Dando continuidade ao especial Criações Haus Of Gaga, que tem apresentado detalhes dos principais itens criados pela Haus Of Gaga - equipe criativa de Lady Gaga, teremos como assunto desta terceira edição o icônico "Disco Bra".

CRIAÇÃO

Na edição passada do nosso especial, relembramos uma entrevista de Lady Gaga na qual ela falava sobre algumas das invenções feitas pela Haus Of Gaga no início de sua carreira, afirmando que a intenção delas era trazer um diferencial para o seu show, como se fosse um artista com 10 anos de carreira se apresentando, sem a necessidade de uma grande produção ou de 30 caminhões para carregar todo o equipamento.

No entanto, Gaga já pensava em ser uma artista com diferencial antes mesmo de alcançar a fama, sendo o "Disco Bra" uma prova disso.

O famoso item foi criado por Lady Gaga no ano de 2007, época em que ela e Lady Starlight abriam os shows do Semi Precious Weapons em Nova Iorque.

O item foi feito à mão por Lady Gaga especialmente para ser utilizado em suas performances e, depois de pronto, não demorou muito para ser mostrado publicamente.

Ele é composto por vários pequenos espelhos colados em um sutiã.

Em shows da "Monster Ball", Gaga contou 2 versões diferentes sobre a criação do item.

Na primeira, ela disse que ele foi criado com a ajuda de Lady Starlight em seu apartamento.

Relembre:

"É muito divertido vir aos meus shows, porque toda noite eu lembro de quando eu e minha amiga Lady Starlight trabalhávamos em Nova Iorque, ela me revelou ao go-go dancing.

Nós ficávamos no meu apartamento, e assistíamos vídeos do Marc Bolan. Para vocês que não sabem quem é Marc Bolan, ele fazia parte de uma banda chamada “T-Rex”, e é uma grande influência minha. E foi aí que eu fiz meu sutiã de Disco Ball do clipe de 'Just Dance'. Nós passávamos horas e horas fazendo esse sutiã, e então nós usávamos ele quando íamos trabalhar juntas.

E eu me lembro quando fechei o contrato com uma gravadora, e eu estava fazendo o clipe de Just Dance, eles disseram: 'Gaga você não quer usar algumas roupas novas? ', 'Você não quer que a gente te compre umas coisas novas e legais pra vocês usar no seu novo clipe? ', e eu disse: 'Gaga estilosa novinha em folha'."

No Lollapalooza 2010, em sua segunda versão sobre a criação, Gaga disse que fez o "Disco Bra" enquanto estava na cama com um homem gostoso.

Uma justificativa plausível para as 2 histórias diferentes é que, quando ela passou por estas experiências, ainda estava no processo criativo do item.

PRIMEIRO USO

O "Disco Bra" foi utilizado publicamente pela primeira vez durante a primeira grande performance de Lady Gaga em um festival, no Lollapalooza 2007, no mês de agosto.

Na ocasião, ainda morena, ela cantou músicas como "Disco Heaven", "Summerboy", "Blueberry Kisses" e "Dirty Ice Cream".

Relembre:

Em outubro do mesmo ano, Gaga voltou a utilizar o item durante sua aparição em um evento.

JUST DANCE

Para o videoclipe do seu primeiro single na Interscope Records, Lady Gaga incluiu o "Disco Bra" entre os itens que seriam utilizados em algumas cenas.

O sutiã aparece logo no início do vídeo, enquanto Lady Gaga "procura suas chaves e telefone" dentro de sua bolsa.

Em seguida, o item aparece em várias outras cenas.

PERFORMANCES & APARIÇÕES:

No ano de 2008, o "Disco Bra" foi utilizado em algumas performances realizadas por Lady Gaga para promover o álbum "The Fame".

Na época, o sutiã era utilizado para apresentar a música "Just Dance", mas também chegou a ser utilizado na apresentação de outras faixas.

Relembre algumas:

PHOTOSHOOT

Lady Gaga utilizou o sutiã Disco durante uma sessão de fotos feitas por Lauren Dukoff, em março de 2009.

Relembre:

MONSTER BALL 1.0:

Depois de um longo tempo sem utilizar o sutiã Disco, Lady Gaga o trouxe de volta para alguns shows da "Monster Ball 1.0".

Na turnê, o item era utilizado nas apresentações de "Eh Eh" e "Bad Romance".

Em entrevista para a Oprah, Gaga revelou que o "Disco Bra" utilizado nos shows da "Monster Ball" era exatamente o mesmo que ela usou no videoclipe de "Just Dance".

MONSTER BALL 2.0

Em 2010, quando passou com a "The Monster Ball Tour" pelo Lollapalooza Chicago, Lady Gaga resolveu reviver a primeira vez que se apresentou no festival, quando usou o "Disco Bra"* pela primeira vez.

Vestindo uma versão diferente do item em relação a que foi utilizada em 2007, Lady Gaga convidou Lady Starlight para subir ao palco e recriou um dos números feitos por elas quando Gaga ainda não era famosa.

O número geralmente era feito nas aberturas dos shows do Semi Precious Weapons.

O item também foi utilizado no bloco acústico e durante a performance de "Telephone" neste show.

Infelizmente, após o fim da "Monster Ball", Lady Gaga nunca mais usou o sutiã.

Criações Haus Of Gaga - Edição #1: O Disco Stick
Criações Haus Of Gaga - Edição #2: iPod LCD Glasses

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Arte por Adriano Muller
Traduções por Vinicius Colombo

*Nenhuma das imagens presentes nesta publicação pertencem a nós. Se você possui o direito delas e deseja que sejam retiradas deste site, entre em contato conosco.

Revisão por Kathy Vanessa