"The Fame Ball" e "The Monster Ball" foram as primeiras turnês de Lady Gaga a levar suas performances esplendidas para diversos países.

Gaga conquistou um grande público por onde passou, com palcos e figurinos super elaborados e histórias narradas em um mix de show pop com arte teatral.

Para a quinta parte da contagem regressiva especial do aniversário de 10 anos do ”Born This Way” iremos destrinchar uma das turnês mais amadas pelos fãs, a "Born This Way Ball". Preaprados?

"Welcome to The Born This Way Ball..."


Após diversas apresentações em programas, especiais e casas de shows para a divulgação de lançamento de "Born This Way", Gaga e sua equipe começaram a se preparar para traçar os próximos passos de divulgação em uma turnê mundial. A meta era visitar tosos os continentes, visitando países que ficaram de fora e suas duas primeiras turnês.

E assim foi feito. Foram 98 shows apresentados, passando pelas Américas, Ásia, Europa, África e Oceania, sendo também a primeira e única tour da cantora a passar pelo Brasil, nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre nas respectivas datas de 09, 11 e 13 de novembro de 2012.

A turnê foi anunciada oficialmente no dia 8 de fevereiro de 2012, apresentando as datas na Ásia e Oceania. Os shows tiveram início em Seul, Coréia do Sul no dia 27 de abril de 2012 e terminaram em 11 de fevereiro de 2013, em Montreal, Canadá. Inicialmente a turnê seria composta por 119 shows. A última apresentação estava marcada para o dia 20 de março, mas os planos mudaram minutos após o fim do show em Montreal, quando nossa Mother Monster anunciou através de suas redes sociais que havia lesionado seu quadril devido aos movimentos repetitivos em suas danças, cancelando assim as 21 datas restantes. Gaga escondeu as dores de sua equipe por três meses.


A CRIAÇÃO

Em uma entrevista à revista Vogue em setembro de 2012, a cantora revelou que a ”Born This Way Ball” era a turnê dos seus sonhos, concebida por ela do início ao fim.

“A Haus of Gaga e eu trabalhamos durante meses concebendo um palco espetacular, a Born This Way Ball é uma ópera pop de electro-metal; é a história do início, o ‘Gênesis’ do reino da fama. Como nascemos e como morreremos comemorando."

Gaga interpretava o papel de uma fugitiva de G.O.A.T. (Território Alienígena Comandado pelo Governo) perseguida pela terrível vilã da história, Mother G.O.A.T.. O tema já havia sido pré-apresentado pela primeira vez no videoclipe de ”Born This Way” em 2011. Quatorze figurinos davam vida aos diversos atos da história, desenhados por grifes italianas como Versace, Moschino e Armani. Um grande castelo mecânico, no estilo medieval, complementava o cenário do show.

Giorgio Armani


O pôster promocional da turnê foi lançado no dia 7 de fevereiro de 2012, revelando o rosto de Gaga pairando sobre nuvens escuras com toques de neon roxo e turquesa. Logo abaixo, uma outra Gaga é fundida em um keytar e uma roupa preta, de pé perto de seus dançarinos em frente à um castelo medieval.

A fotografia com o rosto de Gaga pairando foi tirada em 5 de dezembro de 2010 com um BlackBerry da Haus of Gaga e também foi usada anteriormente em um cartaz de divulgação do álbum "Born This Way".

Já a foto do castelo foi tirada em uma sessão para a turnê, realizada com o fotografo Terry Richardson.


O PALCO

A Haus of Gaga trabalhou com o estúdio Stufish sobre ideias para o palco. A inspiração para os esboços foram a era eduardiana, Jules Vernes e a Primeira Guerra Mundial.

Kingdon of Fame (O Reino da Fama):

Em 7 de fevereiro de 2012, Gaga postou em seu Twitter um desenho do palco para a turnê. O esboço incluía, além do castelo, uma cidade em segundo plano semelhante a que era utilizada nos shows de abertura para as Pussycat Dolls.

O palco foi moldado como um castelo medieval, com torres altas e uma grande passarela que permitia uma interação maior com o público.


Monster Pit:

A Monster Pit foi projetada especialmente para um número limitado de fãs assistirem ao show em uma área separada, na frente do palco. Para a segurança dos fãs, foi estipulado que aqueles que chegassem a partir das 8 horas da manhã do dia do show e que estivessem mais caracterizados, além dos que possuíam o ingresso especial, poderiam entrar na área (o número de fãs era escolhido pela produção do show.).

Além de ter a oportunidade de assistir à Mother Monster de pertinho, o primeiro Little Monster da fila recebia uma chave, que simbolicamente abria a Monster Pit para cada data além de ganhar uma ida direta para o "meet and greet". Cada show também possuía uma chave metálica dourada e preta, assinada por todos os titulares da Monster Pit Key. Uma foto era tirada pela equipe e enviada diretamente para a rede social Littlemonsters.com.

