Na manhã desta quinta-feira (16), Lady Gaga concedeu entrevista ao noticiário da NBC News, "Morning Joe", via stream, na qual a cantora falou um pouco sobre saúde mental e a importância das ações das quais ela faz parte, juntamente com a OMS, no combate à pandemia da Covid-19.

Assista a entrevista de Lady Gaga (ela aparece de 4:23 a 9:02):

Abaixo, você confere a entrevista traduzida:

Apresentadora: Lady Gaga, é ótimo poder falar com você sobre este assunto, eu fiquei emocionada quando ouvi você falando sobre TCD (Terapia Comportamental Dialética). E você falou sobre a sua experiência com ela e o sucesso que teve, e isso significou bastante para mim, que você gostaria de normalizar essa conversa sobre a saúde mental, sobre esse tipo de terapia, sobre o que ela trata. Porque você acha que é tão difícil falar sobre essas coisas quando na verdade tem a ver com a nossa saúde geral?

Lady Gaga: Você sabe, eu acho que existe um estigma em volta da nossa saúde mental a bastante tempo, porque é invisível em várias formas, parece que é menos acessível às pessoas, sabe, se você quebra o seu braço e você consegue ver um osso pendurado, é fácil dizer: 'meu braço, preciso de ajuda', mas se tem algo acontecendo no cérebro, ou talvez você tem o que eu tenho, que é uma resposta neuropática onde o meu cérebro sente estresse, seja um estresse traumático de um trauma já sofrido, eu tenho uma reação neuropática que então desencadeia uma série de coisas no meu corpo.

A TCD foi parte do que salvou a minha vida, me ajudou muito, eu inclusive penso que é algo que deveria ser considerado, especialmente durante a época em que vivemos, porque conceitualmente, não é algo que é fundado em restrições econômicas ou sociais. Existem conceitos dentro dela que se nós conseguíssemos fazer esses conceitos disponíveis para mais pessoas, eu acho que as ajudaria permanecer em uma rotina mental saudável. Por exemplo, saber que as nossas ações são uma forma de nos mobilizar na resposta ao estresse, e isto é algo que eu aprendi com essa terapia. Se eu estou em um ambiente estressante dentro da minha mente, se eu agir eu consigo sair desse ambiente, não significa que vai resolver o problema, é uma forma de mover adiante e eu acho que é algo muito importante para as pessoas aprenderem, mas ao mesmo tempo eu não finjo acreditar que é algo que vamos fazer chegar a todos os países que necessitam no mundo.

Os recursos médicos que vemos não são como queríamos que fossem, em países com recursos precários. E o Dr. Tredos e a OMS estão mais preocupados com esses países carentes, que tem seus recursos ainda piores que os dos Estados Unidos, considerado um dos países mais ricos do mundo, se eles fossem atingidos, o que pode acontecer é que nós poderemos ter a sensação de controle sobre isso tudo e talvez a pandemia não será tão ruim nesses outros países e então ela dará uma volta no mundo e teremos que fazer isso tudo de novo.

Então o que a OMS e o Fundo de Resposta Solidária estão tentando fazer com a COVID-19 é prevenir que isso aconteça, e é por isso que eu sei, por ter falado pessoalmente com as pessoas que distribuem o dinheiro, é que ele vai para os sistemas de saúde mais precários do mundo e eu gostaria que fosse possível providenciar tratamentos para suas saúdes mentais também, eu sei que todo mundo deseja isso para o mundo, eu realmente acredito nisso, mas isto é algo que não conseguimos fazer, então estou trabalhando com algumas coisas que tem a ver com isso mas também, ser gentil é a coisa mais poderosa que podemos fazer, sermos gentis uns com os outros e sermos conscientes, estar atento é ótimo, mas conscientes do que temos, nós somos muito sortudos, nós falamos na televisão, falamos sobre esses problemas importantes, eu estou em uma casa que é segura e eu posso comer comida limpa e eu consigo fazer meu trabalho, não é assim para todo mundo e eu sei que sermos conscientes é muito importante na forma em que todos permanecemos juntos.

Saiba um pouco mais sobre as ações de Lady Gaga em ajudar a população neste momento difícil clicando aqui, aqui, e aqui.

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Tradução por Aloisio Kreischer