O MTV Europe Music Awards (EMA) é uma tradicional premiação da emissora na Europa, que acontece no mês de novembro, celebrando as músicas e videoclipes que fizeram mais sucesso por lá.

Nesta premiação, Lady Gaga já foi indicada em mais de 35 categorias em 7 edições do evento: 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2015 e 2016, carregando o título de artista mais premiada da história do EMA’s, com um total de 10 estatuetas.

E foi na edição de 2011 que Gaga não só foi o nome da noite, como também se consolidou, até hoje, 9 anos depois, como a maior vencedora da premiação. Naquela noite, levou para casa 4 prêmios das 6 indicações que recebeu:

Melhor canção – “Born This Way
Melhor clipe - “Born This Way
Melhor artista feminino - Lady Gaga
Maiores fãs - Lady Gaga

Vale notar que a Mother Monster foi a primeira artista a ganhar o prêmio de Maiores Fãs, visto que esta categoria foi introduzida na premiação na edição de 2011.

A premiação aconteceu na noite do dia 6 de novembro, na Odyssey Arena, em Belfast, na Irlanda do Norte.

FIGURINOS: à lua

Desde 2009 Lady Gaga surpreendia a todos, fãs, público, mídia quanto às escolhas diferenciadas dos looks para as premiações: composições e estilos ousados bem como diversas trocas de roupa numa mesma noite faziam parte da seleção de outfits da artista para as aparições.

Mais cedo naquele ano, na edição de 2011 do VMA, Gaga fez algo diferente: com apenas uma única roupa, caracterizou-se como Jo Calderone.

Já no EMA, Gaga optou por uma seleção de looks metálicos, uma amostra do que veríamos, posteriormente, na parte final do videoclipe “Marry The Night”:

Todas as roupas que Lady Gaga utilizou naquela noite foram da coleção primavera/verão de 2012 do estilista Paco Rabanne, que é conhecido pelo seu estilo futurista.

Mas algo que realmente chamou a atenção foram os chapéus metálicos utilizados por Gaga, criados pelo designer Philip Treacy para a coleção de Rabanne.

Os responsáveis pelo estilo, cabelo e maquiagem foram, respectivamente, Nicola Formichetti, Frederic Aspiras e Val Garland.

Durante a noite, a artista utilizou 6 trocas de roupas, todas da coleção de Paco. Adicionado aos vestidos, ela também mesclou os chapéus metálicos iridescentes.








O SHOW

Certamente Lady Gaga foi o nome da noite no EMA 2011, seja pelo destaque que as escolhas de roupa deram como também pelo fato dela ter sido a maior vencedora da noite, tornando-a até hoje a artista com mais prêmios deste evento.

Apresentação de “Marry The Night” no evento foi bastante enaltecida pelos fãs e mídia na época do evento.

Prêmios:

Melhor Artista Feminina

A cantora subiu ao palco para receber o prêmio de Melhor Artista Feminina com a música “You and I” de fundo. Confira o momento:

"Estou tão… tão grata, vocês não têm ideia... Eu estou realmente sorrindo agora, mas eu sei que vocês não podem perceber porque eu coloquei muito botox. E é verdade, eu vi os buracos que você perfurou, David, e você tem um pênis muito grande.

Muito obrigada! Tem sido meu prazer absoluto conhecer cada um de vocês e é um privilégio poder me apresentar aqui esta noite. Obrigada por me convidarem, obrigada MTV. E obrigada aos melhores fãs do mundo inteiro. Little Monsters, eu amo vocês".

Melhor Música

Antes de ser anunciado o vencedor para esta categoria, é possível perceber a euforia da plateia em relação à Lady Gaga.

Ao receber o prêmio, Gaga chorou. Confira o momento abaixo:

"Muito obrigada! Eu sabia... eu sabia que esta música era muito especial quando eu a escrevi e eu não sabia quando eu comecei como compositora o quanto vocês seriam especiais para mim.

Esta é a música mais importante que eu já escrevi no álbum mais importante, e até agora este é o momento mais importante. Obrigada MTV, obrigada Troy, meu empresário, obrigada. E obrigada Vincent Herbert, eu te amo mais que tudo, obrigada por acreditar em mim e obrigada por sempre me deixar fazer o que eu quero. Eu vocês, Little Monsters, até o fim".

Melhor Vídeo

Gaga recebeu o prêmio de Melhor Vídeo ao som de “Born This Way”. Em um dos looks metálicos de cor verde juntamente do chapéu metálico:

"Eu acho que vocês deviam ficar. Vou ficar com as supermodelos, tudo bem. Apenas quero dizer um grande obrigado ao Nick Knight. Nick Knight muito obrigada por dirigir este clipe e obrigada por acreditar na minha visão. Obrigada Haus of Gaga.

Está sendo uma noite emocionante e inesperada. Obrigado aos meus pais. E obrigado ao Brian May, do Queen, que irá se apresentar esta noite. Obrigada por tocar no meu disco.

O sucesso do Born This Way tem realmente mudado minha vida e eu não consigo agradecer o suficiente por ter acreditado em mim. Saiba que eu sempre vou acreditar em você.

E este aqui... este aqui é para a minha irmã. Ela é uma estudante de moda. Vai que é sua!"

Apresentação

Para sua performance no EMA, Gaga apresentou “Marry The Night”, que posteriormente ganhou um videoclipe, no dia 2 de dezembro.

Durante sua apresentação, a cantora nos levou à lua, iniciando sua apresentação em cima de uma representação gigantesca do satélite, presa a ele por uma corrente.

EXTRAS

Na sala de imprensa sendo fotografa com os prêmios ganhos na noite:

Vídeo de backstage mostrando Lady Gaga:

Apresentadora do então programa Acesso MTV no backstage conversando com uma das figurinistas sobre os possíveis visuais que Gaga escolheria para a premiação:

Gaga agradecendo aos fãs no after show:

Um dos momentos mais curiosos da noite foi a entrada inesperada de um rapaz, de nome David Monahan, completamente despido durante o anúncio do prêmio de Melhor Música, categoria esta vencida por Lady Gaga com “Born This Way”. Assista ao inusitado momento:

Neste ano Lady Gaga concorre em 7 categorias no EMA, que irá ao ar no próximo dia 8, neste domingo.

Assim como aconteceu no VMA deste ano, Gaga também repetirá o momento tornando-se a maior vencedora da noite, permanecendo a artista com mais prêmios do evento?

Conta pra gente suas expectativas!

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Revisão por Vinicius Bertozzi