“Do What U Want”


O SINGLE:

Ocupando o lugar de segundo single oficial do álbum ”ARTPOP”, ”Do What U Want” foi escrita por Lady Gaga com DJ White Shadow, Martin Bresso e William Grigahcine e posteriormente incluída a participação de R. Kelly. White Shadow apresentou o conceito inicial da música para Gaga dois anos antes de seu lançamento.

Enquanto residia em Chicago, a cantora recebeu diversas influências do R&B e pelo hip hop. A principal inspiração para música veio de um artigo sensacionalista discutindo seu peso. Isso deixou a cantora extremamente furiosa com a notícia.

Após o show da ”Born This Way Ball Tour” em Amsterdã, Gaga recebeu diversos ataques na internet e da mídia referente a fotos destacando seu peso, assim como sua aparência "desleixada".

O ocorrido desencadeou em um post bastante íntimo de Gaga na rede social LittleMonsters.com assim como o lançamento de um movimento chamado Body Revolution junto a Born This Way Foundation.


Nas legendas de suas fotos, Gaga escreveu:

"Anorexia e bulimia desde os 15 anos. [...] Mas hoje eu participo da REVOLUÇÃO CORPORAL."


Após as postagens, diversos Little Monsters também começaram a revelar suas inseguranças como forma de se livrarem de todo o peso que as mesmas causavam.

Ela escreveu um texto de agradecimento e encorajou ainda mais pessoas a se libertarem:

"Sua Bravura

Fiquei surpresa e dominada pelo orgulho e pela emoção nos últimos dias. Gratidão principalmente. Vê-los postar fotos de coisas em seus corpos e em suas mentes das quais vocês sentem que a sociedade diz que deveriam se envergonhar. Vocês estão mostrando a eles que não tem vergonha. Vocês são corajosos, fortes e aceitam não apenas a si mesmos, mas aos outros por meio de suas experiências. Vocês têm orgulho de terem nascido assim, corajosos em sua vulnerabilidade com esta comunidade. Ver todos vocês criarem um espaço seguro on-line para as pessoas serem compassivas é o maior presente que poderiam me dar. Meu peso / perda / ganho desde que eu era criança tem me atormentado. Nenhuma ajuda jamais curou minha dor por causa disso. Mas VOCÊS sim. Meu namorado me prefere com mais curvas, quando como e sou saudável e não me preocupo com a minha aparência, fico feliz. Mais feliz do que nunca. Eu não vou entrar em uma neura por causa do escrutínio. Essa é quem eu sou. E tenho orgulho muito grande. E eu amo vocês e quero que vocês se orgulhem de qualquer forma que possam assumir. Por favor, não procurem gentileza nos críticos, vão para onde vocês sabem que está o ouro. Aqui, em nossos corações.

Amor,

Gaga.


White Shadow contou em entrevista que um amigo havia apresentado uma batida groove para ele em 2011 de seu próprio projeto de remixes, descrita por ele como "um som R&B de George Jetson da era espacial". O ritmo chamou bastante sua atenção e ele então levou o instrumental para Gaga, que começou a escrever a letra da música durante a ”Born This Way Ball Tour”, em Chicago, terminando em um avião para Milão em outubro de 2012.

A faixa tem foco nos estilos musicais synth-pop, electropop e R&B com forte influência de sintetizadores dos anos 1980 e uma batida eletrônica constante. Com parte do projeto gravado no Record Plant Studios em Hollywood, Califórnia e no PatchWerk Recording Studios, em Atlanta, os instrumentais da música incluem guitarras e sintetizadores em uma batida constante.

Depois que as letras foram concluídas em setembro de 2013, a canção já estava pronta em uma versão solo chamada "Do What You Want (With My Body)", porém ainda em stand by, ficando assim até meados de outubro, como mostram os arquivos vazados em 2020.


White Shadow contou recentemente durante a festa "no skips" ARTPOP no Scarlet Bar em Chicago que, durante as finalizações do disco, uma sugestão interna, vinda da gravadora, de inclusão de R. Kelly na faixa surgiu, se encaixando com a proposta do ritmo apresentado, já que ele era conhecido na época como o ”rei do R&B”.

