Lady Gaga sempre se mostrou ativamente engajada em relação à saúde mental, pois é um assunto no qual ela mesma se encaixa desde sua adolescência e do início de sua carreira.

Nos últimos anos, a cantora tem se dedicado a discutir e expandir este assunto em suas falas, como você pode conferir aqui e também aqui.

Neste sombrio período que a humanidade está passando, Lady Gaga, juntamente com a OMS e a Global Citizen, vem se empenhando em ajudar àqueles que mais sofrem com a pandemia, arrecadando fundos, além de ser curadora do "One World: Together at Home". Ela também tem falado sobre a importância de discutir sobre saúde mental, como em sua mais recente entrevista ao programa da NBC.

Em matéria especial, a Capital FM do Reino Unido abordou 5 vezes que Lady Gaga advogou esse assunto.

Leia a matéria traduzida:

Falando sobre saúde mental durante a pandemia do coronavirus

Ao promover o incrível 'One World: Together at Home', evento que Gaga ajudou a organizar e arrecadar fundos, ela conversou sobre a importância de se falar sobre saúde mental durante a pandemia.

Ela elogiou os profissionais de saúde mental nos Estados Unidos que estão atendendo gratuitamente as equipes médicas na linha de frente da luta contra a doença, para que quando eles forem trabalhar, tenham alguém para conversar. "Eles estão trabalhando sob circunstâncias tão catastróficas que eu quero que esse especial na tv seja a nossa carta de amor a eles".

Discurso de aceitação pelo GRAMMY de 'Shallow'

O enorme sucesso do filme em que Gaga estrelou ao lado de Bradley Cooper, 'Nasce Uma Estrela', rendeu a ela dois GRAMMY's, um por 'Melhor Performance por um Grupo/Duo Pop', e outro por 'Melhor Música Escrita para Mídia Visual', Gaga então fez um discurso sobre saúde mental, um tema que o filme explora com bastante profundidade.

A vencedora de 9 GRAMMY’s disse: "Eu estou bastante orgulhosa de fazer parte de um filme que trata de problemas da saúde mental".

"Temos que cuidar uns dos outros. Então se você ver alguém sofrendo, não olhe para o outro lado".

"E se você está sofrendo, mesmo que seja difícil, tente achar a coragem dentro de si para ir contar a alguém".

Saúde mental no documentário de Lady Gaga, 'Five Foot Two'

Em 2017, assim como Beyoncé e Katy Perry, Gaga lançou um documentário intimista, com cenas de bastidores sobre sua vida, o 'Five Foot Two'.

O documentário mostrou Gaga como nunca vista antes, vivendo sua vida normal, e sua luta secreta contra uma doença de dor crônica, a fibromialgia, algo que ela disse estar ligado aos seus problemas com sua saúde mental.

Ela disse: "Eu espero que vejam a mensagem no fim do documentário. Eu queria que estivesse ali, para que as pessoas pudessem procurar ajuda para sua saúde mental, ansiedade e dores crônicas".

"É libertador para mim porque eu quero que as pessoas que sofrem com isso me escutem".

"Existe um grau de auto depreciação e vergonha que vem com o fato de sempre estar sentindo dor, e eu quero que as pessoas assistam, as que pensam que não tem como eu viver desta maneira porque me veem dançando e cantando. Quero que saibam que sofro com as mesmas coisas que elas".

Com a 'Born This Way Foundation'

Gaga começou a 'Born This Way Foundation' em 2012, nomeada após o seu álbum de 2011, e seu principal papel é 'buscar suporte ao bem-estar emocional e mental dos jovens ao pôr suas necessidades, ideias e vozes em primeiro lugar'.

A fundação disponibiliza recursos às pessoas para que consigam ajuda com sua saúde mental, providencia fundos à programas como o 'Teen Mental Health First Aid' que são 'treinadores que falam com estudantes do ensino médio sobre desafios comuns de nossa saúde mental e o que eles podem fazer para se ajudarem e ajudar um amigo que esteja precisando'.

Gaga e sua fundação tem por bastante tempo ajudado também a comunidade LGBTQ+, ajudando jovens a superar o bullying e o abandono, com a sua canção 'Born This Way' tendo virado o hino de sua comunidade por sua mensagem de aceitação.

Lady Gaga conversou honestamente sobre saúde mental com Oprah Winfrey

Cobrindo vários tópicos em uma conversa crua e honesta com Oprah no começo deste ano, Gaga conversou sobre tudo, desde ter sido abusada sexualmente á sua vontade de que as escolas ensinem sobre saúde mental em todo os Estados Unidos.

Ela disse: "O que é a aula sobre saúde? É aula de sexo? É isso que eles estão fazendo? Nós deveríamos estar aprendendo sobre o cérebro e o coração, e a mente e o corpo e suas conexões e todas essas coisas".

"Eu quero que haja uma pessoa em cada escola para que a pessoa possa ir se precisar de ajuda, ou se souber de alguém que precise".

“Ao mesmo tempo, deveria ser obrigatório aprender a importância de ser gentil nas escolas, sobre gatilhos emocionais, e sobre depressão".

As duas dividiram um momento emocionante por trás dos bastidores depois da entrevista, onde Oprah agradeceu a cantora de 'Bad Romance' por ter sido tão honesta.

Confira a matéria original, em inglês, aqui.

Aqui no nosso site você também pode conferir outros momentos em que Lady Gaga falou sobre saúde mental.

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Tradução por Aloisio Kreischer