“Dope”


O SINGLE:

Escrita por Gaga, White Shadow, Dino Zisis e Nick Monson, ”Dope” é o segundo single promocional do álbum ”ARTPOP”.

Falando abertamente sobre seus vícios, a cantora concedeu uma entrevista para a revista Attitude na qual contou como lidava com a situação.

"Eu quebrava o hábito e ele voltava sorrateiramente, e eu quebrava e voltava furtivamente. [...] Eu estava apenas me entorpecendo, entorpecendo, entorpecendo a mim mesma, depois dormindo, depois subindo no palco, matando de dor, depois saindo e fumando, fumando, fumando, sem saber o que era dor. Porra, se eu sei o que dói mais, você sabe? Eu iria quebrar o hábito e voltaria sorrateiramente e eu iria quebrá-lo e voltaria sorrateiramente.”


Após a estreia de "Applause" e de sua apresentação no iTunes Festival, uma das músicas apresentadas, conhecida como "I Wanna Be With You" estava sendo trabalhada como uma das faixas fixas na tracklist do álbum. Extremamente pessoal, Gaga chamou a música de uma ode aos fãs e sobre o quanto ela sentiu falta deles enquanto se recuperava da cirurgia.


A canção posteriormente foi retrabalhada em setembro sendo reescrita e gravada no Shangri-La Studios.

Em entrevista à rádio Kiss FM Lady Gaga contou como a canção acabou se tornando algo mais pessoal.


Sentindo que o álbum precisava de algo mais autobiográfico e confessional e uma música que mostrasse seu lado vulnerável, a cantora decidiu mudar os rumos do que era música para seus fãs a transformando num desabafo do interior do seu coração.

A canção tem foco nos vocais de Gaga com uma sensação de embriaguez, dando ainda mais força ao sentido da música. Não há muita instrumentação acompanhando os vocais da cantora, exceto pelos sons de piano e sintetizadores distantes, tornando o canto o ponto focal. Não houve nenhum tipo de correção na voz de Gaga, sendo a gravação pura realizada em estúdio.

A confirmação das mudanças na música aconteceu no dia 9 de outubro em uma publicação feita pela cantora em suas redes sociais.

”E fique de olho em DOPE. Faixa nº 13. A evolução de uma fan song que se tornou uma profunda confissão no estúdio de gravação. Produzido por Rick Rubin e eu.”


No dia 10 de outubro, Bobby Campbell confirmou que "Dope" era o novo título de "I Wanna Be With You". Nos dias 14 e 15 nossa Mother Monster publicou imagens em seu Instagram com trechos da nova letra da canção.

"Para comemorar os 28 dias de contagem regressiva até o ARTPOP. Vou lançar 1 letra por dia! Escolha a música para LETRA 28? #28DiasAtéARTPOP"




As imagens levantaram a preocupação do Instagram, que enviou uma mensagem a Gaga oferecendo ajuda.

"omg este e-mail que INSTAGRAM acabou de me enviar."


"que diabos. hahahaha"


No dia 31 de outubro de 2013, a cantora anunciou através de suas redes sociais que "Dope" seria a última música disponível para compra antes do lançamento de ”ARTPOP”, lançada oficialmente no dia 04 de novembro como single promocional.

"'Dope' estará disponível às 00h01, horário local, em 4 de novembro. A última música estará disponível para compra antes do lançamento do ARTPOP em 11 de novembro.”


Junto do post também foi revelada a capa do single promocional. Nela era possível ver Gaga usando um chapéu com os cabelos castanhos caindo sobre os ombros, um blazer oversized com grandes ombreiras, uma calcinha preta, uma bota de couro e uma grande dentadura com dentes amarelados. Seus olhos estavam cobertos por um lenço e ela possuía hematomas na barriga e próximos a virilha. Além da imagem, a mesma moldura dos singles anteriores era acompanhada da escrita de Inez, responsável pelo ensaio.


Em países selecionados, uma versão clean da capa foi usada, com Gaga vestindo um par de jeans escuros justos e sua barriga coberta por uma roupa preta.


No dia 03 de novembro nossa Mother Monster participou da primeira edição do YouTube Music Awards onde apresentou "Dope" pela primeira vez.

"Ansiosa para estrear 'DOPE' hoje à noite ao vivo da minha casa em NY @YTMusicAwards YouTube Music Awards filmado por Spike Jonze, arte ao vivo. #YTMA"


"Sintonize agora no YouTube Music Awards! Tocando DOPE pela primeira vez"


"DOPE estará disponível no iTunes às 00h01, horário local, em todo o mundo HOJE À NOITE!"



No comentário faixa a faixa do ”ARTPOP” para Sirius XM, Lady Gaga contou que ”Dope” representa a parte triste da jornada que é o álbum.

