“G.U.Y.”

O SINGLE:

”G.U.Y.” foi coescrita e coproduzida por Lady Gaga e Zedd em 2012 e escolhida como terceiro e último single do álbum "ARTPOP", sendo lançada oficialmente no dia 23 de março de 2014.

Depois das primeiras gravações, Zedd não curtiu o resultado inicial e então sugeriu a Gaga que iniciassem novamente todo o processo. Em uma entrevista publicada pela revista Rolling Stone em junho de 2013, o produtor contou um pouco sobre a intenção do processo criativo inicial.

” [Nós] não tentamos fazer um álbum EDM – mas, ao mesmo tempo, não tentamos não fazer um álbum EDM. Eu fiz muitas coisas que estão realmente fora do que eu costumo fazer. Houve uma música que começou com ela apenas me dando, tipo, 10 palavras para descrever uma emoção, e então eu tive que transformar isso em música. Tem sido uma forma muito experimental de abordar a música."


Zedd já havia trabalhado com Gaga em um remix de ”Marry the Night” para o álbum ”Born This Way: The Remix”. O músico contou ao MTV News em outubro de 2012 que ambos amavam fazer música, e que era natural para eles fazerem isso. Ele também confirmou que cerca de dez canções haviam sido compostas com Gaga, embora não tivesse certeza de quais estariam disponíveis na lista final de faixas.


Além das gravações realizadas no ônibus da ”Born This Way Ball Tour” e em algumas paradas por alguns países, a canção foi gravada no Record Plant Studios em Hollywood por Dave Russell com assistência de Benjamin Ladder. Zedd fez a mixagem da faixa no Zeddl. Auxiliando em todo o processo estavam Ryan Shanahan e Jesse Taub. Rick Pearl fez a programação adicional e Gene Grimaldi fez a masterização de áudio no Oasis Mastering Studios em Burbank, Califórnia.

”G.U.Y.” é uma música que tem como ritmo predominante o EDM contendo elementos de R&B industrial, contemporâneo e house music. Os sintetizadores fortes são a marca da música, que possui uma batida alternada em loops e um piano que surge em momentos que surpreendem o ouvinte. A letra traz uma sensação nostálgica, como as canções do primeiro álbum de Gaga, ”The Fame”, cujas letras abordam vários assuntos como domínio sexual, submissão e papéis de gênero.

Diferente do que muitos pensavam na época, a voz na introdução e em parte da ponte antes do último refrão pertencem a Sonja Durham amiga de Lady Gaga e membro da ”Haus of Gaga”. Sonja Infelizmente faleceu em 2016 em decorrência de um câncer terminal.

O final da canção contém trechos escritos em alemão. Não se sabe exatamente qual o sentido dessa parte na letra. Provavelmente algo do entendimento entre Gaga e Zedd.

"Achtzehn, Sechzehn, Fourteen, Vierzehn, Drei, Eins
Nien, Zedd! Nien, Zedd! Nien, Zedd! Nien, Zedd!

"Dezoito, dezesseis, quatorze, quatorze, três, um
Não, Zedd! Não, Zedd! Não, Zedd! Não, Zedd!"


A canção foi citada pela primeira vez em uma entrevista da nossa Mother Monster para a revista Stylist em outubro de 2012, na qual foi questionada sobre suas opiniões em relação ao feminismo.

”Na verdade, escrevi uma música sobre isso no meu álbum, chama-se 'GUY' e significa 'Go Under You'. Então, usar maquiagem, estar deliciosamente cheirosa e ter coisas comestíveis e beijáveis ​​entre os membros é algo que eu considero fortalecedor porque sei que quando escolho o cara certo, posso me permitir ficar com ele. Algumas mulheres se sentem oprimidas por maquiagem e roupas, e eu faço um brinde a elas, elas têm todo o direito de se sentir assim também.”


Durante uma conversa no LittleMonsters.com, a cantora corrigiu o título da música, dizendo que na verdade GUY era ”G.U.Y.”, um acrônimo para "Girl Under You" e não ”Go Under You”, como haviam publicado.


Durante os comentários faixa a faixa de ”ARTPOP” para a Sirius XM, Gaga expandiu ainda mais o conceito de feminismo new-wave.