Abaixo você pode conferir uma Little Monster brasileira que teve a sorte de receber a chave:

Natália Oliveira / Porto Alegre


BORN BRAVE BUS

O Born Brave Bus foi um projeto criado na segunda etapa da turnê junto à Born This Way Foundation para ajudar a evitar situações de bullying, criar ambientes positivos, dar um lugar para os jovens procurarem conselhos, além de ensiná-los como ajudar as pessoas ao seu redor.

A artista japonesa Iggy Proof (Hiromi Yoshimura) foi o responsável pelas ilustrações do ônibus e para a cabine de fotos "Castle". Contribuíram também os artistas Da Morgue, a artista italiana Mononoke Monster (Maddalena Carrai) e a desenhista Helen Green.


Além das imagens de divulgação da turnê,Terry Richardson ficou responsável por realizar diversos registros dos shows, assim como bastidores e as viagens realizadas. Muitos especularam que as fotos seriam para uma segunda edição do livro Lady Gaga X Terry Richardson, que registrou grande parte da "Monster Ball Tour" e início da "Era Born This Way". Logo depois, Terry foi visto realizando filmagens dos bastidores e chegou até a aparecer no palco, durante uma falha técnica no show de Estocolmo.


Além dos registros fotográficos, uma série de vídeos chamada de "Monstervision" foi lançada, contendo alguns momentos das viagens de Gaga durante a turnê. A série substituiu por um tempo a webserie Gagavision, tendo 8 episódios.

O nome foi criado em uma mistura de "Monsters" (fãs) e "Gagavision". As produções foram postadas no canal do Youtube da cantora, assim como no littlemonsters.com. Após o episódio 8, DJ White Shadow iniciou sua série chamada "DJWS Vision".

"Monstervision":


"DJWS Vision":


MÚSICA

Os shows de abertura ficaram por conta do DJ Zedd, Lady Starlight, Von Smith, a banda de rock The Darkness e o DJ Madeon, alternando uns com os outros em diferentes partes da turnê.

Lady Starlight


As interludes musicais foram criadas pelo DJ White Shadow com um estilo ópera orquestral. A parte de vídeo para acompanhar as músicas foi totalmente cortada. Para o show, Gaga queria algo diferente das turnês anteriores.

”Eu realmente queria quebrar o molde do que é uma turnê moderna no momento. O mais importante para mim era que não houvesse telas de vídeo. E se nós realmente simplificássemos tudo isso para que você apenas tivesse que assistir à mim e aos dançarinos o tempo todo?”

No entanto, mais tarde, imagens do comercial do perfume “FAME” foram adicionadas em uma projeção durante a ”Birth (Interlude)”.


SETLIST

Space (Intro) e Highway Unicorn (Road to Love):

O show começa em G.O.A.T., com uma introdução instrumental inspirada no espaço. Em seguida, o castelo do "Reino da Fama" se ilumina com luzes roxas, e um nevoeiro cobre o chão. Enquanto uma batida de marcha semelhante a galopadas começa, a porta do lado esquerdo do castelo se abre revelando nove soldados, cinco deles com bandeiras de G.O.A.T. e outros quatro com armas. Gaga aparece montada em um unicórnio mecânico negro com as mãos amarradas nas costas, feito prisioneira. A escolta atravessa a passarela da Monster Pit até o portão do lado direito do palco enquanto uma versão encurtada da música ”Highway Unicorn (Road to Love)” é interpretada.


Operation: Kill The Bitch (Interlude):

Ao som de metralhadoras, Gaga escapa nos bastidores. Isso é seguido por um sinal sonoro (semelhante à um sonar) enquanto holofotes em movimento procuram pela fugitiva no castelo. Uma estrutura gigante em forma de diamante com luzes de neon rosa nas bordas surge no céu revelando a principal antagonista e narradora da história, Mother GOAT:

“Iniciando satélite. A renegada espacial Lady Gaga escapou. Baixando imagem do prisioneiro. Objetivo do fugitivo alienígena: dar à luz a uma nova raça. Operação: Mate a vadia."


Government Hooker:

Enquanto Mother G.O.A.T. canta o trecho “Gaga, go” e desaparece no céu, Gaga é ouvida cantando os vocais de abertura de "Government Hooker". Uma porta do lado direito do castelo se abre, permitindo que ela desça as escadas em direção ao palco fazendo movimentos sensuais. Sua roupa tem uma espécie de armadura e sua máscara é inspirada na franquia do filme ”Alien” (1979). Do chão surge uma mesa com um homem sentado em uma cadeira usando uma máscara de três faces e vários chifres. A fugitiva então seduz o personagem e em uma pequena pausa na música abre a gaveta da mesa, pega uma arma e atira contra o mesmo. Ela então se dirige ao portão principal do castelo e o abre com um disparo dizendo "Welcome to The Born This Way Ball" fugindo do palco.


Birth (Interlude):

Uma introdução musical prolongada é apresentada enquanto o castelo se abre girando sua parte da frente revelando uma barriga e pernas gigantes infláveis unidas ao corpo de Gaga. A barriga possui um grande zíper e um piercing no umbigo com músculos pintados nos adereços. Enquanto isso, a cantora solta gemidos de dor simulando um parto.

