Lady Gaga participará de um documentário sobre Carl Bean, cantor gospel e ativista dos direitos da comunidade LGBTQIA+ afro-americana.
O longa-metragem, intitulado I Was Born This Way, estreará mundialmente no Festival de Cinema de Tribeca, em Nova York, no dia 5 de junho de 2025. O festival ocorrerá de 4 a 15 de junho de 2025
Bean teve um papel fundamental na luta contra o HIV/AIDS durante a década de 1980. O ativista também fundou a Unity Fellowship Church Movement (Movimento da Igreja da Comunhão da Unidade, em tradução livre), uma igreja cristã inclusiva que acolhia pessoas LGBTQIA+, especialmente negras.
Na década de 1970, início de sua carreira musical, Carl Bean lançou, em 1977, aquele que é considerado o primeiro hino gay do mundo, "I Was Born This Way", em um ato de coragem numa época em que se assumir publicamente era raro e arriscado.
A faixa serviu de inspiração para a música e para o álbum "Born This Way", terceiro trabalho de estúdio de Lady Gaga. Em 2021, a cantora publicou sobre isso em suas redes sociais:
Born This Way, my song and album, were inspired by Carl Bean, a gay black religious activist who preached, sung and wrote about being “Born This Way.” Notably his early work was in 1975, 11 years before I was born. pic.twitter.com/92oIuPQYHs
— Lady Gaga (@ladygaga) May 24, 2021
Born This Way, minha música e meu álbum, foram inspirados por Carl Bean, um ativista religioso negro e gay que pregava, cantava e escrevia sobre ter nascido assim ('Born This Way'). Notavelmente, seu trabalho inicial foi em 1975, 11 anos antes de eu nascer.