”Joanne World Tour” foi a quinta turnê mundial de Lady Gaga, para a divulgação de seu álbum ”Joanne” lançado em 2016, e a sua 3ª turnê mais lucrativa, contabilizando um total de US$94,9 milhões de dólares, e mais de 20 shows sold outs.

Com 49 shows realizados, passando pela Europa e América do Norte, a turnê infelizmente veio a ser cancelada antes de seu término assim como a ”Born This Way Ball” devido as dores crônicas sentidas por Gaga no período de apresentações. Foram 11 datas canceladas, dentre elas a vinda da nossa Mother Monster ao Rock in Rio 2017.


A CRIAÇÃO

Pouco antes do lançamento de ”Joanne”, Gaga deu início as pequenas apresentações da ”Dive Bar Tour”, em um total de 3 shows nas cidades de Nashville, Nova Iorque e Los Angeles, incluindo um dos primeiros bares que a cantora havia tocado anos antes de sua ascensão, o The Bitter End.

Logo depois a cantora teve sua grande e memorável apresentação no halftime da LI edição do Super Bowl em 5 fevereiro de 2017.

Após o fim da apresentação, Gaga divulgou oficialmente o pôster e as primeiras datas da ”Joanne World Tour", tendo início no dia 1º de agosto de 2017 em Vancouver.


Algumas semanas depois nossa Mother Monster foi convidada para ser headliner no Coachella Valley Music and Arts Festival, em dois finais de semana, substituindo a cantora Beyoncé, que não poderia se apresentar naquele ano devido a sua segunda gravidez. Muitos rumores surgiram dizendo que o show seria uma prévia do que estava por vir, sendo negados pelo coreógrafo Richy Jackson. Mais tarde, elementos usados no Super Bowl e no festival foram reconhecidos na turnê, como o novo arranjo para a canção ”Born This Way” e a nova versão do conhecido "Disco Stick".

Nesse mesmo período, foram realizados diversos ensaios e filmagens para a produção cinematográfica ”A Star Is Born” durante o festival, e também em abril, maio e junho fazendo com que a produção da turnê e os ensaios fossem prorrogadas para o mês de junho. Gaga então começou junto à sua equipe a ensaiar e desenvolver a turnê.

Durante um episódio do dia 4 de julho do podcast Pop Shop da Billboard.com, a cantora foi entrevistada por Katie Atkinson sobre os preparativos da turnê e sobre a revelação do palco, que é um dos momentos mais esperados pelos fãs desde o estrondoso castelo móvel apresentado na ”Born This Way Ball”:

"Vai ser muito divertido e estou muito empolgada. O palco foi projetado e está sendo construído. Estamos construindo a história do show desde o ‘Super Bowl’, e estamos começando a delinear onde quero coreografia, que músicas eu gostaria de tocar ao piano e iluminação é algo importante este ano. O palco é muito diferente de tudo o que já fizemos antes."

Próximo a estreia da turnê e algum tempo depois, Richy divulgou diversos vídeos dos ensaios e tutoriais das coreografias, algumas presentes nos shows, além de coreografias que não chegaram a ser utilizadas na turnê, como a da canção "Diamond Heart".

Confira:


O PALCO

Um dos momentos mais esperados da época era como Lady Gaga poderia surpreender depois de aparecer com um castelo como palco e diversas passarelas de acrílico interligadas no meio do público. Mas a estética deslumbrante da ”Joanne World Tour” conseguiu se superar e apresentar algo incrível e emocionante, de causar arrepios como muitos descreveram.

Construídos pela empresa de design TAIT, a produção completa consistia em um palco principal totalmente dinâmico composto por três plataformas de pontes inclináveis que funcionavam também como telas de projeção, duas pequenas plataformas circulares e levadiças (semelhantes a um satélite) que ficavam no meio da plateia e um terceiro palco chamado de "palco b", menor e oposto ao principal. Havia também um telão gigante que descia em frente ao palco principal durante a introdução e interludes.

No palco as plataformas serviam como escadas e rampas sendo que uma delas, localizada na parte de trás, se dividia em três partes, tendo as extremidades em movimentos diagonais e a do meio como um elevador para cima e para baixo. Todas seguiam os mesmos dinamismos: plana, elevada, cruzada, diagonal e escadaria.

