As expectativas para uma nova turnê após a "Born This Way Ball" estavam altas, e com a grande construção de ”ARTPOP” era esperado que sua turnê fosse tão grandiosa quanto.

Hoje, em nossa oitava parte da contagem final para o aniversário de 10 anos de ”ARTPOP”, relembre a construção da 4ª turnê de Lady Gaga com detalhes da produção, da estrutura e das apresentações musicais.

"Welcome to the artRAVE."


A ”artRAVE: The ARTPOP Ball” foi a quarta turnê realizada por Lady Gaga para a divulgação de seu quarto álbum ”ARTPOP”.

Com 79 shows, que passaram por quatro continentes, a turnê iniciou oficialmente no dia 04 de maio de 2014 terminando seis meses depois, no dia 4 de novembro. Com isso a turnê ocupa até a data desta publicação, a 5ª posição das turnês mais lucrativas da cantora.


artRAVE: A FESTA

A ”artRAVE” foi a festa de lançamento de ”ARTPOP” realizada no Navy Yard, localizado no Brooklyn, no dia 10 de novembro de 2013.


A festa foi anunciada no dia 15 de julho de 2013 em uma carta publicada pela Haus. No mesmo dia, rumores de que Gaga havia tocado músicas de "ARTPOP" em seu carro enquanto distribuía convites da festa para fãs. O boato foi rapidamente confirmado quando uma foto do evento apareceu no Littlemonsters.com e chamou muita atenção. Diversos Little Monsters começaram a confirmar nas redes sociais e a notícia logo se espalhou.

O local da festa foi um mistério durante a longa espera pelo evento. O convite possuía apenas um endereço de e-mail para os fãs confirmarem presença no dia em que o evento seria realizado, para que assim pudessem obter o horário e os detalhes do local.

"Fã: você pode POR FAVOR nos dar detalhes sobre artrave ou uma DM estou tão desesperado :("

"Gaga: a artRAVE será um GRANDE EVENTO realizado na noite do lançamento do meu álbum. Com exibições e uma performance minha!"


"artRave no dia 10 de novembro em NY loc. TBA. Será permitida a entrada de 1800 pessoas. A fase retrógrada final de Mercúrio ocorrerá, fazendo a transição da comunicação."


O evento teve início no dia 10 às 19 horas, com uma Sala de Imprensa. Gaga apresentou um dos grandes projetos da Era. VOLANTIS, criado pela TechHaus e Studio XO, o primeiro vestido voador. Após a apresentação e um discurso, a cantora realizou um teste de voo no vestido.


Logo após foram feitas as apresentações da escultura usada na capa do disco e do aplicativo do álbum.


Passaram pelo tapete branco do evento os principais envolvidos no projeto, além de convidados e amigos de Gaga como Jeff Koons, Richie Sambora, Kelley Bensimon, Benjamin Rollins Caldwell, Christian Siriano, Lily Donaldson, Elsa Hock, Haim, Darren Criss, Tony Bennett, Daphne Guinness, Stephen Gan, Inez e Vinoodh, Kristen Wiig, Casey Spooner e Twista.


O grande ponto da noite foi o show realizado por nossa Mother Monster marcando assim oficialmente o lançamento do disco. A apresentação foi transmitida oficialmente pela VEVO às 23h30.

Apresentando as canções "Aura", "ARTPOP", "Venus", "MANiCURE", "Sexxx Dreams", "Gypsy", "Dope", "Applause" e "Do What U Want", Lady Gaga surgiu em frente a sua escultura com um figurino pra lá de excêntrico com o rosto totalmente coberto, e caminhou pelo público até o palco principal durante a canção ”ARTPOP.

Antes da apresentação de "Dope", nossa Mother Monster expressou sua esperança de poder escrever novas canções sem consumir drogas e álcool, o que serviu de inspiração para escrever a música.

"Uma das coisas mais difíceis que já tive que enfrentar foram as drogas e o álcool. E eu ainda tenho muita dificuldade com isso. Mas eu queria dizer algo sobre isso hoje à noite porque eu vi muitos grandes artistas e muitos amigos partirem, por causa dessas duas coisas... E eu quero muito que esta noite seja uma mudança. Eu não tenho que estar chapada para ser criativa. Não preciso estar bêbada para ter uma boa ideia. Posso sentar com meus pensamentos e não me sentir louca. Eu posso fazer isso. Eu posso fazer isso sem a droga."


Além dos destaques, algumas esculturas de Koons, assim como criações da TechHaus, espaços tecnológicos, objetos usados paras as imagens de divulgação e quadros com fotos feitas por Inez & Vinoodh para a Era foram expostos durante todo o evento.


A CRIAÇÃO

A primeira menção de Lady Gaga sobre seu retorno aos palcos com uma turnê foi no dia 02 de setembro de 2013.

”POSSO VOLTAR FAZER TURNÊS AGORA. Prometo ser uma boa menina desta vez e não quebrar nada.”


Após a festa ”artRAVE”, a cantora citou em seu Twitter um interesse de transformar a festa em uma turnê.

”ah meus queridos monsters, daqui a alguns anos vocês saberão o quão importante a artRave realmente foi. Mal posso esperar para transformá-la em uma turnê!”


Isso foi o suficiente para diversos Little Monsters começarem a pedir que aquilo realmente acontecesse. E a cantora continuou falando sobre os planejamentos do novo show em novembro. Ela realmente estava animada, já que o cancelamento da ”Born This Way Ball” a retirou forçadamente dos palcos em fevereiro daquele ano.

