A brutalidade da morte de George Floyd, um homem negro, por um policial branco, nos Estados Unidos, desencadeou uma forte reação, com protestos em diversos países, em prol dos movimentos antirracistas, especialmente no território estadunidense.

Diversos artistas, em solidariedade, participaram das manifestações e/ou cederam suas sedes sociais, visto o enorme alcance para o público, a fim de dar vozes às organizações e às vítimas que estão à frente das lutas pela igualdade étnica e o fim da violência armada nos EUA.

Lady Gaga também se manifestou, através de suas redes sociais, em apoio ao movimento Black Lives Matter. Em carta aberta, a cantora repudiou o racismo e o presidente Donald Trump. Posteriormente, Gaga escreveu outro texto, apoiando o movimento, repudiando o racismo e listando organizações que ela apoia por meio de doações.

Nossa Mother Monster também cedeu sua conta no Instagram a organizações que lutam no combate à violência de armas e às vítimas desta, nos Estados Unidos.

Abaixo, você pode conferir as organizações que tiveram suas vozes ampliadas pela rede social da artista.

Community Justice Action Fund

É uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo é, juntamente à população negra, acabar com a violência de armas nestas comunidades. A CJAF trabalha para implementar políticas nas esferas governamentais, bem como criando uma rede de líderes que sofreram e sofrem com a violência armada, para que estes levem tal discussão ao centro dos debates políticos. Um dos programas da CJAF é o Policy Makers of Peace.

Mothers Against Police Brutality

A MAPB é uma organização não-governamental (ONG). Criada para apoiar mães que perderem seus filhos para a violência policial nos Estados Unidos, em luta pela conquista de direitos civis, visto que grande parcela de homicídios de homens afro-americanos e hispânicos não são julgados.

Hadiya's Promise

Hadiya Pendleton foi uma jovem assassinada a tiros enquanto estava em um parque com os colegas, em Chiago, após os exames finais de sua escola, em 2013. Sua família, então, criou a organização Hadiya’s Promise, com o intuito de acabar com a violência armada às comunidades negras nos Estados Unidos, levando a história de Hadiya a fim de sensibilizar a população.

The Trigger Project

Organização fundada por Tia Bell, que perdeu entes e amigos devido à violência armada, esta organização procura conscientizar a população através de histórias não contadas, sobre as vítimas de tal violência.

Life Camp, Inc.

Esta organização trata a violência armada como uma questão de saúde pública, visto que aqueles expostos à violência tendem a serem violentos. A Life Camp ajuda jovens e famílias impactadas pela violência a terem uma vida social melhor, com empregos e educação.

Not Another Child, Inc.

Assim como o assassinato de Hadiya, a organização Not Another Child foi fundada em 2006 após o homicídio de Andrell Daron Napper, vítima da violência armada, cuja arma estava nas mãos de jovem de 15 anos. O intuito desta ONG é educar os jovens de que a violência não é uma solução.

Aqui, você pode conferir as demais organizações sociais as quais Lady Gaga apoia com doações.

Loveland Foundation

A Loveland Foundation proporciona assistência financeira para tratamentos terapêuticos às comunidades negras, com foco especial em jovens e mulheres negras.

Black Lives Matter

Black Lives Matter é uma organização fundada em 2013 em resposta ao assassinato de Trayvon Martin, em 2012, que visa erradicar a supremacia branca nos Estados Unidos, assim como construir poder em comunidades negras a fim de intervir nos conflitos infligidos a esta população.

Campaign Zero

A partir de um conjunto de ações, além da implementação de políticas nos mais diversos níveis governamentais, esta organização visa erradicar a violência policial.

Marsha P. Johnson Institute

Marsha P. Johnson foi uma ativista e drag queen pelos direitos da libertação da comunidade gay nos Estados Unidos. Em sua homenagem, Instituto Masha P. Johnson visa defender os direitos de pessoas negras transgêneros, a fim de erradicar a violência contra esta comunidade.

Legal Defense Fund

A LDF é uma organização sem fins lucrativos, que luta para uma educação de fato democrática, erradicando disparidades, buscando justiça racial bem como defender os direitos conquistados nas últimas décadas.

Color of Change

COG é a maior organização online em prol da justiça racial nos Estados Unidos. Juntamente de quase 2 milhões de pessoas, esta ONG visa por respostas eficazes contra as injustiças raciais, a fim de criar um mundo menos hostil à população negra nos EUA.

Black Futures Lab

A BFT, juntamente da população negra, visa a transformação das comunidades por meio de mudanças na política e nas leis.

Fair Fight

Fato notório, nos Estados Unidos o voto não é obrigatório. Assim, a Fair Fight trabalha com a conscientização por meio do voto, educando os eleitores sobre seus direitos.

National Lawyers Guild

Esta organização trabalha com advogados, estudantes de direito, bem como instituições que façam parte deste sistema, a fim trazer mudanças no sistema político e econômico, engajados na luta pela igualdade daqueles oprimidos pela história, como a comunidade LGBTQIA+, mulheres, pessoas com deficiências, negros e agricultores, protegendo e aprimorando seus direitos civis.

O racismo estrutural e a violência armada não é um problema unicamente dos Estados Unidos. Aqui no Brasil a institucionalização de tais problemas vem causando forte impacto nas comunidades carentes, cujas vítimas da brutalidade policial seguem semelhante tendência aos ocorridos nos EUA.

Há dois anos que o Brasil espera por respostas no caso Marielle Franco e Anderson Gomes. Em março deste ano, João Pedro, de 14 anos, foi assassinado dentro de casa durante uma operação policial no Rio de Janeiro, cujo paradeiro do garoto só foi descoberto pela família 17 horas depois. Mais recentemente, Miguel, uma criança de 5 anos, morreu ao cair do 9º andar de um prédio de luxo em Recife, enquanto a mãe dela passeava com os cachorros da patroa e esta deixou o menino utilizar o elevador, sozinho.


NOTA

Nós, do RDT Lady Gaga, como um grupo plural formado por pessoas de diversas raças, etnias e regiões do Brasil, assim como fãs da Lady Gaga, que sempre demonstrou apoio ao movimento negro, estendemos nosso suporte e solidariedade à comunidade, contra o racismo e o fascismo que vem atingindo o mundo e também o nosso país de forma pontual, com o atual governo.

O assassinato de George Floyd, morto por um policial em mais um caso de racismo nos Estados Unidos, despertou no mundo os mais variados sentimentos. Pessoas estão indo às ruas protestar, em plena pandemia do COVID-19, colocando suas próprias vidas em risco para chamar atenção a um problema sério e recorrente que clama por um fim. Sempre que possível, é importante darmos voz às pessoas que, por tantas vezes, são caladas e menosprezadas pela nossa sociedade historicamente racista. É nosso dever fazer a nossa parte: aprendendo, estudando e ensinando quem está perto para reconstruirmos um mundo com pessoas sem preconceito. E isso só se faz com aprendizado, com boas ações, amor e gentileza.

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Revisão por Vinícius de Souza