Com a trilha sonora tendo sido lançada nesta sexta-feira (05), o assunto do momento é "Nasce Uma Estrela", de Lady Gaga e Bradley Cooper, tanto as músicas como o filme (que teve sua estreia também na sexta-feira - nos EUA).

Dito isto, tudo que envolva o assunto está presente na mídia nos últimos dias, incluindo seus colaboradores. Um deles, DJWS, já conhecido por trabalhar com Gaga, concedeu uma entrevista a W Magazine, na qual relatou sobre esta e outras colaborações.

Leia a entrevista completa traduzida:

Como as canções pop de Lady Gaga em "Nasce Uma Estrela" foram feitas?

Estamos longe do raso agora, porque "Nasce Uma Estrela" está finalmente aqui. Depois desta exaustiva turnê de imprensa que antecedeu o lançamento oficial do filme, você provavelmente já sabe que Lady Gaga estrela como Ally, uma cantora e compositora tirada da obscuridade por Jackson Maine, um astro do rock country interpretado pelo diretor do filme, Bradley Cooper. Você também pode saber que a trilha sonora, que foi lançada no mesmo dia em que o filme, conta com contribuições de Mark Ronson, Diane Warren e Miike Snow, bem como das vozes ao vivo de Gaga e Cooper.

Enquanto Jackson e Ally embarcam em suas jornadas entrelaçadas através da fama e da celebridade - sua espiral descendente de uma estrela em declínio, dela a subida rochosa ao estrelato pop - as canções que eles cantam contam a história de suas vidas e carreiras. Além de "Shallow", o dueto que foi lançado junto com o trailer do filme, provocando arrepios e gerando um bando de memes de fãs ansiosos para ver o filme, os poderosos vocais pop de Ally e trilhas de dança animadas contrastam com a gravação lenta de Jackson, com um sotaque profundo de country. Mas o que você pode não saber é que por trás da música pop solo cantada por Ally está DJ White Shadow, o produtor também conhecido como Paul Blair, que colaborou fortemente com Lady Gaga por quase uma década.

DJ White Shadow é reconhecido por Little Monsters (o apelido dado aos fanáticos de Gaga) por dar a "Born This Way" da Lady Gaga sua mistura eclética de sintetizador, house e rock, e a "ARTPOP" seus tons de heavy metal rave. Para "Nasce Uma Estrela", no entanto, ele foi presenteado com o novo desafio de escrever e produzir músicas solo para uma estrela pop cuja voz pode "pertencer" a Gaga, mas é parte e parcela de um personagem completamente diferente. As canções de Ally nasceram da parceria de criação orgânica entre Gaga e seu parceiro de longa data, e a música evoluiu em conjunto com o desenvolvimento do roteiro. White Shadow falou com a W para esclarecer como as músicas de "Nasce Uma Estrela" podem lhe dar Lady Gaga como se você nunca a tivesse ouvido antes, nem que seja porque essas faixas foram escritas para Ally, e não para a superestrela internacional que a interpreta.

Quando e como você conheceu Lady Gaga?

Eu estava fazendo muitos trabalhos como DJ em Los Angeles, e sempre toquei coisas malucas, um pouco fora do caminho comum. Seu diretor criativo veio para um show de domingo à noite neste clube que era do tamanho de um armário, e eu acabei fazendo algumas mixagens para ele. Eu não sabia quem era Lady Gaga na época, mas ele perguntou se eu poderia fazer interlúdios para o show dela. Então eu fiz interlúdios para a turnê "The Monster Ball" porque ela explodiu rápido; Ela acabou indo de 3.500 pessoas em uma multidão para 30.000 pessoas em um estádio. Eu fiz todos os interlúdios para a sua primeira grande turnê, e eu nunca tinha conhecido ela ou conversado com ela naquele momento. Quatro meses depois eles me ligaram e nos encontramos, e acabei ficando com ela em turnê por dois anos e meio.

Isso foi em 2008?

Eu acho que 2009 foi quando eu acabei decolando com eles em turnê.

Como o relacionamento de vocês evoluiu desde então?

Ela é como minha irmãzinha, sabe? Somos parceiros criativos. Eu a entendo e ela me entende e nós dois nos divertimos juntos. Estamos apenas confortáveis ​​um com o outro, não é algo que eu possa realmente explicar.

Seu primeiro projeto solo será lançado no próximo ano. Que tipo de som as pessoas podem esperar ouvir? Soará como qualquer uma das misturas que você fez para Lady Gaga?