”Eu não sou sua prisioneira! Eles não podem me definir! Vocês são o futuro. E eles deverão nos amar!”


Born This Way:

Ela então dá à luz a uma nova raça saindo pelo grande zíper e interpretando a canção ”Born This Way”. Gaga e os dançarinos estão vestindo roupas de látex amarelo pálido e os cabelos dos bailarinos possuem uma textura grudenta como um bebê recém-nascido. Perto do fim da música, a cantora entra em uma porta do castelo enquanto canta a última parte.


Black Jesus † Amen Fashion:

Originalmente apresentada depois de "Scheiße", a canção começava com Lady Gaga tirando o paletó dizendo:

"Quando eles perguntarem, o que você aprendeu sobre mim? Lembrem-se de dizer isso a eles...".

Depois que a ordem da setlist mudou, Gaga começava com duas de suas dançarinas (Amanda Balen e Montana Efaw) aparecendo em um trono numa parte interna da parede do castelo. A cantora usava uma nova roupa de látex composta por uma capa, um top, uma saia de cintura alta e um chapéu.


Emerging (Interlude) e Bloody Mary:

Um instrumental com alguns sons techno sombrios é acompanhado pela mudança de ambiente. Sons de violino ecoam enquanto os portões internos se abrem e dançarinos entrelaçados entre si, caminham de forma grotesca. Gaga então aparece usando uma roupa branca com um capacete de mesma cor também em um estilo referente ao filme ”Alien” (1979). Acompanhada de duas dançarinas, ela desliza pelo palco e passarela como fantasmas em meio a fumaça.


Mother G.O.A.T. Manifesto I (Interlude):

Ao fim de ”Bloody Mary”, Mother G.O.A.T. aparece no céu novamente, recitando o conhecido “Manifesto of Mother Monster” do videoclipe de “Born This Way”, em uma versão reduzida. Ela então conta o que havia acabado de acontecer na história, revelando o nascimento da nova raça.

"Este é o manifesto da Mother Monster. Em G.O.A.T., um Território Alienígena Comandado pelo Governo no espaço um nascimento de proporções magníficas e mágicas aconteceu. Mas o nascimento não era finito. Era infinito. Enquanto os úteros se enumeravam e a mitose do futuro começou, percebeu-se que esse momento infame da vida não era temporal. Era eterno. E assim começou o início de uma nova raça. Uma raça dentro da raça humana ".


Vessel (Intro) e Bad Romance:

Antes do início de “Bad Romance” dançarinos entram em cena arrastando um grande ovo branco enquanto trechos de introdução da música ecoam pelo castelo. A música então começa revelando Gaga que sai de dentro do ovo, trajando uma roupa branca e uma máscara com chifres semelhantes aos de um bode/cabra.


G.O.A.T. Briefing (Interlude):

Após o fim da canção a frente do castelo se fecha, e rodeada por seus dançarinos vestidos de branco Gaga faz o seu discurso:

”Eu não sou uma alienígena. Eu não uma mulher. Eu não sou um homem. Eu não sou humana. Eu não sou uma criatura do seu governo. Eu sou vocês. Compartilhamos as mesmas esperanças, compartilhamos os mesmos sonhos, o mesmo futuro, planeta, potencial. Eu sou tudo o que você ama neste mundo e tudo o que você odeia. Eu sou porque você me criou. Eu nasci assim. Tenho uma lenda para vocês esta noite. Em meu 'vessel' em G.O.A.T., um Território Alienígena Comandado pelo Governo no espaço, a história do meu propósito para extrair muita informação, inspiração, amor, música, criatividade e moda possível para todos vocês. Quando eu terminar meu treinamento, finalmente estarei pronta para invadir a Terra como sua superstar. Mas quando a cortina cair, você terá que decidir. Alguns de vocês ficarão comigo para sempre. E outros, eu sei, irão me trair.”


Judas:

Depois disso, dois dançarinos vestidos de preto, como os guardas de G.O.A.T. (Mark Kanemura e Jeremy Hudson), que "traíram" Gaga, a mantém como prisioneira, amarrando-a no alto do castelo. Porém a cantora escapa mais uma vez tomando a arma de um dos guardas e colocando eles para correr. Uma versão abreviada da música é executada encerrando com uma versão remix da música, presente na versão especial do álbum ”Born This Way”. Enquanto isso a frente do castelo se abre novamente.


Fashion of His Love:

Com luzes rosa e uma introdução prolongada, Gaga aparece em uma das portas superiores utilizando um vestido com partes semelhantes a um origami e segurando uma metralhadora. É possível ver um dos guardas caído próximo aos seus pés. No nível superior ela passa por um cabideiro rotativo reunindo diversos figurinos conhecidos utilizados por ela em shows, apresentações e entrevistas, como o vestido feito com réplicas do Sapo Kermit, a roupa metálica utilizada em ”Bad Romance” e a jaqueta roxa em ”Dance in The Dark” na ”Monster Ball Tour”, o vestido de bolhas da ”The Fame Ball Tour” e o vestido_ keytar_ que a cantora usou na foto do pôster em uma das apresentações de ”Fashion of His Love” na turnê.