Após algumas conversas e negociações, os novos versos foram escritos, gravados e adicionados à faixa.

Na época, Gaga teve algumas incertezas sobre o lançamento, já que nunca havia escrito uma verdadeira música de R&B antes. Uma de suas tentativas anteriores foi na canção ”Second Time Around”, escrita em 2008 e nunca lançada.


Durante os comentários “faixa a faixa” de ”ARTPOP” para a Sirius XM, Lady Gaga falou um pouco sobre a criação e conceito da música.

”A letra não é apenas sobre, você sabe, como me sinto agora - sexualmente como mulher, na minha vida - é como um dos maiores presentes que você pode dar a um homem, que você ama, é como, ‘Faça o que quiser comigo, eu não me importo.’ E então, ao mesmo tempo, é sobre a imprensa e a mídia, e é sobre se tornar cada vez mais famoso, e realmente precisar descobrir uma maneira de - em minha mente - lidar com todas essas coisas, e eu realmente, naveguei por tudo isso sabendo que: eles fazem o que querem com meu corpo - mas isso é apenas o veículo para minha música e meus discos - mas minha mente e meu coração, é isso que eu consigo manter, essa é a parte isso é sagrado, é o que eles nunca podem ter.”


No dia 03 de setembro Gaga pediu aos fãs que votassem em uma enquete no Twitter para escolher qual seria o próximo single de "ARTPOP".

"OK MONSTERS! Agora que vocês já viram um pouco do ARTPOP ao vivo, qual seria a SUA escolha para o segundo single? RT para MANICURE FAV para SEXDREAMS"


"Ou você é...
RT para AURA
FAV para SWINE"


Apesar do pedido, a cantora anunciou "Venus" como segundo single oficial. As expectativas cresceram porque, até então, esta era uma música inédita, o que causou bastante expectativa entre os Little Monsters.

No dia 15 de outubro, Gaga trouxe uma novidade sobre outra canção do disco.

"PODE haver um trecho de certo LADY GAGA R KELLY JAM em um comercial @beatsbydre na quinta #ARTPOPtrechoDoWhatUWant R KELLY ESTÁ NO ARTPOP".


No dia seguinte a cantora revelou que um single promocional do álbum seria lançado na próxima semana.

"ARTPOPpromoSINGLEPróximaSemana"


"Apenas preparando nossos anúncios suspiro se eu pudesse frustrar a internet"


Mais tarde naquela noite, Gaga declarou uma nova emergência musical relacionada a "ARTPOP" postando um link para o novo o comercial da Best Buy ("Beats Blue Studio") para a Beats, apresentando uma nova música, "Do What U Want".

EMERGÊNCIA MUSICAL ARTPOP Há grandes anúncios em andamento 911 HÁ UM COMPONENTE DE ÁUDIO"


"ARTPOP viaja de 'gênero para gênero' com uma narrativa comovente e eletrônica. Com as próximas três semanas liderando para o lançamento de 11 de novembro, a Streamline e Interscope Records lançarão três músicas para os fãs como uma prévia do que está por vir! Uma música será lançada por semana para destacar a criatividade e evolução musical de Gaga no álbum, estamos orgulhosos de lançar este autêntico e audacioso pedaço de música."


"Ouça um trecho de 'Do What U Want' com @rkelly lançado em 21 de outubro aqui via @BeatbyDre http://youtu.be/uzpm1KzTYNA"


No dia seguinte ela anunciou em suas redes sociais que "Do What U Want" seria lançada oficialmente como faixa promocional de ”ARTPOP”.


A música também foi usada em "Balloon", um comercial da empresa de telefonia móvel O2 do Reino Unido como parte da campanha "Be More Dog". O comercial foi filmado em 18 de outubro de 2013, nos Estados Unidos e dirigido por David Wilson para a agência VCCP London.


A capa oficial do single foi revelada no dia 18 de outubro, mostrando uma imagem da nossa Mother Monster feita pelo fotógrafo Terry Richardson no dia anterior, na qual ela aparece de costas, usando apenas uma calcinha floral. Assim como nos demais singles, os dizeres da capa seguiram o mesmo conceito e foram escritos a mão por Terry.