Além das plataformas, foram projetados três painéis de iluminação infláveis que ficam suspensos acima da plateia e sustentavam 3 passarelas que se transformavam em telões de projeção, semelhantes a outdoors. Cada uma dessas 3 passarelas ligavam o palco principal aos dois mini palcos circulares e ao palco b onde ficava o piano no qual Gaga se apresentava no bloco de canções acústicas.

O piano também foi criado pela empresa, tendo a forma de um “coração abstrato” e feito com uma espécie de acrílico. Para combinar com a estética do palco b, 44 lasers foram construídos pela Image Engineering e colocados dentro do instrumento, criando um arco-íris vibrante pela arena a cada tecla que era tocada.

Em apresentações a céu aberto, as plataformas suspensas foram substituídas por uma passarela em formato de “T” que ligava o palco principal ao palco b.

Confira como era realizada a montagem do palco antes do show:

Em um vídeo publicado pela TAIT, o designer Matt Lotito falou um pouco sobre o processo de criação das estruturas do palco. Assista:


VISUAL

Apesar da temática do álbum, a turnê teve um dinamismo bem animado, colorido e impressionante. Contendo uma introdução, cinco interludes e um cenário diferente para cada uma das 22 músicas, todos os visuais eram, assim como no Coachella, dirigidos pelo estúdio criativo Lobster Eye.

Quanto ao design e maquiagem, foi relatado que quase 50.000 cristais Swarovski foram utilizados no desenhar dos figurinos tanto de Gaga quanto de seus dançarinos. Sarah Tanno, que trabalhou como maquiadora na turnê, revelou que os cristais foram usados até mesmo nos olhos de Gaga, a fim de criarem um efeito multidimensional ao brilharem no palco. Como sempre, em grande parte de suas performances ao vivo e em todas as suas turnês, a troca de figurinos sempre se faz presente na dinâmica de apresentação, com cada figurino fazendo parte da performance das canções. Ao todo a cantora realizava um total de 8 trocas de figurino.


SETLIST

Countdown Intro:

Para a introdução, uma tela roxa com números cor de rosa marcava a contagem regressiva até o início do show. Batidas que eram utilizadas no discurso ”G.O.A.T. Briefing” na ”Born This Way Ball” ecoavam pelo local seguidas apenas pelo vocal ”Don’t call me Gaga”, parte da música ”Monster”. Ao zerar o relógio o telão subia e a voz de Gaga surgia gritando ”Call me Joanne!”


Diamond Heart:

Gaga surgia então em uma plataforma elevada no meio do palco. Usando um chapéu rosa brilhante e um body preto com detalhes e fitas desfiadas, ela apresentava a canção inteira na plataforma com um suporte de microfone entre luzes rosas e fumaça. Durante a “ponte” da música, os holofotes atingiam o seu rosto mostrando-a para o público pela primeira vez. A música terminava com a silhueta de Gaga, pouco antes dela tirar a jaqueta.


A-YO:

Duas plataformas do lado de Gaga subiam com dançarinas e dois guitarristas. As garotas entregavam uma guitarra para a cantora enquanto as plataformas se moviam para cima e para baixo. Os músicos então se juntavam a ela em uma parte instrumental e terminavam juntos na frente do palco.


Poker Face:

Após uma pequena fala, dançarinos surgiam no palco se juntando a Gaga. Todas as plataformas se elevavam lentamente com o crescimento da música executando uma coreografia nas diagonais. A canção terminava com todos no nível baixo, com as mãos para cima.


Perfect Illusion:

A introdução de ”Perfect Illusion” era então iniciada com a cantora sozinha no palco, junto de seus músicos. Ela tirava sua faixa da cabeça soltando seus cabelos e dava um show de vocais e de coreografia à sua maneira em um estilo tradicional de show de rock. A segunda parte da música era cortada, sendo substituída por um instrumental estendido. Ao fim, Gaga descia para baixo do palco onde ainda era possível ouvi-la cantar os últimos trechos da canção.


Car Film (Interlude):

O grande telão do palco principal descia revelando a primeira interlude do show. O vídeo apresenta Gaga usando seu já conhecido chapéu rosa enquanto dirige um modelo conversível por um estacionamento vazio. Uma fumaça rosa brilhante envolve o carro que da algumas derrapadas pela pista. A cantora então desce do carro e caminha para longe, enquanto a tela é envolvida pela fumaça cor de rosa. Esta interlude, assim como as seguintes, possui uma trilha sonora especial, produzida pelo DJ White Shadow e BeazyTymes.