É possível ver também a foto do alter ego "Jo Calderone", personagem apresentado no videoclipe de "Yoü and I".


Just Dance:

Ainda no alto do castelo Gaga dança e canta na escada mecânica que se transforma em uma rampa a levando para o último nível do castelo. Lá ela toca um keytar estilizado e ao fim da canção desaparece ao fundo. Uma versão remix de ”Just Dance (Robots to Mars)” finaliza a apresentação, enquanto os dançarinos no térreo dançam próximos à uma cama e um tapete que possui o rosto da cantora.


LoveGame:

A apresentação de ”LoveGame” consiste em uma nova versão abreviada com uma introdução prolongada por uma guitarra e o remix de Dave Audé no final. Gaga surge no meio da passarela da Monster Pit dentro de uma banheira transparente usando um vestido preto e um chapéu da Estátua da Liberdade.


Telephone:

Depois de uma breve conversa com o público, "Telephone" é executada na passarela enquanto Gaga utiliza telefones presos nas roupas das dançarinas. Ao fim da música a cantora se dirige ao portão interno do castelo tirando sua saia.


Mother G.O.A.T. Manifesto II (Interlude):

E mais uma vez a vilã da história surge no céu, dessa vez envolta de uma luz verde que paira sobre o castelo.

“Foi instantaneamente que esse fugitivo enigmático se tornou o agente hospedeiro e o corpo de uma nova colônia. Uma colônia que se esforçaria para extrair nossas informações mais classificadas. Foi uma preparação monstruosa. Treinar e decodificar a criatividade da rebelião com um objetivo: invadir a Terra.”


Heavy Metal Lover:

Uma introdução estendida da música começa revelando todos os dançarinos e por fim Gaga, surgindo de dentro do castelo fundida com uma moto, representando a capa do álbum ”Born This Way”. A moto passa por toda a passarela da Monster Pit e quando chega ao centro, uma das dançarinas (Sloan-Taylor Rabinor) pilota o veículo simulando movimentos sensuais com Gaga. Ao fim, nossa Mother Monster se separa da moto, encerrando com uma coreografia.


Bad Kids:

Após a apresentação de ”Heavy Metal Lover", Lady Gaga conversa com o público sobre amizade e instrui a multidão a encontrar alguém para abraçar. Ela pergunta ao público e seus dançarinos se eles se importam com o que as pessoas falam deles. Em uma versão curta de "Bad Kids", os bailarinos simulam brincadeiras e travessuras no palco até o final da canção onde Gaga se senta e recebe uma chuva de cartas e presentes dos fãs.


Hair:

Em um teclado anexado à motocicleta, Gaga apresentava a versão acústica da música.

Nos primeiros shows ela chegou a cantar uma versão mais agitada, mas a versão original da canção só veio a ser apresentada na segunda etapa da turnê, na qual ela dançava e cantava com seus dançarinos usando calça e jaqueta azuis com diversos brilhantes, tocando seu keytar preto em um trecho final.


Princess Die:

No dia 27 de junho de 2012, Gaga apresentou a canção pela primeira vez, não lançando a mesma oficialmente. Ela disse que a música era dedicada aos “super fãs” depois que uma tiara foi lançada no palco. Em uma entrevista à revista Vanity Fair para a edição de janeiro de 2012, foi revelado que a cantora estava trabalhando em uma música inspirada na Princesa Diana. A entrevistadora descreveu Gaga tocando uma versão acústica da música durante a entrevista:

"Gaga foi ao piano para tocar uma nova música que ela estava trabalhando sobre a Princesa Diana - uma música sobre a fama e morte das celebridades. Mesmo nos estágios difíceis, tem o refrão cativante de sua marca registrada e ela cantou as tristes letras levemente amargas em voz alta."

No show, Gaga convidava alguns Little Monsters para subir ao palco enquanto ela cantava.


Yoü and I:

Ainda no piano, a cantora apresentava a canção e no meio da música corria pela passarela dando uma volta completa segurando a bandeira do país.


The Queen:

Lady Gaga cantou a música pela primeira vez no dia 11 de novembro de 2012, em São Paulo, no Estádio do Morumbi, como uma forma de demonstrar sua alegria em estar no país. Ela adicionou a música à setlist na segunda etapa da turnê, com um figurino totalmente novo e um piano no estilo medieval. Pouco antes da turnê ser interrompida, ela retirou a canção do show.


Electric Chapel:

”Isso pode não ser uma igreja, mas certamente é uma capela.”

Um solo de guitarra ecoa pelo castelo e então surgem duas caixas translúcidas com arestas iluminadas e coloridas. Gaga chega ao palco com uma guitarra elétrica usando um sobretudo com cristais personalizados da Void of Course. Luzes coloridas iluminam o castelo enquanto a estrutura da Mother G.O.A.T. voa até o centro do céu reproduzindo a cruz da capa do single ”Judas”. No final da música, Gaga senta em sua motocicleta e pilota para dentro do castelo.