”Eu fiz esse álbum com Zedd, você o conhece de “Clarity”, é uma ótima música. O que eu realmente gosto em ‘GUY’ é que é realmente sobre a nova onda, como o terceiro feminismo da nova onda, que é que não sentimos a necessidade - para mim, pelo menos - de estar no topo o tempo todo, ou ser no comando, ou assumir o controle como um homem. Sou uma power-bottom, gosto de estar por baixo. Então, GUY significa ‘Girl Under You’. [...] Então, canção é sobre se sentir confortável por baixo, porque você é forte o suficiente para saber, que você não precisa estar por cima para saber que vale a pena. E é ótimo porque trabalhei nela com Zedd, mas, novamente, porque coproduzi o álbum, é muito divertido, eu acho, para Zeddfãs que ouvirem como isso é diferente de suas outras coisas; você sabe, você pode apenas ouvir duas pessoas realmente colaborando e tendo uma verdadeira troca entre as auras.”


No dia 14 de outubro de 2013, Gaga publicou alguns tweets sobre um novo trecho a ser publicado como prévia de ”ARTPOP” na RadioARTPOP, um web show feito por um fã na época, que realizava transmissões ao vivo. A canção era ”G.U.Y.” e até então não havia sido escolhida como single.

"Hoje à noite na @radioartpop, a membro da HAUS OF GAGA @emmac_94 revelará com exclusividade um trecho de uma música do ARTPOP. 20h #radioARTPOP"


"assista @radioARTPOP em http://www.youtube.com/watch?v=Uj0k_6TgVLQ… ouça o trecho em HQ de uma música nunca antes ouvida do ARTPOP produzida com @Zedd!"


Fã: “Quanto tempo dura o trecho de G.U.Y? É um comprimento decente?”

Gaga: “12 SEGUNDOS e eu não quero ouvir um pio isso é DIFÍCIL O SUFICIENTE! SOU APENAS UM ARTISTA PESSOAL”


"@ZEDD :( nosso bebê está crescendo tão rápido deuses da música eletrônica nos salvem"


"TRECHO DE G.U.Y AQUI"


As semanas seguiram com ”Do What U Want” sendo lançada oficialmente como segundo single, assim como o tão esperado lançamento de ”ARTPOP” em novembro.

Apesar da grande repercussão e recepção duvidosa do público geral para com o álbum, os Little Monsters aguardavam ansiosos o clipe de ”Do What U Want”, assim como o vídeo de ”Venus” e os próximos singles que seriam trabalhados.

Apesar da expectativa, uma grande movimentação parecia ocorrer nos bastidores. Em janeiro de 2014 a canção ”Gypsy” foi incluída em uma playlist da Insterscope na plataforma Soundcloud com novas canções que estavam sendo enviadas para as rádios dos Estados Unidos. Isso fez com que o rumores de que a canção seria o terceiro single oficial de ”ARTPOP” tomaram conta da internet.

Apesar disso, nenhum anúncio foi feito até o dia 14 de março, quando a cantora postou em suas redes sociais falando sobre o próximo single e um novo videoclipe, após sua participação no KeyNote com John Norris.


"NOVO VÍDEO DE LADY GAGA no próximo sábado 22/03"


”Estou tão animado para você ver o novo vídeo! 3,5 dias! Alguém consegue adivinhar o #PróximoARTPOPSingle"


Mesmo com muitos fãs se questionando o porquê de um novo single sem ao menos o vídeo de ”Do What U Want” ter sido lançado, a curiosidade para o novo projeto tomou conta das redes sociais. Através de um tweet ela comunicou que estaria em alguns programas de tv e rádio para anunciar qual seria o novo single de ”ARTPOP”.

”Me assista amanhã falando sobre meu novo vídeo no @TODAYshow @accesshollywood e @Enews! #NovoARTPOPSingle”


"2 dias até o vídeo. Para todos os meus monsters leais e obstinados, este é para você, baby ????"


"Terminando. Nós que criamos não ousamos dormir!"


O anúncio oficial veio no dia seguinte (21), através de alguns tweets.

