Após o lançamento de um single, é normal que vários portais especializados façam resenhas e expressem suas opiniões sobre a música. O site Celebuzz divulgou, na tarde desta sexta-feira (09), a sua resenha de "Perfect Illusion".

O editor do site não economizou elogios ao novo single de Lady Gaga, assim como ao talento e versatilidade da cantora.

Confira a "resenha" traduzida na íntegra:

"A espera de três anos por uma música nova de Lady Gaga acaba hoje com o lançamento de Perfect Illusion, o seu novo single, que foi co-escrito e co-produzido por Mark Ronson, Kevin Parker e BloodPop. Será que é tão boa quanto nós queremos que seja?

A resposta curta: Sim. É muito boa. E também é um pouco mais que surpreendente.

Gaga, que é conhecida por investir no excesso — singles de 5 minutos, videoclipes de 14 minutos, e a maioria de seus looks — vai direto ao ponto em Perfect Illusion e não se desvia dele em momento algum. Com apenas 3 minutos e dois segundos, Perfect Illusion é o single mais curto da Gaga, e é o mais eficiente em termos de duração. Esta é a cantora que encaixava 4 ou 5 ganchos em um single, como Bad Romance e Judas, mas, aqui, ela construiu uma canção inteira ao redor de apenas um (felizmente, é um gancho matador). Alguns podem achar repetitivo e irritante, mas eu diria que, para uma escolha deliberada, foi um movimento esperto para uma artista que já encontrou dificuldades em editar suas ideias.

É concisa, e também rápida, vertiginosa. É um trem bala em forma de música pop que te leva de 1983 a 2016 e te deixa tonto, questionando: que diabos foi isso? Um gancho bem acertado. Isso é uma música da Lady Gaga? Sim. É o primeiro single? Sim. Isto é tudo? Sim. Se eu gostei? Eu não sei, você gostou? Se eu preciso ouvir de novo? Sim.

Sonoramente, Perfect Illusion é uma mistura de diferentes estilos e referências. É dos anos 80. É flashdance. É disco (na produção), é rock-’n’-roll (nos vocais), é punk (em sua duração), e é pop puro (em seu resultado total). É cintilante e ameaçador. É uma versão moderna, mais adaptada ao público geral, e mais inspirada versão de algumas canções do álbum Born This Way. Você consegue ouvir Kevin no sintetizador e Mark nos instrumentais disco, mas na maioria, você ouve só a Gaga: a sua poderosa voz brilha mais que a produção. De alguma forma, tudo isso se encaixa perfeitamente nos três minutos e é uma música clássico Gaga.

Em sua letra, Perfect Illusion puxa Gaga de volta ao “relacionável”, quando você consegue se relacionar com o que está sendo dito. No passado, fica o alienável, o oblíquo, e as metáforas mal entendidas da era ARTPOP. Superficialmente, Perfect Illusion é uma história de um amor perdido, — leia-se, Taylor Kinney — sobre acordar de manhã e perceber que o amor que você pensou que tinha em seu coração nunca esteve lá na verdade. “Não era amor, não era amor, era uma perfeita ilusão / Confundido com amor, não era amor, era uma perfeita ilusão”, canta Gaga no refrão, que dura por quase a música inteira. De acordo com Gaga, porém, a canção é sobre viver na era das redes sociais, aonde todo mundo edita as suas vidas para parecer melhor e maior do que são na realidade. O que você vê, o que você você está clicando, não é necessariamente a verdade. Esse duplo sentido é o que destaca Gaga como escritora; é uma tática que ela usou em grandes músicas como Poker Face, Paparazzi, e Do What U Want, e isto é o que a torna uma das melhores pop stars de todos os tempos.

As primeiras reações a música parecem mistas, o que não é surpresa devido a combinação de alto padrão quando se fala do criador de uma das músicas pop mais bem definidas dessa era e Gaga querendo ser popular dentro de um grupo específico de fãs da música pop (e, também aos críticos).

Os que não gostaram de Perfect Illusion, dizem que a música é repetitiva. E para o seu crédito, ela é. Porém, a repetição tem um propósito, e levando em conta que a música é curta, não chega a ser exaustante. Outros disseram que a canção não tem melodia, o que é mentira e uma coisa bizarra de se dizer sobre uma música que foca intensamente em sua melodia e que eventualmente referencia a épica mudança de tom no final.

Mas chega de falar de quem não gostou, que falariam mal da música mesmo se ela fosse 10 vezes melhor que Bad Romance. O que importa é que a música é ótima — muito boa, excelente — e é o seu melhor single desde The Edge Of Glory. Perfect Illusion se mantém fiel ao espírito criativo de Gaga — é teatral, é metafórica, é inteligente, é dançante — e também leva a sua música a uma nova direção.

Ainda é cedo demais para dizer aonde Perfect Illusion se encaixa perto dos outros singles de Gaga, porém, após mais de 12 horas ouvindo, eu posso dizer com confiança que é melhor que Applause e uma canção melhor do que Born This Way. É mais interessante que Just Dance, Poker Face e Telephone, mas eu entendo que ‘interessante' não é necessariamente a palavra adequada para todos os ouvintes. É tão boa quanto Bad Romance? Eu não sei. Talvez não. Mas tem que ser? É este o objetivo que ela tem que alcançar toda vez que lançar single até o dia que ela morrer? E mais importante, se ela tivesse lançado algo como Bad Romance, será que as pessoas teriam aceitado ou iriam criticá-la por regredir criativamente? Será que ela precisa nos dar 5 ganchos em cada música? Porque está todo mundo esperando outra Poker Face ou outra Bad Romance considerando o fato de que ela não tem escrito esse tipo de música há anos? Já é mais do que claro que a Gaga é uma artista que segue a diante; ela deixou o “andar em círculos” para a sua menos talentosa competição.

Só o tempo será capaz de dizer se Perfect Illusion vai se tornar um hit mundial e uma importante adição aos sucessos de Gaga. Eu certamente espero que se torne, sempre torcendo por ela como eu torço. O mundo pop precisa da Gaga, uma mulher que nunca pega o caminho mais fácil e que trabalha duro para evitar se repetir. Uma mulher que é capaz de muito mais que vários de seus competidores, mesmo em seu pior dia. Perfect Illusion pode não ser suficiente para todos, mas é mais do que suficiente para aqueles de nós que ainda dão uma chance a ela, aqueles de nós que deixaria ela nos levar em uma viagem".

Leia o que outros portais acharam de "Perfect Illusion" clicando aqui.

Você pode ouvir o novo single de Lady Gaga clicando aqui. E não se esqueça de ajudar nos mutirões do RDT!

Acompanhe todas as notícias sobre Lady Gaga e seu novo single através do site RDT Lady Gaga e suas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.