The Marriage (Interlude) e Americano:

Uma introdução mariachi é tocada pelo guitarrista Ricky Tillo, juntamente com uma abertura do castelo enquanto o dançarino Ian McKenzie interpreta um noivo em uma cerimônia de casamento com uma noiva misteriosa. Ricky interpreta o padre e durante a apresentação, olha por debaixo do véu levando um susto. Ele se nega a prosseguir com a cerimônia. O castelo se abre sendo invadido pelos dançarinos vestidos de soldados e as dançarinas, com tops e hot pants simulando carne. Gaga está pendurada pelo braço em uma espécie de expositor ladeada de duas carcaças falsas de pedaços de carne. Durante os trechos de coreografia é possível ver a noiva andando pelo castelo enquanto o noivo se atraca com as dançarinas. Ao fim da música a noiva retira seu véu, revelando ser o dançarino Kevin Frey, rouba uma das metralhadoras usadas na coreografia e mata o noivo.

“Estávamos conversando sobre montar o show, e eu disse: ‘OK, e se eu fosse a avó de alguém e eu fosse a um show hoje à noite? Como eu saberia que é um show da Gaga?’ E todos nós meio que nos entreolhamos e dissemos: 'O vestido de carne'. Conversamos muito sobre a intenção original, que era criar uma roupa que é indicativa ao fato de que, sob todas as nossas diferenças de cores, religiões e crenças, somos todos feitos de carne e osso. E então uma imagem instantânea veio à minha mente, que era do final dos anos setenta, de uma mulher sendo colocada em um moedor de carne na capa da Hustler [revista] de junho de 1978, que realmente me aterrorizou quando eu era criança. Então, tentei transformar tudo isso em um espaço de humor, política e sexualidade no palco.” - Lady Gaga


Hustler Magazine (Intro) e Poker Face:

Eles decidiram usar um moedor de carne gigante, acolchoado e com detalhes dourados, além de um cesto de carne inspirado na capa da revista Hustler.

Antes de "Poker Face" começar, Gaga recitava:

"Em 1978, Larry Flynt declarou que as mulheres não seriam mais tratadas como carne, na capa da Hustler Magazine. Mas na Born This Way Ball, a carne é exatamente como as tratamos.”

Ela então remove a saia do seu vestido de carne, e o vestido se transforma em um body. Enquanto ela e duas dançarinas são colocadas nos moedores pelos “soldados”, a canção é executada em uma versão reduzida.


Alejandro:

Após introdução prolongada, um sofá de plástico, simulando carne, surge no palco. Seus dançarinos estão todos vestindo boxers com botas militares. Gaga usa uma calça no estilo militar e um sutiã com pequenos canos de armas. Após desfilarem pela passarela, eles se reúnem no sofá que desce para baixo do palco.


Paparazzi:

No início de "Paparazzi", Mother G.O.A.T. é vista voando pelo castelo enquanto canta a primeira parte da música. Gaga surge na segunda parte trajando um terno preto, com um chapéu oval e usando o Disco Scepter.

Ao fim da música ela aponta a luz do cetro para Mother G.O.A.T., derrotando assim a vilã definitivamente.

”É hora de ir, Mother G.O.A.T.” – essa frase era seguida de falas desconexas parecidas com as da introdução de ”Scheiße”, sem nenhuma tradução. "Sinto muito, mas ela teve que ir.”

Gaga então explica que está prestes a deixar G.O.A.T. para invadir a Terra. Ela continua gritando: “Você não vai me matar, vadia! Você não será capaz de matar nossos sonhos e nossos direitos, é isso que somos. Mother G.O.A.T. voe pra bem longe!"


Scheiße:

Depois de derrotar a vilã, Gaga não corre mais o risco de ser caçada por ser uma fugitiva. Após seu discurso, ela apresenta a música dizendo "I don’t speak (idioma do país), but i can if you like". Junto de seus dançarinos, todos marchando e fazendo a icônica coreografia, Gaga encerra assim o show dando boa noite a todos. O castelo se fecha e as luzes se apagam.


The Edge of Glory:

Após uma breve pausa, nossa Mother Monster surge no alto de uma das torres usando um robe Versace cantando ”The Edge of Glory” e tocando um piano. O início da canção é feito acapella até a segunda parte, que é apresentada normalmente. Vestindo um conjunto Versace, Gaga dança com Mark Kanemura terminando deitados na rampa que desce se transformando em escada.


Marry The Night:

Depois de alguns minutos, a música começa e o castelo fica levemente iluminado com luzes roxas. Ela executa uma versão curta da música, e na parte final toca um novo keytar com traços semelhantes à sua roupa. Gaga escolhia alguns Little Monsters para subir ao palco para cantar e dançar com ela, e ao fim um elevador os levava para de baixo da passarela permitindo aos sortudos um meet and greet com a cantora.

O instrumental de ”Space (Intro)” tocava novamente encerrando assim a história da ”Born This Way Ball”.


Infelizmente o show não foi registrado com gravações profissionais, devido a interrupção da turnê, porém diversos vídeos com imagens em boa qualidade circulam pela internet.

