foi tirada por @inezandvinoodh, 'Do What U Want' Feat. R KELLY por @Terry_World e 'VENUS' por..."


"'Venus' é uma sequência de múltiplas capas capturadas pelo diretor de 'Alejandro' e 'Fame' @SKstudly Steve Klein pic.twitter.com/aCfV2eBqjA"


Na primeira imagem é possível ver nossa Mother Monster nua, com um escorpião posicionado em sua cabeça, com forte inspiração na performance de Marina Abramović, ”Retrato com Escorpião (Olhos Fechados).”


Na segunda imagem, a cantora também está nua, com um kebab (comida típica da Turquia) na boca, em meio ao que parece ser um cômodo de uma casa.


Já a última imagem tem um morcego empalhado preso a uma parede.


Além das imagens de capa, uma outra foto foi utilizada para estampar a capa do áudio disponibilizado no YouTube, com o rosto iluminado por cores e uma espécie de tinta metálica, e com o escorpião preso ao rosto.


Após seu lançamento, "Venus" recebeu críticas mistas dos críticos musicais. Nos Estados Unidos, a canção estreou no número 32 na Billboard Hot 100 permitindo-lhe entrar na parada Hot Digital Songs no número 12. A música também entrou no Hot Dance/ Electronic Songs na 13ª colocação na semana do lançamento de ”ARTPOP” permanecendo num total de 10 semanas.

A canção alcançou o top 10 de mais de 10 países e em março de 2020 vendeu 11.200 cópias e foi transmitida 3,37 milhões de vezes.


O VIDEOCLIPE

Um videoclipe para a canção ”Venus” foi anunciado por Gaga no dia 13 de outubro de 2013.

A obra seria dirigida pela cineasta Ruth Hogben, que já havia trabalhado com a cantora em diversos projetos, como as interludes da ”Monster Ball Tour“, além de ensaios fotográficos.

”O vídeo de Venus está sendo dirigido por RUTH HOGBEN”


Ainda naquele dia, durante um Q&A a cantora confirmou que o videoclipe seria o início de uma trilogia em ”ARTPOP”.

: "@ladygaga É VENUS A CONTINUAÇÃO DO TELEFONE? #ARTPOPquestion 25"

Gaga: "não senhor, é o começo da TRILOGIA ARTPOP TERMINANDO POR VIR!”


Já no dia 16, durante uma entrevista por telefone na estação de rádio 103.5 KISS FM, Gaga contou pequenos detalhes sobre o vídeo, mas nada tão revelador.

”Bem, não quero falar muito sobre o conceito do vídeo, mas vou dizer que o conceito dessa música é sobre o que a música fala. Então, Venus é-- Eu amo tanto essa música. É inspirada na deusa do amor [Afrodite]. E a deusa do amor e muitos dos deuses e deusas na mitologia, eles se relacionam com diferentes planetas. Achei isso muito interessante porque eu sempre, sempre amo em qualquer ponto na história em que há um cara pervertido como uma loira super gostosa.”

Curiosamente, durante a resposta, a cantora gaguejou algumas vezes como se estivesse com medo de soltar alguma informação chave sobre o vídeo.


Apesar das mudanças que se seguiram com o sucesso crescente do então single promocional ”Do What U Want” se tornando o segundo single oficial da Era, em 22 de outubro nossa Mother Monster confirmou que os planos do vídeo de ”Venus” ainda estavam de pé.

”Não se preocupe monsters! Ainda estamos programados para lançar #Venus nesta segunda-feira com um trecho na sexta-feira! E AINDA terá seu próprio vídeo!”


No mês seguinte a cantora brincou nas redes sociais que finalmente havia filmado seu vídeo para "Venus", usando bichinhos de pelúcia e conchas. A brincadeira mostra como a cantora desejava muito gravar o clipe para a canção.

”Finalmente consegui filmar meu amado vídeo de Venus. PRÉVIA”


”Trecho 2 do vídeo de Venus. #grandecinema”


Apesar disso, não houveram filmagens da obra.

Em uma entrevista para a revista Paper Magazine lançada em maio de 2021, Ruth Hogben foi questionada sobre as possíveis gravações do clipe e o que havia sido produzido na época.

"Você tem que perguntar isso pro Bobby [Campbell]. Eu não posso e nunca respondi a nenhuma pergunta sobre isso. Já me sacanearam muito na internet, me chamaram de todos os nomes possíveis, por causa desse vídeo. Portanto, não está claro se o vídeo foi filmado ou não."


Mesmo após as controvérsias causadas pelas mudanças dos singles, "Venus" ganhou uma parte especial no videoclipe da canção ”G.U.Y.”, no qual a cantora também apresentou parte da música ”ARTPOP” e ”MANiCURE”.


Clique aqui para ler sobre o próximo single, "Do What U Want".

Para retornar ao post principal clique aqui.

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

- Algumas das informações citadas foram retiradas no fórum Gagapedia / Acervo pessoal.