"72 horas até o lançamento de #DoWhatUWant com R Kelly. 7 dias até o Trecho de Venus. 9 dias até o lançamento de #Venus. Desperte o universo ARTPOP está chegando!"


"CAPA OFICIAL DE DO WHAT U WANT FEAT @RKelly. Música disponível nesta segunda-feira 00:01!"


Em entrevista à estação de televisão alemã ProSieben a cantora comentou sobre a imagem e se havia relação às constantes críticas e discussões que a rodeavam sobre seu corpo.

"É apenas mais um pedaço de bunda para você comprar. Você não terá meu coração ou minha mente, porque você não merece. Eu daria para meus fãs, porque eles receberiam com amor... Quando vejo como a sociedade mudou, sinto que este é um bom momento para mostrar minha bunda a vocês, porque é tudo que escolho dar a vocês.”


Uma versão censurada da capa com uma saia lilás clara editada sobre as nádegas de Gaga foi usada em países selecionados no Oriente Médio.


Na noite anterior ao lançamento, Gaga havia tuitado um trecho da música em referência a críticas e rumores que surgiram ao longo de sua carreira, incluindo aqueles que afirmavam que a cantora era hermafrodita, que estava acima do peso em 2012 e seu vício em drogas.

"LADY GAGA ESTÁ GORDA AGORA! #DoWhatUWantWithMyBody"


"LADY GAGA É UMA CÓPIA REDUTIVA DA MADONNA! ELA ESTÁ ACABADA AGORA! #WriteWhatUWant #SayWhatUWantBoutMe #ImNotSorry"


"LADY GAGA É HERMAFRODITA! OLHE ESSA FOTO DO P*U DELA #DoWhatUWantWithMyBody"


"LADY GAGA ESTÁ DROGADA! A CARREIRA DELA ACABOU! (sou viciada há 10 anos) #WriteWhatUWant Minha recuperação é uma batalha diária"


"DEUS ODEIA LADY GAGA! #YouCantHaveMyHeart sempre lutarei pela igualdade, tenho meu próprio relacionamento com Deus"


"APPLAUSE não ESTREIA EM #1! KATY É MELHOR QUE ELA! #UWontUseMyMind Eu escrevo para a música, não para os chats"


"MADONNA ODEIA GAGA ELA ACABOU http://www.youtube.com/watch?v=emGPMil2Vpc … não preciso da permissão de ninguém para ser lembrada. Eu vou ser. Quer gostem ou não"


”Do What U Want” foi disponibilizada no dia 21 de outubro nos Estados Unidos e em 22 de outubro mundialmente, e rapidamente despertou grande interesse do público. No mesmo dia Gaga e sua gravadora mudaram os planos e divulgaram que o segundo single oficial seria "Do What U Want", tornando ”Venus” promocional e mantendo sua data original de lançamento.

"Não se preocupem, monsters! Ainda estamos programados para lançar #Venus nesta segunda-feira com um trecho na sexta-feira! E AINDA terá seu próprio vídeo."


"No entanto, estamos impressionados com a resposta mundial + entusiasmo por DO WHAT U WANT com R KELLY e estamos felizes em anunciá-la como segundo single!"


A música foi recebida com grande empolgação pela crítica especializada. Além de elogios aos vocais e a construção sonora da faixa, a expectativa para as canções seguintes foi alta. Nos Estados Unidos, a canção entrou na Hot Digital Songs em 3º lugar, e em 13º na Billboard Hot 100. Após o lançamento de ”ARTPOP” a música voltou ao top 20 da Hot 100, passando para o número 18.

As vendas chegaram a 1,3 milhão de cópias nos Estados Unidos em fevereiro de 2018, sendo disco de platina pela Recording Industry Association of America (RIAA). No Reino Unido, "Do What U Want" foi um enorme sucesso, tornando-se naquela época a música de Gaga com maior número de streams no país.

"Do What U Want" alcançou o primeiro lugar na Hungria, atingindo o pico entre os 10 primeiros na Áustria, Canadá, Dinamarca, França, Irlanda, Itália, Líbano, Noruega, Escócia, Coréia do Sul, Espanha e Reino Unido, bem como os 20 primeiros na Bélgica, República Tcheca, Alemanha, Nova Zelândia, Suécia, Suíça e Estados Unidos, sendo certificada como ouro e platina em 8 deles.