Assista:


Além desses vídeos, o canal VENOM Presents, do Little Monster e editor de vídeos Carlos Lima, criou um especial chamado “98 Nights with Gaga – The Born This Way Ball Video Series” com diversos conteúdos audiovisuais da turnê. Os lançamentos dos episódios acontecem em temporadas e são lançados exclusivamente aqui no RDT Lady Gaga.

Confira abaixo os episódios lançados até agora:


CURIOSIDADES

De 8 a 13 de fevereiro de 2013, antes do início da ”Space (Intro)”, uma voz distorcida ecoava pelo show:

"Cidadãos de G.O.A.T., capturamos a criatura! Sua liberdade é nossa, para sempre!"


Nas primeiras datas, durante a ”Operation: Kill The Bitch (Interlude)”, Gaga era vista correndo no segundo andar do castelo, escondendo-se dos holofotes. Mas depois de dois tombos durante esse ato (incluindo a noite de abertura), eles retiraram essa parte do show.


”Black Jesus † Amen Fashion” teve diversas variações de looks além da troca de ordem na setlist.


Em alguns shows Mother G.O.A.T. desceu bem próxima ao chão durante o primeiro manifesto.


Em 10 de junho de 2012, durante a canção ”Judas”, Jeremy Hudson bateu acidentalmente na cabeça de Gaga com o ferro que usavam para amarrá-la;


Na segunda etapa da turnê, uma interlude chamada ”The Prelude Pathétique”, com a ”Piano Sonata Nº 8: ‘Pathétique’” de Beethoven, utilizada na introdução do videoclipe de ”Marry The Night” antecedia a canção ”Hair”.


No show em Montreal, durante as canções "Bad Kids e "Hair", Gaga e os dançarinos utilizaram as jaquetas dos apóstolos do videoclipe de "Judas";


Após a sua estreia em 27 de junho de 2012, ”Princess Die” passou por diversas alterações na letra, como também passando de acústica para com um acompanhamento da banda. A partir de 26 de outubro do mesmo ano a canção foi retirada da setlist.


Durante "Fashion of His Love" em Estocolmo, na Suécia, ocorreu um problema técnico, deixando todo o palco sem luz. Para entreter os fãs, Gaga desceu e fez uma espécie de perguntas e respostas com o público.


Ao fim de ”Yoü and I”, no show realizado no dia 9 de novembro no Rio de Janeiro, Gaga correu pela passarela se jogando e deslizando na pista molhada devido à chuva.


Em ”Electric Chapel”, alguns shows não tiveram Gaga saindo na motocicleta mas sim, descendo para de baixo do palco junto à uma plataforma.


Em ”Americano”, nossa Mother Monster começou a usar um arco com rosas brancas na cabeça. Na época um boato de que “White Roses” seria uma música do ”ARTPOP” surgiu, e durou até o lançamento da tracklist.


Na segunda etapa da turnê, Gaga executava uma versão acústica de "Born This Way" e antes, assim como na "Monster Ball Tour", ligava para um fã durante o show. Uma parceria com a operadora Virgin Mobile Canada com um concurso no qual seus membros poderiam ganhar ingressos para assistir ao show em Vancouver, Toronto, Montreal ou Hamilton.


O Disco Scepter foi originalmente feito para Gaga utilizar em ”LoveGame” como era de costume nas turnês anteriores, mais foi usado apenas uma vez durante a canção passando a ser parte da apresentação de ”Paparazzi”.

Em 13 de fevereiro de 2013, dia do último show, durante a apresentação de ”Scheiße” é possível notar movimentos mais lentos de Gaga, devido as dores, e durante a parte de dança da coreografia ela solta um forte grito, que na época, muitos interpretaram como uma parte da apresentação.


Enquanto cantava ”The Edge of Glory” durante o show em Barcelona, Gaga vomitou no palco;


Em alguns shows, Gaga cortou o segundo verso e o refrão de ”Marry The Night”. Em 26 de outubro 2012, ela tocou a versão acústica da música porque estava doente. Nos dias 3, 6 e 16 de novembro, ela repetiu o ato e, de seu show em Houston para frente, usou a versão acústica no início finalizando com a versão do álbum.


No show apresentado no Rio de Janeiro, após ”Marry The Night”, Gaga apresentou ”Cake Like Lady Gaga” como um presente para os fãs.


Nos dias 8 e 9 de setembro, ela realizou um cover de ”Imagine” do cantor John Lennon e nos dia 18 de setembro e 16 de novembro apresentou “Stuck On Fuckin’ You”.


Uma grande curiosidade entre os fãs era como Gaga e suas dançarinas se movimentavam com as roupas de "Bloody Mary". As três utilizavam uma espécie de "segway elétrico", escondido por baixo da roupa, comandado por seus joelhos. A informação foi dada pela dançarina Montana Efaw em uma interação com fãs no Twitter. Além de comentar a respeito, ela compartilhou uma foto do equipamento.