John Wayne:

A cor rosa era então substituída por labaredas de fogo que se refletiam por todo o local e nas três plataformas suspensas em seus formatos de telões. Gaga surgia no palco sendo jogada para cima por um “elevador de pressão” de dentro do palco. Usando uma peruca loira com mexas mesclando as cores verde, rosa e laranja e um macacão bastante ousado e repleto de fitas ao estilo “cowgirl”, ela recebia um chapéu preto de um dos dançarinos e juntos apresentavam em meio a labaredas de fogo expelidas pelo palco a coreografia original presente no clipe de ”John Wayne”.


Scheiße:

Em uma pequena pausa após o fim de ”John Wayne” a cantora conversava com a multidão sobre o significado da próxima música. Em um grito poderoso de ”Scheiße”, ela se movia para o fundo do palco enquanto as plataformas começavam a subir exibindo um backdrop com imagens de escadas e ilusões ópticas. Com novos passos adaptados para a icônica coreografia em conjunto, Gaga terminava a apresentação sozinha fazendo a parte final da coreografia em uma versão cortada da música.


Alejandro:

Os violinos de ”Alejandro” anunciavam o início da canção com Gaga suspensa na plataforma traseira. Após remover as franjas de sua roupa e dançar com três de seus dançarinos, nossa Mother Monster deixava o palco em um elevador na parte traseira enquanto o grande telão do palco principal descia junto a um trecho estendido da música e imagens do backdrop da cantora em uma espécie de reflexo na água.


Rhino Film (Interlude):

Imagens de Gaga pulando, dançando e batendo palmas, cercada por faixas roxas, com uma estética de fotos recortadas e coladas por fitas adesivas era replicada pelo grande telão. Em rápidos flashes, é possível ver chifres de rinoceronte no rosto da cantora. Depois disso, o dançarino Ian McKenziese, também com chifres, se junta a ela, cercados por uma luz roxa. As mãos dos dois se entrelaçam em mais uma sequência de imagens terminando exatamente com a primeira que dá início a interlude.


Just Dance:

Uma introdução estendida da música era reproduzida enquanto Gaga era vista subindo de um elevador no fundo do palco usando um body azul claro com um bolero da mesma cor, repletos de pérolas e brilho, e uma bota de cano longo. O início da apresentação era bem semelhante ao que foi mostrado no show do Super Bowl na qual um de seus dançarinos segurava o microfone enquanto a cantora tocava um keytar (parecido com sua roupa), sempre presente nas apresentações de ”Just Dance”. Os versos finais da música foram cortados.


LoveGame:

Após um pequeno discurso sobre ”LoveGame”, Asiel entregava a Gaga uma nova versão do conhecido item Disco Stick, chamado de ”Disco Star”. O objeto também já havia sido utilizado na apresentação do Super Bowl naquele ano. Após executar um grande número com coreografia Gaga finalizava a canção com algumas alterações nas notas da música, mostrando grande potência vocal.


Telephone:

Após remover seu bolero Gaga se movia em direção ao fundo do palco, onde ela era suspensa em uma plataforma. Apenas o verso de Gaga era apresentado além do primeiro refrão. Após o final da versão encurtada a banda apresentava uma versão estendida onde a cantora interagia dançando com os músicos e depois era levada para de baixo do palco.


Backstage Film (Interlude):

Novamente o telão do palco principal descia mostrando Gaga indo até um camarim, nos bastidores de um show com suas amigas. Ela veste uma espécie de roupão se senta em uma cadeira pegando uma máscara de oxigênio. Quando ela segura a máscara no rosto, sons de uma multidão gritando seu nome ecoam pelo local enquanto apenas uma luz a ilumina do alto, e flashes a mostram usando o figurino utilizado no segundo ato do show. O vídeo termina com o telão escurecido logo depois de Gaga colocar um chapéu preto em sua cabeça.

-Em 5 de Outubro de 2017, Sarah Tanno, maquiadora e amiga de Gaga postou uma foto da cantora em seu Instagram, durante as filmagens desta interlude.


Applause:

Antes de nossa Mother Monster retornar ao palco, o remix ”Applause (DJWS Trap Remix)” era apresentado como introdução da versão em estúdio. As pontes suspensas acima do público eram baixadas pela primeira vez, refletindo diversas flores, presentes também nos figurinos dos dançarinos. Na maior parte da música, Gaga e seus dançarinos executavam a coreografia enquanto atravessavam as pontes e paravam nos palcos circulares. A música terminava com a cantora chegando no palco b.