O VIDEOCLIPE:

Com a escolha do novo single, as expectativas para mais um videoclipe da nova era seguiram altas. Na noite da ”artRave”, Gaga confirmou e revelou que Terry Richardson seria oficialmente o diretor do clipe de "Do What U Want" e que o mesmo já havia sido filmado.

As filmagens foram realizadas no dia 4 de novembro de 2013. Gaga revelou que o vídeo seria um pouco mais longo, mas menor que o videoclipe de "Marry the Night".


Dois dias depois, Terry divulgou a primeira imagem do set.

"Foto: Lady Gaga e R. Kelly nos bastidores de seu novo videoclipe “Do What U Want” dirigido por mim…"


Uma semana depois, uma nova foto dos bastidores foi divulgada.

"Foto: Lady Gaga e R. Kelly nos bastidores de seu novo videoclipe “Do What U Want” dirigido por mim…"


No dia 26, a BitTorrent anunciou o lançamento de "Lady Gaga X BitTorrent Bundle" como parte de sua parceria com a mídia VICE. O pacote incluiria filmagens em 4K documentando a produção do videoclipe de "Do What U Want", fotos e uma entrevista em vídeo exclusiva com Gaga e Terry, liderada pelo editor-chefe da VICE, Rocco Castoro.

A data de lançamento original era 3 de dezembro de 2013, no BitTorrent Bundles. A estreia acabou sendo adiada sem maiores explicações.


Em janeiro de 2014, as expectativas para o clipe seguiam altas. Os planos de gravação e lançamento do videoclipe de ”Venus” foram arquivados, e o foco agora parecia ser o lançamento de "Do What U Want".

O atraso do lançamento foi justificado por Gaga através do LittleMonsters.com, com um desabafo profundo sobre sua vida profissional.

”DWUW Video “É tarde porque, assim como infelizmente com o vídeo Applause, me deram uma semana para planejá-lo e executá-lo. É muito devastador para alguém como eu, que dedico cada momento da minha vida a criar fantasias para vocês. Todos os meus vídeos de maior sucesso foram planejados durante um período de tempo em que eu estava descansada e minha criatividade era honrada. Aqueles que me traíram gravemente administraram mal meu tempo e saúde e me deixaram sozinha para controlar os danos de quaisquer problemas que surgissem como resultado. Milhões de dólares não são suficientes para algumas pessoas. Eles querem bilhões. Então eles precisam de trilhões. Eu não era o suficiente para algumas pessoas. Eles queriam mais. Sou muito grata aos fotógrafos e designers que sempre estiveram ao meu lado para garantir que meus fãs nunca soubessem das coisas que acontecem nos bastidores, mas infelizmente depois da minha cirurgia eu estava muito doente, muito cansada e muito triste para controlar o dano por conta própria. Minha gravadora não sabia que isso estava acontecendo. Os próximos meses de ARTPOP serão verdadeiramente o seu começo. Porque quem não se importava com o sucesso da ARTPOP já se foi, e os sonhos que eu planejei agora podem se concretizar. Por favor, perdoe-me por não ter previsto isso, nunca pensei, depois de todos os anos de trabalho duro, que aqueles que chamei de amigos e parceiros se importariam tão pouco no momento em que eu mais precisava deles. Dê-me a chance de mostrar a você o significado de ver a arte ao seu redor. Abram seus corações para mim novamente para que eu possa lhes mostrar a alegria de nos unirmos por meio de nossos talentos, que somos mais fortes como uma unidade do que quando estamos sozinhos. Deixe-me ser para você a Deusa que eu sei que realmente sou, deixe-me mostrar-lhes as visões que estiveram em minha mente por dois anos. Eu os amo. Perdoem-me monsters. Perdoe-me ARTPOP. Você é meu mundo.”