”Touch Me, touch me, don't be sweet. Love me, Love me PLEASE RETWEET”


A cantora então participou do programa The Today Show onde falou sobre ”G.U.Y. como 3º single de ”ARTPOP”, além do anúncio oficial do lançamento do videoclipe da canção e uma amostra dos bastidores do projeto.


A contagem regressiva e prévias do videoclipe continuaram nas redes sociais da cantora.

”TREND #GUYVideoclipeAmanhã seja o número 1 e lançarei uma foto inédita!


”NOVO videoclipe de Lady Gaga AMANHÃ! 20:00 EST na @nbc #ARTPOP #PróximoSingleGUY”


Lady Gaga revelou a capa oficial do single no dia 24, através de suas redes sociais.

A capa do single G.U.Y :) essa é a minha caligrafia!"


A imagem é uma captura realizada durante o vídeo da canção, na qual a cantora aparece machucada, com os cabelos castanhos e roupas e asas marrons, como uma Fênix.

Assim como os demais singles, a capa possui a mesma borda branca com o título e nome de Gaga escritos por ela mesma usando uma caneta marcadora preta.


"G.U.Y." recebeu 5 remixes oficiais lançados oficialmente no dia 29 de abril.


Apesar de ter sido escolhida oficialmente como 3º single oficial de "ARTPOP", a música foi enviada apenas para as rádios da Itália, França e Reino Unido, em uma versão editada sem a introdução.


Os stems da canção, assim com seu instrumental e acapella foram vazados na internet tempo depois de seu lançamento.


”G.U.Y.” recebeu críticas mistas, com fortes elogios à composição e vocais mas duros comentários sobre a produção.

A canção estreou nas paradas musicais em posições significativas. Nos Estados Unidos, o single estreou na Billboard Hot 100, sendo a segunda maior nova entrada no chart. ”G.U.Y.” também alcançou o top dez na parada de airplay búlgara, na parada de canções digitais gregas da Billboard e nas músicas do US Hot Dance Club.


O VIDEOCLIPE:

No dia 14 de março de 2014, Lady Gaga revelou durante a KeyNote com John Norris que lançaria seu próximo videoclipe em breve.


Naquele mesmo dia ela divulgou a primeira imagem das gravações em suas redes sociais.

”NOVO VÍDEO DE LADY GAGA no próximo sábado 3.22.”


No dia 22 de março, dia do lançamento, a cantora publicou diversos posts em aquecimento, dentre eles uma nova foto.

”G.U.Y. significa GIRL UNDER YOU e seu vídeo será lançado hoje à noite! no ar às 20:00 hoje à noite na nbctv na íntegra e 7 min depois no @vevo! #GUY"


"NOVO VÍDEO DE LADY GAGA EM 47 MIN G.U.Y http://i.imgur.com/Co6Qtdu.gif PAWS UP"


Com a direção realizada pela própria Gaga, as gravações duraram por volta de 6 dias. Entre os dias 11 e 13 de fevereiro as gravações foram realizadas no Hearst Castle, na Califórnia, em locais como a área de 25 mil metros quadrados do terraço principal do castelo, a piscina de Netuno e a piscina romana interna. A notícia atraiu a atenção da mídia, pois foi a primeira vez desde 1960 que um projeto de vídeo foi filmado lá, sendo a última para o filme épico Spartacus de Stanley Kubrick. Desde que a Hearst Cooperation concedeu o castelo ao estado da Califórnia em 1957, o mandato de Deed of Gift proíbe filmagens comerciais na propriedade. Em troca de filmar o videoclipe no local, Gaga e seus pais realizaram uma doação de 250 mil dólares para promover e preservar o Hearst Castle.

Em abril, após o lançamento, a cantora concedeu uma entrevista ao Access Hollywood sobre as filmagens no castelo, assim como o conceito do vídeo.

”Foi uma ótima experiência escrever trabalhando com todos e eu fiquei tipo, 'Não toque em nada, e se você derrubar uma escultura eu vou desmaiar!'. A intenção do vídeo era criar algo que fosse uma verdadeira espécie de roteiro da minha jornada, sendo uma artista, uma cantora pop, uma pessoa criativa... É interessante porque neste vídeo, a moda e o tipo de capricho psicótico estão acontecendo ao meu redor e sou quase como Alice no País das Maravilhas passando por minha própria toca de coelho em meu cérebro e revivendo o último ano da minha vida. Cada momento que estávamos filmando juntos foi muito alegre e muito divertido."


