No início da tarde deste domingo (22), o site visual de moda SHOWstudio, fundado pelo diretor e fotógrafo Nick Knight, divulgou fotos e um vídeo inéditos dos bastidores do ensaio fotográfico realizado com Lady Gaga caracterizada do alter ego Jo Calderone para a Vogue Hommes Japan em 2010.

Através de seu perfil oficial no Instagram, Knight falou sobre os 10 anos do memorável ensaio.

O alter ego de @ladygaga, Joe Calderone, fez sua primeira aparição pública em meu editorial sob o título de ‘Elegant Mechanics’ em 2010, vestindo roupas do tipo @emporioarmani, @prada e @givenchyofficial. Filmada na famosa sala negra do porão do Bruton Place SHOWstudio no Mayfair de Londres, Gaga queria dar uma atuação 100% autêntica como homem. Como parte disso, preparamos um mictório completo com encanamento, que Joe Calderone usou durante o filme. Posteriormente, Gaga assinou o mictório branco, que ainda tem um lugar de destaque no atual SHOWstudio. Esta é a primeira vez que este filme de moda aparece online. Anteriormente exibido apenas no porão das antigas instalações do SHOWstudio em Bruton Place, nós o projetamos na própria parede contra a qual foi filmado. O filme foi feito durante as filmagens de Gaga/Calderone para a @voguejapan, e quando a sua assistente pessoal apareceu, desavisada, no set, ela se pôs ao lado de Joe Calderone e, parecendo cada vez mais preocupada, perguntava - onde está a Gaga? Alguém viu a Gaga????

Explore o projeto em SHOWstudio.com

Direção: eu
Edição : @ruthhogben
Modelo: Joe Calderone / @ladygaga
Estilista: @nicolaformichetti
Cabelo: @sammcknight1
Maquiagem: @thevalgarland
Unhas: @mariannewman
Design de set: @andreacellerino
Assistência Fotográfica: @adam_goodison
Assistência Estilista: @brandonmaxwelll, @annatrevelyan, @tomeerebout Pós-produção: @epilogueinc

Criado de uma ideia central de desmistificar os padrões de beleza impostos pelas grande revistas de moda, Jo Calderone foi um grande personagem na carreira de Lady Gaga.

Parceiros de trabalhos anteriores, com ensaios fotográficos e visuais para a "The Monster Ball Tour", Gaga e Knight se juntaram para expandir os olhares da moda em um novo passo da cantora no mundo fashion. Ela falou um pouco sobre o processo e a criação para a edição nº 74 da revista V Magazine em 2011:

"Nick e eu começamos a nos perguntar: com quanto exatamente podemos nos safar? [...] como podemos remodelar o modelo? Em uma cultura que tenta quantificar a beleza com um paradigma visual e quase padrão matemático, como podemos ferrar com as mentes maleáveis ​​dos espectadores e mudar a perspectiva do mundo sobre o que é bonito? Eu me fiz esta pergunta. E a resposta? Arraste."

A partir dessa ideia, eles decidiram fazer um editorial de moda masculina para o outono / inverno 2010 da Vogue Hommes Japan que aconteceu no dia 25 de junho de 2010.

Recebendo o título provisório de "Elegant Mechanics", o SHOWstudio anunciou a transmissão ao vivo do estilista Nicola Formichetti com Nick Knight gravando um editorial de moda masculina para a edição japonesa da renomada revista de moda.

Após a sessão de fotos, o SHOWstudio lançou uma foto por dia, durante alguns dias, apresentando um "novo modelo" que encontraram, Jo Calderone.

Após a divulgação das fotos, diversos rumores surgiram com grande parte do público achando diversas semelhanças entre Jo e Gaga. A confirmação oficial aconteceu quando o editorial e a entrevista de Jo-Ann Furniss com Jo foram lançados em outubro de 2010, no volume 5 da Vogue Hommes Japan.

o SHOWstudio Shop apresentou uma exposição chamada "Inside / Out" de 26 de junho a 14 de agosto de 2010, apresentando acessórios usados durante a sessão de fotos. No ano seguinte, de 15 de abril a 16 de julho de 2011, foi apresentada uma nova exposição chamada "Practice to Deceive: Smoke & Mirrors in Fashion, Fine Art and Film" onde exibiram o "Fashion Film: Elegant Mechanics", um curta feito com a filmagem ao vivo da sessão de fotos com Jo Calderone. O vídeo, até então inédito para grande parte do público, foi divulgado recentemente pelo SHOWstudio em seu canal oficial no YouTube.

Assista:

Além do vídeo, algumas fotos já conhecidas do público, assim como fotos inéditas dos bastidores foram disponibilizadas no site oficial do estúdio.

Você pode conferir a publicação no site oficial do SHOWstudio clicando aqui.

Além do ensaio fotográfico, Jo Calderone foi um dos personagens principais apresentados no videoclipe da canção "Yoü and I", 4º single do álbum "Born This Way", lançado em 2011.

Quando você conheceu o incônico Jo Calderone pela primeira vez? Conta pra gente nos comentários.

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Tradução por Maria Seabra

Revisão por Vinicius Bertozzi