O feriado do Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day, no original em inglês) é um tradicional dia festivo no Estados Unidos celebrado na última semana do mês de novembro e para comemorar esta data em 2011, foi ao ar no dia 24 de novembro o especial “A Very Gaga Thanksgiving”, transmitido pela rede de televisão estadunidense ABC, que tem, como o próprio nome já indica, Lady Gaga como artista principal do programa.

O especial foi gravado um mês antes, entre os dias 22 e 23 de outubro, na antiga escola que Stefani Germanotta frequentou aos 11 anos, o Convent of the Sacred Heart (Convento do Sagrado Coração), uma escola católica privada para meninas sediada em Manhattan, Nova York.

Neste concerto, além de atração principal, Lady Gaga também foi a diretora. Para ajudar na realização deste especial, a artista trabalhou com outros nomes já conhecidos pelos Little Monsters, e também colegas de trabalho da intérprete de Poker Face, responsáveis pelo incrível concerto realizado pela Mother Monster: Frederic Aspiras foi o principal nome quanto à parte dos cabelos, enquanto Sarah Tanno trabalhou na maquiagem dos dançarinos e da banda; A direção de moda ficou por conta de Nicola Formichetti e Brandon Maxwell cuidou do estilo. Richard Jackson foi o coreógrafo principal.


A VERY GAGA: "o que seria o Dia de Ação de Graças sem Lady Gaga?"

Em 2011 o jornal The New York Times publicou o seguinte título: “o que é o Dia de Ação de Graças sem Lady Gaga? Confira este post para ter uma ideia melhor:

O concerto de 90 minutos conta com 9 músicas – confira lista abaixo – sendo que destas, a primeira faixa apresentada tem participação especial do cantor Tony Bennett.

Além disso, temos momentos em que Gaga interage com algumas alunas da 3ª e 4ª série do colégio; imagens behind the scenes, mostrando a artista dirigindo algumas cenas, dando instruções e uma participação especial do chef Art Smith. Ao final, a cantora concede uma entrevista à jornalista da ABC, Katie Couric, na qual ambas conversam sobre música, moda, a amizade de Gaga e Tony, relacionamentos, e, especialmente a família Germanotta, um tema que a deixa bastante emocionada.

Em fala a respeito do especial, Couric disse:

Todos nós sabemos que Lady Gaga é um fenômeno. Esta é uma chance de ver mais de quem ela é por baixo das roupas ousadas e números musicais encenados. Lady Gaga como uma aluna de escola ainda machucada por ser excluída das festas. Lady Gaga como uma filha devota e uma irmã carinhosa. Lady Gaga como uma mulher de 25 anos de idade abraçando a fama e a fortuna que parecem ter vindo durante a noite. Ela vai impressionar, encantar e surpreender vocês.

Abaixo, você confere a setlist completa do especial na ordem:

The Lady Is A Tramp” feat. Tony Bennett
Born This Way
You and I
The Edge Of Glory
White Christmas
Orange Colored Sky
Hair
Bad Romance
Marry The Night

O ESPECIAL

Apresentação

Lady Gaga recebe o telespectador ao portal da escola, palco do evento, usando vestido de alta costura do estilista Stéphane Rolland:


The Lady Is A Tramp

Em um traje do estilista Hubert de Givenchy, Gaga e Tony apresentam sua mais recente colaboração, “The Lady Is A Tramp”. A performance foi introduzida pelo trompetista Brian Newman:

Neste momento, é apresentado uma entrevista de Bennett na qual o cantor diz sobre sua amiga e parceira de trabalho:

Eu vejo em Lady Gaga um toque de gênio teatral. Ela é muito criativa e produtiva e eu acho que com o passar do tempo ela pode ser tornar a Picasso da América.

Além deste elogio, Lady Gaga interage com as alunas do Convento do Sagrado Coração, em um momento bastante especial, no qual a cantora conversa com as garotas sobre momentos vivenciados no Dia de Ação de Graças, bem como cantam todas juntas, à capela, a música “Born This Way”:


Born This Way

Yoü and I

The Edge Of Glory

Para cantar “The Edge Of Glory”, Gaga fez um pequeno discurso fazendo uma breve homenagem a seu avô, em quem a música é inspirada.