O desabafo fez referência a amizades falsas, como a do blogueiro Perez Hilton, que começou a persegui-la e desencadeou a criar falsas história sobre a cantora e atacá-la na internet, após um período sendo amigo da mesma, e às turbulências que a gestão de sua carreira havia passado em novembro, pouco antes do lançamento de ”ARTPOP”, quando seu empresário de longa data, Troy Carter deixou seu cargo por “divergências criativas.”

Apesar disso, nenhuma data para o novo videoclipe foi informada, o que fez muitos questionarem o lançamento. Em março de 2014, o terceiro single de ”ARTPOP”, ".G.U.Y.", foi escolhido e ganhou um videoclipe, confirmando assim que o projeto de ”Do What U Want” havia sido arquivado oficialmente.

O clipe permaneceu inédito até o dia 19 de junho de 2014, quando o site de notícias de celebridades TMZ vazou trechos inéditos em sua programação. Neles foi possível ver como Gaga utilizou elementos envolvendo a sua carreira em uma crítica de como sempre a trataram como objeto de uso midiático.

Rapidamente a crítica se apoderou do conteúdo e teceu críticas negativas à cantora. Àquela altura o projeto já havia sido cancelado, o que fez com que a emissora não exibisse o restante do conteúdo e respondesse judicialmente por isso. Posteriormente outras imagens do clipe infelizmente acabaram caindo na internet


Antes do anúncio da apresentação de Lady Gaga no programa The Voice, White Shadow recebeu um tweet de um fã no dia 25 de novembro de 2013, pedindo um remix de "Do What U Want" ou ”Sexxx Dreams” com a cantora Christina Aguilera

Ele respondeu "isso não seria divertido? Vou perguntar."


A apresentação de Gaga foi confirmada no dia 12 de dezembro, para a grande final. As expectativas de um possível feat. seguiram fortes pois Christina era jurada do programa.

Foi então no dia 17 de dezembro de 2013 que o grande encontro aconteceu. Com uma a apresentação performática, Lady Gaga e Christina Aguilera dividiram o palco, com a jurada substituindo os vocais de R. Kelly em novas letras. O encontro repercutiu na grande mídia de forma extremamente positiva e fez com que os rumores de uma rivalidade entre as cantoras cessassem.


Após a apresentação, Carson Daly perguntou como a ideia da colaboração havia surgido:

”Fiquei muito animada porque o The Voice ligou e disse que queria que eu tocasse no final, e obviamente não posso recusar. Um show tão incrível! E eu disse 'quero saber se Christina quer fazer isso comigo'."


Com a boa recepção e algumas negociações, Christina gravou oficialmente seus vocais na sala de estar da casa da cantora Carly Simon no dia 24 de dezembro, para um lançamento oficial da faixa em um remix.

”Trabalhando em algo especial... Boas festas a todos!! XoXtina


Com a finalização da produção, a Interscope tentou realizar o lançamento da faixa ainda em dezembro, porém o iTunes estava fechado para acordos finais na época e isso levou com que a faixa fosse lançada oficialmente nos Estados Unidos, Canadá e México no dia 1º de janeiro de 2014 e em todo o mundo no dia seguinte.

"Aqui está 'Do What U Want feat. Versão ESTÚDIO de Christina Aguilera. http://smarturl.it/DoWhatUWantX champanhe rosa, lamê dourado, cabelo e destemor."


Assim como as demais capas, a arte do single manteve a moldura, mas com uma foto da apresentação realizada pelas cantoras no The Voice e uma escrita digital e não manual, diferente dos singles anteriores.


Além de novas letras, a música usou como base sua versão solo e recebeu uma instrumentação com novas batidas de bateria além de vocais extras intercalados entre as duas cantoras.

Em 11 de fevereiro, outros quatro remixes da versão com Christina, assim como com o cantor Rick Ross, também foram lançados, porém com instrumentais retrabalhados e mixados.


A versão solo da música vazou na internet no dia 7 de abril de 2014 e, posteriormente, em algumas compilações de rádio de canções intituladas "Do What U Want" (Non-R. Kelly Version, 3:37).”


Essa mesma versão foi usada durante um vídeo promocional para a inauguração de uma loja H&M em 2013 na Times Square.

A letra da versão solo original foi postada em 26 de janeiro de 2013 por Gaga através de seu Twitter.