Há também um vídeo que mostra pequenas imagens dos bastidores nas quais é possível algumas trocas de roupa, incluindo a de "Bloody Mary" e "Heavy Metal Lover".


O designer australiano e membro da "Haus Of Gaga" Perry Meek contou recentemente para o blog de moda Escribe la Moda que originalmente o vestido usado em "Bloody Mary" havia sido projetado para começar a sangrar no meio da apresentação. Outro vestido projetado por ele foi o "Vestido Piano" usado no cartaz da turnê e também em um dos shows realizado em . O teclado acoplado foi projetado para funcionar, mas não conseguiram realizar a função de forma eficaz.

"Fashion of His Love" foi a canção que teve mais alterações no figurino até fixar o "Vestido de Origami Rosa."


Após os primeiros shows uma torre do lado direito do castelo e pequenos adereços que ficavam nas torres mais altas foram removidas. Em alguns shows não foi possível montar a Monster Pit, tendo as partes apresentadas nela sendo realizadas no palco.


Em diversos países, Gaga não pôde usar as armas cenográficas, que foram substituídas por barras de ferro;

Gaga alternou suas perucas em diversas partes do show, variando entre loira com mechas escuras, loira acinzentada, laranja, mechas arco-íris, loira clara, azul, rosa e verde neon.


SKYPE BALL

A empresa de softwares Skype se tornou o patrocinadora oficial da "Born This Way Ball" e ingressou oficialmente na Estônia em 25 de agosto de 2012. O patrocínio incluiu datas apenas na Europa, América do Sul e América do Norte.

Foi criado um site especial, "Skype Ball" com informações sobre os vários concursos, entrevistas aos fãs e regras dos concursos.

Imagens de um ensaio em Londres em setembro de 2012 foram gravadas pelo dançarino Asiel Hardison e carregadas através do "Skype Ball" em outubro de 2012.

As seguintes fotos foram enviadas para o site rotuladas como "Fotos nunca vistas antes de Lady Gaga ao vivo no palco":


CENSURA E POLÊMICAS

Seul:

Dias antes da primeira apresentação da turnê, em Seul, Coreia do Sul, grupos religiosos protestaram contra a realização do show no país. A apresentação então foi reclassificada de 12 anos para 18 anos de idade.

Um dos grupos afirmou que além de boicotar o espetáculo, os protestantes também boicotariam as empresas patrocinadoras da cantora, que segundo eles cometeria atos obscenos e mostraria comportamento anormal. Os religiosos continuaram com suas manifestações, tendo inclusive organizado uma oração coletiva em frente ao estádio onde o show seria realizado. No entanto o show ocorreu normalmente, mesmo tendo sofrido algumas modificações, como por exemplo o uso de calças durante "Government Hooker", a fim de amenizar ou retirar partes que poderiam causar mal estar entre grupos religiosos e minorias do país.


Manila:

Durante a semana que antecedeu os shows da nossa Mother Monster em Manila, nas Filipinas, um grupo de cerca de 70 cristãos chamado Biblemode Youth Phillippines protestou contra a cantora, pois não concordavam com a realização dos dois shows na capital filipina. Segundo eles, a canção "Judas" os agredia moralmente, pois entendem que a música ofende Jesus Cristo.

Um dos grupos afirmou que caso a cantora tocasse "Judas" em algum dos shows do país, ele entraria com uma queixa formal e a polícia chegou a avisá-la que poderia ser presa, se o show agredisse aos espectadores.

Os concertos tiveram sua realização assegurada com a autorização do governo local, desde que não houvesse nudez, performances sensuais ou conduta indecente. A canção "Judas" foi apresentada normalmente.


Jacarta:

Desde a confirmação da realização de um concerto da cantora no país, muitos protestos ocorreram. A partir de então, diversos sites especularam sobre a real possibilidade da realização do espetáculo em Jacarta, na Indonésia, país que possui a maior população muçulmana do mundo.

Protestos enormes estavam sendo realizados contra a cantora e o show (que já possuía aproximadamente 50 mil ingressos vendidos com o estádio praticamente lotado) por parte de grupos islâmicos ultraconservadores locais. Após alguns dias, Gaga se pronunciou em seu Twitter, afirmando que havia dois problemas em relação a esta apresentação: as ordens de censura das autoridades locais e os protestos. Também afirmou pelo mesmo meio que caso a apresentação realmente ocorresse, seus dançarinos e banda não se apresentariam junto.

A Indonésia foi o único país onde a produção recebeu ameaças de violência física. Segundo as entidades religiosas, havia cerca de 30 mil pessoas prontas para protestar e algumas possuíam ingressos e realizariam atentados dentro do estádio. A apresentação só foi oficialmente cancelada quando os fãs da cantora pediram pelo Twitter que ela cancelasse, pois sua própria segurança estaria comprometida e depois que a polícia local afirmou que não autorizaria o concerto, por falta de segurança.

"A situação em Jacarta é dobrada: as autoridades Indonésias exigem que eu censure o show e extremistas religiosos separadamente ameaçam com violência."


O ocorrido acabou sendo inspiração para a criação da canção ”Partynauseous”.


