Nesta quinta-feira, dia 09, Lady Gaga participou de uma nova videoconferência, desta vez no programa "Morning Joe", na qual falou sobre a sua parceria com a Global Citizen e a Organização Mundial da Saúde e também sobre o especial "One World: Together at Home" (leia mais), que acontecerá no dia 18/04 ás 21h00 (horário de Brasília).

Na entrevista, Lady Gaga também falou sobre o intuito do especial com a participação de grandes artistas, sobre as quase 70 ligações para grandes líderes, sobre o que a preocupa nesta situação em que estamos vivendo, entre outros assuntos.

Assista ao vídeo da entrevista:

Leia a tradução dos trechos de Lady Gaga:

(De 0:51 á 4:05)

JOE: Lady Gaga, seu coração é de Nova Iorque, (...) fale um pouco sobre como você tem se sentido ao ver os novaiorquinos que estão na linha de frente dessa luta, especialmente as enfermeiras, os médicos, toda a equipe de saúde que está enfrentando este desafio.

LADY GAGA: Primeiramente gostaria de agradecer muito a Mika, ao Joe, ao Kirk e a Ginny por estarem aqui comigo hoje, estou muito honrada de estar nessa chamada com vocês. O que eu diria, não apenas em Nova Iorque - claro que lá é minha casa, minha familia está de quarentena lá - mas ao redor do mundo, sinto que estamos testemunhando um triunfo absoluto de valentia e coragem sem precedentes durante essa pandemia global, a comunidade médica deve ser celebrada e também há várias histórias de ajudas a quem tem ajudado, advindas dos profissionais de saúde mental que estão provendo trabalhos voluntários, estando lá para o restante da equipe de saúde quando eles largam seus turnos, para conversar, uma vez que trabalham sob tais circustâncias catastróficas. Eu realmente gostaria de dar-lhes algo além de uma salma de palmas, eu quero, da melhor forma que eu puder, com esse especial que é denominado "One World: Together At Home", quero que isso seja a nossa carta de amor para o mundo.

JOE: Você, de fato, ligou para em torno de 68 líderes de corporações na semana passada. Você chamou isso de sua lista das "Corporações da Gentileza" e, cara, você realmente os chamou para o combate. Conte-nos sobre isso.

LADY GAGA: Bem, sabe, a verdade é que muitas empresas e filantrópicos já haviam se apresentado para esse combate. E eu sei que ambos Ginny, Kirk e você sabem disso. Há tantas pessoas colaborando. Mas eu pensei: 'E se juntassemos todos e falássemos em um espírito de bondade e como podemos ajudar?' E também, tenho feito outras ligações além dessas que fiz com os 68 líderes de corporações para continuar a arrecadar recursos, porque o que percebi é que não são todos que são gentis, mas algumas pessoas que tem muitas condições [financeiras] neste mundo, sabem que são abençoados e são muito autoconscientes sobre o fato de que eles podem viver bem, que podem cuidar de seus filhos e têm alimentos e boas condições sanitárias. Eles desejam doar, desejam disponibilizar ajuda e tem sido um grande privilégio encontrar pessoas, mesmo que desse jeito, com essas ferramentas, tipo a Ginny e o Kirk que estão dispostos a doar aos outros. Eu sou muito grata a eles e também todos da Organização Mundia da Saúde e do Fundo de Resposta Solidária à COVID-19, esse dinheiro irá para a ajuda internacional, para ajudar os trabalhadores da área da saúde, assim como para os pacientes. E também vai para pesquisas ciêntificas, desde vacinas à informação.

(A partir de 7:04)

JOE: Então, Lady Gaga, vamos falar sobre essa sua parceria com a Global Citizen e a Organização Mundial da Saúde. Nós, claro, conhecemos algumas pessoas da Global Citizen e sabemos de suas obcessões de cuidarem bem das pessoas ao redor do mundo em tópicos como a fome e a pobreza. Esse projeto parece ser uma extensão natural do que fazem juntamente com a Organização Mundial da Saúde. Fale sobre essa parceria e quais são as suas expectativas ao final deste projeto.

LADY GAGA: Oh, primeiro, gostaria de dizer um Olá para o Hugh Evens da Global Citizen, ele é uma pessoa maravilhosa de se trabalhar e ele tem sido um grande parceiro nessa busca de recursos e organização do show juntamente a mim. E eu tenho que dizer que o Dr. Tedros é uma grande inspiração, ele me ligou para ser curadora desse evento e eu decidi estender minha ajuda também para a captação de recursos porque eu só quero ajudar, eles disseram que faríamos isso juntos e temos feito. E o que quero comentar com vocês, que tem me chamado muito a atenção, é o nível de bondade que tem ocorrido aqui, o que Dr. Tedros tem tentado fazer é ajudar as comunidades mais excluídas do mundo, que estão tendo os maiores problemas. Porque ficamos dizendo que "estamos todos juntos nessa", mas a verdade é que todos queremos que isso acabe, juntos. E queremos ajudar uns aos outros. Eu sei, distintamente, que a posição da qual estou, na minha casa com meu conforto, é muito diferente de alguém que está vivendo em um ambiente insalubre, que é muito denso, onde não têm comida apropriada, e estão perdendo seus empregos, não podem alimentar seus filhos, não podem se alimentar. Ou ainda eles podem estar em situações das quais há abuso doméstico, abuso das donas de casa. O que me preocupou foi em como poderíamos criar um especial de duas horas durante um tempo de crises que destaque a singular comunidade de generosidade que está emergindo. E também destacar que isso não é apenas um momento histórico, mas também um momento cultural. E há a oportunidade durante este momento de abraçar a ideia de bondade. Abraçar de um jeito que mostramos as ocorrências financeiros e que há também ideias brilhantes como as que a Ginny e o Kirk estão oferencendo, assim como vocês dois [Mika e Joe]. Mas também há ocorrências de generosidade que são absolutamente gratuitas e que qualquer um pode fazer. E se começarmos a canalizar isso como uma comunidade artística, fazendo parcerias com CEO e empresas de tecnologia, bem como filantrópicos, nós podemos fazer isso sobre algo muito maior, ser gentil. E a terceira coisa que quero fazer durante esse especial, é celebrar a força e bravura do espírito humano, de coragem. É por isso que sou grata de fazer parte disso. Porque mesmo antes de isso ir ao ar, vai aparecer na tela: "deixem suas carteiras de lado, não estamos te pedindo dinheiro, já levantamos os recursos, isso aqui é apenas para divertimento". Porque eu acredito que o pessoal do entretenimento e os artistas têm uma habilidade única de fazer pessoas sorrirem. Para aqueles que querem, eu gostaria de dar-lhes permissão para sorrir durante esse momento e rir quando podem, não importa o quão difícil fique. Quero relembrá-los de que existem artistas que realmente os amam.

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Tradução por Vanessa Braz de Queiroz e Gustavo C. B. Kolliner