Não é muito mainstream, é experimental. Estou tentando fazer sons de sintetizadores estranhos ou qualquer outra coisa e descobrir como traduzir essas ideias estranhas ou diferentes para o pop. No passado, peguei as coisas que fiz que são estranhas e as joguei no universo, mas dessa vez quero criar um conceito para um projeto maior. É mais pessoal. Há muitas coisas de hip hop e coisas de clube, além de coisas de rádio, mas mais underground. Eu gosto de pesquisar coisas e mostrar às pessoas, então há muito talento promissor e muitas pessoas que estão estabelecidas. Uma ampla generalização do som é que é muito emocional e crú.

Como você foi de trabalhar com Lady Gaga em Born This Way e ARTPOP, para produzir e escrever com ela para a trilha sonora deste filme?

Eu gosto de ficar ocupado. Eu sou um artista esquisito, você sabe, então eu fico meio desorganizado às vezes. Alguns dias eu quero fazer coisas super felizes e escrever canções de amor, e alguns dias eu quero escrever músicas de hip hop sobre roubo de carros. Eu estou em todo lugar. Tudo isso vem do amor pela música. Eu sou um garoto de uma fazenda em Ohio e eu não deveria estar fazendo nada disso, então toda vez que eu tenho a chance de fazer algo legal, eu faço tudo isso. Eu realmente acredito na ideia de que se você começar a falar sobre algo e trabalhar o tempo todo e manter os olhos abertos, se disser repetidas vezes, algo vai acontecer. Nos últimos três ou quatro anos, eu fiquei tipo: "Eu quero fazer uma trilha sonora de filme, eu quero colocar música em um filme". No ano passado, eu pude fazer a trilha sonora do filme animado My Little Pony. Eu trabalhei com DNCE e Sia, e foi muito divertido. "Nasce Uma Estrela" surgiu logo depois disso. Eu realmente gosto de fazer coisas que tenham um aspecto visual, então estou tão animado quanto qualquer outra pessoa no mundo para ver como todos reagem ao filme. Eu sou totalmente uma daquelas pessoas que enlouquecem sobre tudo, mas eu não estou assustado com isso. É bom.

Bem, quando há um zumbido do Oscar por esse filme e a música nele, isso significa que há um zumbido do Oscar por você também.

Eu não sei nada sobre o que é preciso para ganhar um Oscar! Eu sinceramente nem sei como funciona, mas se eu apenas chegar a ir e dar um toque de mão a George Clooney... Estou super feliz por falar sobre a ideia de cumprimentar George Clooney.

Qual foi o catalisador para o processo colaborativo de composição e produção de "Nasce Uma Estrela"?

Em tudo o que Lady Gaga começa a fazer, ela fala sobre coisas o tempo todo. Ela só vai aparecer e começar a trabalhar nas coisas. Nada é como: "Vamos nos encontrar das 5 horas às 10 horas e escrever uma música sobre essa coisa". Houve momentos em que nós saímos em turnê e íamos escrever uma música, mas apenas ouvíamos música por três horas. No que diz respeito à trilha sonora do filme, ela ficou tipo: "Ah, eu tenho isso chegando, estamos trabalhando em coisas o tempo todo de qualquer maneira, não necessariamente tem que ser para um certo projeto". Eu vi o filme anos atrás com Barbra Streisand, então eu assisti novamente. Comecei a escrever ideias e isso naturalmente se desenvolveu. Não foi como: "Ei, temos três semanas para escrever uma trilha sonora para este filme, vamos nos reunir e fazer isso". Foi mais ao longo de muitas reescritas e edições. Temos uma dispersão inteira... é como um quebra-cabeça, se você puxar todas as peças da caixa e jogá-las na mesa. Colocaríamos uma parte aqui, uma outra parte junta ali, uma peça com uma flor aqui. Com o tempo, tudo vem junto.

Quantas músicas solo para "Nasce Uma Estrela" você produziu?

Eu produzi e escrevi seis. Nick Monson, Mark Nilan e eu fizemos "The Cure" juntos e trabalhamos juntos no "ARTPOP". Nós três estávamos em todas as seis músicas, e meu amigo Lucas ajudou a escrever algumas coisas.

Você colaborou fortemente com Gaga durante sua era de Born This Way. Seriam os seis solos de "Nasce Uma Estrela" extraídos de alguma era da Gaga? Poderia haver uma sugestão de Born This Way nessas músicas?