”Então, você meio que chega à parte triste e final dessa história; que é que fiquei realmente viciado em maconha. Eu sei que parece meio louco, porque as pessoas pensam que você não pode ser viciado nisso, mas acho que eu queria ser honesto sobre isso porque acho que muitas pessoas pensam que você não pode ser, e eu comecei a usá-lo como um mecanismo de enfrentamento para minha ansiedade e eu fumava de quinze a vinte baseados por dia - apenas entorpecendo entorpecendo meu corpo, meu espírito - tudo; e, eventualmente, deixa você ainda mais paranoico e suado, e meio que pior do que antes de começar a fumar; e eu vivi alto por um ano inteiro, fazendo isso - talvez um pouco mais. E era muito difícil para as pessoas ao meu redor me verem meio que em um estado retraído o tempo todo - mesmo que eu estivesse criando, e eu estava feliz fazendo música e fazendo o que eu fazia - era difícil para eles falarem comigo, e você sabe que eu geralmente sou uma pessoa muito articulada, e eu não era mais tão articulado, e eu estava apenas tipo - não realmente o tempo todo. Então, eu escrevi essa música como um “sinto muito” para todas as pessoas na minha vida que eu realmente amo - é que eu sinto muito para meus fãs, para meu namorado, para meus pais, e eu canto em o final, "que eu preciso de você mais do que droga" - e essa é a verdade. Então, aqui está “Dope”, do ARTPOP.”


Antes da apresentação de "Dope" na festa artRave, nossa Mother Monster expressou sua esperança de que seria capaz de escrever novas canções sem consumir drogas e álcool.

”Uma das coisas mais difíceis de que já tive que desistir foram as drogas e o álcool. E eu ainda tenho muita dificuldade com isso. Mas eu queria dizer algo sobre isso hoje à noite porque eu vi muitos grandes artistas e muitos amigos partirem, por causa dessas duas coisas... E eu quero muito que esta noite seja uma mudança. Eu não tenho que estar chapada para ser criativa. Não preciso estar bêbada para ter uma boa ideia. Posso sentar com meus pensamentos e não me sentir louca. Eu posso fazer isso. Eu posso fazer isso sem a droga.”


Para o Entertainment Weekly em 7 de junho de 2021, White Shadow comentou sobre a mudança que ”Dope” sofreu, ao ser reescrita.

”Quando fizemos o iTunes Festival, não tínhamos chegado ao ponto em que estávamos sentados no estúdio terminando as coisas completamente. Então, ela queria fazer mudanças! No final do dia, é a arte dela. Se estamos falando de um carro, ela vem com o conceito, ela vai e desenha, e eu venho com uma chave de fenda e algumas chaves inglesas e tento montar o carro. Às vezes você tem que desmontar o carro para montá-lo do jeito que ela quer, e isso é tudo. Essa é uma música da qual tínhamos uma versão, ela gostou e queria fazer algo diferente. Não cabe a mim dizer não. Eu nunca diria não. Vamos resolver isso do jeito que ela quer! No final das contas, "Dope" era a música que ela queria no disco, e começou como outra coisa. Eu vejo isso acontecer 500 vezes, e vocês podem vê-lo uma vez. Esse é um microcosmo de como os álbuns funcionam. Você constrói uma ideia como A, e não vai para Z, você vai para AAA para cinco As para cinco Zs. Tenho certeza de que houve 12 iterações que fizemos entre "I Wanna Be With You" e "Dope".”


Durante o último show da turnê de divulgação do álbum, a ”artRAVE: The ARTPOP Ball”, Gaga realizou um mashup acústico emocionante entre as canções ”Dope” e ”I Wanna Be With You”.


”Dope” foi recebida pela crítica de forma bastante positiva porém com uma certa estranheza. Muitos críticos acharam o som destoante do álbum, comparando a canção a baladas de piano do cantor Elton John.

A música estreou na 60ª posição da US Hot Digital Songs e estreou na oitava posição na Billboard Hot 100, tornando-se o 13º top dez da cantora na parada, sendo seu single promocional de maior sucesso até aquele momento. A canção acabou tendo suas vendas atrapalhadas pelo programa "Complete My Album" da iTunes Store, onde os clientes tinham a opção de comprar o álbum completo e, portanto, as compras de músicas anteriores a isso eram deduzidas do total da música da semana atual.

Apesar disso, a música teve um ótimo desempenho atingindo o top 10 de diversos países como França, Itália, Portugal e Suíça.


Apesar de ter sido single promocional, a canção não recebeu nenhum videoclipe.


Clique aqui para ler sobre o próximo single, "G.U.Y.".

Para retornar ao post principal clique aqui.

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

- Algumas das informações citadas foram retiradas no fórum Gagapedia / Acervo pessoal.