África do Sul:

Logo após a confirmação dos dois shows no país, um grupo cristão sul-africano começou sua mobilização para o cancelamento das apresentações da cantora.

Cerca de 2,3 mil pessoas planejam uma manifestação para impedir as apresentações da cantora, em dezembro de 2012. Foi realizada uma oração de quatro dias no mês de julho e representantes do grupo chegaram a chamar a cantora de "diabo". O mesmo grupo já havia realizado o mesmo ato contra cantora Beyoncé para cancelar apresentações no país.


Dublim:

Em Dublim, na Irlanda, também houve um protesto, este porém não relativo à realização do espetáculo, mas sim graças ao uso de peles, por parte da cantora.

Ativistas do grupo "ARAN" protestaram levando fotos de animais mortos, pintados com tinta vermelha e cartazes ironizando as letras das músicas da cantora. Alguns dias antes o PETA também havia divulgado uma nota cobrando explicações da cantora sobre o uso das peças e em comunicado, Gaga afirmou que apoia as filosofias de vida de seus admiradores, porém não tolera campanhas "abusivas, violentas e infantis" e finalizou afirmando que ela respeitava a filosofia de vida dos seus seguidores e pediu para que respeitassem a dela também.


Amsterdã:

Durante seu primeiro show em Amsterdã, fãs atiraram um cigarro de maconha em direção ao palco. A cantora fumou o cigarro em cima do palco pois a legislação dos Países Baixos permite o uso e afirmou que havia parado de beber totalmente, porém não havia parado de fumar maconha e afirmou que utiliza a substância quando escrevia músicas.

Segundo ela, o uso de maconha a levava paraa uma experiência "espiritual".

Após o show em Amsterdã, Gaga recebeu diversos ataques na internet e da mídia referente a fotos destacando seu peso, assim como sua aparência "desleixada.

O ocorrido desencadeou em um post bastante íntimo de Gaga na rede social littlemonsters.com assim como o lançamento de um movimento chamado Body Revolution junto a Born This Way Foundation.

Nas legendas de suas fotos, Gaga escreveu:

"Anorexia e bulimia desde os 15 anos. [...] Mas hoje eu participo da REVOLUÇÃO CORPORAL."

Após as postagens, diversos Little Monsters também começaram a revelar suas inseguranças como forma de se livras e todo o peso que as mesmas causavam.

Ela escreveu um texto de agradecimento e encorajou ainda mais pessoas a se libertarem:

"Sua Bravura

Fiquei surpresa e dominada pelo orgulho e pela emoção nos últimos dias. Gratidão principalmente. Vê-los postar fotos de coisas em seus corpos e em suas mentes das quais vocês sentem que a sociedade diz que deveriam se envergonhar. Vocês estão mostrando a eles que não tem vergonha. Vocês são corajosos, fortes e aceitam não apenas a si mesmos, mas aos outros por meio de suas experiências. Vocês tem orgulho de terem nascido assim, corajosos em sua vulnerabilidade com esta comunidade. Ver todos vocês criarem um espaço seguro on-line para as pessoas serem compassivas é o maior presente que poderiam me dar. Meu peso / perda / ganho desde que eu era criança tem me atormentado. Nenhuma ajuda jamais curou minha dor por causa disso. Mas VOCÊS sim. Meu namorado me prefere com mais curvas, quando como e sou saudável e não me preocupo com a minha aparência, fico feliz. Mais feliz do que nunca. Eu não vou entrar em uma neura por causa do escrutínio. Essa é quem eu sou. E tenho orgulho muito grande. E eu amo vocês e quero que vocês se orgulhem de qualquer forma que possa assumir. Por favor, não procurem gentileza nos críticos, vão para onde vocês sabem que está o ouro. Aqui, em nossos corações.

Amor,

Gaga.


Ter a ”Born This Way Ball” apenas como uma turnê é muito pouco diante do que o evento realmente foi.

Foi com certeza uma das maiores e mais importantes turnês de Gaga, pois celebrava não só o amor por seus fãs, mas um contato direto e a luta diária pelo amor e aceitação. Foi a forma de "Born This Way" emanar suas raízes fixas por cada canto do mundo, marcando corações e mentes, curando dores e feridas e libertando milhares de sentimentos reprimidos.

Nos resta agradecer e celebrar!

Na nossa sexta parte da contagem regressiva e faltando apenas 1 dia para o aniversário de ”Born This Way” falaremos da criação e importância da Born This Way Foundation e sua mensagem de bondade e aceitação por onde passa.

Relembre as partes anteriores do nosso especial:

ESPECIAL 10 ANOS DE BORN THIS WAY:
Criação e Lançamento

ESPECIAL 10 ANOS DE BORN THIS WAY:
Singles e Videoclipes

ESPECIAL 10 ANOS DE BORN THIS WAY:
Músicas

ESPECIAL 10 ANOS DE BORN THIS WAY:
Divulgação


This Album is for Ü


Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

- As informações citadas foram retiradas no fórum Gagapedia / Acervo pessoal.