"Just Dance" sem dúvida alguma tem uma grande importância na carreira de Lady Gaga. A música foi escolhida para ser o carro chefe de seu álbum de estreia "The Fame", e assim como muitos artistas que começam suas carreiras, o seu futuro era incerto.

Mas a cantora foi perspicaz e acertou em cheio. A canção chegou ao topo das paradas em diversos países e, em janeiro de 2009, alcançou o #1 na Billboard Hot 100, após quase cinco meses fazendo parte do ranking musical em outras colocações, rendendo também uma indicação de Melhor Gravação de Dança no 51º Grammy Awards.

Seu sucesso indiscutível é lembrado até hoje como um marco na música pop, sendo destaque em artigos como o da Revista NYLON, publicado em abril de 2018, e, meses depois, no site de notícias Stereogum.

Após o lançamento do single, no dia 08 de abril de 2008, a cantora estreou o videoclipe duas semanas depois, no dia 25 de abril. O vídeo, dirigido pela diretora americana Melina Matsoukas (que também dirigiu o vídeo de "Beautiful, Dirty, Rich"), teve suas filmagens realizadas em 31 de março.

Em entrevista a uma rádio australiana, em setembro de 2008, a cantora disse que o videoclipe inteiro era "sobre a arte performática de estar bêbado em uma festa". No mesmo ano, para a revista About, quando perguntada sobre a experiência de gravá-lo, Gaga explicou:

"Oh, foi tão divertido, foi incrível. Para mim foi como estar em um set de Martin Scorsese. Eu tive um baixo orçamento por tanto tempo, e ter esse clipe incrivelmente maravilhoso foi realmente uma honra. Foi bem divertido, mas você verá se alguma vez vier em uma filmagem de um clipe meu algum dia – Eu sou muito reservada sobre essas coisas, não converso com todo mundo. Não sou como a garota festeira andando por aí. Eu posso até mesmo parecer um pouco com uma diva. Eu fico ali comigo mesma, com a minha cabeça focada no trabalho me preocupando com as roupas, se os figurantes pareciam bem, o posicionamento. Eu não só apareço para fazer as coisas, você sabe. Aquele vídeo era uma visão minha. Foi Melina, a diretora, que queria fazer algo, colocar um elemento de performance artística que era pop e comercial, mas pareceu mais um estilo de vida. Foram todas essas coisas, eu amei o clipe.”

"Quando filmamos 'Just Dance', todo mundo estava um pouco ansioso com algumas coisas. É um pouco atrevido. É bem eu, tipo, essa é a minha vida! Não estou fazendo um clipe em uma boate. Estou fazendo um clipe em uma casa no Brooklyn. É o que eu sei. É o estilo de vida que eu entendo e quero retratar. Acho que inicialmente foi um pouco estressante para eles [a gravadora]. Eu sou muito sexy. Sou extremamente provocante - é onde eu me sinto confortável” - disse Lady Gaga.


SINOPSE:

Uma DJ coloca um aparelho de som em cima de uma mesa cheia de copos e bebidas. A música começa a tocar, acompanhada da cena de uma limousine branca estacionando, no qual é possível ver um par de saltos brilhantes para fora da janela. Três garotas caminham até uma casa, e então surge Lady Gaga para dar início à uma after party.


Os participantes da festa parecem estar dormindo em diferentes partes da casa e são despertados pela música. Todos começam a dançar, e as cenas são intercaladas com Gaga dançando em um poncho, com uma disco ball e em uma pequena piscina de borracha brincando com uma baleia inflável.


O raio azul colado em seu rosto marca a grande inspiração ao cantor David Bowie, sempre presente em sua carreira.


O vídeo mostra também o cantor Colby O'Donis, que faz uma participação especial na música, o rapper e produtor musical Akon, DJ Space Cowboy e o grupo de hip-hop Flipsyde.

Relembre o videoclipe com a gente:

O vídeo, que atualmente conta com quase 300 milhões de visualizações em seu canal oficial no VEVO, possui uma versão "Director's Cut" contendo algumas cenas diferentes da versão final. Confira:


BEHIND THE SCENES & FOTOS DOS BASTIDORES:

Pouco tempo depois do lançamento do vídeo, foi exibido nos principais canais americanos de música, um "behind the scenes" com algumas poucas imagens das gravações do clipe. Assista e confira a tradução:

"Eu sou a Lady Gaga, a música se chama Just Dance, e eu vou filmar com o meu primeiro figurino agora, para as cenas ‘glamour’, aonde eu pareço uma mãezona da máfia.

Eu queria bastante fazer uma festa [para o vídeo], tipo a festa que eu normalmente vou. Todo mundo irá assistir o vídeo, então eu tinha que fazer uma festa. Eu precisava ir nas festas, precisava saber que teriam pessoas que se tornariam minhas amigas. Mas ainda mais importante, eu queria misturar os dois mundos de onde eu venho, sabe, uma mulher bem educada, de unhas pintadas, com jovens do sul da parte leste de Manhattan, que estavam vivendo pra música, vivendo pro momento. Eu pus os dois mundos juntos no vídeo.

É realmente incrível, agora o vídeo para mim é um visual dos últimos 22 anos da minha vida, todas essas ideias, todas essas coisas que eu me importo, agora estão aqui nesse lugar. E nós estamos filmando e passando batom e é tipo: 'O que!?'”



"Just Dance" marcou o início da carreira de Lady Gaga apresentando-a ao mundo da melhor maneira possível: colocando todos para dançar e prometendo que tudo ficaria bem!

Você se lembra da primeira vez que assistiu ao videoclipe? Qual foi a sua reação? Conta pra gente!

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Tradução por Vanessa Braz de Queiroz e Aloisio Kreischer