A década de 2010 marcou a cultura pop pelos incontáveis acontecimentos, altos e baixos, excentricidades e exuberâncias, entre outros pontos que tiveram destaque ao longo destes 10 anos. E Lady Gaga, claro, deixou sua marca em diferentes momentos durante este período.

Buscando registrar os momentos mais marcantes na cultura pop nesta década, a W Magazine fez uma lista com os "50 Momentos da Cultura Pop, Marcos e Memórias da Década", com Lady Gaga aparecendo duas vezes no ranking, sendo uma delas com o famoso vestido de carne e com seu grande papel no cinema em "Nasce Uma Estrela".

Confira a tradução do que foi publicado pela revista:

O Top 50 de Momentos da Cultura Pop, Marcos e Memórias da Década

10 - 'Nasce Uma Estrela'

Eu vi 'Nasce Uma Estrela' nos cinemas três vezes, o que é uma coisa absurda a se fazer, e muito mais se admitir. Mas o filme, com sua trilha sonora crescente, a história diretamente emocional e manipuladora e a química eletrizante ao ponto de desconfortável entre Bradley Cooper e Lady Gaga, tem um tipo de poder absurdo. Claro, é um pouco brega. Mas aterrizou no nosso panorama cultural como um meteoro. Ainda que só no trailer, no qual o mundo ouviu pela primeira vez Gaga gritar: 'haaaaAaaaaAAAaawaaaahaaaaAAaaAAAaaWAAAAAAAA', um meme foi gerado: Hey, o que? Eu só queria dar uma outra olhada em você ( Eu só queria dar mais uma olhada... nesse filme. Sério. Eu veria mais dez vezes). - A.W.

38 – O Vestido de Carne

Lady Gaga certamente não foi a primeira popstar moderna a basear sua estética nos excessos das passarelas de moda vanguardistas. (Veja: A era Overpowered da cantora irlandesa Rósin Murphy ou toda a carreira de Björk desde o Vespertine), mas Gaga foi a primeira a fazer isso com toda a força dos paparazzi e a atenção dos blogs de fofoca populares. Então, enquanto os Murphys e Björks do mundo podiam se perder em seus figurinos 'outré' para máximo impacto, em 2010 Lady Gaga estava se esgotando através de declarações na moda a um ritmo insustentável. Teve o casaco de 'Kermit' de Jean-Charles de Castelbajac durante uma entrevista, os saltos armadillo de Alexander McQueen no vídeo de 'Bad Romance', e em outras ocasiões, o capacete cósmico tipo iceberg no Grammys daquele ano e o vestido de casamento assombrado no Brits. Então quando ela aceitou o VMA de 'Vídeo do Ano' por 'Bad Romance' em Setembro daquele ano (o que era a maior noite de premiação de sua carreira até, indiscutivelmente, o recente Oscar), como ela poderia se superar? Bem, Gaga e o estilista Nicola Formichetti decidiram esquecer tecido e linha de uma só vez e entregaram um vestido feito de fraudinha e ponta de agulha crus. 'Eu nunca achei que pediria a Cher para segurar minha bolsa de carne', ela disse aquela noite. Nem a gente. - K.M.

Confira a publicação completa.

Tradução por Alexander Junior

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.