O conhecido site NME publicou nesta quarta-feira (23) uma matéria especial sobre o smash hit “Bad Romance” de Lady Gaga. Nesta data, a música completa uma década desde o seu lançamento, sendo consagrada como um dos maiores atos pop dessa geração.

De acordo com o artigo, “Bad Romance” não é apenas um dos singles mais memoráveis dos anos 2000, como estabeleceu Lady Gaga como um ícone a ser reconhecido.

Na publicação, o NME destaca que o single foi “construído em cima de melodias ameaçadoramente deformadas, do melodrama das mímicas de um vilão e o do áspero techno Alemão”, afirmando que “Bad Romance” é sem dúvida alguma a música que tornou Lady Gaga o “titã” que ela é hoje.

Confira a tradução completa.

10 anos de Bad Romance - como o single surreal chocou o panorama do pop

Fundindo o Bart Simpson de látex com uma pontada do lado mais sombrio da máquina da indústria, a bizarra obra prima de Gaga mudou a música.

Exatamente dez anos atrás, Lady Gaga lançou "Bad Romance", possivelmente seu melhor e mais bizarro trabalho até hoje. Acabando como um mantra que tem desde então se tornado permanentemente enraizado na cabeça de todo mundo - ''Ra-ra-ah-ah-ah, roma-roma-ma, gaga, oo la-la” - é um single construído em cima de melodias ameaçadoramente deformadas, do melodrama das mímicas de um vilão e o do áspero techno Alemão. E quanto aquele grande refrão... Não precisa de introdução.

"Bad Romance" não apenas é um dos mais memoráveis singles pop dos anos 2000, como bem e verdadeiramente estabeleceu Lady Gaga como um ícone a ser reconhecido.

Ela realmente dominou o "Gagaísmo"

Não há dúvidas que muitas das maiores e melhores músicas de Lady Gaga compartilham alguns elementos chave. Ela ama quebrar uma palavra em elementos silábicos, assim faz nossa Gaga - seja fazendo sua melhor p-p-p-poker face, escapando dos papa-paparazzi, ou j-j-just dance.

Ela também está interessada em letras simples e de alto impacto que giram em torno do título de uma canção: em 'Bad Romance' ela usa o título gritantes 28 vezes (bem, na verdade 29 vezes se nós estivermos contando aquele verso que ela muda para o francês).

Alguns artistas tem um imediatismo mágico que te atinge no minuto em que música deles toca nas rádios. Fica claro de quem é a música nos primeiros segundos. "Bad Romance" é uma música que simplesmente faz isso. A música toda tem a caneta lúdica de Lady Gaga escrita por todo o lado, e esta é sem dúvida a música que a tornou o titã que ela é em 2019.

Nada estava fora dos limites

A batida repetitiva do techno Alemão? Claro, coloca na mistura. Títulos de filmes de Alfred Hithcock? Nomeie três deles de uma vez (Psycho, Vertigo, and Rear Window) no espaço de um único verso! 'Bad Romance' é uma força esmagadora e incansável de uma música que combina o house mais áspero com o teatral disco europeu - enquanto cutuca as armadilhas tóxicas da fama, e anda pela passarela clamando "Walk, walk, fashion, baby". A ambição massiva de Gaga (tem material de enredo digno de um filme apenas naquele vídeo) era opressora, para não mencionar o fato de que ela organizou a sua própria equipe criativa - Haus of Gaga - para ajudar a executar tudo desde o vestide carne ao infame sutiã pirotécnico em Bad Romance (mais sobre isso daqui a pouco).

E foi estabelecido um padrão para vídeos pop estranhos em geral

Hoje em dia uma dose liberal de esquisitíssimo é quase pré requisito para um vídeo musical. Pense na tinta vazando dos olhos de Billie Eilish em "When the Party's Over", King Princess duelando com um sanduíche de desenho animado em "Cheap Queen" ou o olhar perturbador de The 1975 para a fama e percepção, todos esses vídeos compartilham certas qualidades das quais Gaga ajudou a começar. Há uma fascinação com o bizarro percorrendo todos eles - frequentemente, o pop também interroga os lados sombrios da fama em si.

Retomando: O vídeo de Lady Gaga para 'Bad Romance'. Um enxame de Bart Simpsons cobertos de látex rasteja ameaçadoramente para fora de seus caixões de sol nos momentos de abertura do vídeo – e uma Gaga com olhos de um possum (“pussum”é um marsupial australiano, a tradução mais próxima seria "gambá") com traços exagerados, bate suas mãos ao lado de uma banheira. Ela foi sequestrada, vendida pelo maior lance - e naturalmente o vídeo termina com um aceno muito vago para Heathers - uma Gaga coberta de cinzas está deitada na cama ao lado de um esqueleto, fumando um cigarro, conforme faíscas inexplicavelmente voam para fora de seu sutiã pirotécnico.

Seria realmente aterrorizante se a coreografia não fosse tão excêntrica. Mas quem consegue ficar entediado correndo de um monte de monstros fazendo entusiasmadas mãos jazzísticas?

Lady Gaga andou para que a próxima geração pudesse correr, monsters.

E aí, concordam que "Bad Romance" foi responsável por transformar Lady Gaga no fenômeno pop mundial que ela é hoje?

Confira nosso ESPECIAL: 10 anos de Bad Romance e relembre detalhes de uma das principais músicas da Mother Monster.

Para ler a publicação original clique aqui.

Tradução por Alexander Junior

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.