"Meus ossos doem por conta de todos os shows Mas eu não sinto a dor porque sou uma profissional Eu afundo então estou bem porque meu corpo pertence a vocês quando Estou no palco."


Em 2019 o documentário "Lifetime, Surviving R. Kelly" foi lançado, expondo diversos casos de abuso envolvendo o mesmo. Quando Lady Gaga trabalhou com ele, o mundo vivia o ângulo dos abusadores que, absolvidos judicialmente com base na ideia do "ele disse, ela disse" e que informações entre 4 paredes eram difíceis de serem comprovadas, restauravam suas vidas por cima de seus ataques às suas vítimas.

Antes do movimento "Me Too", a visibilidade dada à vítimas de agressões sexuais era quase nula, sendo taxadas muitas vezes pela mídia como mentirosas e manipuladoras. Assim, as instituições em geral não viam problemas em restaurar a carreira de um homem acusado de abuso sexual e outros delitos contra dignidade sexual.

Dessa forma, naquele contexto específico, considerando que R. Kelly havia sido absolvido das acusações que sofria, diversos artistas trabalharam com ele na época, como Kelly Rowland, Mariah Carey e Jennifer Hudson, não sendo Lady Gaga exceção a esse caso. Entretanto, cabe destacar as declarações dadas pelo produtor da música, DJ White Shadow, de que a sugestão dos vocais foi dada de forma interna, e que eles haviam planejado uma versão solo como mostram os documentos vazados em 2020.

No dia 10 de janeiro de 2019, Gaga se pronunciou e confessou seu arrependimento por trabalhar com o abusador, explicando que seu pensamento era "explicitamente distorcido" e que ela tinha "mau julgamento" na época.

"Eu apoio estas mulheres 1000%, acredito nelas, sei que elas estão sofrendo e com dor, e sinto fortemente que suas vozes devem ser ouvidas e levadas a sério. O que eu estou ouvindo sobre as alegações contra R Kelly é absolutamente horrível e indefensável. Como uma vítima de abuso sexual, eu fiz essa música e o vídeo em um momento obscuro da minha vida, minha intenção era criar algo extremamente desafiador e provocativo porque eu estava com raiva e ainda não havia processado o trauma que aconteceu na minha própria vida. A música é chamada "Do What U Want (With My Body)". Eu acho que é claro o quão explicitamente distorcido meu pensamento estava naquela época. Se eu pudesse voltar atrás e ter uma conversa comigo mesma mais nova, eu diria a ela para fazer a terapia que eu faço desde então, pois eu poderia entender a confusão pós-trauma que eu estava - ou se a terapia não estivesse disponível para mim ou alguém na minha situação - buscar ajuda, e falar tão abertamente e honestamente quanto possível sobre o que eu passei. Eu não posso voltar atrás, mas eu posso seguir em frente e continuar apoiando mulheres, homens e as pessoas de todas as identidades sexuais, e de todas as raças, que são vítimas de abuso sexual. Eu tenho demonstrado minha posição nesse problema e outros muitas vezes durante a minha carreira. Eu compartilho isso não para dar desculpas pelo que aconteceu, mas para explicar. Até que aconteça com você, você não sabe como é. Mas eu sei como me sinto agora. Eu pretendo remover a música do iTunes e de outras plataformas de streaming e não vou trabalhar com ele novamente. Eu sinto muito, por meu julgamento ruim quando eu era mais nova e por não ter me pronunciado antes. Eu amo vocês!"


Com isso, no dia seguinte a versão contendo a participação do abusador foi removida de todas as plataformas de streaming assim como seus remixes.

Após a declaração de Gaga e poucas horas antes da remoção da música, as vendas aumentaram 13.720% nos Estados Unidos, para 2.000 downloads, recebendo diversas reproduções na versão com Christina Aguilera.

Em novembro de 2019 o álbum ”ARTPOP” foi relançado em versões físicas de cds e vinis, com a remoção da faixa, passando a ter 14 canções.


Clique aqui para ler sobre o próximo single, "Dope".

Para retornar ao post principal clique aqui.

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

- Algumas das informações citadas foram retiradas no fórum Gagapedia / Acervo pessoal.