Nesta quinta-feira (2), a Billboard publicou uma matéria intutilada "The Greatest Pop Star By Year", que elenca o/a artista da música pop de maior destaque em cada ano, de 1981 até 2019.

Ao lado de nomes como Prince, Adele, Michael Jackson, Justin Timberlake, Madonna e George Michael, Lady Gaga é um dos destaques, incluída como a grande estrela da indústria musical do ano de 2009.

Leia abaixo a tradução sobre Lady Gaga e o ano de 2009:

"Em uma noite frenética no verão de 2008, Lady Gaga lutou com seu traje de látex enquanto as câmeras do The Hills da MTV rodavam ao fundo. Na época, a protagonista do reality show, Lauren Conrad, era uma estrela maior que Gaga, a nova garota do ramo das grandes gravadoras. Conrad, que estava trabalhando na festa de lançamento de uma marca de moda, ajudou Gaga a se vestir após estarem confusas com o que usar do guarda-roupa. As duas se abraçaram rapidamente e a cantora pegou seu óculos de costume e um microfone cravejado de strass antes de seguir para o pequeno palco do clube.

Esse episódio de The Hills foi ao ar em setembro de 2008. Um ano e uma semana depois disso, Gaga trocou o látex preto por uma lingerie (falsa) encharcada de sangue e se fingiu de morta enquanto se balançava nas vigas do Radio City Music Hall de Nova York. Sua performance de olhos arregalados do single 'Paparazzi' do The Fame no MTV Video Music Awards de 2009 foi um dos momentos mais memoráveis ​​da cerimônia - uma façanha para o que foi um VMA verdadeiramente histórico. Ela foi indicada para nove prêmios naquela noite e levou para casa três, incluindo o de 'Novo Melhor Artista' com 'Poker Face', seu segundo Hot 100 nº 1 consecutivo em abril daquele ano (após a estreia de 'Just Dance' no topo do chart em janeiro). Gaga havia chegado, claramente - nos seus próprios termos, e com o mundo inteiro assistindo.

Sua ascensão da caminhada ao The Hills para o destaque no show de prêmios foi um reflexo apropriado do ritmo vertiginoso com que Gaga assumiu a música pop - e a cultura pop em geral. A adoração que sua crescente base de fãs teve por 'The Fame', o álbum que a fez uma estrela, e 'The Fame Monster', seu EP de vitória que se seguiu em novembro de 2009, manteve ambos os álbuns e seus singles nos mais altos escalões das paradas. Além disso, inegáveis ​​campeões durante a temporada de prêmios. 'The Fame' permaneceu regular na parada de álbuns da Billboard 200 durante o ano e passou 39 semanas alternando entre os primeiros lugares entre os 20 melhores álbuns. Enquanto isso, o EP 'Fame Monster' alcançou rapidamente o 5º lugar na Billboard 200 e seu single principal, o clássico 'Bad Romance', alcançou o 2º lugar no Hot 100.

Dizer que sua ascensão de um ano de novata à MVP foi meteórica não é suficiente, pois ela não foi apenas bem-sucedida, mas mudou o jogo - graças ao seu apetite voraz por reinvenção. 2009 foi o primeiro ano em que pudemos comparar e contrastar Gaga em suas várias formas: ela evoluiu de amante do disco stick e boates para arquiteta de seu próprio teatro musical (ou salão de baile, se voltarmos à apresentação do VMA), tudo isso enquanto se apresenta diante de um público extasiado. Com a fama como modelo, a escuridão, o florescer alienígena da intriga do 'The Fame Monster' era ainda mais cativante.

Cada lançamento era uma oportunidade para metamorfose, e seus vídeos musicais eram o meio para explorar o crepúsculo da sua estreia. A generosa, estranhamente homicida reviravolta de 'Paparazzi', a aventura noturna no metrô de Nova Iorque em 'LoveGame', e claro, a instantaneamente icônica 'Bad Romance', que teve Gaga trajando figurinos com designs excêntricos de Alexander McQueen e saindo de um pesadelo num caixão clínico branco - ela experimentou com textura, tecnologia e narrativa e arrasou todas as vezes. Nenhum impulso era louco ou surreal demais, conforme ela e sua equipe criativa da Haus of Gaga inventavam as partes visuais de seus hits pop contagiosos, e 'Bad Romance', especialmente, determinou um novo padrão para suas capacidades multidimensionais. ('Bad Romance' é o único dos vídeos de Gaga à acumular 1 bilhão de visualizações no YouTube).

Embora o baralho pop tenha sido empilhado em 2009, com Beyoncé, Rihanna, P!nk, Taylor Swift, Katy Perry e outros artistas desfrutando os frutos de seus trabalhos criativos através de turnês de maior bilheteria e álbuns mais vendidos, Gaga se destacou nessa redoma superlativa como o talento que escreveu seu próprio mapa para o estrelato - aquele em que ela se mantém desde então".

Lady Gaga, além disso, está inclusa nas menções honrosas dos anos de 2010 (por “Telephone”, “Alejandro”, “Speechless” e sua performance no Grammy ao lado de Elton John) e 2011 (pelo lançamento do álbum “Born This Way” e pelas canções “Born This Way” e “The Edge Of Glory*”).

Clique aqui para ter acesso à matéria completa da Billboard.

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Tradução por Alexander Junior