Em 2011, em entrevista para a Oprah, a cantora comentou sobre o falecimento de seu parente:

Eu comecei a tocar e eu disse para o meu pai: 'Não fique triste, ele está à beira do momento mais glorioso da vida dele'.

Mais à frente, na entrevista a Katie Couric, Lady Gaga detalha um pouco mais sua relação com os avós:

Muito obrigada por se juntarem a mim nesta noite, amigos e familiares. Esta próxima música se chama The Edge Of Glory e eu realmente queria tocá-la pra todos esta noite porque é o segundo Dia de Ação de Graças que eu estou passado sem meu avô e esta música é sobre ele.

Relembre esta emocionante apresentação:

Um dos momentos extras na exibição do especial é Lady Gaga cozinhando juntamente do chef Art Smith. Nesta cena, ambos os artistas, da música e da comida, conversam e fazem uma refeição de Ação de Graças, com direito a peru assado e muito mais.

Esta noite temos o prazer de cozinhar uma refeição de Ação de Graças com o incrível, meu chef favorito no mundo inteiro, senhor Art Smith.

Confira Gaga aprendendo a cozinhar alguns pratos enquanto usa alta costura da marca Valentino:

Após esse momento único, a cantora faz uma performance de duas músicas clássicas do jazz:

White Christmas” e “Orange Colored Sky

Hair

Certamente uma das músicas mais emocionantes do álbum “Born This Way”, ao apresentar a faixa “Hair”, Gaga fez emocionantes discursos:

Abaixo, você pode relembrar o momento anterior ao início da música seguindo de tradução:

Então, escrevi esta música chamada Hair que está no meu álbum Born This Way e eu realmente queria cantá-la durante esse especial porque eu sinto que escrevi esta música 10 anos atrás, ao 15 anos, indo para a escola, e agora, acredite ou não, este era o refeitório e quando erámos crianças comíamos aqui; e essa é a escola mais incrível no mundo, realmente é mas, tenho certeza que não é segredo pra ninguém que algumas crianças sofrem bullying e não têm um lugar na mesa do refeitório.

Então, eu era uma dessas crianças, e eu sei que existem muitas crianças por aí que não podem se sentar na mesa que querem. Então eu quero agradecer por acreditarem em mim para que eu possa voltar para minha antiga escola e vir para o refeitório e sentar na minha própria mesa. Então esta música é sobre sua identidade ser a coisa mais importante para você e não importa o que digam, ou quanto você tem ou não tem, é o que existe por dentro que importa. Eu sou grata, eu sou muito grata pelos Little Monsters.

Gaga também compartilhou momentos de sua infância, recordando que ela, inspirada em sua mãe, Cynthia, arrumava seu cabelo até de madrugada para ir à escola, todavia as demais alunas comentavam sobre a desnecessidade de tal ato porque na escola só haviam garotas. Daí o amor de Lady Gaga por seus cabelos.

E eu costumava me divertir porque minha mãe arrumava o cabelo dela todo dia pela manhã e eu realmente admirava minha mãe. Então às vezes eu me sentava para [estudar] latim ou francês com meu livro e eu ficava secando meu cabelo até 1 [hora] da madrugada.

Eu chegava na escola e minhas amigas diziam: “Por que o seu cabelo está tão legal? Só tem garotas na escola. Não precisa se arrumar tanto para as aulas.” E... era muito, muito duro apenas admitir: “Bem, eu quero ser como a minha mãe, não quero ser como vocês, quero ser como minha mãe.” E agora, meu cabelo significa muito para mim, tipo, eu devo ter centenas de perucas, então...

Ao final da apresentação, o coreógrafo da cantora, Richard Jackson entra em cena fazendo uma performance ao lado dela enquanto que, ao piano, ela canta “Hair”.

Confira completo:


Bad Romance

Um dos momentos mais aguardados da noite foi a entrevista que a Mother Monster concedeu à jornalista da ABC, Katie Couric. Até aquele momento Lady Gaga chocava o mundo e mudava o cenário musical com suas escolhas de roupas para as aparições públicas.

Neste especial, temos uma Gaga vestida de maneira mais “conservadora”, como disse Katie logo na primeira pergunta. Além de informações íntimas sobre a vida da cantora, a respeito de seu relacionamento e família.