Já em entrevista para a Sirius XM ela complementou a ideia do videoclipe:

”Realmente depende da interpretação de qualquer um que assista. Há algumas imagens artísticas e apenas algumas imagens realmente pop e acho que o truque é assistir algumas vezes e você verá algo diferente a cada vez. Mas não há problema em ficar confuso porque a intenção era que houvesse uma qualidade alucinógena quando você assistisse, como Pop Culture Acid.”


Chamado de ”G.U.Y. (An ARTPOP Film)”, o videoclipe tem duração de quase doze minutos e apresenta quatro canções, sendo elas ”ARTPOP” , ”Venus”, (estas duas em uma versão curta), ”G.U.Y.” e ”MANiCURE” (esta em uma versão estendida, durante os créditos finais). Uma versão curta, sem as duas primeiras músicas e os créditos finais também foi lançada, a ”G.U.Y. (Broadcast Edit)”

Parte do elenco do reality show "The Real Housewives of Beverly Hills" participou de parte do vídeo, sendo as atrizes Lisa Vanderpump, Yolanda Foster, Carlton Gebbia, Kyle Richards e Kim Richards. O apresentador Andy Cohen também fez parte do elenco, assim como o Minecraft YouTuber SkyDoesMinecraft.


A HISTÓRIA:

ARTPOP

A queda da Fênix

O vídeo começa em uma espécie de deserto, com diversos empresários brigando entre si por uma enorme quantia de dinheiro que cai dos céus. Eles carregavam arcos e flechas e logo vemos que acertaram algo.

É possível ver Gaga como uma Fênix em uma cratera, atingida por uma flecha.

- Esta cena retrata o quanto a cantora foi usada pelos “grandes empresários”, que lucraram e enriqueceram por meio de seu talento, sem que se importassem com ela.


Devido aos ferimentos, ela se arrasta pelo chão e anda com dificuldade. Ao ver a flecha, com dor e tristeza ela a quebra na tentativa de retirá-la de seu peito.

Gaga então se dirige até o castelo, na tentativa de que lá possam salvá-la. Ao chegar na entrada do local ela acaba caindo no chão, sem forças e é resgatada por dois guardas.

- Todo o primeiro ato contém uma versão editada da música ”ARTPOP”.


VENUS

O Renascimento

Ao entrarem no castelo, todos os presentes observam a sua entrada.

Os guardas então a levam para um grupo que recolhe seu corpo fraco e a cobrem com flores e um véu.

Eles então a entregam para mulheres que estão na piscina de Netuno e elas então iniciam o processo de renascimento.

Em um vislumbre, um grupo de mulheres composto pelo elenco de "The Real Housewives of Beverly Hills" aparece em uma escada, vestidas de rosa, cercadas por algumas personagens. O elenco toca alguns instrumentos de forma desordenada, enquanto o refrão de ”Venus” é executado.

- Está cena representa como certos grupos de artistas são criados apenas para gerar dinheiro e que muitas vezes são controlados, sem ao menos saber o que estão fazendo. Um detalhe importante é que Gaga está nessa cena apenas observando tudo.

- Todo o segundo ato contém uma versão editada da música ”Venus”. Muitos acreditam que foi uma forma da cantora se retratar sobre o não lançamento do videoclipe da música.


G.U.Y.

Goodness of Love

Lady Gaga então renasce como uma Deusa Grega, recuperando sua consciência. O rosto do apresentador Andy Cohen aparece no céu, iluminado entre as nuvens interpretando Zeus.

- A cantora explicou o conceito da cena no programa do próprio Andy que, segundo ela, é um "reality show que conduz a vida dos artistas."

”Então é realmente uma piada interna sobre o que eu acho que a cultura pop é hoje. Você é Deus, obviamente [risos].”


As cenas seguintes são alternadas entre nossa Mother Monster em uma parede de rosas brancas, dançando ao lado de seu balé, e de volta à piscina de Netuno.


O plano

Gaga então inicia o seu plano em uma sala com 4 caixões brancos. Ao lado de SkyDoesMinecraft, decifra um código no computador, ativando um ”gamemode ARTPOP” utilizando o jogo Minecraft.