Ela é muito conceitual com a maneira como ela fala sobre "eras". A maior parte do tempo, nós estaremos fazendo algo e colocaremos algumas guitarras ou algo assim, e antes mesmo de chegarmos à parte em que adicionamos bateria ou baixo, ela já está pensando em como ela vai filmar um foguete ou algo assim. [Risos] Ela tem grandes visões para coisas! Aquelas visões e esse sentimento abrangente artístico criam essas eras. "Born This Way" foi uma vibração rock and roll, as luvas espetadas e as motos. Para "ARTPOP", o sonho technicolor, e "Joanne" era o chapéu rosa, mais uma coisa cantora e compositora country. Essas são todas as eras, mas isso parece um desvio para uma outra era, porque estamos literalmente escrevendo músicas para outra pessoa.

Como você descreveria o som desses seis solos?

Mesmo que Lady Gaga seja quem os canta e ela é o rosto da pessoa cantando, não é ela. Ally é uma garota que tem uma história e uma situação, e aqui é onde ela está em sua vida e carreira, então como resumimos isso? Que tipo de música você estaria escrevendo para aquele momento? Você pode aproveitar as experiências de qualquer pessoa como artista. Enquanto você escreve a história, uma garota que está se apresentando em um bar na frente de 50 pessoas obviamente está escrevendo músicas diferentes de uma garota que está se apresentando no Grammy ou para o presidente. Há um arco. Nós tentamos apenas escrever ótimas músicas e como a história se desenvolveu através de reescritas, nós geralmente queríamos escrever ótimas músicas que Ally cantaria em sua jornada.

Você mencionou que Gaga é mais do que apenas uma musicista ou atriz, ela também é uma artista visual e conceitual. Vocês estavam tentando construir uma personalidade ou personagem com a música?

É estranho dizer isso porque eu nunca pensei nisso antes, mas todas essas eras que Gaga teve, foram conceitualizadas ao longo de um período de tempo. Não é como ela ligou e disse: "Ei, esta é Ally. Isso é quem ela é, e é sobre isso que a música dela será neste momento da vida dela com o namorado dela". Nada aconteceu assim. É mais como: "vamos ver e ler, depois pensar". Se você quer escrever uma música sobre estar em uma cidade, você não iria a Montana para escrever, você iria para a cidade. Para ela, estávamos constantemente analisando personagens, roteiros, ideias, falando sobre como é ser um ser humano. Aconteceu naturalmente. Pensar: "Nós temos que escrever essa música para essa garota", é mais preto e branco do que o que fizemos para esse disco ou qualquer coisa que faremos ou algo que Lady Gaga faça.

Você trabalhou com Bradley Cooper?

Eu trabalhei completamente com Gaga. Obviamente, Bradley entrou e saiu para falar sobre certas coisas e assistimos ao filme juntos, e é o bebê dele. Eu acredito muito em deixar as pessoas fazerem o que fazem de melhor e tentando não atrapalhar. Lucas e eu somos de pedigrees diferentes, e ele e Bradley trabalhando juntos provavelmente eram como eu e Lady Gaga trabalhando juntos. Eu provavelmente me sairia melhor aprendendo uma língua estrangeira do que fingir que sei escrever country ou rock and roll. Não é minha área. Como um veterano de todas essas coisas, eu sei que é melhor não colocar o meu nariz onde ele não pertence. [Risos]

Em outubro passado, antes que houvesse muita informação sobre o filme, vi que Lady Gaga havia postado uma selfie com você no estúdio. Você estava trabalhando em músicas para "Nasce Uma Estrela", ou era uma sessão de estúdio para um próximo álbum solo dela?

Estamos trabalhando em todas as coisas o tempo todo. Ela está fazendo promo para o filme agora e não pode escrever muito, mas tenho 100% de certeza de que ela está escrevendo músicas em algum lugar. Em turnê, era mais fácil ser assim, eu entro em um ônibus e sigo você entre shows, ou de manhã, ou depois do show, nós vamos escrever algumas coisas e onde quer que vá, dá certo. É muito orgânico e líquido o tempo todo. Eu gosto assim e acho que ela também gosta. Nós não reservamos apenas dois meses para trabalhar na trilha sonora. Nós apenas trabalhamos o tempo todo.

Você está apontando para as músicas de "Nasce Uma Estrela" para alcançar um nível de eternidade?

Quem sabe? É tudo uma nuvem em que você está andando, e você espera que seja bom. Se eu soubesse escrever apenas boas músicas, eu escreveria 25.000 delas!

Por: Brooke Marine

A trilha sonora teve seu lançamento mundial no dia 05, e você pode ouvi-la em todas as plataformas digitais aqui.

No Brasil, a estreia do filme está marcada para a próxima quinta, 11 de outubro.

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Fonte

Tradução por Giovani Morais

Imagem: Reprodução / W Magazine / John Jay Davison

Revisão por Kathy Vanessa