”Estamos planejando a turnê, repito, estamos planejando uma RAVE de proporções épicas de festa dançante com piano cabaré e EU me apresentando AO VIVO”


No dia 27 de novembro, nossa Mother Monster soltou as primeiras ideias de nomes para o show. Ela queria manter o uso do nome ”artRAVE”, porém também queria trazer o clássico nome ”Ball” que sempre acompanha o nome de suas turnês.

”você ficará MUITO FELIZ quando ver o preço dos ingressos para a artRAVE (título provisório da turnê) ainda não nomeamos THE GAZING BALL?”


Após a revelação do possível nome, muitos fãs começaram a pedir que ela mantivesse o nome ”ARTPOP” no título, para seguir a tradição.

Com isso, a turnê foi anunciada oficialmente com o nome ”artRAVE: The ARTPOP Ball”, e as primeiras datas da turnê foram reveladas através da página oficial de Lady Gaga no Facebook em 3 de dezembro de 2013. Os primeiros shows foram marcados nas cidades que acabaram tendo a ”Born This Way Ball” cancelada no início de 2013.

”artRave: O ARTPOP Ball será uma festa completa que combina música, moda e tecnologia em uma apresentação explosiva!”

”Estou muito animada em anunciar que depois de encerrar abruptamente minha turnê para a cirurgia no início deste ano, estou de volta e começando minha turnê nos...EUA! :)”


Junto ao anúncio das datas, foi disponibilizado o pôster oficial da turnê.

A imagem tem como foco principal uma foto de Lady Gaga durante a apresentação da música ”ARTPOP” durante o iTunes Festival 2013. As fotografias de fundo incluem vários momentos da ”Born This Way Ball” registrados por Terry Richardson e da ”Monster Ball Tour”, por Josh Olins.


No dia seguinte Gaga falou um pouco mais sobre o conceito do show assim como o palco.

”A turnê nos levará a outro planeta Galáxia-Espaço-Tempo, uma festa dançante como religião. Uma celebração selvagem da auto-invenção, do espírito criativo.”

”O palco foi projetado pelo mesmo arquiteto do palco da MONSTER BALL. Todas as minhas turnês tem uma história. Dessa vez estaremos no planeta... #VENUS”


Além do visual, cerca de 11 perucas, e 20 figurinos davam vida aos diversos momentos do show, desenhados por nomes como Versace, Perry Meek, J&M Costumers, Vex Clothing e Muto-Little Costumes. Um castelo branco com algumas partes infláveis completava o cenário.


Para o conteúdo audiovisual da turnê, Lady Gaga trabalhou novamente com Ruth Hogben como diretora criativa e cineasta e Nicole Ehrlich retornou como produtora. As filmagens usadas nas interludes foram editadas pela Zoic Studios, que realizou a criação de cenários para 14 músicas usando uma mistura de filmagens e conteúdos adicionais, como bolhas estilizadas, glitter, penas flutuando e jatos de tinta. O objetivo era alcançar "um rave world dos sonhos" que pudesse transformar a cor branca neutra do palco e do castelo em telas de projeção.

Casey Hupke, diretor criativo da Zoic Studios falou um pouco sobre o processo criativo do visual da turnê:

”O palco em si consistia em vários itens infláveis ​​que eram refletidos por vários projetores. Sem nenhuma maneira de mapear essas superfícies, criamos o conteúdo de uma forma que permitiria que ele se deformasse e mudasse ao longo dos contornos das estruturas, e parecesse flutuar nas enormes telas atrás do palco.”


Diversos comerciais sobre a turnê foram veiculados antes e durante as apresentações.

Os anteriores reuniam imagens das turnês já realizadas assim como imagens do clipe de "Applause". Os veiculados durante, possuíam imagens da prórpria "artRAVE: The ARTPOP Ball" de shows que já haviam sido realizados.

Um anúncio em especial teve imagens inéditas gravadas em um cenário para anunciar que os clientes da O2 poderiam obter acesso a ingressos exclusivos para a parte britânica da turnê. O projeto fez parte dos anúncios em parceria com a O2 Telefonica UK, intitulado "Priority Moments", uma continuação do "Ballons" da série "Be More Dog", que apresentou um trecho de "Do What U Want".


Entre agosto a setembro de 2014, a Live Nation lançou uma mini série de 5 episódios no YouTube chamada "Lady Gaga Inside the artRAVE", com alguns detalhes, imagens, curiosidades e informações sobre a "artRAVE: The ARTPOP Ball".

Assista:

"Lady Gaga Inside the artRAVE: theChoreography (Episode 1)"

"Lady Gaga Inside the artRAVE: theProduction (Episode 2)"

"Lady Gaga Inside the artRAVE: theLittleMonsters (Episode 3)"

"Lady Gaga Inside the artRAVE: theGlam (Episode 4)"

"Lady Gaga Inside the artRAVE: theParty (Episode 5)"


Para continuar lendo sobre a "artRAVE: THE ARTPOP BALL", clique aqui e confira mais detalhes.


Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

- As informações citadas foram retiradas no fórum Gagapedia / Acervo pessoal.

Tradução por Bruno, DavidLuis198, Deborah Sant' Anna, Klara Gomes e Laíza Coelho.

Arte da capa por Lucas Marques.