Come to Mama:

Sentada ao seu piano em formato de coração, a cantora conversava com a plateia sobre igualdade. As pontes então eram suspensas se tornando novamente telas de projeção. Gaga então começava a tocar ”Come to Mama” enquanto seus dançarinos executavam coreografias minimalistas. Um backdrop era apresentado com olhos e bocas dentro de flores, que cantavam junto com a música.


The Edge of Glory:

Os dançarinos voltavam para o palco principal deixando Gaga sozinha para apresentar ”The Edge of Glory” em sua versão acústica.


Born This Way:

Após o final de ”The Edge of Glory”, uma dos dançarinos prendia uma saia de tule branca na cintura de Gaga enquanto a introdução da versão repaginada de ”Born This Way" anunciava o início da apresentação. Todos então refaziam o caminho de volta ao palco principal até o final da música, com uma versão estendida realizada pela banda.


Trapped Film (Interlude):

Uma nova interlude era iniciada, com Gaga sendo vista prensada entre duas paredes, que mudam de cor gradualmente a se aproximam cada vez mais dela. É possível vê-la gritando, porém só o instrumental ecoa pelo local. Um som agoniante terminava com o telão todo vermelho, anunciando o início da próxima música.


Bloody Mary:

Com as plataformas inclinadas e Gaga no ponto mais alto, ”Bloddy Mary” revelava luzes e figurinos em cores vermelho sangue. A cantora soltava uma risada no início da canção e descia lentamente pelas plataformas em zig-zag, executando a coreografia. Com o corte da segunda parte da música, durante a ponte a cantora dizia a seguinte frase: “I’m sorry Joanne, there's a new girl in town”, na tradução “Desculpe Joanne, há uma nova garota na cidade”. Os dançarinos então a cercavam tirando seu casaco enorme revelando um body vermelho com luva e botas revestidos de laços. A música terminava com Asiel colocando um chapéu vermelho, repleto de rosas na cabeça de Gaga.


Dancin' in Circles:

Novamente as pontes eram baixadas para que Gaga e seus dançarinos caminhassem até as plataformas circulares, onde, em grupos, apresentavam uma coreografia sexy de ”Dancin’ in Circles”.


Paparazzi:

No início de ”Paparazzi”, Gaga executava um pequeno trecho acapella, que depois era seguido pela primeira parte com instrumentos e depois apenas pela versão instrumental. Gaga era carregada por Asiel até uma das pontes onde o dançarino simulava ataques contra a cantora. A ponte então começava a ser suspensa ao som de sirenes e cruzes vermelhas de emergência que eram projetadas nas outras pontes.


Angel Down:

Com uma introdução instrumental estendida de ”Angel Down”, a ponte que havia suspendido Gaga retornava, descendo lentamente com a cantora. Ela era vista sob os holofotes usando um chapéu com duas penas presas na parte lateral e um sobretudo repleto de frases escritas e desfiado na parte de baixo. A música era apresentada em uma versão reduzida.


Joanne:

Em um dos palcos circulares, Gaga falava com o público sobre a importância de sua tia Joanne e sobre sua família. Ela apresentava a maior parte da música no palco circular e, eventualmente, encontrava seus dois guitarristas no palco principal para finalizar a apresentação. Ao fim uma versão estendida era tocada pela banda.


Drippy Face Film ou Paint (Interlude):

A última interlude era exibida com um close preto e branco do rosto de Gaga. Ao longo do vídeo, uma tinta roxa é vista pingando ao contrário, o que dá a entender que ela está de cabeça para baixo, porém com a tela invertida. Enquanto ela passa a mão em seu rosto, flashes de peixes cobertos com tinta preta podem ser vistos.


Bad Romance:

Chegando ao Ato final do show, o telão era suspenso pela última vez, revelando Gaga usando uma máscara branca coberta de penas e rodeada por seus dançarinos no palco principal. Durante toda a música, as plataformas se erguiam e se inclinavam exibindo o videoclipe de ”Bad Romance”. No final da música, as plataformas desciam e em uma pose final, faíscas e fogos eram disparados da parte de trás do palco. O segmento em francês da "ponte" foi cortado da música.