Abaixo você pode conferir/rever esta incrível e emocionante entrevista juntamente de alguns trechos traduzidos.

Parte 1:

00:27 – 00:43

KC: Você se veste bem conservadoramente hoje. Você não diria é quem um look muito conservador para você?

LG: Sabe, acho que as pessoas tem essa concepção sobre mim, ou equívoco, na verdade, que eu sou muito provocativa o tempo todo. Eu apenas amo moda. E uma moda é provocativa e algumas não.

00:55 – 01:26

KC: Como é, primeiramente, trabalhar com Tony Bennett?

LG: Ooh Tony! Ele é muito lindo. Eu me sinto péssima quando a mulher dele está por perto, parece que eu estou fazendo algo de errado, porque ele é muito charmoso e ele é muito cavalheiro, mas ainda assim as mulheres ligam para ele. E é o homem mais doce e maravilhoso.

TB: Ela é a pessoa mais criativa que eu já conheci e eu já conheci, sabe, eu estou por aí a muito tempo na indústria do soul e eu já conheci grandes mestres. Mas tem algo de muito especial nela.

02:47 – 03:31

KC: Então Lady Gaga, como está sua vida amorosa?

LG: Minha vida amorosa é a única coisa da qual eu não falo. Por que no dia em que eu me casar não importa quantos helicópteros voem por cima da capela, não vão ter nenhuma foto. E eu não vou vender nenhuma foto. Não sei como os artistas conseguem, como eles falam sobre seus casamentos; ou do divórcio; ou dos namorados. Eu nunca iria querer revelar algo assim [...] prefiro revelar de maneira poética, através da música.

Parte 2:

00:17 – 01:14

KC: Desde muito jovem você aprendeu a tocar piano apenas ouvindo. Como seus pais ajudaram a encorajar seu desenvolvimento musical?

LG: Bom, meus pais nunca tentaram me mudar. E se eu era boa em algo eles queriam me ajudar a ser melhor naquilo. Eles tinham um piano na sala e eu acho que a coisa mais fácil que se pode fazer é dizer a seu filho: “Faça aulas de piano.” Então disse: “Claro”.

Eu era muito jovem e eu odiava aulas de piano quando criança e então algo simplesmente me tocou quando eu tinha em torno de 9 anos e eu apenas me apaixonei por tocar música clássica.

Tem muita coisa sobre a estrutura da música clássica que é muito similar à estrutura da música pop: a jornada emocionante, as mudanças. Então, acho que me apaixonei pela música pop através da música clássica.

05:25 – 06:05

KG: Marry The Night. Me conte um pouco sobre essa música e o que a inspirou.

LG: Marry The Night é minha música favorita do meu álbum Born This Way. É sobre se comprometer arduamente pela coisa que você mais é apaixonado. Para mim, sempre foi a música. É sobre aquele momento que eu decidi que eu iria me casar com meu trabalho e que meu trabalho seria meu marido para sempre e que não existiria fogo ou chuva que fique no meu caminho.

Por fim, Gaga cantou um trecho de “Marry The Night”.

Marry The Night

Abaixo, você pode conferir o especial completo:

A Very Gaga Thanksgiving from bloodypatricia on Vimeo.


FOTOS

Confira algumas fotos profissionais tiradas durante a gravação do especial:

EXTRAS

Desde 2011 que Lady Gaga já dava início em sua carreira profissional como cantora de jazz – algo que fazia desde os 13 anos.

Após o lançamento de seu especial de Ação de Graças na ABC, a cantora também lançou um especial ep, o “A Very Gaga Holiday”, contendo 4 faixas que estiveram presentes no “A Very Gaga Thanksgiving”.

Capa oficial:

O EP está disponível nas principais plataformas de streaming de música. Abaixo, você pode ter acesso direto ao Spotify:

Naquele ano a cantora utilizou as redes sociais para comentar sobre a direção do especial:

[Estou] tão animada com meu especial musical A Very Gaga Thanksgiving [que irá ao] ar em 20 minutos na ABC. Eu dirigi e passei semanas arrumando tudo. Aproveitem!

Abaixo, você confere o trailer que serviu de divulgação do especial:

Conta pra gente: pelo que você é grato?

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Revisão por Vinicius Bertozzi