Os caixões se abrem automaticamente revelando figuras emblemáticas. São 4 pessoas representadas: Jesus Cristo, Gandhi e Michael Jackson aparecem explicitamente no clipe. A figura de John Lennon acabou ficando oculta em meio a fumaça, mas a confirmação do personagem foi feita nos créditos.

- Sobre usar o Minecraft no vídeo, Gaga contou que adorava o jogo e jogava bastante quando foi lançado.


Enquanto executa seu plano, é possível ver que ela é seguida por um exército que a rodeia em partes do castelo, na piscina interna, em uma sala na qual realiza uma coreografia com arcos, e em um quarto sob uma cama em forma de concha.

Uma escultura feita de lego com a cabeça real da cantora também aparece entre as cenas.

- A cena traz novamente uma ideia sempre presente nos trabalhos da nossa Mother Monster: como ela permeia entre o estado da realidade e da fantasia. A escultura de Lego, chamada de Yellow, foi criada pelo artista Nathan Sawaya. Para o videoclipe Nathan criou uma cópia exata, porém sem a cabeça para a inclusão digital da cabeça da cantora, além de alguns outros objetos cenográficos.


Nas cenas seguintes, enquanto a cantora e seus dançarinos realizam uma coreografia em duplas, uma fábrica de clonagem é vista ao fundo com diversos clones masculinos sendo feitos.

Duas enfermeiras então recolhem um pouco de sangue das 4 figuras emblemáticas ressuscitadas, e utilizam os fluidos recolhidos para aplicar nos clones, chamados de G.U.Y.


A emboscada

Gaga então executa a parte final de seu plano. Ela se dirige até um prédio comercial, acompanhada de Lisa Vanderpump e Kyle Richards, todas vestidas de preto e segurando grandes armas.

Com suas armas elas disparam dinheiro para atrair e distrair os empresários do local.

Lideradas por Gaga, o trio invade o prédio e entra nas salas dos empresários, seduzindo-os e depois dando um fim neles, se vingando pelo que fizeram com ela. Após realizarem o trabalho, diversos clones entram em cena tomando conta do local.

- Gaga trouxe um conceito bastante ousado para a construção da conclusão do vídeo, onde ela usa a essência de grandes figuras populares para criar figuras midiáticas realmente talentosas e verdadeiramente honestas. Uma forte crítica sendo concluída com o preenchimento de toda a indústria musical com pessoas que realmente sabem o que estão fazendo, tanto artisticamente quanto gerencialmente.


O exército G.U.Y.

A cena final mostra o castelo Hearst Castle tomado por diversos Clones G.U.Y., que saem do castelo para tomar outros lugares da indústria que ainda precisam se livrar de empresários gananciosos e interesseiros.


MANiCURE

Os créditos

Depois da estreia do clipe foi necessária uma alteração. Na versão “original”, ”MANiCURE” recomeçava após o primeiro refrão em um loop. Na correção a canção toca inteira, tendo o solo de guitarra estendido.


Assista ao videoclipe de ”G.U.Y.”:


Os storyboards do vídeo (esboços sequenciais utilizados para ilustrar roteiros e dar uma primeira imagem para o desenvolvimento de filmagens) foram disponibilizados pelo artista Max Forward, responsável pelos desenhos. Neles é possível notar as ideias iniciais das cenas assim como detalhes que acabaram não indo para a versão final.


O registro dos bastidores foi gravado durante as filmagens. Uma parte dele foi exibido exclusivamente no The Today Show e 3 dias depois foi disponibilizado no YouTube da cantora. Posteriormente o vídeo acabou sendo removido e sua versão completa nunca foi divulgada.

Alguns vídeos das filmagens também foram divulgados por pessoas que estavam no local.


The G.U.Y Hotel

No dia 28 de março o lobby do hotel OUT NYC exibiu uma exposição com figurinos, adereços e artes usadas no videoclipe.

As imagens do Hotel foram realizadas pelo perfil Gagafrontrow


Clique aqui para retornar ao post principal e role até o final para terminar a sua leitura.

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

- Algumas das informações citadas foram retiradas no fórum Gagapedia / Acervo pessoal.