The Cure:

Para a surpresa dos fãs, ”The Cure”, lançada oficialmente como um “single avulso” no primeiro dia de apresentações do Coachella, foi inclusa de forma fixa na setlist da turnê. Já sem máscara, Gaga removia a parte de cima de sua roupa ficando apenas com um conjunto branco e brilhante de mangas compridas. Nesta parte do show, geralmente a cantora lia uma carta que os Little Monsters jogavam no palco e ia até alguns deles para abraçá-los. Retornando ao palco, ela e seus dançarinos finalizavam o show com a apresentação da música, se despedindo do público.


ENCORE:

Million Reasons:

Uma introdução estendida da música era tocada, enquanto Gaga colocava um chapéu e um sobretudo brilhantes, atravessando as pontes até o palco b. Depois de agradecer aos Little Monsters ela iniciava a apresentação da última música, em sua primeira parte acústica e depois acompanhada pela banda. Retirando o sobretudo e deixando o chapéu no banco, ela cantava os últimos versos em cima do piano enquanto o mesmo descia lentamente para baixo do palco. Um único holofote era aceso iluminando o chapéu, finalizando assim a ”Joanne World Tour".


Os shows realizados nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro de 2018 (últimos da turnê, após o cancelamento) foram gravados profissionalmente, segundo a própria Lady Gaga através de seu Twitter. Com isso algumas alterações ocorreram no decorrer dos espetáculos (você pode conferir clicando aqui).

Infelizmente as imagens acabaram não sendo aproveitadas em uma produção final e não foram lançadas oficialmente. Outros registros renderam edições incríveis como as do canal VENOM Presents, do Little Monster e editor de vídeos Carlos Lima, responsável pelo especial chamado “98 Nights with Gaga – The Born This Way Ball Video Series”.

Confira algumas edições da "Joanne World Tour" realizadas por ele:

Assista também ao show completo da "Joanne World Tour" na Philadelphia, com imagens em HD gravadas e editadas por fãs:


CURIOSIDADES

No show do Citi Field em agosto de 2017, as plataformas no palco principal tiveram alguns problemas técnicos não sendo usadas durante o show. Além disso, Gaga se apresentou na chuva nesta noite e um piano preto foi usado no lugar do piano de acrílico.


Em todos os shows em locais abertos, Gaga não apresentou o 5º bloco do show ("Bloody Mary", "Dancin 'in Circles" e "Paparazzi")

No show apresentado em Omaha, Nebraska, Gaga cantou ”Yoü and I” depois de ”Come to Mama”.


Em novembro de 2017 no show realizado em Washington, DC, Gaga abriu o show com a apresentação de "The Cure" para o American Music Awards 2017, no qual venceu a categoria “Melhor Artista Pop / Rock Feminina” e recebeu o prêmio ao vivo. A música não foi apresentada após ”Bad Romance” durante esse show.


Em dezembro de 2017, no show em Houston, Texas, Gaga apresentou ”Grigio Girls” bastante emocionada em uma homenagem a sua amiga *Sonja * que veio a falecer em maio daquele ano.


Em Denver, Colorado, Gaga cantou um trecho rápido de ”Hey Girl”, sua parceria com a cantora Florence Welch, que acabou ficando de fora da setlist da turnê.


Em dezembro de 2017, em um show realizado em Inglewood, EUA, Gaga recebeu o produtor e amigo Mark Ronson. Durante a apresentação da canção "Joanne", ele subiu ao palco e se juntou a ela, tocando violão.


Para honrar a presença da estilista e amiga Donatella Versace no show em Milão, Itália, Gaga cantou um pequeno trecho de sua música ”Donatella”.

No mesmo show, Gaga usou uma roupa diferente durante "Million Reasons", sendo o figurino de uma coleção Versace e dedicou a musica para Donatella.


Uma das cenas finais do filme "A Star is Born", onde a personagem Ally interpretada por Lady Gaga apresenta "Shallow" em seu show, foi gravada durante a "Joanne World Tour" utilizando uma técnica especial de captura do som na qual os fãs não conseguiam ouvir o que era cantado.


Os shows de abertura ficaram por conta do DJ White Shadow. Em um desses shows, em Boston, o DJ tocou uma pequena parte da introdução da unreleased TEA, que estaria presente no album ARTPOP.


Lady Gaga sem dúvida alguma sempre priorizou entregar belos trabalhos, não só visualmente como também criando a melhor experiência possível para seus fãs, dando toda sua energia e dedicação. E a "Joanne World Tour" foi mais um desses grandiosos e árduos trabalhos feitos por nossa Mother Monster".

Pra você, qual era o melhor momento desse show incrível? Conta pra gente nos comentários!

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.